Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eduardo Campos 14/Aug/2015 às 11:31
41
Comentários

O que diria Eduardo Campos sobre a “carta espírita” de Aécio Neves?

A “carta espírita” de Aécio Neves publicada na Folha esta semana não é ruim apenas pela pieguice. O mais grave da publicação é o uso político que o ex-presidenciável tucano faz de um morto que não tem como se defender

eduardo campos aécio neves

Kiko Nogueira, DCM

A carta de Aécio Neves a Eduardo Campos publicada na Folha não é ruim apenas pela pieguice — isso é, na verdade, o de menos.

O que fica patente, ali, é o uso político que Aécio faz de um morto que não tem como se defender, apelando para circunstâncias que jamais serão realmente comprovadas, já que algumas das “memórias” se referem a encontros solitários entre os dois homens.

Ali pelo meio o tucano relata o seguinte: “Estava me lembrando da nossa conversa no apartamento de sua mãe, dona Ana, no fim de 2013, quando, após uma apetitosa carne de sol, falamos da necessidade da correção de rumos na economia. Lembro-me que chegamos à conclusão de que deveríamos concorrer à Presidência em trincheiras próprias, para fortalecer as oposições, e de que nos encontraríamos mais adiante, para somarmos forças em um novo projeto de Brasil, caso um de nós dois viesse a ser vitorioso.”

Se de fato aconteceu desta maneira — ainda bem que Aécio não é historiador — é razoável imaginar que, hoje, Campos estivesse surpreso com o projeto do amigo. Dado o grau de intimidade alardeado por Aécio, talvez ele dissesse: seja menos moleque.

Aécio não apenas não foi vitorioso no pleito presidencial como, desde a primeira hora, age para desestabilizar a democracia.

Flerta com movimentos golpistas, alimenta paranoicos anticomunistas, virou irmão de Ronaldo Caiado, alia-se a indigentes mentais como os revoltados on line, Lobão et caterva. Foi à Venezuela com seis senadores, numa das “missões diplomáticas” mais estapafúrdias de todos os tempos, buscando eco na imbecilidade antibolivariana.

O que Eduardo Campos acharia da última aventura do companheiro? Para evitar Temer ou Cunha numa suposta queda de Dilma, o que propõem ele, Carlos Sampaio e Cássio Cunha Lima ao pessoal que está programando as manifestações de 16 agosto? Novas eleições.

Somente “um governo eleito pelo voto popular terá legitimidade para unificar o país e conduzir uma solução para a grave crise política, econômica e ética em que ele se encontra”, afirmou Cunha Lima numa coletiva.

O que fazer com a Constituição? Dane-se a Constituição. “Nós não vamos construir uma solução para o país apenas nos muros do Congresso ou no universo da política”, continuou Cunha Lima. “Não será com acordos e conchavos que encontraremos a saída para a gravidade da crise do país. Só mesmo trazendo a sociedade para construir a solução é que teremos legitimidade necessária”.

O senador Cunha Lima, cuja ficha corrida inclui a cassação do mandato de governador da Paraíba, declarou que Dilma prestaria um grande serviço ao país se renunciasse. A ação do PSDB no TSE é contra a chapa Dilma e Michel Temer.

O Eduardo Campos que Aécio descreveu, preocupado com os rumos da nação, cobraria uma posição sobre a bomba no Instituto Lula?

O projeto de Aécio é uma aposta no caos e numa solução imediatista e oportunista. Na crença bovina de que basta eliminar o PT para o Brasil virar a Finlândia — ou Belo Horizonte. Na adaptação das leis à sua vontade e à de seus apaniguados.

“Nesses dias de incertezas, Eduardo, sinto falta das nossas conversas francas, verdadeiras, em que falávamos do futuro com responsabilidade”, escreve Aécio.

O Eduardo real, fosse qual fosse, e o imaginado por Aécio Neves não mereciam esse tipo de homenagem às avessas.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Fernando GM Postado em 14/Aug/2015 às 11:42

    A matéria é ótima, mas questionar as alianças de Aécio com Caiado??? Qual a diferença de Caiado, Collor, Sarney, Calheiros??? São todos do mesmo caldeirão e nem PT e nem PSDB tem moral de falar em alianças!

  2. jorge mendes Postado em 14/Aug/2015 às 12:44

    Espírita? mas ele não é da maçonaria ?

    • Murilo Postado em 14/Aug/2015 às 13:05

      Jorge Mendes, acredito que ele não é maçom. Mas a maçonaria aceita pessoas de várias religiões.

      • Marlon Bravo Postado em 15/Aug/2015 às 11:45

        Pra ser Maçon tem que ser uma pessoa séria. Assim dizem...

    • Maria de Lourdes Cardoso Postado em 15/Aug/2015 às 20:21

      Eu sabia que para ser maçon tem que ter ficha limpa. Quem o indicou? jorge mendes, o Aécio está mais para espírito do abminável homem brasileiro, àquele que aparece e desaparece e ninguém põe a mão.

  3. Pedro Accioli Postado em 14/Aug/2015 às 13:20

    Esse Aécio está cheirando tanto cocaína ultimamente que perdeu a noção de si!

    • Paulo Rozendo Ferreira Postado em 14/Aug/2015 às 21:04

      Manda ele trocar de fornecedor

  4. poliana Postado em 14/Aug/2015 às 13:27

    ô homem falso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! falsidade é pouco pra definir aécio neves!!!! psicopata, louco, mimado, playboy, birrentinho, nojento, derrotado....faltam adjetivos pra definir esse indivíduo!

    • felipe Postado em 14/Aug/2015 às 15:24

      kkkkkkk boa Gilberto

    • poliana Postado em 14/Aug/2015 às 16:49

      quer falar das promessas políticas de aécio? vamos começar por minas gerais? me referi ao indivíduo, não ao político.

    • poliana Postado em 14/Aug/2015 às 18:55

      quem está desvirtuando é vc. eu me referi ao indivíduo, à pessoa, e não à figura política. e nem me faça falar da vida pessoal desse senhor. por falar em vida pessoal, vc viu o q fernando henrique cardoso falou sobre a pessoa de dilma roussef??? pois...foi ao indivíduo q me referi. quem desvirtuou algo aki foi vc!

    • Neide Poinho Sainz de Vic Postado em 14/Aug/2015 às 23:15

      Concordo plenamente, Poliana!

    • Maria de Lourdes Cardoso Postado em 15/Aug/2015 às 20:42

      Gilberto, eu não saí de casa para votar, porque faço valer a minha idade 72 anos. Reveja as promessas de campanha dos dois: se a Dilma dizia que iria construir uma ponte o Aécio dizia eu também vou fazer mais, vou contruir um rio e depois uma ponte. Veja que ele frisou várias vezes que daria continuidade a bolsa família, ao ensino gratuito superior. Hoje ainda escutei que a energia está cara para nós, mas os ricos estão deitando e rolando: este é o melhor país para se viver e os edifícios com vidros de partamentos lacrados e climatizados inverno e verão sem desligar nunca. A temperatura permanecerá sempre a mesma, a conta não importa. Toda esta balburdia, depois que a Dilma venceu as eleições, não falta quem diga e são especialista que prejudicou o Brasil de maneira geral. Não analise o Brasil como sendo uma ilha, mas fazendo parte de uma crise que existe praticamente no mundo inteiro. Só em Nova Iorque tem 90 mil pessoas dormindo na rua, porque o Prefeito é o culpado, ou seja o Obama não manda dinheiro para ele. Existe um rato para cada pessoa que está dentro de qualquer restaurante comendo, ou seja o almoço é dividido com os ratos, que será servido no dia seguinte. Não tratamento de saúde grátis e nem pago, porque as pessoas não tem condições mesmo as que ganham bem. Quem tem parente aqui está vindo se tratar aqui, particular. Uma internação por gripe custa para 80 mil reais.

  5. Trajano Postado em 14/Aug/2015 às 13:30

    Aécio: I see dead people.

    • poliana Postado em 14/Aug/2015 às 16:50

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...mitou trajano! kkkkkkkkkkkkkk

  6. Bianca Alves Postado em 14/Aug/2015 às 13:41

    Capaz que o próprio Aópio derrubou aquele helicóptero, já que ele que acabou tendo vantagem na morte do Campos.

    • Samael Postado em 14/Aug/2015 às 14:18

      Tá confundindo com o Collor que derrubou o helicóptero do Ulisses Guimarães

    • Tatiana Postado em 15/Aug/2015 às 10:47

      93% ? queria saber de onde as pessoas tiram esses dados e os usam como se fosse verdade absoluta

  7. Deisi Postado em 14/Aug/2015 às 13:57

    O Aécio não está normal não é possível, mas a folha publicar é pior, jornalismo manda abraço pro jornaleco. Oportunismo impera no cheirador, mas a folha não fica atrás.

    • Leonardo Ribeiro Postado em 14/Aug/2015 às 19:39

      Concordo plenamente contigo Deisi. O nosso senador está com um parafuso a menos, mas ele é só um indivíduo... agora UM JORNAL publicar as sandices dele é o fim da picada!

  8. dias Postado em 14/Aug/2015 às 14:16

    Imaginem este sujeito DESGOVERNANDO MG por mais de uma década???? O estrago foi grande.

    • Trajano Postado em 15/Aug/2015 às 10:01

      mari@, sempre sutil como um elefante.

    • enganado Postado em 15/Aug/2015 às 19:06

      Vc gosta da bosta atual! Pois é gosto não se discute!

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 14/Aug/2015 às 14:21

    Desconhecia. Fui ler a carta e quase não termino. Que coisa mais falsa, apelativa, sentimentalóide, brega, fake...realmente inqualificável. Aecim segue fora de si...ele não tem familia não? Esposa, filhos, alguem pra botar as mãos nos ombros dele, olhar nos olhos e mandar a real..."pára...preserva o pouco de dignidade que ainda lhe restou...você perdeu...se recolhe um pouco"....ficamos no aguardo do próximo vexame...

  10. Denisbaldo Postado em 14/Aug/2015 às 14:27

    Se ele continuar nesse pique vai acabar fazendo besteira de verdade, não duvido cometer suicídio para se transformar em mártir do impeachment. O cara tá muito doidão!

    • Deisi Postado em 14/Aug/2015 às 14:50

      Doido muito doido, se cometer suicídio, é culpa do PT, mas essa da carta espirita foi demais. KKKKKK!

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 14/Aug/2015 às 14:54

    verdade....saindo do psdb, ele não teria mais a atual blindagem de adamantium que possui...seria uma puta burrice..

  12. Daniel Santana Postado em 14/Aug/2015 às 15:23

    "O governador teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob a acusação de ter distribuído 35 mil cheques a cidadãos carentes durante a campanha eleitoral de 2006." Trecho do G1 de 2008 sobre a cassação do psdbista Cássio Cunha Lima do governo da Paraíba Não sou petista (antes que venham falar abobrinha) e vou andar na linha tênue entre o bom senso e o risco de uma falácia ad hominem, mas para se analisar críticas políticas de uma pessoa, é necessário avaliar se não há interesses obscuros por trás das "belas palavras de cidadão consciente" do atual senador. Tendo dito isso, eu duvido completamente do senso de compromisso de um político que compra votos e ainda tem a audácia de voltar para a política, logo, ele dizer que a Dilma deveria renunciar a presidência, tem efeito colateral para a sua causa.

  13. celeste Postado em 14/Aug/2015 às 15:47

    Nossa! Achei q fosse piada (uma piada sem graça, diga-se de passagem). Doido o sr Aécio não é, disso eu tenho certeza; drogado? Bem, dizem q ele faz uso das drogas, digamos q seja verdade, mas será q ele ia ficar drogado todos os dias? Nunca vir sair tanta asneira da boca de uma pessoa só ( se bem q ele não esta sozinho na empreitada de " salvador da patria"). Acho q falta ao dignissimo sr Aécio um pouco de bom senso, aliás no caso dele uma tonelada de bom senso ainda não seria o suficiente.

  14. Wanderson Postado em 14/Aug/2015 às 17:23

    Que bunito. Qual vai ser a próxima carta da manga do Aécinho?Montar em um cavalo branco vestido de Napoleão?

  15. Deisi Postado em 14/Aug/2015 às 19:01

    Desde do fim da ditadura e a conquista da democracia, nunca se viu alguém não conseguir aceitar a derrota como o cheirador. Lula perdeu três vezes, Serra perdeu duas, Alckmin perdeu uma, só o Aécio e os reaças geração revoltados e ninja fascista, não se conformam. Batem panelas, vão pra marcha dominical pedir impeachment, intervenção militar, que presidente eleita renuncie. Agora carta psicografada do Dudu para ele, já e demais. A que ponto chega um homem, a que nível chega à imprensa.

  16. Duarte Postado em 14/Aug/2015 às 21:55

    Como ficam os eleitores do Aecio? eu teria vergonha de ter jogado meu voto fora em um candidato assim.

  17. Luiz Costa Postado em 14/Aug/2015 às 22:24

    Aécio é o revés do Menino Maluquinho do Ziraldo. Tenho medo dele. A insanidade parece ser o mote das suas ações.

  18. ARNILDO HASPER Postado em 15/Aug/2015 às 03:57

    Por favor alguém pública uma carta psicografada para este louco! Talvez, assim se acalma, se dê como realizado!

  19. ARNILDO HASPER Postado em 15/Aug/2015 às 04:00

    Por favor alguém publique uma carta reposta, talvez o louco se acalme um pouco. Ou vai dormir!

  20. Trajano Postado em 15/Aug/2015 às 10:04

    Se parar para pensar, o Aécio atual está no mesmo nível exótico do Levy Fidelix e daqueles malucos do PSTU. Se ele sair do PSDB, coitado... Ou ele vai para o PMDB ou para o PSB (que é o PMDB 2.0), do contrário, será o fim de sua vida política em cargos de prestígio.

  21. Mauricio de Souza Matos Postado em 15/Aug/2015 às 12:13

    Ele deve ter cheirado a noite toda para depois escrever aquela perola. Esse individuo com o "preparo" que tem ainda quer ser Presidente do Brasil.

  22. soda cáustica Postado em 15/Aug/2015 às 12:39

    Ma-lu-co !

  23. enganado Postado em 15/Aug/2015 às 18:57

    mariaX, o PC Farias mandou um recado por Neto de Santo=ACMNeto que precisa contar contar pra vc que só pedia 15% e não o usual 5%, daí suicidaram-no. "O Caso Valente", aquele que era genro do ACM que o carro bateu no poste, logo morreu! Que horror né! Que azar! Lembra-se do caso o "O Bom Burguês", aquele que tinha uma conta na Suíça de 1 milhão de dólares e quando regataram o dinheiro só chegou 150.000 dólares! Pelo vc diz, os votos do Eduardo Campos foram para a Presidenta DILMA. Puxa! será que foram mesmo? Última coisa, o Silvio Santos está precisando de uma palhaça para substituir o Bozo, e já está procurando seu endereço. Aguarde!

  24. enganado Postado em 15/Aug/2015 às 21:45

    O Fernandinho Beira Mar não perdoa traições, pois o pessoal da facção PSDB/DEM agora com a lei de doações do gângster CÚnha não permite deserções. Caiado que se cuide com o Carlinhos Cachoeira! Vai pra vala!

  25. enganado Postado em 15/Aug/2015 às 23:34

    Sinceramente a Direita perdeu o rumo, até carta psicografada aparece na jogada. Qual é o Centro Espírita sério que teria médiuns sérios que fariam uma carta destas? NUNHUM! Em tempo algum! Bom qdo não é a revista "O esgoto", é o jornal "O gRoubo", qdo não é o "estadão" é "falha de São Paulo" . Porra será que não se cansam? A grana que recebem dos Anglo-Semitas deve ser muito boa, pois a tv gRoubo virou embaixada de iSSraHell, tem judeu GANHANDO pra ficar até atrás da privada. Era só o que faltava, Carta Psicografada! Brinquem bastante com a moçada do outro lado da vida, depois não chorem qdo alguém de seus entes queridos se fu**rem! Ali NINGUÉM erra o alvo, é só na mosca! Cuidado porque com certeza a flechada vem e vai ser carCUNDA! Aguardem.