Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 08/Aug/2015 às 12:40
100
Comentários

O que há por trás da “nova postura” da Globo?

O que aconteceu com a Globo? Por que o maior conglomerado midiático do Brasil utilizou os seus dois principais canais de comunicação para cravar posição política contra o impeachment de Dilma e a favor da governabilidade? Destacamos, a seguir, algumas hipóteses que ajudam a entender essa mudança de postura

globo dilma impeachment

Antes mesmo do fechamento da edição do Jornal Nacional desta sexta-feira, noticiávamos em Pragmatismo Político que o telejornal global exibira uma edição pouco habitual.

Na pauta política, chamou atenção a publicação de uma longa sonora da presidente Dilma Rousseff rebatendo críticas e recebendo aplausos decorrentes de sua fala.

Horas antes, em editorial, o jornal O Globo tinha ido ainda mais longe: destacou a importância dos esforços pela manutenção da governabilidade do atual governo e chamou o PSDB de ‘inconsequente’.

Frases como “clássica marcha da insensatez” e questionamentos como “vale mais o destino de políticos proeminentes ou a estabilidade institucional do país?” foram usados no editorial com o objetivo de rechaçar a irresponsabilidade de figuras — Eduardo Cunha incluso — que pretendem ver o caos institucional e político no país, sem se preocupar com as consequências econômicas de tais manobras.

A repercussão da suposta nova inclinação da Globo foi enorme. No Facebook, a postagem de Pragmatismo Político sobre a questão, até a publicação deste texto, acumula mais de 20 mil curtidas, 12 mil compartilhamentos e 2500 comentários.

Desconfiados, lúcidos, surpresos, sensatos, agressivos, céticos e bem humorados. A heterogeneidade das observações postadas estimula a reflexão sobre o que pode estar por trás da “nova atitude” política das Organizações Globo, publicizadas através dos seus dois maiores canais de comunicação jornalísticos: o Jornal Nacional, na TV, e o editorial de O Globo, na mídia impressa.

Confira, a seguir, algumas das reações publicadas pelos leitores de Pragmatismo Político que merecem destaque e ajudam a entender o posicionamento da Globo:

1. “Resposta provável: Fiesp e Firjan. (Estas entidades se posicionaram pela governabilidade do País através de nota oficial)

2. “Lá vem pedrada. A Globo é a maior Falsiane do Brasil.” (antes da tempestade, a calmaria)

3. “Não vejo nada surpreendente. A Globo não muda de opinião: tem sempre a opinião do grande capital. E o grande capital mandou parar com a palhaçada. Uma crise política dessa monta vai levar a uma profunda crise econômica. Tirem a Dilma. Acham que vamos ficar quietos? O pau vai comer e isso não interessa ao grande capital.” (sem surpresas)

4. “De tanta porrada o dia que falam a verdade a gente até estranha. Mas acho que decidiram esperar 2018. O povo não ia engolir essa história de impeachment” (medo do povo?)

5. “Com a crise aprofundando teremos uma fuga de capitais do país, como consequência a quebradeira será generalizada, antes de tudo os Marinho são capitalistas.” (é o capitalismo, estúpido)

6. “Bom, a partir desse momento começo a perceber que o mandato da Dilma está mesmo no fim. Ou seja, a Globo já está tirando o corpo fora e começando a vender a ideia de que ela não teve nada a ver com isso, ao contrário, até tentou ajudar a salvar” (não somos golpistas!)

7. “Eles raciocinaram, em reunião com os demais parceiros da Casa Grande, e chegaram à conclusão de que a Presidência do Brasil, poderia cair, de bandeja, nas mãos do incomparável Eduardo Cunha, passando, assim, a situação de crise para desastre nacional, atingindo a todos os brasileiros” (Eduardo Cunha?)

8. “Num tempo em que o golpe não era segredo, o presidente general de plantão João Figueiredo, dizia abertamente:quem tem cu tem medo. A grande maioria do povo hoje identifica o DNA do golpe compatível com o da Globo que tem diversas afiliadas pelo pais. O que ocorreria com os negócios globais numa ruptura democrática, se os exemplos foram dados pelos apoios à Dilma e ao PT? Atire a primeira pedra, que a vidraça da Globo a ignorância cega não blindou..

9. “Estou preocupado com o Merval e o Reinaldo Azevedo. Vão surtar!”

10. Será que vão dar férias para o Merval Pereira e a Míriam Leitão ?

11. “Pra mim, é “Cu na mão”, mesmo; vendo a Veja sendo processada, e diante da realidade em que não há elementos para tirar Dilma, os Marinho lembraram que ainda há três anos de mandato, verbas para propaganda (só é esse ano perderam 3 bilhões) e um processo de sonegação fiscal em curso.”

12. Já cumpriram o “dever de casa”, já espalharam a desconfiança, o descrédito, a merda toda, como é de costume. Agora é hora de bancarem os bonzinhos, dizerem que não foram eles que fizeram o país ficar do jeito que está. A gente já viu esse filme tantas vezes.

13. Mas ainda tenho minhas suspeitas. Não seria uma tática pra não passar por golpista? Só acredito depois de 16/08. Quero ver como irão se comportar durante os protestos, e se não vão ficar fazendo cobertura minuto a minuto, incentivando o comparecimento.

14. O objetivo não é a Dilma, é o Lula… A Dilma sai no fim do governo o Lula vai ser o alvo… Apostam em crise econômica prolongada para que o PT deixe de ser uma alternativa viável no futuro. Não se iludam…

15. Pois eu não fico nada surpreso. A Rede Globo está vendo sua audiência em queda livre, e tem conhecimento disso pelos comentários em redes sociais. Sabe que o povo não é tão manipulável como pensava. Normal que ela se comporte como folha de bananeira. Vai para onde o vento a leva.

16. Isso aí só serve pra ver bem como funciona a manipulação de informação que a mídia faz. Até ontem as matérias veiculadas na TV e jornal impresso batiam no governo, com chamadas catastróficas e pessimistas, e aí, de um dia pro outro, a coisa muda. A Globo sabe quem vai prevalecer nessa história toda e resolveu ficar a favor do governo pra depois não acontecer igual com o apoio deles à ditadura, em que eles foram cobrados muito tempo depois. Reconheci muito do livro 1984 nisso, naquela parte em que o Winston muda as notícias de jornais, transformando um oponente de guerra em aliado e o antigo aliado em oponente de guerra.

17. É o fim dos tempos. Houve a comemoração dos 50 anos da Globo no senado e, senadores do Psol e PT elogiaram a emissora, só Deus sabe o que estes conversaram no escurinho do cinema.

18. A Globo quer o PSDB no poder… Isso só ocorrerá por meio de cassação… Se acontecer o impeachment, o PMDB assume com o Temer

19. Pra mim, isso tem a ver com a reunião que houve entre Cunha e a Globo, ocorrida semana passada na sede do Rio. Algo não saiu conforme esperado e o resultado está aí. Agora a briga vai ficar boa…

20. Tudo faz crer que a Rede Globo reavaliou sua responsabilidade enquanto formadora de opinião, e concluiu que sofrerá terríveis consequências por arrastar o país para um abismo sem precedentes. Segundo análise do deputado Jean Wyllys: “se Dilma cair, PMDB e PSDB não terão a solução mágica para a crise econômica que a maioria da população espera; esta reagirá violentamente e a grande mídia que agora insufla o antipetismo não conseguirá conter o chamado “estouro de boiada”

21. Controlar as demandas da república é a pauta da Globo. O problema é que o caminho que está se traçando se encaminha pra implosão irreversível dessa república. Ninguém quer ser o rei dos escombros de um castelo.

22. A globo tá vendo agora os monstrinhos que ela alimentou ficarem fora de controle. E ao lugar onde isso pode nos encaminhar é tenebroso! Mais vale um país inteiro (independente da situação dele) do que uma nação rachada em pedaços. Mais vale ir cozinhando aos poucos 4 anos de governo Dilma em que se planta uma insatisfação controlada e te dá mais chances de eleger quem vc pretende em 2018 do que a possibilidade de se ter 3 meses com o Cunha na cadeira e depois eleições das quais não se tem como fazer previsão NENHUMA! (sem falar em toda a instabilidade que faria o cenário internacional voltar atrás com o Brasil com muitos e muitos avanços e trancaria as possibilidades de qualquer um que assumisse).

23. A direita já descobriu que mesmo dando o golpe desejado não terá nada a oferecer. A não ser, o que ela provocou, a crise. Se antes não existia crise, agora, já existe, e ela será brava. Ou seja, arrebatar o poder nas mãos de quem ganhou legitimante, e ainda provocando uma crise, com o objetivo arrebatador, não será viável para quem assumir.

24. Será que vai ser preciso a globo se por contrária para que as pessoas entendam que esse não é o caminho!! A irresponsabilidade do congresso e do candidato derrotado Aécio é inaceitável, imaginar um caminho que não seja o do entendimento para tirar o país desta crise é um absurdo. Neste momento de instabilidade econômica mundial , tudo o que nao precisamos é de uma crise politica.

25. A verdade é que a tática de “terra arrasada” já está chegando ao limite das perdas aceitáveis para se alcançar a conjuntura política desejada pelo empresariado. Há que se preservar a carcaça do doente, pois é dela que vivem os grupos midiáticos brasileiros.

26. O terrorismo político alimentado pela grande mídia 24 horas por dia, 7 dias por semana desde a eleição de Dilma saiu completamente do controle destes poderosos que agora recuam, por não saberem onde isto pode dar, mas uma coisa é certa NINGUÉM GANHARIA COM ISTO, principalmente o grande capital. O recuo é estratégico mas eles não são aliados do povo brasileiro.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Postado em 08/Aug/2015 às 13:36

    O povo está cada vez mais exigente em relação a seus direitos, apesar de muitas vezes não exercer suas obrigações comezinhas. Num país quebrado, nenhum governante conseguirá manter sequer os patamares já alcançados, perpetuando infinitamente o caos político. Sempre tenho fé de que as investigações da Lava-Jato (ainda que o verdadeiro propósito e empenho não sejam nobres) e a intransigência (moralmente necessária) da Presidenta servirão para fortalecer as instituições e inibir criminosos e atendimento de interesses pessoais. Coração Valente neles!

  2. Thiago Postado em 08/Aug/2015 às 14:12

    A birra do Pragmatismo com a Globo é bem engraçada kkkkk

    • Carol Postado em 08/Aug/2015 às 15:05

      Parece mais admiração que birra kkk

    • Sérgio Postado em 09/Aug/2015 às 02:13

      A mesma do Brizola, e não era engraçada.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Aug/2015 às 10:03

      Birra com a Globo? Como se estivessemos falando de uma injusta perseguição a algo/alguem de reputação ilibada e que merece nossa inteira e cega confiança...porra....não existe birra com a Globo...existe análise da realidade....nunca achei que leria uma frase que juntasse as palavras "birra" e "Globo", de tão dissonantes que são...acho até que o PP pega pouco no pé desses vagabundos golpistas. Tinha que falar mais, ficar mais em cima. Nada que preste sai dali.

    • Henrique Postado em 10/Aug/2015 às 11:51

      Birra? Recomendo se informar sobre como se formou o capital da globo e como ela se comportou durante o regime militar do Brasil. como manipulou as eleições e o último debate em 1990.

  3. Rafael Postado em 08/Aug/2015 às 15:01

    Ta com cara de "arrego". isso mostra que não queiram o impeachment. Estavam mais era fazendo pressão por alguma coisa no bastidores -- e pelo jeito conseguiram.

  4. carol Postado em 08/Aug/2015 às 15:06

    Concordo

  5. Joana Paula Postado em 08/Aug/2015 às 15:31

    INTERESSE, tudo INTERESSE, por alguma razão as Organizações Globo, agora, estão caindo na real.

  6. antonia Postado em 08/Aug/2015 às 15:48

    Acho que a Globo aderiu ao gesto de Pôncio Pilatos: "Lavo minhas mãos do sangue deste inocente", depois de ter espalhado calúnias de toda a sorte.

  7. Angela Postado em 08/Aug/2015 às 15:51

    Eles esqueceram que em 64 não tinha rede sociais....

  8. poliana Postado em 08/Aug/2015 às 16:09

    pragmatismo político, e qual o posicionamento de vcs acerca dessa atitude da globo? o q vcs pensam a respeito?! n consigo confiar nessa emissora, a rede globo n dá ponto sem nó. o q vcs estão sabendo??? aí temmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!! será q agora a ameaça de impeachment está afastada?

  9. Denisbaldo Postado em 08/Aug/2015 às 17:03

    Não Naro, ela arregou mesmo. Pode ser bandida mas não é burra. Esse golpe é um tiro no pé. Ver postura oficial na mídia é coisa de fanático...a Veja que o diga...

  10. Denisbaldo Postado em 08/Aug/2015 às 17:04

    Arregou, arregou, arregou!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • poliana Postado em 08/Aug/2015 às 18:36

      o q será q a globo vai ganhar com isso, denisbaldo? hj já saiu q renan calheiros vai impedir a aprovação das chamadas pautas bombas no senado. tb saiu q o psdb está rachado, inclusive, com o serra cogitando ir par ao pmdb. ele sabe q n terá espaço para concorrer à presidência pelo partido em 2018, e com o crescimento do pmdb...até já falaram q ele iria pro pmdb pq confirmado o impeachment de dilma, e michel temer assumindo, ele assumiria a pasta do ministro da fazenda (olha o nível das especulações"). a ala de áecio continua obcecadacom aanulação das eleições e para q haja uma nova eleição (pq será, né?), e agora cassio cunha lima está nessa ala...alckmin n apoia o impeachment, prefere desgastar a imagem de dilma até 2018 pra q ele tenha chance de ser eleito. fhc n li nada desde essa postura da rede globo! mas o q será q deve ter acontecido!? estou aguardando, ansiosamente, o desfecho dessa novela mexicana!

      • Denisbaldo Postado em 08/Aug/2015 às 20:49

        Hahahaha! O final de dessa novela será...LULA NOS BRAÇOS DO POVO EM 2018!!! SEM MEDO DE SER FELIZ!!! hahahaha! A inflação de julho foi de 0,65%, está tudo voltando para seu devido lugar. Dia 16/8 será o maior mico "nunca antes visto na história deste país"!!! O vilão da novela, Anésio, irá acabar em uma clínica psiquiátrica jurando ser o presidente da república!

      • poliana Postado em 08/Aug/2015 às 21:09

        huahuahua...ô denisbaldo, só tu pra me fazer rir num momento de tensão como esse, viu! o new york times já deu destaque a temer, dizendo q ele emergiu das sombras em meio a esta crise...é serra se aproximando dele e do pmdb já visando uma possível pasta no ministério da fazenda caso temer assuma...agora a globo com essa bipolaridade. cara, tô com medo. o item 6 da matéria do pp me dá pânico!

      • Denisbaldo Postado em 08/Aug/2015 às 21:26

        Sei lá, não consigo acreditar que alguém seria tão inconsequente de dar um golpe desses. Na minha cabeça é inconcebível. O atraso político, econômico e social seria gigantesco, além de criar um precedente tenebroso para a história do país. Seria o fim da democracia dos últimos 25 anos conquistada a duras penas. Não que eu ache que vivemos uma democracia, pois o governo está encurralado. Mas o caos se instalaria e a revolta poderia casuar danos irreversíveis. Eu estou tranquilo, porque mesmo se esse golpe se concretizasse nenhum dos golpista teria vida fácil. O retorno seria terrível, por isso duvido da coragem deles. Falar é fácil e gera notícia, assumir o B.O. ninguém quer. Converso com muita gente aqui em SP e poucos querem o impeachment mesmo, só a ala mais radical acredita nisso. E se a Globo tirou o time, sei não. Já era. O mais engraçado é que a Veja trata esse assunto como caso encerrado, para eles a Dilma deveria renúnciar! O Rodrigo Constantino disse que a direita deveria acolher a esquerda que já perdeu essa batalha!!! Hahahaha! Bando de doentes! Vivem em outro planeta.

      • poliana Postado em 08/Aug/2015 às 21:45

        n entendi a do rodrigo constantino. pra ele quem perdeu a batalha? a direita ou a esquerda?

      • Denisbaldo Postado em 08/Aug/2015 às 22:08

        A esquerda perdeu e seus adeptos devem ser acolhidos pela direita. Querendo dar uma "colher de chá" para a gente, nos perdoando. Eles nos deixam ser de direita! Quanta bondade!hahahaha!

      • poliana Postado em 08/Aug/2015 às 22:20

        afffff...q homem idiota. gente como ele e veículos de comunicação como a veja, é q me fazem votar no pt, viu. nojo dessa gente.

      • poliana Postado em 09/Aug/2015 às 17:19

        denisbaldo, vc viu a entrevista de carlos ayres britto ao correio braziliense? http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2015/08/09/internas_polbraeco,493902/estamos-caminhando-para-um-grande-pacto-avalia-ex-presidente-do-sup.shtml

      • poliana Postado em 09/Aug/2015 às 17:24

        q "pacto" seria esse denisbaldo????? e q porre essa gente insistindo no impeachment!!!ele mesmo disse q n há base para impeachment e o jornal insistindo! só quero saber q pacto é esse q ele mencionou e foi tão enigmático........

      • Denisbaldo Postado em 09/Aug/2015 às 18:45

        Olha Poliana, pra mim isso tudo é conversa fiada. Estamos entrando em um período de colocar as emoções em banho maria, acho que esse é o tal pacto...hehehe. Se liga no que o Boechat falou esse final de semana: https://www.youtube.com/watch?v=MdNOfy9E0B4

      • Denisbaldo Postado em 09/Aug/2015 às 18:58

        Talvez esse seja o tal pacto...pacto com o tinhoso! http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/192172/Dono-da-Globo-Dilma-vai-cumprir-mandato-at%C3%A9-2018.htm

      • Denisbaldo Postado em 09/Aug/2015 às 19:09

        Agora é a vez da coxinhada pichar nas calçadas dos estúdios da globo FORA GLOBO PETRALHA!!! Hahahaha!

      • Denisbaldo Postado em 09/Aug/2015 às 19:55

        Mais uma pra conta. O jogo virou! https://www.youtube.com/watch?v=eu6x4KI8Js0

      • poliana Postado em 09/Aug/2015 às 20:03

        bom demais! começo a ficar aliviada!amém senhor!!!! e o constantino ainda fala q a esquerda perdeu! kkkkkkkkkkk...agora aguenta o pereira dizendo aki todo dia q a globo é pro pt, q o boechat é de esquerda...tô com pena da mariana godoy...vão xingá-la demais...

      • Denisbaldo Postado em 09/Aug/2015 às 20:18

        Hahahaha! Acho que depois dessa muitos irão sumir daqui por um bom tempo...

      • poliana Postado em 09/Aug/2015 às 20:42

        já sumiram, vc n percebeu?! n preciso nem citar os nomes..mas tem uns 4 aki q eram bem presentes no site e desde sexta feira q sumiram...rs

      • Denisbaldo Postado em 09/Aug/2015 às 20:43

        lógico que percebi...rsss

  11. soda cáustica Postado em 08/Aug/2015 às 17:05

    A Globo fez tudo pra depor Dilma... Agora que tem a (sua) certeza de que a casa caiu, quer parecer "politicamente correta" !

  12. José Silva Postado em 08/Aug/2015 às 17:50

    A postura da Globo se explica. 1) A crise - em caso de saída da Dilma - poderia provocar mais estragos aos capitalistas e a Globo logicamente é a porta-voz do capitalismo brasileiro. 2) A Globo ficou sem alternativa, portanto. 3) Sem Dilma, a crise irá continuar. O povo ficará revoltado. Neste caso, todos conheceriam o verdadeiro poder das ruas, que ficariam inflamadas.

    • poliana Postado em 08/Aug/2015 às 18:32

      mas disso com certeza a globo já sabia, josé. ela apenas alimentou um clima de ódio generalizado, em q o país estava (e ainda está) a beira de um caos, caminhando para uma guerra civil, e era algo q parecia irreversível. a rede globo percebeu o caminho q estava conduzindo a nação, e acho q finalmente a ficha caiu..massssssssss...vai ter retorno viu. pode ter certeza. o q dilma dará a ela em troca? quero ver como vai acabar essa história...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Aug/2015 às 15:05

      Aí a gente tem que perguntar: leste Marx? Entendeu alguma das milhares de páginas? Tens o subsídio filosófico, econômico, sociológico e político necessário pra compreender a complexidade daquilo? Dominas a teoria hegeliana, pré-requisito básico? Faz idéia do ARCABOUÇO TEÓRICO necessário para simplesmente dizer que "entendeu Marx"? Em assim sendo, quais as qualificações necessárias para vir aqui e dizer que algo considerado "teoria de bosta" é digno de Marx? Isso é o resultado de anos e anos de massacre e completa demonização - midiatica, educacional e social - ao que se diz "esquerda", "socialista", "comunista", "marxista". A demonização foi tanta, foi tamanha, e tão duradoura e intensa, que hoje qualquer um, literalmente QUALQUER UM, se sente a vontade pra dizer que "uma teoria de bosta é digna de Marx", e tipo, "tudo bem...Marx é um bosta mesmo"...rapaziada trata Marx, mesmo sem conhece-lo, como se fosse um lixo inconteste que você pode esculhambar sem medo de passar vergonha, "pois ninguem é maluco de discordar que Marx é um bosta"....tratam o "esculhambar Marx" como terreno seguro, como zona de conforto...vocês tomem vergonha...

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Aug/2015 às 17:12

        E o pior: tem uns infelizes, uns coitados trolls que ficam mendingando atenção - olavetes em ultima analise - , que falam de "marxismo cultural"...num contexto de DEMONIZAÇÃO MARXISTA que década após década fez gerar um povinho analfabeto politico, que se orgulha de tal analfabetismo, que sabidamente nunca leram Marx (mas vão jurar que leram), e que, por conta da demonização generalizada, tem certeza que está pisando em terra firme - e que está abafando, "vejam como sou consciente" - quando grita aos quatro ventos que "Marx é um bosta e sua teoria é uma bosta".....tomem tenência e vão estudar um pouco..

  13. poliana Postado em 08/Aug/2015 às 19:30

    "exibira" é um verbo conjugado no pretérito mais que perfeito. o tempo verbal pretérito mais que perfeito exprime um fato PASSADO, JÁ CONCLUÍDO, mas tomado em relação a outro fato tb passado. qual a sua dúvida? n conseguiu entender? ou confundiu "exibira", com "exibiria" (futuro do pretérito)?

    • Denisbaldo Postado em 08/Aug/2015 às 20:58

      E nem com "exibirá".

  14. Thiago Teixeira Postado em 08/Aug/2015 às 19:54

    Fico com o item 6.

    • Pedrão Postado em 09/Aug/2015 às 15:07

      Idem. O impeachment já está definido e a máfia global está querendo se safar de ser a maior responsável por ele

    • poliana Postado em 09/Aug/2015 às 17:20

      thiago, lê essa entrevista de carlos ayres britto ao correio braziliense...ele diz q n há base para impeachment, mas lê até o final: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2015/08/09/internas_polbraeco,493902/estamos-caminhando-para-um-grande-pacto-avalia-ex-presidente-do-sup.shtml

  15. Guedes Postado em 08/Aug/2015 às 21:11

    Então...Estou tristes pelos Teleguiados e os leitores da Veja,estão perdidos,afinal de contas a emissora que os conduziam mudou de discurso.Vai doer,mais vai passar.Espero que aprendam a lição,

  16. Trajano Postado em 08/Aug/2015 às 21:41

    Só uma observação: mataram o Playboy hoje. Quem é do Rio vai entender. E o regime de violência continua. Mais um pra estatística. É interessante que a tal intervenção militar que os alucinados tanto almejam nunca conseguiu dar conta do narcotráfico. Talvez por isso que os cariocas são tão indiferentes aos apelos SOS FAA. Na prática, militares no poder não resolvem coisa alguma de relevante.

    • poliana Postado em 08/Aug/2015 às 21:58

      o q houve no rio, trajano?

      • John J. Postado em 08/Aug/2015 às 23:26

        Se os chefes do narconatráfico estão no senado, nas câmaras e nas assembléias, como é que a polícia pode acabar com ele. Ontem mesmo, um construutor de aeroportos para traficantes foi beneficiado novamente pela justiça de MG.

    • Denisbaldo Postado em 08/Aug/2015 às 22:13

      Trajano, ótima observação!

      • Trajano Postado em 09/Aug/2015 às 00:41

        Denisbaldo, seu comentário foi EXCELENTE: "A verdade sobre um Estado Militar é que ele custa uma fábula para ser mantido, é economicamente inviável. Nós teríamos que parar totalmente de investir em escolas e hospitais para poder bancar um contingente militar e uma infraestrutura prisional capaz de conter a violência de uma forma eficaz. O problema é que fazendo isso você estrangula qualquer forma de desenvolvimento e a economia encolhe. Quanto mais rígido o sistema mais travada a economia tende a ficar, e a equação torna-se insuficiente."

      • Denisbaldo Postado em 09/Aug/2015 às 20:21

        Obrigado Trajano, os seus comentários também foram perfeitos. A comparação do trabalho do exército nas favelas do Rio com um possível regime militar é um exemplo claro de o quão bom esse regime seria para o Brasil.

    • poliana Postado em 08/Aug/2015 às 22:29

      achei a notícia, trajano. blz.

      • Trajano Postado em 08/Aug/2015 às 22:58

        Poliana, é o tipo de informação que passa batido na mídia nacional. Vou tentar explicar: o Rio possui colossais facções criminosas alimentadas pelos lucros do tráfico de drogas. As principais são: Terceiro Comando Puro (T.C.P), Amigo dos Amigos (A.D.A) e o Comando Vermelho (C.V). É para além de corrupção: é um regime de violência mesmo, crônico, uma patologia da sociedade. Manda quem possui o maior poder de intimidação e brutalidade. A polícia militar não tem como dar conta e, para piorar, a coisa é tão descontrolada que alguns policiais viram milicianos sendo que, conforme dizem as “más línguas”, esses já superaram em número os “soldados” de facções conhecidas. Pra você ter uma ideia, as penitenciárias são divididas de por facção criminosa, por grupos milicianos e por grupos dos sem facção (o “Povo de Israel”) porque o Estado desistiu de assumir o controle da cadeia e faz vista grossa enquanto se instaura a hierarquia do submundo (quem manda internamente nos presídios fluminenses são os altos traficantes), pois assim, pelo menos, o Executivo estadual não precisa se preocupar com possíveis rebeliões, tal como ocorreu durante o governo Garotinho. E este é só um resumo bem enxuto, a coisa é muito mais complexa. Mas acho que deu pra ter uma ideia da gravidade. Agora vem o pulo do gato: pensa em uma cidade nestas condições recebendo no ano que vem as Olimpiadas!!!! Então, hoje o Celso Pinheiro Pimenta foi assassinado, o Playboy, chefe do tráfico no Morro da Pedreira e líder da facção A.D.A. Nada mais do que o bandido mais procurado do estado do Rio de Janeiro (não só da cidade, do estado mesmo), com uma recompensa ao estilo “velho oeste” de R$ 50.000. Se pensar como foi aqui na Copa do Mundo, o modus operandi do Estado é o seguinte: matam um grande bandido para sair na mídia, cria-se um“arrego” (é o mesmo que acordo...) com bandidões do tráfico para uma falsa calmaria durante os grandes eventos internacionais, monta-se uma estratégia para dispersar (não é com diplomacia...) os polos das facções mais vulneráveis, enchendo de bandidos outros municípios do Rio e até em outros estados (locais sem segurança suficiente para conter a violência dos bandidos da capital, transformando a vida das pessoas menos abastadas em um verdadeiro inferno), tudo isso para que, em 2016, a cidade do Rio de Janeiro esteja um “brinco” para os gringos. Claro, a programação volta ao normal depois que a mídia gringa “mete o pé”, só que com traficantes querendo recuperar o tempo perdido, ou seja, encaminhando os “soldados” para assaltar ônibus, lotéricas, e tudo o que for possível roubar rápido e na “pista”. O tráfico não sobrevive só de pó. Foi assim após a Copa e nada me faz duvidar que será assim após as Olimpíadas. É um horror. É brutalidade atrás de brutalidade para uma calmaria de alguns meses para muito mais brutalidade depois. É chocante, Poliana. Por isso que falei que quem é do Rio sabe do que estou falando. O Playboy foi um de muitos, mas este serve para a mídia. Outros, bandidos e inocentes, perdem a vida e não viram notícia. Isso todo dia. Este é o negócio. Esta é uma amostra da intervenção militar de acordo com as ações da PM. E o Rio cada dia mais sujo de sangue no concreto, mas com paisagens lindas, gente bonita. Uma maravilha.

      • poliana Postado em 08/Aug/2015 às 23:04

        nossa, trajano, impressionante viu. realmente, algo bem pesado. muito obrigada pela sua explanação.

      • Denisbaldo Postado em 08/Aug/2015 às 23:39

        A verdade sobre um Estado Militar é que ele custa uma fábula para ser mantido, é economicamente inviável. Nós teríamos que parar totalmente de investir em escolas e hospitais para poder bancar um contingente militar e uma infraestrutura prisional capaz de conter a violência de uma forma eficaz. O problema é que fazendo isso você estrangula qualquer forma de desenvolvimento e a economia encolhe. Quanto mais rígido o sistema mais travada a economia tende a ficar, e a equação torna-se insuficiente. Ou seja, é impossível um país conseguir produzir riquezas suficientes para poder pagar seus custos de segurança em um estado autoritário e ainda cuidar decentemente do seu povo. Os defensores desse regime podem alegar que faltam investimentos no setor, mas na realidade o Estado não é capaz de arcar com estes investimentos sozinho. O que nós vimos na ditadura militar foi um governo que multiplicou a dívida externa em 10 vezes no período de 1968 a 1978, algo em torno de 3 a 4 trilhões de dólares em cifras atuais. Nos dias atuais não haverá ajuda externa. A educação e o saneamento básico para todos é a única saída para a construção de um país melhor, agora eu gostaria de saber qual empresa privada vai investir na educação e na infraestrutura de pessoas pobres que não têm como retribuir. Essa conversa de Estado Mínimo é uma falácia sem tamanho, nenhum país desenvolvido do mundo jamais conquistou desenvolvimento desta maneira. Até no Comércio Internacional, os países menos desenvolvido têm vantagens comerciais frente aos mais desenvolvidos, isso são regras da OMC aceitas por todas as nações do mundo! Mas é muito mais você convencer a classe média burguesa de que um estado mínimo funciona naturalmente do que convencê-la de que é necessário investir em seu povo. A ideia de dar porrada em vagabundo é um produto que sai das prateleiras sem muito esforço,

      • Trajano Postado em 09/Aug/2015 às 00:37

        Pois é, Poliana! E isso tudo acontecendo em um regime democrático, o que é mais desesperador. Aliás, a democracia brasileira ainda está pagando muito, MUITO caro o preço de uma ditadura que custou muito tempo pra acabar. O tráfico de drogas nessas proporções não começou da noite para o dia. Precisou, entre outras coisas, de um Estado bem falido (obrigado, regime militar) para que o narcotráfico internacional aproveitasse a “deixa” e consolidasse grandes franquias no Rio de Janeiro (e não somente aqui, óbvio). E olha que coisa curiosa: há pouco tempo o Playboy concedeu uma entrevista para uma revista. Adivinha qual? Pensa em um caso recente envolvendo o Romário que você vai acertar na mosca o nome dela... Então, ele assinou a sua sentença de morte, que já estava próxima. Quer coisa pior para um traficante do que virar celebridade? O Estado adora isso porque, em momentos estratégicos, consegue passar a imagem de que a polícia é eficiente e amenizar a sua imagem de instituição precária, pra dizer o mínimo. Só que, com o A.D.A desarticulado depois da morte do principal líder, é claro que as outras facções irão querer se aproveitar. A ampliação territorial significa aumento dos pontos de venda e aumento do contingente de “soldados” vassalados. Pode ser de imediato ou se intensificar após as Olimpíadas, só depende do arrego. Se a polícia não dá conta das outras facções, a tensão do submundo que sempre está em constante ebulição corre sério risco de explodir. Quem acha que vai sofrer com isso? O morador da periferia, da comunidade, do subúrbio, enfim, quem é pobre sempre paga o preço quando o Estado faz vista grossa, ou seja, SEMPRE paga. Enquanto isso os coxinhas querem abalar as instituições democráticas em seus delírios de gente mimada-do-condomínio. Não serão eles que sofrerão com a violência em uma democracia fragilizada. Ao menos não de imediato, não diretamente...

      • Trajano Postado em 10/Aug/2015 às 20:55

        Gente, estou chorando sangue aqui. O NARO LEU O QUE ESCREVEMOS INTEGRALMENTE, LINHA POR LINHA. Os esforços nunca são em vão quando a escrita consegue alcançar pessoas como o Naro e Pereira. Obrigado! Gostaria muito que você escrevesse sobre a avaliação de risco ao candidatar o Brasil aos grandes eventos internacionais. Contribua mais. Opiniões diferentes, quando sinceras, são importantíssimas para qualquer nível democrático, do mais básico ao mais complexo. Por favor, articule violência e Olimpíadas. Dê o ar de sua graça, mesmo que não seja agora, acho que alguma coisa muito rica vai sair daí.

      • Trajano Postado em 10/Aug/2015 às 23:13

        Ah, não! Paola Bracho de novo!!! “Gostaria muito que você escrevesse sobre a avaliação de risco ao candidatar o Brasil aos grandes eventos internacionais. Contribua mais. Opiniões diferentes, quando sinceras, são importantíssimas para qualquer nível democrático, do mais básico ao mais complexo. Por favor, articule violência e Olimpíadas. Dê o ar de sua graça, mesmo que não seja agora, acho que alguma coisa muito rica vai sair daí.” Não, sério, em qual parte você viu sarcasmo? Por favor, me mostra, eu não sei onde está. Eu fiquei realmente feliz que você tenha desenvolvido alguma coisa com o que escrevi, uma vez que você sempre faz questão de ser quase monossilábico, em uma demonstração de total desprezo em suas curtas participações. Sim, CHOREI SANGUE!!! O Pereira, por exemplo, quando falei que valia à pena ler uma matéria sobre a polícia, ele disse que se nega a ler qualquer coisa que vá contra a polícia. Agora vê? Pereira é inalcançável porque ele faz questão de não estar aqui. E você, por vezes, aparenta seguir por caminhos semelhantes. Ao menos parece que tá indo pra algum lugar. Quero muito dialogar com você, mas, sim, você ataca e depois se vitimiza. E não se engane: não é sempre que eu concordo com a Poliana e já demonstrei enfaticamente isso em uma das postagens. Mas é impossível deixar de gostar das mensagens dela, sempre sinceras, entregues ao debate, com um nível de generosidade e acolhimento incríveis. O Denisbaldo eu não conheço, ainda que ele demonstre uma sobriedade e maturidade assustadoras. Agora, faça um autoexame, claro, se quiser, e veja se você se permite que alguém tenha uma opinião assim. Não dá. Nem o seu apelido ajuda. De Pereiras o mundo está cheio, mas sei que você não é um deles. E vou pegar no seu pé até que saia alguma coisa relevante. E, sim, sou intolerante ao nível xiita com quem se acha na liberdade de falar por mim ou por quem aparece somente para trollar ou desprezar os discursos. É isso. Então, você poderia articular violência e Olimpíadas? Foi um erro na minha mensagem: falei, falei e outros também, mas ninguém comentou que é indecoroso inserir estes eventos quando existe tanta coisa carente de recursos no país. Reconheço. Quem viu isso foi você. Mas é tão arrogante que escreve algumas linhas, não desenvolve nada e é isso. Sua liberdade e a minha. Pare de reclamar. CONVENÇA.

  17. Plínio Postado em 08/Aug/2015 às 23:19

    Quem é de São Paulo e tem olhos de enxergar e ouvidos de ouvir também entendeu - só trocou a sigla.

  18. John J. Postado em 08/Aug/2015 às 23:22

    A Globo apoiou a ditadura militar que os ""terroristas"" que hoje estão no poder combateram arduamente para hoje possamos ter um governo realmente democratico. SE DILMA for "impichada" os eleitores e militantes dos "terroristas" que estão no poder podem se transformar no mesmo tipo de "terrosristas" para defender a democracia, e os órgãos antidemocraticos serão os primeiros a serem atingidos ppor esses "terroristas" QUE AGIRÃO EM DEFESA DO POVO E DA DEMOCRACIA e a GLOBO deixaria de existir. Realmente, "QUEM TEM CU, TEM MEDO".

  19. MARCIO RAMOS Postado em 08/Aug/2015 às 23:31

    qUANTO QUE A gLOBO RECEBEU? qUEM PAGOU?

    • marcelo Postado em 17/Aug/2015 às 01:23

      quem pagou fomos nós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! o dinheiro da petrobrás, da caixa federal, dos correios, da eletrobrás, do bndes....etc tá indo pra publicidade na globo, pra comprar a emissora. Eles se venderam e o governo usa o nosso dinheiro pra comprar. O dinheiro das estatais nao deveria ser usado em publicidade e sim se abatido em serviços mais baratos ou mais eficientes ou então coisas realmente mais importantes do que se auto elogiar

  20. Ines Postado em 09/Aug/2015 às 01:29

    O Jornal "O Globo" já tinha circulado de manhã com um editorial na mesma linha que o Jornal Nacional apresentou, é a mesma empresa, logo não foram informações privilegiadas, foi só informação obtida por outra fonte do mesmo grupo horas antes.

  21. Sérgio Postado em 09/Aug/2015 às 02:28

    Se há impeachment: Globo: ¨Nós fomos contra.¨ Se não há impeachment: Globo: ¨Nós fomos a favor.¨ Tira o da reta de qualquer maneira. Também conhecido como ¨morde e sopra¨.

  22. Marcio Postado em 09/Aug/2015 às 03:12

    Ainda é cedo para cantar vitória, mas acredito em um acordo. Não dá para ganhar essa guerra contra o Congresso sozinho. O Governo então decidiu se aliar à poderosa Rede Globo... e fez bem! Não assistia o JN há algum tempo e qual não foi minha surpresa ao ver uma propaganda do "Mais Médico" em pleno horário nobre. Acredito que, enfim, a crista da presidenta tenha abaixado um pouco e sua extrema teimosia tenha arrefecido. Dilma não tem nada de estadista, muito menos de política. É uma figura técnica, simplesmente. Somente a Globo pode reverter a pior avaliação de um presidente da República jamais visto desde os primeiros indicadores estatísticos. A governabilidade e a estabilidade política e econômica do país estavam seriamente ameaçada por uma presidente que não sabe dialogar e conversar nem mesmo com os movimentos sociais e com as entidades sindicais que foram o pilar de sua reeleição. UFRJ e INSS permanecem em greve. Espero que 2018 chegue logo com Lula e, Dilma... valeu por tudo, mas... nunca mais!

  23. L. Souza Postado em 09/Aug/2015 às 08:50

    Faltou a bomba do Instituto Lula. Que dessa vez, por acaso, ou não, foi pequena. Mas, e na Globo, como seria? Isso, todos sabem, e os EUA também, é terrorismo.

    • Denisbaldo Postado em 09/Aug/2015 às 20:25

      Bem observado. Imagina uma bomba na Rede Globo!

      • Pereira Postado em 11/Aug/2015 às 14:23

        Faltou o PT apoiar a lei antiterrorismo. O problema que os pelegos do MST entraram na categoria de terroristas.

  24. Mary Postado em 09/Aug/2015 às 16:31

    Viva a internet e smartphone + ou - baratos, precisamos de mais internet barata ou até grátis em qualquer lugar do Brasil, foram as redes sociais que modificou este quadro.

  25. Mirna Rosa Postado em 09/Aug/2015 às 21:36

    Nada que vem da Globo é confiável,tem coisa muito séria e com certeza pior,tem que ficar com um pé atras.

  26. Minos Adão Filho Postado em 10/Aug/2015 às 03:40

    A Globo deve obediência. A ordem veio lá do norte, a CIA. e a NSA informou ao governo de Washington a crise política no Brasil planejada por eles não está dando certo, a Globo errou na condução desse processo, ou seja, não cumpriu a missão desejada, a crise política instalada no Brasil pela Globo vai levar o país a uma guerra civil desnecessária, levando a 7ª economia do mundo a desgraça sem sentido, as empresas norte-americanas instaladas no Brasil vão ter um prejuízo astronômico, inviabilizando suas remessas de lucros para suas matrizes, como todos nós sabemos o capitalismo não tem pátria, e muito mesmo rasgam dinheiro, o recado já foi dados aos Marinhos, " O governo Dilma é legítimo, qualquer ruptura ou golpe não terá o reconhecimento de Washington " Dilma continua, e os Marinhos faça a correção das bostas que fez. Washington alerta para um paiol de pólvora avista.

  27. felipe Postado em 10/Aug/2015 às 09:33

    Eu nunca ví a globo dizer que apoiava impeachment, e mais uma vez digo aos que reclamam da mídia que parem um dia e tirem vcs a prova, não forme opinião com base no que os outros dizem é obvio que a imprensa não é imparcial no Brasil assim como nenhum outro meio é, aqui mesmo tb não é. A globo critica muito e bajula quando lhe é conveniente, simples assim.

  28. André Postado em 10/Aug/2015 às 09:37

    Pelo visto o acordo foi feito. Deve ser questão de dias para o projeto do pré-sal do Serra ser aprovado, e de lambuja algo parecido vai acontecer com o programa nuclear brasileiro. Pelo menos acaba essa queda de braço, que já começou perdida. Como um país sem força militar vai defender petróleo e tecnologia nuclear? Podemos até nos defender dos "hermanos", mas contra o Tio Sam não temos chances.

  29. Thiago Teixeira Postado em 10/Aug/2015 às 10:06

    Ontem o Jornal da Band fez aquele clichê barato e golpista de fazer joguinho de imagens e sequências tendenciosa de reporcagens. Começaram a falar da inauguração de um trecho de ciclovias em baixo do minhocão na capital paulista, mostraram meia dúzia de bicicleta contrastando com a imensidão de veículos "Tipo, olha, uma obra de 7 milhões para beneficiar meia dúzia de ciclista enquanto o trânsito está um caos". Mostraram obviamente o prefeito Haddad sempre se justificando da importância da obra (haja paciência, eu teria mandado todos a pqp a muito tempo), acaba a reporcagem e volta ao âncora, sempre e todo sempre, com a cara fechada, sério, pois essa é a expressão clichê para governos do PT. Na reportagem seguinte a cidade de Porto Alegre, o exemplo, a prefeitura fazendo faixa preferencial para PEDESTRE, isso mesmo. Entrevistaram alguns cidadãos de bem, mostraram a importância da obra, e quando acaba a reporcagem, volta o âncora sorrindo, típico governo FHC, além dos ancoras, os jornalistas sempre estavam sorrindo em volta do camarada. Porque? O prefeito José Fortunati, agora amiguinho da Rádio Bandeirantes de POA, está se licenciando do PDT.

  30. Juniperos Postado em 10/Aug/2015 às 12:18

    Através de evento desses podemos ver como um povo é facilmente manipulável. Muitas pessoas compram uma opinião como um pacote de ideias pre digeridas a fim de compor um “visão politica” confiável. Muitos brasileiros veem as emissoras de tv como órgãos filantrópicos e sempre prontos para restar algum favor ao povo, e esquecem que na verdade é uma empresa. Estamos em tempos de crise. Como andam as vendas do “produto Globo”? Uma emissora que usa lentes distorcidas para ver seu próprio país está cada vez longe da realidade, e no desespero criam estereótipos de cidadão os quais são exibidos em seus programas para dizem que eles estão conectados com o que anda acontecendo no Brasil. Uma emissora de Tv se envolver tanto em politica é um perigo. Lembrando que ela está sendo investigada até pelo FBI (problemas coma FIFA, quem lembra?), e também já mostrou que é puramente oportunista com os lados que escolhe... que digam os tempos da ditadura.

  31. Léo Bold Postado em 10/Aug/2015 às 13:11

    A globo está errada, sempre! E a TV Lulla? O que noticiou? Alguém viu?

  32. Thiago Teixeira Postado em 10/Aug/2015 às 13:39

    TV Lulla????!!!???? E precisa disso? 99,999999% da mídia é ANTI-LULA, pra que você está preocupado com uma audiência de 0,0000001%???

  33. Pereira Postado em 10/Aug/2015 às 16:19

    A Globo, sempre passando a mão na cabecinha da esquerda ! Vide novelas, onde todas as bandeiras esquerdistas desfilam. Principalmente a vitimização de minorias com contextos políticos. A globo é a vergonha do Brasil.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Aug/2015 às 17:18

      Pereirinha tá todo faceiro, tendo orgasmos múltiplos sem parar desde sexta-feira..."olhem só, eu avisei, minha teoria está confirmada...a midia é esquerdista...olavo tinha razão"....

      • Pereira Postado em 10/Aug/2015 às 17:28

        Nós que não somos idiotas úteis, soubemos bem do que a Globo e a grande mídia é capaz. Eles vão onde quem dá mais benefícios. Como a esquerda está no governo desde que a nova república nasceu, é quem dá mais privilégios no momento. A sorte que ainda temos mídias independentes como a VEJA e principalmente a internet.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Aug/2015 às 17:45

        Tá serto, Pereira...veja é midia independente, e quando acabou a ditadura quem assumiu foi a esquerda e ela está aí até hoje, passando por FHC....ta sertinho...depois de meses de golpismo global explicito, centenas de dias dando porrada em cima de porrada, vem um editorialzinho de merda pra se desvincular do lodo golpista que ela mesma difundiu, aí tu fica feliz e nós que somos idiotas uteis...eu nem sei porque eu ainda dou cabimento...

      • Pereira Postado em 11/Aug/2015 às 10:27

        O Brasil com uma crise institucional beirando o caos, e a Globo noticia 2% de recuo da produção industrial todos os dias no JN e JG. Quem não sabe que o destino da economia brasileira seria a recessão ? Noticie o que o povão não sabe ainda. Peça a investigação da presidente e de Lula.

  34. Pereira Postado em 10/Aug/2015 às 16:20

    A globo vive de verbas estatais oriundas do governo federal para publicidade mentirosa e para aliviar a barra do governo corrupto.

  35. Rodrigo Postado em 10/Aug/2015 às 16:50

    (Outro Rodrigo) Sei não... Ponham as barbas de molho, porque aí vem...

    • poliana Postado em 10/Aug/2015 às 17:40

      com certeza, (outro) rodrigo, n consigo tirar isso da kbça!!!!

      • Pereira Postado em 10/Aug/2015 às 17:44

        Não da mais para a Globo segurar o lado a que serve. Eles seguraram o quanto puderam. Noticiam só a ponta visível do problema e o que o povão já sabe. A crise institucional brasileira é mais que crítica e já caminha para o insustentável, e a Globo escondendo para beneficiar o governo esquerdista.

      • poliana Postado em 10/Aug/2015 às 18:07

        e agora, diante dessa situação, vc acha q dilma será derrubada, pereira?

      • Pereira Postado em 11/Aug/2015 às 10:24

        Se depender da Globo não. O preferível era a renúncia, pede para sair, pede o boné, popularidade menor que a de Collor. Com 7 % de aprovação ? vai cuidar dos netos, vai passear em Cuba ou em Bali. Descansa.

      • poliana Postado em 11/Aug/2015 às 13:45

        ah tá..renúncia só pq vc quer né?! pq tá com baixa popularidade. sei..pelo ponto de vista LEGAL, n há motivos para impeachment...vamos acompanhar e ver o desfecho dessa história.

  36. Tomás Gomes Postado em 10/Aug/2015 às 20:58

    Globo faz a sua parte muito bem feita .... Se não, "quedel " $$$$$$ das propagandas do governo.

  37. Adelia Guedes Postado em 11/Aug/2015 às 21:05

    Concordo com tudo, mas uma coisa que também vejo muito forte são as chamadas campanhas nas redes sociais contra a Rede Globo, onde uma delas pedia que todos aquele que estivessem indignados com a postura antipetista da Globo não assistissem os jornais dessa emissora, enfatizando que a notícia teria que ser dada com imparcialidade e não com predileção a este ou aquele partido. Muitas pessoas, inclusive eu, já aderiram a esta campanha.

  38. Marcelo Postado em 17/Aug/2015 às 01:18

    globo foi, é e será sempre chapa branca. Sempre defensora de quem tiver no poder. sempre defensora de quem tem a chave do cofre. por isto ela é petista nos últimos 13 anos. Como mudar isto? simples. Tem que ser PROIBIDA a publicidade estatal. que é o jeito do governo comprar a mídia. Com bilhões e bilhões e trilhões em anúncios de petrobrás, governo federal, caixa, eletrobras, correios, etc, etc. Isso devia cessar, devia ser terminantemente PROIBIDO. Não há necessidade do governo fazer anúncios pra se autoelogiar. pra anunciar o que se tem monopólio das coisas, se não tem concorrência? Também tem que ser proibido empresa com contratos com o governo (tipo empreiteiras) de fazerem doação pra campanhas. Estas das medidas iriam cortar e muito a corrupção vigente e poder corrosivo do governo central.

  39. Adelia Guedes Postado em 22/Aug/2015 às 16:41

    Concordo com tudo, mas uma coisa que também vejo muito forte são as chamadas campanhas nas redes sociais contra a Rede Globo, onde uma delas pedia que todos aqueles que estivessem indignados com a postura antipetista da Globo não assistissem a nenhum jornal dessa emissora, enfatizando que a notícia teria que ser dada com imparcialidade e não com predileção a este ou aquele partido. Muitas pessoas, inclusive eu, já aderiram a esta campanha.

  40. Jorge Bengala Postado em 03/Sep/2015 às 23:51

    Só me vem a cabeça que alguém esta "mamando" o nosso dinheiro

  41. luciano Postado em 05/Dec/2015 às 23:35

    ja nem sei quanto tempo faz que não assisto o JN, ai resolvi assistir o Jornal da Globo dia desses, e o Insandenberg creditou a alta da bolsa ao anuncio do impeachment de Dilma, agora então aposentei o canal de vez, no máximo darei uma espiada em alguns documentários da globonews

  42. leda Postado em 06/Dec/2015 às 15:24

    Simplesmente, caiu a ficha dos Marinhos, que A Dilma não tem nada que possa incrimina-la. Não conseguirão o seu tão sonhado Impeachment.

  43. Ana Luisa Kaminski Postado em 14/Dec/2015 às 15:25

    Na minha humilde opinião, concordo com um leitor que comentou sobre a imposição do "senhor mercado" de evitar uma grande crise econômica que seria ruim para todos, principalmente empresários e indústrias, os donos dos capitais que precisam dos consumidores... Mas, penso que há um importante e forte motivo além desse: o temor da família Marinho de perder o que ainda lhe resta de poder e credibilidade, como donos de uma grande mídia, caso os fundamentalistas religiosos donos de outras mídias poderosas e interesseiras, exploradoras do povão, derrubem Dilma e consigam ter ainda mais poder. Ou seja, acredito que tenham medo dos rivais midiáticos ferozes que enriquecem também ilicitamente com práticas pouco dignas, ainda "premiados" com a isenção de impostos... Caso estas mídias pertencentes a algumas "igrejas" adquiram mais poder político, a coisa pode piorar para o lado da rede Globo...

  44. Eduardo de Paula Barreto Postado em 07/Jan/2016 às 11:43

    . MATERIALISTAS . As pessoas materialistas São as mais descontentes Porque as suas conquistas Nunca são suficientes Elas sonham com algo E ao atingirem o alvo O consideram sem valia E condicionam a felicidade À conquista da realidade Que só existe na fantasia. . Fazem da ganância Um poço sem fundo Onde com abundância Acumulam os frutos Dos sonhos que tiveram Mas que não souberam Saborear com prazer E assim fazem da vida Um jardim com margaridas Desprezadas antes de florescer. . A constante insatisfação Vem do vazio profundo Que enche o coração De quem busca no mundo A admiração para tentar suprir O autodesamor que faz surgir A necessidade de parecer superior Aos olhos dos demais indivíduos Oferecendo falsos sorrisos Que escondem a miséria interior. . Eduardo de Paula Barreto 07/01/2016 .

  45. Hermias Veloso Postado em 21/Mar/2016 às 23:24

    Achei um bom comentário, a GLOBO E ESSA ELITE BURRA, PSDB, CUNHA (NÃO ESSE NÃO PENSA, É SÓ UM BONECO) Moro é também um robô, ou acorda ou vamos ter no país uma guerra cívil, é melhor sentarmos á mesa, pois ninguém sairá lucrando, poderá ser uma carnificina sem precedentes, todos devemos evitar!!

  46. Ernani Frota Postado em 12/Apr/2016 às 22:36

    A Globo acredita já ter conseguido o seu intento, agora tira o corpo fora para não ser cobrada posteriormente por estragos causados ao povo brasileiro!

  47. Marco Sousa Postado em 30/Apr/2016 às 02:37

    Não vejo nenhum (enigma) nisso, tudo é muito simples: Isso é uma (SENHA) para a continuação do golpe (firmeza na condução ou entra entrarem com nova tática, previamente, acordada).

  48. hb cwb Postado em 30/Apr/2016 às 16:21

    De qualquer maneira temos que parar de assistir a globo e consumir os lixos do grupo globo! Pela internet, TV aberta ou TV a cabo! http://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar #‎OGolpeSeráDerrotado‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬ #GloboGolpista A lista está crescendo; #NãoCompreNatura ‪ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬ #‎NãoCompreNoHabib‬'s #NãoCompreGloboSadia #NãoCompreGloboHavaianas #NãoCompreGloboCrefisa

  49. Arnaldo Costa Postado em 01/May/2016 às 12:54

    Agora que conseguiu concretizar o golpe, Globo tenta forçar um clima de paz, inclusive com o PT e aliados, e "governabilidade" para viabilizar o governo do picareta Temer. A pauta do noticiário mudou, os repórteres passaram a rir, assuntos mais amenos começam a predominar. Na verdade, a Globo age como uma grande hipócrita dissimulada. São muito nocivos à nossa sociedade.