Redação Pragmatismo
Compartilhar
Revista Veja 13/Aug/2015 às 10:26
41
Comentários

Petição de professores e intelectuais sugere boicote à Veja

Professores e intelectuais pedem à comunidade acadêmica que evite dar entrevistas à revista Veja e não utilize o veículo como fonte de seus trabalhos. Segundo o documento, a ideia é não “conferir credibilidade intelectual a uma publicação que abandonou as práticas jornalísticas do contraditório e da investigação profunda e imparcial”

revista veja boicote petição online

Revista Fórum

Professores e intelectuais divulgaram ontem (11) uma petição online para pedir à comunidade acadêmica que não dê entrevistas à revista Veja, assim como evite utilizar o veículo como fonte de seus trabalhos. Segundo o documento, a intenção é não “conferir credibilidade intelectual a uma publicação que abandonou as práticas jornalísticas do contraditório e da investigação profunda e imparcial”.

Os profissionais que assinam o texto se comprometem a boicotar a revista, com base na baixa qualidade do conteúdo apresentado e nas formas questionáveis utilizadas pelos jornalistas para obter informações.

clique aqui e saiba como aderir ao manifesto

Confira o manifesto abaixo.

NÃO à REVISTA VEJA

Para: Professores, Professoras, alunos e alunas do ensino superior

Diante das inúmeras notícias de imprecisões jornalísticas praticadas pela Revista Veja nos últimos anos, os/as Professoras, Professores e intelectuais abaixo-assinadas/os pedem à comunidade acadêmica brasileira e internacional e se comprometem pessoalmente a não servirem de fonte para a Revista Veja, recusando-se a falar para seus repórteres e profissionais, e a não manterem colunas ou blogues ligados a esta publicação para evitar conferir credibilidade intelectual a uma publicação que abandonou as práticas jornalísticas do contraditório e da investigação profunda e imparcial.

Os/as abaixo assinados/as também pedem a todos os/as Professores, Professoras, alunos e alunas de graduação e pós-graduação que, ao assinarem este documento, se comprometam a não utilizara Revista Veja como fonte de informação em qualquer trabalho, dissertação ou tese, a menos que esta publicação seja seu objeto de estudo.

Alessando Martins Prado – Professor da UEMS

Dimitri Dimoulis – Professor da Escola de Direito de São Paulo da FGV

Fabiana Severi – Professora de Direito da USP de Ribeirão Preto/SP

Fábio Balestro Floriano – Professor de Direito e Relações Internacionais

Fernando Costa Mattos – Professor de Filosofia na Universidade Federal do ABC/SP

Gisele Araújo – Doutora em Sociologia, Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Carlos Moreira da Silva Filho – Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais e na Faculdade de Direito da PUC-RS e Vice-Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça

Sergio Graziano – Doutor em Direito, Professor da Universidade de Caxias do Sul (RS), do Programa de Pós Graduação em Direito (Mestrado). Advogado Criminalista em Santa Catarina.

José Heder Benatti – Doutor em Ciência e Desenvolvimento Sustentável, Professor de Direito Agroambiental da Universidade Federal do Pará.

João Ricardo W. Dornelles – Professor PUC-Rio. Coordenador-Geral Núcleo Direitos Humanos PUC-Rio, Membro Comissao Estadual Verdade do Rio de Janeiro

José Rodrigo Rodriguez – Doutor em Filosofia pela UNICAMP. Professor do PPG da UNISINOS/RS e Pesquisador do CEBRAP – Núcleo Direito e Democracia/SP.

José Soares Filho – Juiz do Trabalho do TRT da 19ª. Região, Aposentado. Professor Universitário.

Katya Kozicki – Professora da UFPR e PUCPR

Marcella Beraldo de Oliveira – Doutora em Ciências Sociais – UNICAMP, Professora Adjunta de Antropologia na Universidade Federal de Juiz de Fora

Marcelo Cattoni – Professor da UFMG

Márcio Gontijo – Advogado em Brasília

Maria Cristina Cardoso Pereira- Profa. Adjunta do curso de direito da Universidade Federal de Goiás – CAJ

Marta Rodrigues Assis Machado – Professora Escola de Direito de São Paulo da FGV

Rogerio Dultra dos Santos -Doutor em Ciência Política, Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense

Taysa Schiocchet – Professora do PPG da UNISINOS/RS

Uirá Menezes de Azevêdo – Professor de Direito da Univ. do Estado da Bahia (UNEB)

Vera Karam de Chueiri – Professora da UFPR

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Daniel Postado em 13/Aug/2015 às 10:48

    Vivendo dias em que intelectuais se comportam como moleques... idade medieval em tempos atuais. Gostaria que esta dita elite intelectual apoiasse a razão de onde quer que ela surgisse, e não tomasse uma lado em troca de recursos par manterem seus laboratórios e viagens ao exterior. Elite intelectual que demonstra Pobreza ética...

    • Alexandre Postado em 13/Aug/2015 às 12:02

      Sempre me pergunto o que os coxinhas fazem em sites de esquerda. É puro masoquismo ou, no fundo no fundo, eles sabem que é por aqui que eles podem encontrar informações de verdade. O cheiro do site da Veja está tão fétido quanto o do Rio Pinheiros, caro tucaninho?

    • Trajano Postado em 13/Aug/2015 às 12:22

      Daniel, quais acadêmicos listados receberam recursos para fazer esta petição online? Você tem os documentos que comprovam o repasse de verbas como motivador ao boicote da revista? Se tiver, por favor, apresente. Será uma excelente contribuição e passível de investigação. Se não tiver, me responda com sinceridade, quem é o moleque afinal: você ou quem você acusou? Só que, no caso da Veja, não se trata de simples molecagem.

    • Paula Tejano Postado em 13/Aug/2015 às 12:36

      Daniel, volte para a UNIP, tem aula virtual uma vez por semana lá para você. Só não vale usar o PROUNI.

    • Marcelo Araujo Postado em 13/Aug/2015 às 13:06

      Por que você não educa seu filho em casa? Assim você pode ensinar a ele as doutrinas que quiser...Aliás nem o deixe iniciar uma faculdade já que estas instituições são cheias de mentes depravadas que não cumprem com seu papel de fazer produtos para você consumir...os caras só escrevem livros...Se liga cara...a Coreia do Sul é o que é por que valoriza a figura do professor e do intelectual... Como dizia um grande professor meu( que aliás não era petista,comunista,etc) há vinte anos atrás.Concordo com ele. "Que quiser ler leia, quem quiser ver VEJA"

    • JoaoMineirim Postado em 13/Aug/2015 às 19:09

      Intelectuais se comportam como moleque ou você moleque quer se comportar como um intelectual e falar sobre o que não sabe ?

    • Lucas Postado em 14/Aug/2015 às 17:29

      Mas todos apoiam a razão de onde quer que ela surja. Boicotar a Veja é exatamente o mesmo que apoiar a razão.

  2. Mauro Paratello Bastida Postado em 13/Aug/2015 às 10:50

    Concordo plenamente com suas opniões a respeito da revista veja a muito tempo ela deixou de levar a verdade para seus leitores

  3. Lucas Oliveira Silva Postado em 13/Aug/2015 às 10:54

    Primeiramente é uma vergonha dizer que essa revista pratica jornalismo, tá mais pra burrice e alienação!

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 13/Aug/2015 às 11:08

    """""não utilizara Revista Veja como fonte de informação (...) a menos que esta publicação seja seu objeto de estudo""""...Lembrando que VEJA, hoje, é válida como "objeto de estudo" somente num contexto de análise do antijornalismo. VEJA é case, é o "estado da arte" no que tange o mau jornalismo. Todas as práticas que destroem as bases do bom jornalismo - golpismo, difamação, mentira, falta de ética - se encontram hoje nesse lixo.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 13/Aug/2015 às 11:19

    Não. É um pedido. Um apelo ao bom senso e a racionalidade da comunidade acadêmica. Só adere quem quiser. É um pouquinho diferente de 64 e da ditadura. Esses caras não vão bater 4 da manhã na sua porta pra conferir se você é um subversivo que está lendo a VEJA. Ninguém vai pro pau de arara ou amanhecer um cadaver com 20 tiros na boca se der uma entrevista pra VEJA ou andar com um exemplar da revista pelas ruas. Eu como professor não serei preso, torturado e ""suicidado"" se usar uma matéria da VEJA como fonte pra dar minha aula (só serei um completo idiota...). Enfim...não voltamos pra 64 não.

    • João Postado em 13/Aug/2015 às 13:53

      Perfeito mestre...

    • Trajano Postado em 13/Aug/2015 às 14:31

      Concordo. Se não existe é recomendado o uso de fontes passíveis de enviesamento como a Wikipédia para elaboração de monografias, dissertações e teses, o mesmo irá se aplicar a outras fontes sem compromisso ético e científico, como a Veja. Não sei por qual motivo algumas pessoas ficaram tão ouriçadas. Apenas estão tentando formalizar o que, na prática, já acontece há muito tempo.

    • Trajano Postado em 13/Aug/2015 às 14:33

      Concordo. Se não é recomendado o uso de fontes passíveis de enviesamento como a Wikipédia para elaboração de monografias, dissertações e teses, o mesmo irá se aplicar a outras fontes sem compromisso ético e científico, como a Veja. Não sei por qual motivo algumas pessoas ficaram tão ouriçadas. Apenas estão tentando formalizar o que, na prática, já acontece há muito tempo.

  6. André Anlub Postado em 13/Aug/2015 às 11:42

    Com total razão! Essa revista é de comédia... e de humor negro, barato e sensacionalista!

  7. Lélia Maisa Martins Postado em 13/Aug/2015 às 11:44

    Sabes mesmo o que é censura? Tens noção do que seja ditadura? A petição está conclamando, dando a todos a liberdade de aderir ou não. Se vc encara isto como censura, não adianta te explicar.

  8. Glauber Jr Postado em 13/Aug/2015 às 12:21

    A Veja é uma revista de extrema direita, sem nenhum princípio ético, como ficou mais uma vez demonstrado na pseudo denúncia que fez contra o Romário. Agora, não concordo com boicote, acho meio infantil. Que se dê entrevistas, mas gravando e caso ela manipule, use o registro como prova. E enfie um processo ou ação por danos morais. Em 1995 o Brizola ganhou na justiça o direito de responder à uma calúnia da Globo e o Cid Moreira foi obrigado a ler ao vivo no Jornal Nacional a carta esculhambando com o Roberto Marinho. Foi histórico.

  9. Shaman Postado em 13/Aug/2015 às 12:41

    Desde quando boicote é censura? Vão fechar a redação da revista, por acaso? Você é burro ou se faz?

  10. Juniperos Postado em 13/Aug/2015 às 12:43

    A revista já está em descredito devido ao próprio modus vivendi. Não é uma coisa que se precisa pedir, basta um pouco de bom senso. Ela vai acabar se tornando um "the sun" brasileiro. Sua utilidade será outra se continuar assim. Para saber das noticias hoje em dia temos que ficar fazendo cruzamento de informações, ou estar presentes no ato, devido aos métodos tendenciosos da mídia atual. me lembra o tempo que não existia internet, e que tínhamos que passar horas numa biblioteca, e as vezes nem encontrávamos o que queríamos. Agora está cada vez mais difícil achar a verdade dos fatos...

  11. Trajano Postado em 13/Aug/2015 às 12:45

    Quando o tabloide britânico News of the World foi acusado de interceptar ilegalmente mensagens telefônicas de personalidades públicas, o escândalo tomou proporções extremas que culminou no fechamento deste jornal com mais de 150 anos de publicação. Não coloco no mesmo patamar o caso Veja x Romário com o escândalo da News of the World, porém, ao analisar qualitativamente, o vexame é semelhante. É um escândalo para o jornalismo publicar documento falso para acusar um senador da República. Entretanto, diferente do que aconteceu na Europa, aqui há quem defenda a revista ou, pior, considere um episódio corriqueiro. Interessante, não é? James Murdoch (o então diretor do tabloide) declarou que "O News of The World tem a missão de fiscalizar e responsabilizar (as pessoas). Mas não fez isso consigo mesmo." Minha dúvida é: a diretoria da Veja tem opinião parecida?

  12. Luann Postado em 13/Aug/2015 às 12:52

    Pretendia fazer um trabalho em análise do discurso sobre algumas capas e reportagens da dita revista. Desisti. Por que motivo? Para chegar na conclusão mais que conhecida de que ela não passa de um detrito sólido de maré baixa? Tenho mais o que fazer.

  13. Raimundo Carlos Postado em 13/Aug/2015 às 12:59

    Sou professor universitário. Achei a ideia muito boa. Vou assinar.

  14. Pereira Postado em 13/Aug/2015 às 13:07

    Vai explodir a vendagem da revista. Já era a maior venda do Brasil. No momento em que intelectuais orgânicos do calibre de chico buarques, veríssimos e outros sustentados pelo PT mamando nas universidades, tudo só pode ir contra. Boicote só com o Malafaia. contratem o Malafaia para boicote, dá certo !

    • Paulo Figueira Postado em 13/Aug/2015 às 13:44

      Chico Buarque e Veríssimo são sustentados pelo PT? É cada uma que aparece.

      • Wilhelm Postado em 13/Aug/2015 às 14:01

        É só o Pegueguinha soltando mais fezes pelos dedos...

      • Pereira Postado em 13/Aug/2015 às 14:11

        O povinho ruim de interpretação de textos.

    • Trajano Postado em 13/Aug/2015 às 14:04

      “Para: Professores, Professoras, alunos e alunas do ensino superior”. A petição não é para o público mais amplo. Buarque e Veríssimo não são nomes citados. Talvez o seu equívoco tenha acontecido por causa do seu hábito declarado de não ler matérias, apenas o título, e somada à ausência de recursos de imagens, desenhos e outros recursos visuais, a interpretação fica mais difícil para quem não tem condições fazer o uso adequado da linguagem escrita. E a ideia da petição parece ser muito simples: da mesma forma que não se utiliza fontes passíveis de enviesamento, como exemplo, a Wikipédia, para elaboração de monografias, dissertações e teses, o mesmo se aplica à Veja, já que não se trata de uma fonte de validade e fidedignidade asseguradas. Da mesma forma que a Wikipédia não vai acabar por isso, a Veja também não. Ao menos não por isso.

      • Pereira Postado em 13/Aug/2015 às 14:12

        Mas eu não leio mesmo ! não perco tempo com mentiras que eu já conheço.

      • Pereira Postado em 13/Aug/2015 às 14:14

        Além disso, em má fé, Chico Buarque e Veríssimo em nada diferem dos citados.

    • Trajano Postado em 13/Aug/2015 às 14:24

      Concordo com você, Pereira! Esses amadores... De mentiras e de má fé você entende melhor do que ninguém.

    • Lucas Oliveira Silva Postado em 13/Aug/2015 às 14:27

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, Pereira você é hilário!

  15. Marcio Postado em 13/Aug/2015 às 13:36

    Cancele sua assinatura com a VEJA e receba seu cérebro de volta ou a reconstituição dele.

  16. Trajano Postado em 13/Aug/2015 às 14:50

    O Pragmatismo Político bem que poderia fazer uma coletânea das melhores frases do Pereira. Sério, tô falando muito sério! O Pereira é a rainha desse caralho! Seria um post épico, as pessoas iriam se escangalhar de rir! Pragmatismo Político, pense com carinho nessa ideia. Todo mundo iria se divertir com isso, até ele!

  17. Ana Postado em 13/Aug/2015 às 16:05

    há, pelo menos, 20 anos não assino a veja, e até hoje continuo recebendo boletos para assinar e "aproveitar as assinaturas com desconto".

    • Deisi Postado em 13/Aug/2015 às 16:33

      Eu não assino e nem folheio a pelo menos 30 anos, nem mesmo em consultórios médicos, revistinha sem credibilidade, só coxinha merece. Romário, não me deixa mentir!

  18. JoaoMineirim Postado em 13/Aug/2015 às 19:12

    A veja e globo que censura seus profissionais que têm opinião própria e obriga os que não querem perder o emprego a se submeter a sua cartilha ideológica. Os chefes filtram o que pode ou não ser mostrado. Mas vc é leitor formado por quem fala com conhecimento de causa e atribui aos outros a própria prática, por isso, parecem tão convincentes em suas falas.

  19. JoaoMineirim Postado em 13/Aug/2015 às 19:15

    Pelas práticas recentes da veja, a falta de intelectuais concedendo entrevista não deverá ser problema. Eles estão acostumados a inventar entrevistas, encontros, falas. Isso sem falar nas fontes protegidas. Começarão utilizar o termo "um intelectual reconhecido que não quis se identificar disse..."

  20. josemilton Postado em 14/Aug/2015 às 18:07

    E bom ver como tem gente que gosta de ser idiota. O cara defende uma revista que so vende mentiras. A pessoa tem o prazer ir nas bancas comprar uma revista trazendo determinada noticia, e no dia seguinte aparece documentos desmentindo tudo(vide caso romario). E os coxinhas ainda se acham bem informados.

  21. Vinicius Postado em 15/Aug/2015 às 00:56

    Já boicoto a muito tempo, na verdade boicoto a editora Abril por inteira, seja revista de viagem, decoração e etc. No meu computador não tem nem como entrar no site dessa editora. *Outro Vinicius

  22. enganado Postado em 15/Aug/2015 às 22:15

    Meu caro, como age mesmo a imprensinha Press_tituta em iSSraHell? Conte aí pra moçada, ou será que é preciso que eu mesmo relate como o Bestanyahu é elogiado. Vc e naroX ainda vão ter os salários suspensos pelo HASBARA. Deixa de baboseiras!

  23. enganado Postado em 15/Aug/2015 às 22:52

    E a Lei dos Médios? Onde fica? Os Anglo-Semitas da AIPAC/HASBARA JAMAIS permitiriam algo deste tom aqui no BRASIL. Somos monitorados dia e noite pelos mesmos dia e noite (( a embaixada dos EUA/iSSraHell tem 453 antenas espalhadas por todo território do BRASIL. Os outros países só tem UMA)), então a Revista "O Esgoto" como sendo da facção do PSDB/DEM não pode sofrer NADA! Nunca se esqueçam que a CONTITUIÇÃO, agora é chamada de PROSTITUIÇÃO após o advento da República de GUANTÂNAMO do Paraná do Juiz-Calhorda-Tucano MORO, e só se aplica aos 5P´s=PRETOS-PROSTITUTAS-POBRES-PETISTAS-PROFESSORES e de quebra entra o PAPA esse Comunista inveterado que está corrompendo o mundo. Então esta "Petição de Professores e Intelectuais sugerindo boicote à Veja=O Esgoto, estão arriscados serem postos no calabouço/torturados/mortos, basta uma ordem dos JudeuSS Anglo-Semitas que o servicinho ficará por conta da PM-Paraná do governador Beto Bicha. Grande Ilusão de alguém querer agir contra a Direita no BRASIL seja em qq Fórum ((os juristas sérios estão escandalizados com os MOROS, Gilmar "Dantas", JB, FUX, Rosa Weber, ...)), pois vão levar chumbo grosso. Não existe Justiça Mais no BRASIL, primeira coisa é se vc pertence a Direita, caso contrário, ENCANA! Deixa o BOÇALNARO saber desta Petição. Ainda faço uma aposta: Qual destes Mestres será o Primeiro a PERDER o Emprego? Vamos lá! Brinquem com a Direita, ou será que alguém duvida que a "mariaX" e "naroX" são BEM PAGOS para escreverem suas baboseiras. São sim! A mim não enganam. Outra "O Esgoto" ainda vão INVENTAR um monte de baboseira sobre os Mestres da Petição, igual a conta do Romário na Suíça, aliás o LULA é o preferido para as Mentiras. Só para lembrar, "O Esgoto" defende/adora/venera o Corno da Amante, Aópio, Álvaro Dias, Caiado, Fernandinho Beira-Mar, 1º Comando da Capital, çERRA, Aloysio "Trezentinha", ... ou seja a fina flor da Honestidade no BRASIL que lutam pelo TRABALHADOR Brasileiro!