Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 13/Aug/2015 às 14:42
51
Comentários

Por que transar com o padrasto é permitido e o beijo gay é proibido?

Por que o beijo entre as lésbicas octogenárias foi motivo de repúdio, 'nojo' e até boicote, enquanto o sexo entre o padrasto e a enteada de 16 anos é tido como natural?

verdades secreta
Enteada e padrasto protagonizam cenas de sexo em novela global.

Jeff Ribeiro, Terra Magazine

Será que duas novelas de uma mesma emissora, exibidas quase em sequência, podem ter público 100% diferente?

Essa é a impressão ao analisar ‘Babilônia’ e ‘Verdades Secretas’. É como se o folhetim das 21h fosse assistido por um grupo de pessoas, e a novela das 23h, por outra turma de telespectadores.

Uma parcela expressiva do público de ‘Babilônia’ reprovou o beijo na boca entre as discretas senhoras Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg). E olha que nem foi um beijão. Pareceu mais um selinho caprichado.

Já a audiência de ‘Verdades Secretas’ mostra-se bem mais liberal. Não houve, até agora, nenhum protesto ruidoso pelo fato de a ninfeta Arlete/Angel (Camila Queiroz) ter transado com o ex-amante e atual padrasto, Alex (Rodrigo Lombardi), na cozinha, enquanto a mãe dela (e mulher dele, obviamente), Carolina (Drica Moraes), estava no quarto, chateada com a frieza sexual do marido.

Beijo gay não pode, mas sexo entre pessoas da família pode? Ok, a modelo e o empresário não têm o mesmo sangue, e carregam uma ligação emocional e sexual há tempos. Porém, pelo código familiar, uma enteada não deveria ceder ao assédio do esposo da mãe, e vice-versa.

SAIBA MAIS: Frente Parlamentar Evangélica propõe boicote à novela após beijo gay

Tá bom, é ficção, mentirinha para entreter. Acontece que o beijo entre as lésbicas octogenárias também foi apenas teledramaturgia, e, no entanto, poucas vezes se viu a Globo ser tão duramente atacada. Qual a explicação para dois comportamentos tão distintos do público?

Uma resposta seria: as relações heterossexuais são sempre aprovadas, não importa se há traição ou exposição de tabu, como o sexo entre padastro e enteada; enquanto isso, a homoafetividade ainda requer uma dose generosa de preparo do telespectador para ser consentida.

O beijo de Teresa e Estela, logo no primeiro capítulo, teria agredido tanto por que o público não conhecia a história de amor das personagens. A falta de familiaridade com esse laço afetivo fez com que o gesto de intimidade fosse visto apenas como uma afronta à ‘tradicional família brasileira’.

Ao passo que o beijo na boca entre Félix (Mateus Solano) e Nikko (Thiago Fragoso), no último capítulo de ‘Amor à Vida’, foi aceito justamente pela cumplicidade desenvolvida pelos dois personagens com boa parte dos telespectadores. O autor Walcyr Carrasco, o mesmo de ‘Verdades Secretas’, preparou o público ao longo de meses para testemunhar aquele beijo gay.

Resumo da ópera: toda ousadia tem potencial de ser aceita pelos noveleiros. Desde que haja preliminares. Quando pego no susto, o público reage mal.

VEJA TAMBÉM: Como responder aos 8 comentários homofóbicos mais comuns no Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Killa Postado em 13/Aug/2015 às 14:55

    Colocando um elemento a mais na polêmica, creio que não seria aceitável, se fosse a madrasta e o entedado...

    • Sid Roberto Postado em 13/Aug/2015 às 16:09

      Isso também ja teve ... na verdade teve, se não me engano o Filho transando com a mãe... era Édipo e Jocasta o nome dos personagens ...

  2. Rodrigo Postado em 13/Aug/2015 às 14:57

    (Outro Rodrigo) Taí uma ótima provocação à reflexão. Algo análogo à provocação feita por Denisbaldo em outro momento, dizendo que chamar um Papa de comunista causa maior alvoroço do que chamar outro de nazista e/ou pedófilo (assim como Denisbaldo, não estou xingando ninguém de nada, mas apenas expondo a resposta diversa a temas sensíveis).

  3. Mariana Postado em 13/Aug/2015 às 14:59

    Eu fiquei meio perturbada qndo vi q mta gente torce pra que os dois fiquem juntos! Pra mim a personagem do Rodrigo Lombardi era claramente um vilão: pedófilo, mau caráter, com uma ambição sem limites... Mas pelo jeito tem mta gente q acha q ele e a mocinha Angel tem q ficar juntos... Isso me assusta.

    • Bruna Postado em 13/Aug/2015 às 21:39

      Pois é! E isso me assusta demais!

    • Mari Postado em 13/Aug/2015 às 22:29

      Idem! Lembro do capítulo que ele marcou programa com a própria filha sem saber e a dona da agência de modelos disse que se tratava de um cliente que gostava de "meninas bem jovens". Nojo eterno. Espero que nunca apareça um coroa obcecado pelas filhas jovens dessas moças que apoiam o casal.

    • Rogerio Postado em 14/Aug/2015 às 16:09

      A lei brasileira considera 14 anos a idade mínima para consentimento sexual. O personagem não é pedófilo.

  4. felipe Postado em 13/Aug/2015 às 15:01

    Gente é só não assistir, ninguém é obrigado a ver, apenas faço uma obs que este tipo de novela deveria ter classificação de 16 anos (nem sei se ja tem) no mais não gosta de algo troca de canal e para quem não tem TV PAGA existe uma infinidade de outros canais excelentes para se assistir assim como a infelizmente falida TV cultura.

    • Alexandro Postado em 13/Aug/2015 às 15:52

      Não é essa a questão, Felipe. Até porque eu sequer assisto. Mas quando me deparo com uma notícia dessas e vejo como é o comportamento da grande audiência brasileira, me dá arrepios.

    • Jane Postado em 13/Aug/2015 às 15:54

      Você não entendeu o texto, né? A questão não é assistir ou não e sim a seletividade de quem assiste e protesta.

      • felipe Postado em 13/Aug/2015 às 16:20

        Jane o problema é esse, as pessoas sabem que a proposta é mostrar isso, se a pessoa quer ver uma novela da globo sabe que vai ver esse tipo de coisa, e mesmo assim assiste e depois vem protestar, agora o caso de um assunto ter mais repercussão que outro é bem óbvio pois certos assuntos são mais ou menos aceitos pela sociedade.

    • Bruna Postado em 13/Aug/2015 às 17:10

      Cara, refletir a respeito dos produtos culturais exibidos na televisão aberta brasilieira e de como eles refletem a mentalidade da sociedade, discutir pra construir uma crítica, é nada menos do que a obrigação de qualquer cidadão que queira participar na construção desse pais. É problema de todos quando a televisão brasileira faz representações problemáticas de mulheres e fetichiza relações pedófilas e incestuosas como algo sexy. Ninguém precisa amar nada pra poder fazer uma crítica a respeito, e quem ama a novela devia estar ainda mais atento às mensagens veículadas. Dizer que "se a pessoa não gosta é só trocar de canal" é um ato de silenciamento, é uma tentativa de fazer calar quem, como cidadão, se sente responsável pela participação na construção da cultura do país também. Peço por gentileza que você reexamine seu posicionamento.

      • felipe Postado em 14/Aug/2015 às 09:50

        Bruna, que bom todo debate fosse feito da forma respeitosa com a que vc falou agora não acha? Concordo com vc, no meu caso eu não gosto mesmo das novelas da globo, não assisto mas sempre vejo as noticias como essa para me informar sobre o que acontece, na minha opinião esse tipo de novela não deveria ter audiência para que seja encurtada e tirada do ar, não acho esse tipo de assunto acrescenta em nada na vida das pessoas, eu gosto da novela da band, acho legal pode ver que esse tipo de novela não da audiência.

  5. JUSTO FAVARETTO NETO Postado em 13/Aug/2015 às 15:03

    Na verdade as diferentes reações demonstram a homofobia da sociedade, por isto tem que ser criminalizada, porque, esta homofobia é a mesma que é o motivo de assassinatos homofóbicos. Aí os homofóbicos dirão, não eu não mato gays, aí respondo, MATA SIM, seu discurso e suas reações homofóbicas, mesmo que "brandas" avalizam as expressões "agressivas, como os assassinatos.

    • Ana Carolina Postado em 13/Aug/2015 às 15:45

      arrasou *---*

  6. Trajano Postado em 13/Aug/2015 às 15:09

    É só pensar qual dos casos geraria mais alvoroço: sexo entre o padrasto e a enteada de 16 anos ou sexo entre o padrasto e o enteado de 16 anos.

    • Peterson Postado em 13/Aug/2015 às 15:11

      Boa!

    • Angela Postado em 14/Aug/2015 às 02:21

      Boa!

    • Glenda Postado em 14/Aug/2015 às 02:36

      Pra mim, os dois causariam alvoroço! Considero os dois casos imorais!

    • Santiago Postado em 15/Aug/2015 às 00:16

      O que ia ter de gente chamando o padrasto de pedófilo, corruptor de menores, daí pra pior... Mas, como é uma menina, nossa sociedade hipócrita, machista e misógina acha normal. Se um gay diz gostar de meninos bem jovens - monstro, pedófilo, horror; um homem dizendo que gosta de meninas bem jovens - risadinhas maliciosas e homens dizendo que nem é pedofilia, nem chega perto. Nojo dessa hipocrisia.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 13/Aug/2015 às 15:24

    Eu não vejo mais novela (vejo mais quase nada), então não fiquei sabendo. Nós tivemos um beijo gay na TV com dia e hora marcada???? (felix/nico). Agora seguram uma porcaria de um beijo pra ultimo capitulo de novela? Vocês passaram 10 meses assistindo uma bosta de novela que tinha um casal que só se beijou no último capítulo?? É tipo pra segurar a audiencia porque é um evento super-mega-blaster-power-foda um beijo-gay? (e deve ter sido uma porra de um "selinho" broxante, asséptico, limpinho e pasteurizado). Ou é pra preparar a familia brasileira, tipo "cuidado...dia X é o dia da tragédia...dois homens se beijarão em rede nacional....prepare-se oh familia tradicional brasileira..."....seja qual for a razão, isso aí é inadmissivel, meu irmão.....o moralismo nos impõe um atraso intelectual imensurável.

    • Ana Carolina Postado em 13/Aug/2015 às 15:46

      outro que arrasou *--*

    • Rosane Postado em 13/Aug/2015 às 17:32

      Boa. Mandou bem.

  8. Maya Postado em 13/Aug/2015 às 15:34

    Na verdade, o público reagiu não tão positivamente ao beijo de Niko e Félix. Lembre-me de muitos manifestos contra. Foi um pouco menos ruidoso, mas ainda sim ruidoso. Houve sim barulho perante a esse beijo. Lembre-me que muitos falaram "assim a família irá ser destruída". Houve até mães se manifestando falando que o filho não iria entender e tudo o mais. Enfim, houve barulho sim.

  9. Jeniffer Postado em 13/Aug/2015 às 15:46

    Olha na minha opinião, quem se relacionou primeiro foi a angel com o alex, a mãe dela esta apenas sendo um motivo para ele ficar perto da mulher que ele ama e angel tambem ama ele então se eles transaram não foi ocasionado derrepente eles ja se conheciam antes da mãe dela aparecer, sou super a favor de beijos gays e de lesbicas !!

    • Glenda Postado em 14/Aug/2015 às 02:42

      Assim, dá a impressão que a culpa é da mãe dela. Nada a ver. Se eles se amam - e tivessem um bom caráter - ele poderia separar-se da mãe (já que usou isso pra ficar perto dela), antes de voltar a transar com a Angel. Mas, pelo que se pode ver até o momento, nenhum dos dois tem bom caráter!

  10. Adalberto Maranhão Postado em 13/Aug/2015 às 16:08

    Bem eu acho que tem sim a ver com o público pois as pessoas que assistem a novela da nove (21) pelo menos no meio onde eu vivo é mais de terceira idade oque já acarreta um peso maior em relação a homossexualidade, já o público das onze(23) é bem mais jovem e tem um lado sexual mais ativo por isso não ouveram críticas.

  11. Pereira Postado em 13/Aug/2015 às 16:14

    É que ainda não acharam um contexto político para "transar com o padastro" e nem motivos para vitimizar um dos dois.

    • Vinis Postado em 13/Aug/2015 às 18:14

      Você se supera a cada comentário, Olavo deve estar orgulhoso.

    • Lucas Oliveira Silva Postado em 14/Aug/2015 às 08:31

      Contexto político? Cara, já tomou sua dose de gardenal hoje?

  12. Pereira Postado em 13/Aug/2015 às 16:15

    Putarias da Globo ? transa gay, transa de padastro com menores, suruba em família.... quem precisa desse lixo esquerdista ?

    • felipe Postado em 13/Aug/2015 às 16:22

      Não considero lixo esquerdista, mas sim é lixo, e por isso não assisto nem meus filhos jamais gostarão de assistir isso.

    • enganado Postado em 16/Aug/2015 às 01:19

      PereiraX! Esquerdista?! Como? Pergunte aos machões da Direita! Figueiredo, ACM, FHC, Álvaro Dias, ... Deixa de ser tapado!

  13. Juniperos Postado em 13/Aug/2015 às 16:16

    Triste ver pessoas discutindo roteiros agonizantes de novelas de um universo paralelo que sabe-se ser o Brasil, devido ao merchandising e a língua falada. Tudo é válido lá para pescar audiência. Minha avó, que já não está mais aqui, já sabia na era da tv preto e branco que as novelas estavam cada vez mais longe da realidade. "não dá nem gosto de assistir" rs, dizia ela... pois é, e os mexericos para vivarem assunto de novela estão acabando. Quem sabe assuntos úteis não virem moda lá, um dia... Como em toda brincadeira infantil, no mundo do faz de conta, tudo é possível.<3 Até os incestos chiques...

  14. Maurício Postado em 13/Aug/2015 às 16:45

    Hipocrisia.... simples não?

  15. Diva Postado em 13/Aug/2015 às 16:46

    Adoreiiiiiii a matéria, ja era hora de alguém escrever isso! Esta de parabéns!! O que esta acontecendo nas famílias é a hipocrisia!!

  16. Adriana Postado em 13/Aug/2015 às 17:00

    Porque vivemos num país hipócrita e machista. Se analisarmos tudo o que passa na televisão chegaremos a conclusão que é apenas um reflexo da sociedade na qual vivemos. Pura Hipocrisia.

  17. ariela Postado em 13/Aug/2015 às 17:10

    Desculpa, mas..... A moral da história de "verdades secretas" é sim um cara que não mede esforços pra conseguir o que quer. Transou com a enteada?! Tem que assistir primeiro pra não falar bobeira, porque o Alex só se casou com a mãe da angel pra ficar com a enteada. Sobre o beijo lésbico entre duas octagenarias, acho que o problema não é elas serem lésbicas, mas sim serem velhas..... Aposto que se o beijo tivesse sido entre a Camila pitanga e a Sophie Charlotte, a repercussão seria outra. Mais uma coisa em babilônia: o prefeito falcatrua é um fanático religioso que rouba em nome "do altíssimo". Aposto que os telespectadores cristãos não teriam coragem de assumir que é isso que incomoda tanto, aí vão e colocam a culpa no "beijo gay"

    • Priscila Postado em 13/Aug/2015 às 20:51

      Ariela você falou tudo, concordo com você, pois, principalmente as emissoras evangélicas fora as que atacaram muito a novela Babilônia, alegando que o "homossexualismo" quer destruir as famílias brasileiras, mas a verdade é que os líderes dessas igrejas não querem é que seus seguidores assistam à novela para não refletirem sobre como agem os políticos que se dizem religiosos defensores da moral e dos bons costumes.

  18. Ana Alice Postado em 13/Aug/2015 às 17:15

    Simples :- o público das 21 hrs não é o mesmo das 23 hrs. Se passar essa cena as 21 hrs vai ter boicote sim.

  19. Max M Postado em 13/Aug/2015 às 17:24

    Pero há uma diferença de qualidade, quantidade e romance: quantidade: O beijo gay hoje é normal e se ve nas ruas com frequência. Enteadas com padrasto não. Qualidade: e as duas senhoras são distintas e normais. O padrasto é podre e pedofilo desde o inicio. Romance: A ficção da historia do padrasto com a menina distancia o público de se sentir vulnerável a essa situação. Já o beijo gay precisaram lidar com isso cada vez mais.

  20. Marilia Postado em 13/Aug/2015 às 17:26

    Ja havia pensado nisto. Apesar de todo sensacionalismo sexual, esta novela verdades secretas mostra-se bastante medieval e machista. Desde o inicio e tido como normal o personagem do Rodrigo patrocinar a prostituicao de menores. E a unica preocupacao do publico nesta nova fase e que a Drica Moraes nao e suficientemente bonita para ele. Tambem e curioso o fato de que mais uma novela que mostra um homem risco e mais velho sendo o "comedor", enquanto a Marieta, tambem encarna uma mulher rica e mais velha, e tida como corna. Mais uma novela retrograda.

  21. carlos Postado em 13/Aug/2015 às 17:34

    grande parte das pessoas são hipócritas.... só isso!!!!!

  22. Léo Bold Postado em 13/Aug/2015 às 17:49

    Sempre digo que as novelas são fichinha perto da vida real... E novela asiste quem quer, e na vida temos que lidar com tudo o que aparece, não dá para desligar ou trocar de canal...

  23. Guilhermo Postado em 13/Aug/2015 às 19:19

    O que mais choca nesse caso é saber que as pessoas ainda assistem novela e, pior, comentam sobre. Se vocês assistirem Game of Thrones, vão ficar bem mais "chocados".

  24. Eduardo Postado em 13/Aug/2015 às 20:28

    o grande problema aqui é que uma coisa que antes era feita entre quatro paredes, na penumbra, as vezes até a luz de velas, na intimidade do casal, seja ele hetero, homo, trans, ou que tipo for, está sendo banalizada pelas produções(produtos) que as tvs para poder ter audiência, e não importa qual tipo, produz e joga dentro das casas, sejam elas santas ou pecadoras..... muitos mastigam engolem e até curtem, não importando com as crianças e suas necessidade de crescimento controlado para que não se pule etapas.... outros se chocam, gritam, esbravejam, e nada adianta, pois quem tem que poder para corrigir isto são quem concede o direito de difusão de conteúdo.... seja ele lixo ou luxo.... agora, pensem se fosse restrito a intimidade sem a banalização que hoje impera, talvez não fosse preciso um pastor receitar viagra num programa de tv.

  25. Fernanda Postado em 14/Aug/2015 às 05:32

    Bom, primeiro que não é pefofilia a partir do momento que a garota não é criança. No máximo pode ser considerado estupro de vulnerável. Se bem que me parece que ela já não é mais tão vulnerável assim. Segundo que o beijo gay e isso são situações totalmente distintas. Ela não é filha dele,ela conheceu ele antes,não acompanho a novela mas me parece que o sujeito é mal caráter mas gosta verdadeiramente dela. A atitude dos dois é moralmente reprovável como qualquer traição ainda mais por se tratar de mãe e filha mas não chega a chocar ngm. Ainda mais que já teve ate novela com carolina dickman roubando o namorado da mãe, esse mote já tá batido por isso não causa tanta comoção. Agora eu acho que vidas secretas tem um público bem específico que ta afim de ver isso mesmo. já babilônia pega o horário da família que nem sempre ta disposta que seus filhos vejam certas coisas. E honestamente sou do tipo que acha que td isso não passa de apelação qual a necessidade de botar as velhas se beijando? Acho que a mesma que colocar a bunda do Rodrigo Lombardi amostra. Não agrega em nada a trama é só um jeito de causar pra aumentar o ibope.no caso do feliz e do nico pelo menos se criou um sentido para àquele beijo ainda mais pq o rapaz se escondia no armário no caso de Babilônia a trama nem bem começou e vc já é arrebatado pelo beijo das duas senhoras. Foi como se abrissem verdades secretas já mostrando a bunda do Lombardi. Pra mim a cena foi,tosca sem sentido e apelativa não teve nenhuma intenção social não agregou nada a ngm foi mais uma apelação barata que saiu pela culatra.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 14/Aug/2015 às 10:08

      """"""""""honestamente sou do tipo que acha que td isso não passa de apelação qual a necessidade de botar as velhas se beijando? Não agrega em nada a trama é só um jeito de causar pra aumentar o ibope. no caso do feliz e do nico pelo menos se criou um sentido para àquele beijo ainda mais pq o rapaz se escondia no armário no caso de Babilônia a trama nem bem começou e vc já é arrebatado pelo beijo das duas senhoras."""""""""""". Captaram? Essa é a percepção GERAL da população com relação a esse assunto. Para um beijo entre dois caras, "tem que se criar um sentido pro beijo e uma intenção social", mesmo que leve quase 1 ano de novela pra criar um motivo sério pra uma bitoquinha. Se é duas senhoras, é sem necessidade, é apelação, ainda mais logo no começo da novela, sem avisar ninguém, onde já se viu, sem preparar o espírito da "tradicional familia brasileira" para a cena tosca de "duas velhas se beijando". Agora....se é o Gianechinni com a Carolina Dieckman, pode beijar a vontade no primeiro instante do primeiro capitulo da novela, pode até ser a primeira cena da novela, precisa nem saber os nomes dos personagens. Ninguem vai reclamar de porra nenhuma, ninguem vai achar desnecessário, ninguem vai se perguntar se agrega, ninguem vai questionar a função social do beijo...enfim...se alguem encontrar uma lógica que una essas 3 situações e que confira um sentido racional para isso tudo, me avisem.

      • Guilhermo Postado em 14/Aug/2015 às 11:54

        Sabe, Eduardo Ribeiro, tudo que é novidade tende a chocar. No começo do século XX, seria bastante chocante ver um casal jovem e heterossexual se beijando de forma ardente (mesmo no cinema mudo). Com o passar do século, isso se tornou normal. Agora, no começo do século XXI, a cena do casal hétero se beijando é mais comum que peixe no mar. Com o passar dos anos, um beijo homossexual será encarado de forma natural, como deve ser. Mas isso leva um tempo.

  26. Lopes Postado em 14/Aug/2015 às 23:41

    Duas mulheres se beijando eh algo muito excitante para homens heterossexuais e mulheres himossexuais.

  27. Nicolau Postado em 16/Aug/2015 às 17:56

    No comunismo os pederastas viados foram exterminados como Lixo Capitalista! Mais de Um Milhão de pederastas viados foram mortos nos países comunistas! É isso que o autor do artigo acima não sabe, porque é um burguês liberasta que nunca viveu numa ditadura comunista e no Brasil se acha "comunista" com a pança cheia de burgusinho degenerado!