Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 13/Aug/2015 às 15:43
68
Comentários

Propaganda da Bombril que “tira sarro com homens” será investigada pelo Conar

Homens vão ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária contra propaganda da Bombril estrelada por Ivete Sangalo, Dani Calabresa e Mônica Iozzi. Comercial foi acusado de "discriminação de gênero" e de "deboche da figura masculina" por alguns consumidores

propaganda bombril ivete conar homens

A nova propaganda da Bombril [vídeo abaixo], estrelada por Ivete Sangalo, Dani Calabresa e Mônica Iozzi parece ter ofendido alguns homens. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) irá abrir investigação após receber denúncias de consumidores insatisfeitos com o comercial.

De acordo com o Conar, cerca de 15 queixas de homens reclamavam de “discriminação de gênero” e consideraram a campanha uma “ofensa à figura masculina”.

No comercial, as garotas-propaganda da marca enfatizam como a mulher consegue assumir vários papéis ao longo do dia, no trabalho e em casa, e deixar tudo brilhando, enquanto homens “nem com todos os produtos da Bombril” ajudam na casa.

“Toda brasileira é uma diva”, diz o comercial. “A gente arrasa. Arrasa no trabalho, faz sucesso o dia todo e ainda deixa a casa brilhando”, afirma Ivete.

“Ixe, esses daí nem com todos os produtos da Bombril para ajudar na casa”, disparam, dizendo que não dá nem para comparar. Então, Calabresa diz que dá para comparar sim: “Toda mulher é uma diva, e todo homem é ‘diva-gar’.

Em nota, a Bombril disse que a campanha “foi estrategicamente desenvolvida para valorizar o protagonismo feminino” e que o vídeo “usa uma linguagem bem-humorada para ressaltar o valor da mulher na sociedade brasileira e não tem a intenção de ofender os homens ao fazer uma brincadeira com a palavra diva”.

Assista ao comercial abaixo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. murilo Postado em 13/Aug/2015 às 15:47

    Chorem homens, para beber o male tears de todos

  2. Felipe Peters Berchielli Postado em 13/Aug/2015 às 15:50

    Bom...de fato se ocorre uma propagando com homens falando que mulheres são imprestaveis,mesmo em tom de brincadeira elas iriam reclamar bastante. Porém pensando bem,comerciais colocando mulher como um objeto debilóide que não tem nenhum atributo além da bunda já existe, os das cervejas,e estes comerciais continuam circulando sem incomodo por aí.

    • Denisbaldo Postado em 13/Aug/2015 às 16:02

      E vamos combinar que se existe um sexo frágil nessa história é a mulher. Portanto seria óbvio elas reclamarem e muito de um comercial que as denigre ainda mais. Com relação a este aí, nenhuma campanha publicitária do mundo conseguiria retirar o poder do homem ou mesmo diminuir seu valor na sociedade em termos práticos, não passa de uma piada mesmo. No fim das contas o sexismo é machista assim como a homofobia. O resto é conversa de coxinhas.

      • douglusa Postado em 13/Aug/2015 às 16:28

        Poder do homem, Denisbaldo??? Vc escreveu isto mesmo, cara?

      • paula Postado em 13/Aug/2015 às 16:38

        Sexo frágil? aff , lá vem omi com Mimimi

      • Denisbaldo Postado em 13/Aug/2015 às 16:40

        Coxinha quando quer se fazer de inteligente e não sabe argumentar, paga de cego. Ou de analfabeto.

      • flavia Postado em 13/Aug/2015 às 17:13

        Vai lavar panela, deva-gar!!!

      • Diego Postado em 13/Aug/2015 às 17:33

        Poder do homen? Me desculpe, você só está vivo digitando está besteira, porque teve uma mulher pra te amamentar, cuidar e zelar até ter idade pra se afirmar superior,todo o poder que você diz, vem de uma mulher,é só por elas que você está vivo.

      • Carlos Postado em 13/Aug/2015 às 17:34

        Ta se doendo por um comercial Denisbaldo? "as Denigre ainda mais"? E chama os outros de coxinhas? Esse seu papo é super ultra coxinha. Não engana ninguém filhão.

      • Ricardo Postado em 13/Aug/2015 às 18:44

        A questão não é "retirar o poder", mas algo muito mais sutil: a igualdade e o respeito. A mulher não pode ser menosprezada, e por isso as propagandas de cerveja são criticáveis. Dois erros não fazem um acerto.

      • Bianca Alves Postado em 14/Aug/2015 às 09:19

        Gente, o que o Denisbaldo quis dizer é que o homem já tem espaço na sociedade, muito mais que a mulher, para fazer esse tipo de piada. Então, eles estão de mimimi só pra fazer graça com a luta feminina. Leiam com atenção o que ele escreveu.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 14/Aug/2015 às 09:55

        Vamos interpretar texto direito, rapaziada...

    • Edson Postado em 14/Aug/2015 às 11:00

      Me identifiquei, na cozinha e areando panelas sou "divagar" e não vejo perpectiva de melhorar e me enquadro perfeitamente como o sexo frágil. Viva as mulheres ! Gostei do comercial, achei divertido e de bom gosto. Nasci com esse defeito, sou apaixonado pelas mulheres e sempre lhes serei submisso. Podem sentar na minha cara que eu nem vou reclamar.

      • Marco Postado em 15/Aug/2015 às 15:52

        Tu até puto é.

  3. hpmr Postado em 13/Aug/2015 às 16:11

    Que idiotas! Vivemos um patriarcado ridículo e opressor, mas eles nem devem saber o que é patriarcado, história, sociologia, etc.. ou são religiosos fundamentalistas ou simplesmente Coxinhas e burros. Salve as mulheres, saibam que não estão sozinhas nessa luta!

    • Marcelo Gurgel Postado em 28/Aug/2015 às 14:59

      Quer discutir história? Religião? Sociologia? Sabia que o Estado democrático liberal moderno existe por causa da religião? A religião mantinha a lei e a ordem na maioria do Estados antigos e nos Estados europeus da Idade Média. Ter uma religião era bom para os povos antigos, daí o porque sobreviveram aqueles que tinham religiões fortes. A religião unia o povo, dava lei e ordem, e mantinha a todos num mesmo objetivo, isso era uma vantagem contra povos desorganizados. Eu posso comentar contigo sobre muitos outros assuntos se quiser, mas fica difícil falar mais aqui numa página de jornal. :) Abraços

  4. Emmanuel Postado em 13/Aug/2015 às 16:13

    Aceita que dói menos mulecada, homem é tudo diva-gar memo! Kkkkkk propaganda de cerveja com mulheres semi-nuas pode, agora tirar onda com us homi é demais!! Vai entender...

    • Marco Postado em 15/Aug/2015 às 15:53

      Bichona.

  5. felipe Postado em 13/Aug/2015 às 16:15

    Que chatice isso hein.... nada de mais no comercial, esse negócio do politicamente correto enche o saco.

    • Ana Postado em 13/Aug/2015 às 16:48

      Disse o machista

      • felipe Postado em 13/Aug/2015 às 17:08

        Pq machista? Se toca deixa de ser chata

      • Marco Postado em 15/Aug/2015 às 15:55

        Ué, tu ñ acha q tem nada demais esse comercial / Olha o nível das bostas feminazisa, foi só o cara falar em politicamente correto que machorrona se indignou. "Mulher pode esculhambar com os omi porque elas são oprimidas mas os omi ñ pode e daí o politicamente correto deve ser acionado"

  6. José Ferreira Postado em 13/Aug/2015 às 16:17

    Eu não achei ofensivo, assim como não acho ofensivo algumas propagandas que são acusadas de "denegrir a mulher", como a da Nova Schin. O povo está a ficar com paranoia excessiva e acaba a se esquecer de viver a vida.

    • Pereira Postado em 13/Aug/2015 às 16:22

      Mais censura a vista ! coisa nojenta !

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Aug/2015 às 17:51

        """""""""""""""Mais censura""""""""""""""""""""

  7. Rosendo Postado em 13/Aug/2015 às 16:19

    As pessoas devia para com essas guerras de sexos e praticar o amor.Quem faz amor não faz guerra

  8. Garrafa Postado em 13/Aug/2015 às 16:30

    Sério que teve ômi de mimimi com isso? E cadê a Conar nos comerciais de cerveja que objetificam e imbecilizam as mulheres? Aí não tem discriminação de gênero? Além disso, achei essa propaganda da Bombril machista, na medida em que coloca mulheres protagonizando o serviço doméstico, reforçando o estereótipo de mulher-dona-de-casa-lava-passa-cozinha-deixa-limpinho-arrasa!

  9. Aline Postado em 13/Aug/2015 às 16:30

    Por que tem propaganda dizendo que produto de limpeza é feito somente para mulher usar? "Bombril, o produto que evoluiu com as mulheres", fala sério. E esse negócio de mulher maravilha. Assume tudo sozinha. O homem só ajuda. Quem ajuda não tem obrigação. Ajuda se quiser. Essa são as mensagens deixadas. E ainda tem homem que fica ofendido... E tem mulher que ainda acha há vingancinha na propaganda.

    • Cintia Postado em 13/Aug/2015 às 17:21

      Quando li a reportagem, também pensei nesse ponto. A propraganda parece reforçar o esteriótipo de mulheres que fazem tudo, casa, filhos, trabalho fora de casa, e de homens que podem se dedicar integralmente à carreira professional. Para que tenhamos um mundo mais igualitário, as mulheres teriam que abrir mao dessas tarefas e valorizar os homens que assumem responsabilidades domésticas.

    • Ana Carolina Postado em 13/Aug/2015 às 17:41

      Isso mesmo Aline! Todas os comerciais tanto de produtos de limpeza quanto de eletrodomésticos são voltados para as mulheres, considerado público alvo, reforçando estereótipos escrotos. O dia-a-dia é cansativo para todo mundo e um casal deve se ajudar mutuamente. Mesma coisa em relação a criação de filhos, é comum ouvir dizer que "nossa, mas o pai ajuda tanto", deixando a responsabilidade maior para a mulher. Estou cansada desse discurso.

    • Ricardo Postado em 13/Aug/2015 às 17:53

      Também achei que é mais uma propagada misógina, disfarçada de moderninha. As mulheres que tem motivos pra se ofender.

      • Ricardo Postado em 13/Aug/2015 às 18:46

        Exatamente! Por isso que propaganda que faz distinção de gênero ("gênero x é melhor/mais avançado/mais capaz/mais inteligente/etc que o outro") é errada, seja de cerveja, seja de produtos para o lar. Esse é o ponto.

    • Carlos Altavista Postado em 23/Aug/2015 às 01:43

      Finalmente bom senso. Nem mesmo quando querem se parecer "moderninhos" "brincando" com o machismo, deixam de ser machistas.

  10. Fernanda Postado em 13/Aug/2015 às 16:33

    Cadê as apurações que o CONAR recebe dos comerciais de cerveja que deixam implícito a chatice da mulher por não gostar de futebol?

  11. Orango-tango Postado em 13/Aug/2015 às 16:47

    Recentemente vi um artigo em que se dizia que até a imagem de uma batata poderia ofender certos grupos étnicos, vários, na verdade, dependendo da forma como a imagem é encarada. Enfim, atualmente ninguém está livre de ser ofendido, e muito menos de ofender, mesmo sem querer. As alfinetadas entre homens e mulheres e suas supostas capacidades e incapacidades é muito antiga na mídia e em especial no marketing de vários produtos, de modo que o protesto de alguns homens é obviamente um exagero. Agora, embora seja verdade que a maioria das mulheres possa sim dizer com orgulho que, além de trabalhar duro fora de casa, ainda mantém a casa limpa e em ordem, sem muita ajuda dos machos residentes, tenho sérias dúvidas se as protagonistas do comercial mexeu com produtos da Bombril nos últimos anos...

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 13/Aug/2015 às 16:59

    Que vergonha. 15 marmanjos carpiriam um lote rapidinho. Mas preferem se fazer de ofendidinhos, discriminados..."essa misandria nos oprime"...o Conar ao invés de abrir investigação deveria abrir uma sessão de espancamento nesses vagabundos...deveria providenciar uma sumanta de pau nessas 15 bostas humanas que querem "causar"...

  13. Guilherme Postado em 13/Aug/2015 às 16:59

    Elas estão ótimas e são maravilhosas....

  14. José Carlos da Silveira Postado em 13/Aug/2015 às 17:02

    Achei muito engraçada. E olhem que eu sou um baita macho que adora lavar louças. Mas eu prefiro, ao invés da Bombril, a esponja Scotch-Brite (verde e amarela). Mas que está legal e bastante criativa a propaganda, isso eu não tenho dúvida.

  15. Diego Postado em 13/Aug/2015 às 17:05

    Não vi nada de mais!

  16. eliete souza Postado em 13/Aug/2015 às 17:05

    eu queria saber pq esse homens que estão se sentindo tão ofendidos com uma simples brincadeira não se juntam e vão defender as mulheres que estão sendo assassinadas , espancadas ,violentadas e muitas tem que lutar contra o preconceito lutam por seus direitos a me poupe de tanta bobeira fala serio o conar deve ter coisa mais seria pra fazer se fosse homems falando isso sobre uma mulher seria engraçado

  17. JH Corvetto Postado em 13/Aug/2015 às 17:07

    Como homem, sinto-me envergonhado pelos que reclamaram. Mais humor e leveza na vida, meus camaradas. Não conseguem perceber a diferença entre contemplar a vida com comicidade e realmente discriminar alguém? Que vergonha. Adorei o comercial e viva a boa zoeira.

    • felipe Postado em 13/Aug/2015 às 17:09

      Viva a zoira!!! rir as vezes é ótimo remédio.

  18. Mauricio Ribeiro Postado em 13/Aug/2015 às 17:16

    Engracado ....os homens adoram ver a imagem das mulheres vinculadas a uma cerveja estupidamente gelada ... isso pode .....agora escutar que sao devagar uffffaaaa...mexe com o orgulho e masculinidade do "sexo forte" ...é pra rir ....Brasil o país das contradicoes!!! Beijo gay nao pode mas padrasto comer a filha da mulher pode, chega a ser tao ridiculo algumas inversoes de valores que dá medo da cabecinha(devagar) de alguns brasileiros!!!!

    • Eduardo Postado em 13/Aug/2015 às 20:18

      o que esta em foco aqui é o uso da propaganda com teor ofensivo, e isto é proibido pelo CONAR.

  19. Franciele Postado em 13/Aug/2015 às 17:22

    não agurnta um sarrinho pelo amor neh 500 anos promovendo uma sociedade patriarcal e não aguentam uma zueira

  20. Tomaro Noku, Japonês Postado em 13/Aug/2015 às 17:33

    É 2015, quem ainda assite TV?

  21. João Postado em 13/Aug/2015 às 17:34

    A mesma marca que as mulheres brilham ao usar seus produtos. Será mesmo que uma marca pode elevar a auto estima de alguém em detrimento do outro?

  22. cesar Postado em 13/Aug/2015 às 17:36

    Francamente, um homem que reclama de um comercial bobo como esses tem que lavar um tanque de roupa suja, pois tem que procurar o que fazer. A propósito, eu, assim como muitos homens de mente aberta faço minha parte em casa sim, ajudo minha esposa nas funções domésticas que cabem a todos que moram em casa e não só à mulher, ela trabalhando fora ou não. "ofensa à figura masculina"... ah!, vão dar a bunda!

  23. Camila Postado em 13/Aug/2015 às 17:38

    Manda esse bando de homem sem o que fazer ir limpar uma casa ou fazer um evento social para ajudar alguém, ou seja algo útil ... Porque quem tem tempo de sobra para ir reclamar disso é que está bem ocioso!!

    • Mauro Postado em 16/Aug/2015 às 14:20

      Por que você não fala para as mães que educam seus filhos, ensinarem a eles a arrumar a casa? A mulher educa os meninos para irem brincar com os amiguinhos e às meninas a cuidar da casa, e depois reclama do marido que ele não sabe arrumar uma casa?! Só mulher mesmo!

  24. Thaisa Novaes Postado em 13/Aug/2015 às 17:40

    Sou capaz de apostar que muitos dos homens que se sentiram ofendidinhos não lavam um copo dentro de casa.

  25. Camila Postado em 13/Aug/2015 às 17:47

    Mas comerciais de cerveja onde só tem mulher semi-nua, isso não é problema ne? Isso não ofende de jeito nenhum, claro que não!

  26. Luis de Magalhaes Postado em 13/Aug/2015 às 17:51

    Agora entendi porque o farmacêutico,quando a mina pediu uma "compressa",disse que preferia lhe dar duas di-vagar!!!!

  27. Glenda Postado em 13/Aug/2015 às 18:03

    Então, vai verão...chumbo trocado não dói, né?

  28. Guilhermo Postado em 13/Aug/2015 às 19:04

    Esse comentário foi inesperadamente engraçado! haha

  29. Eduardo Postado em 13/Aug/2015 às 20:16

    divas na frente de um monte de material de limpeza, se bobear não sabem nem é o que e pra que serve, tudo dondoca.... alás depois dos sex shops, homem pra que né....o amor é lindo.... e não tem esta mais de sexo frágil não, é 50 X 50.... o problema aqui é respeito mútuo.... se fosse um homem dizendo que lugar de mulher é com a barriga no fogão tinha um gritaria geral..... então que haja respeito dos dois lados, e não é porque são 'DIVAS' que podem tripudiar sobre ninguém...

  30. Juniperos Postado em 13/Aug/2015 às 21:08

    Ivetes não se casam com Bombril.... Se é que lavam louça.

  31. Leonardo Postado em 13/Aug/2015 às 22:20

    Deixem elas serem divas na cozinha.

  32. André Nelson Postado em 13/Aug/2015 às 23:20

    Sou homem, não fiquei ofendido nem ameaçado com a propaganda. É uma piada não é? é um comercial com duas comediantes e uma cantora? Pra que esse furdunço?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 14/Aug/2015 às 10:22

      De fato não é pra se sentir ofendido. Mas não é "por ser uma piada".

  33. Márcio Ferreira Postado em 14/Aug/2015 às 09:46

    Homem que também faz trabalhos domésticos não tem motivo para se ofender. Talvez aqueles que "ajudam", encolhendo as pernas para a mulher varrer ou levando as garrafas de cerveja até a lixeira. Quem não faz nada não acha nada mesmo. Ridícula mesmo é a propaganda com as dondocas cercadas de material de limpeza pagando de divas poderosas por atos que elas desconhecem e tão estereotipados, como limpar a casa. No mais, a melhor esponja para lavar a louça é a scotch brite azul, da 3M, que não risca e dura mais.

  34. Rogério Postado em 14/Aug/2015 às 10:15

    Infeliz ignorante aquele que apoia esse tipo de atitude, que divide em vez de unir.

  35. Thais Postado em 14/Aug/2015 às 14:24

    Acho engraçado que este comercial seja ofensivo, pois se é o contrário, quando denigrem a imagem da mulher, como se fossemos feitas de peito e bunda, ninguém se manifesta. Hipócritas!

    • eu daqui Postado em 17/Aug/2015 às 14:34

      E a solução para o machismo é o femismo? Isso pra mim se chama vingancismo e não revolução ou justiça.

  36. sergio ribeiro Postado em 14/Aug/2015 às 14:51

    Esse é o famoso mimimi. Uma piadinha inofensiva, que já ouvi algumas vezes, pois trabalho com várias mulheres, vira caso de justiça. (Nota: os homens também fazem piadas parecidas, mas todo mundo e amigo e se respeita). O país virou mesmo um bando de gente recalcada e imatura.

  37. Lucas Oliveira Silva Postado em 14/Aug/2015 às 15:58

    Caraca, cadê a Maria? Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica!

  38. eu daqui Postado em 17/Aug/2015 às 14:33

    Não achei graça na "piada". Sei fazer algumas bem mais inteligente sem resvalar para estereotipos vingancistas. Sou mulher e hetero e quando vi pela primeira vez achei o comercial com uns matizes femistas desnecessários. Pode ser engraçado pra quem tem pra quem tem "pobrema" com a figura paterna.....

  39. Fernando Postado em 20/Sep/2015 às 16:43

    Querem ser divas rodeadas de produtos de limpeza ? Faltou inteligencia para essas moças. A bombril utilizou a imagem das "divas" e as colocou como divas da faxina. Poderiam ser divas com perfumes, vestidos, sapatos, joias... Enfim, cada um tem as "divas" que merecem !