Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 28/Aug/2015 às 17:36
27
Comentários

Mujica critica brasileiros que pedem volta da ditadura: “são loucos... loucos!”

Em discurso pela coletividade, Mujica afirma que o Brasil mudou muito positivamente, mas que a população, em geral, não reconhece os ganhos sociais e atribui o progresso ao esforço individual. O ex-presidente uruguaio também comentou as manifestações de rua no Brasil – mais especificamente a respeito dos grupos que pedem a volta dos militares ao poder

mujica ditadura militar brasil
Mujica na Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) (Imagem: Jornal do Brasil)

Em um discurso pela política e pela coletividade, o ex-presidente uruguaio Jose “Pepe” Mujica disse, após receber homenagem da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur), que o Brasil mudou muito positivamente, mas que a população, em geral, não reconhece os ganhos sociais e atribui o progresso exclusivamente ao esforço individual.

“Muita gente que melhorou não se dá conta de que a melhora é resultado de medidas que foram tomadas ao longo dos anos. Muita gente crê que melhorou apenas pelo seu esforço individual e não vê que lhe deram a oportunidade. Isso se passa não apenas no Brasil, mas em todos os lugares, em outras sociedades modernas”, apontou Mujica, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio.

O ex-presidente se recusou a fazer críticas à presidente Dilma Rousseff e disse que é preciso ter habilidade diplomática e carinho com o povo brasileiro. Ao ser informado sobre a ocorrência de manifestações de rua que pedem a volta dos militares no poder, Mujica foi enfático: “As pessoas que clamam por isso são loucas! Loucas! Qualquer democracia, por pior que seja, é melhor que uma ditadura”, disse ele, que passou 14 anos encarcerado no período ditatorial do Uruguai.

Mujica, que abriu mão de 90% de seu salário enquanto esteve no comando de seu país, argumentou que não prega voto de pobreza, mas alertou para o fato de que a ganância de homens públicos pelo dinheiro está matando a confiança na política. O uruguaio foi aplaudido de pé quando defendeu que os políticos devem viver como a maioria da população.

“Eles têm que viver como a maioria, e não como a minoria privilegiada. Se o político se acostuma a comer na mesa e a ir à casa dos muito ricos, ele pensará que é muito rico também. Se ele faz isso, ele afeta a confiança, e o homem precisa confiar em algo. Aquele que só gosta de dinheiro não deve ter lugar dentro da política.”, concluiu o senador uruguaio.

Em seu discurso, que durou trinta minutos, o ex-presidente disse que não vive sem utopia, que “só a multidão pode mudar a realidade”, que “não há homens imprescindíveis, há causas imprescindíveis” e criticou os imperativos do capitalismo.

“Quem disse que para ser feliz é preciso comprar um telefone novo a cada quatro meses? Por que trocar o carro a cada dois anos? Pagar cotas e cotas e cotas para o resto da vida? Isso é felicidade? O que está em jogo é a felicidade humana, e ela está em poucas coisas: na juventude, no amor. Entre ser desenvolvido e ser feliz, mais vale não ser desenvolvido”.

VEJA TAMBÉM: Milhares lotam anfiteatro da Uerj para ver e ouvir Pepe Mujica

Jornal do Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Michele Postado em 28/Aug/2015 às 18:32

    Fantástico esse homem! Como eu gostaria que tivessem políticos como esse no Brasil.

    • wander luiz Postado em 28/Aug/2015 às 19:28

      Michele acontece q se ele fosse presidente do Brasil já teria caído a muito tempo! A elite brasileira não aceita pobre no poder!

    • zeni rodrigues Postado em 28/Aug/2015 às 19:52

      Verdade Michele, mas para nós é um sonho muito distante e quase impossível.

    • André Postado em 29/Aug/2015 às 12:46

      No Brasil, não temos se quer escolha, Dilma do PT que era pra governar pros pobres está metida até o pescoço com a corrupção do partido, e do outro lado o "salvador" da realidade brasileira,Aécio Neves, além de corrupto, drogado é só mais um que governaria pra elite...

      • Luciana Postado em 01/Sep/2015 às 15:22

        O problema do PT é o CNB - Construindo um Novo Brasil - aquela facção interna que fez vaquinha para o Zé Dirceu ao invés de expulsá-lo do partido. Junto a outras correntes ideológicas internas parasitas, o CNB compõe o Campo Majoritário Nacional, maioria do partido, que se enquadram no que diz Mujica, ao afirmar que quando o político "se acostuma a comer na mesa e a ir à casa dos muito ricos, pensará que é muito rico também". Lembrei do George Orwell: “As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco”.

    • Giovanni Postado em 29/Aug/2015 às 13:53

      Digníssimo este homem!

  2. Juniperos Postado em 28/Aug/2015 às 19:41

    Repito: a simplicidade dele impressiona. Espero NOSSOS POLÍTICOS tenham tido um pouco de caráter e ouvido um pouco da palestra.

  3. Denisbaldo Postado em 28/Aug/2015 às 20:29

    Pedir a volta dos militares é tão atual, real ou possível quanto pedir a volta do Led Zeppelin com o John Bonham.

  4. poliana Postado em 28/Aug/2015 às 21:24

    Alguns indivíduos deveriam ser imortais!!!! Esse homem eh um iluminado! Simplesmente, BRILHANTE! N tenho nem palavras pra descrever minha admiração por ele. Q deus o conserve por muitos anos. A humanidade precisa de um homem como jose pepe mujica!!!!

  5. Isabela Postado em 28/Aug/2015 às 23:06

    O Uruguai reflete o político que foi presidente e agora é senador: Montevideo é repleto de carros velhos, pouca ostentação das pessoas comuns, que ocupam os espaços públicos lindamente: as hamblas da capital, enorme, cheia de gente caminhando, patinando, pedalando, pescando. As diferenças sociais são menos evidentes, mas existem... dignidade é a palavra certa! Mujica é demais e os uruguais sabem disso!

  6. Onda Vermelha Postado em 29/Aug/2015 às 01:21

    Esse Mujica é mesmo um cara genial. Com sua simplicidade e capacidade de síntese diz coisas absolutamente tocantes aos olhos de qualquer mortal.

  7. Aristóteles Postado em 29/Aug/2015 às 11:33

    Gente como esse tal de "Maria", deve ter culpa no cartório. O Pepe não entregou, nem entrega ninguém, seo Mané! Se liga, otário(a)!

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 29/Aug/2015 às 12:33

    De novo? Novamente me repito: maria é um menino desonesto demais...safado demais...maria é a sintese de como age a direita brasileira: o assunto já foi desmentido, desmistificado, encerrado, acabou, e ele do nada trás de volta, insiste na boataria, quer contar a mesma mentira um milhão de vezes pra ver se vira verdade...confia demais na falta de memória das pessoas............ http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/05/mujica-desmente-factoide-de-o-globo-sobre-lula-e-mensalao.html

    • Eduardo Ribeiro Postado em 31/Aug/2015 às 10:52

      você acredita num factóide da globo golpista e não nas palavras saídas diretamente da boca dele??????

  9. iranha said Postado em 29/Aug/2015 às 13:00

    Brasileiros não tem noção de nada, me parece serem povo pobre ate na mentalidade e oque tem demais e a criminalidade e trafico de droga. Eles são cara de pau e que não tem espaço na sociedade moderna. querem a ditadura militar???

  10. chico Postado em 29/Aug/2015 às 13:07

    Maria vai estudar historia

    • enganado Postado em 31/Aug/2015 às 15:52

      É pouco! Mas por favor não sacrifica muito a(o) mariaX, porque no momento está aprendendo que 1+ 1 = 2. Já é muito!

  11. Walderez Maisto Postado em 29/Aug/2015 às 13:41

    se esse tal de Maria fosse alguém digno diria o nome e não se esconderia. isso aí é a especie de gente que quer a volta da ditadura. covartdes, pusilanimes, talvez querendo aproveitar também pra por a mão na massa. tenha vergonha na cara e coragem para expor suas ideias como nós.

  12. Mary Postado em 29/Aug/2015 às 18:36

    A palestra foi ótima, acredito nele, tenho até vontade de conhecer o Uruguai.

    • darwin Postado em 08/Sep/2015 às 08:41

      se for pra lá, nao vai mais querer voltar...

  13. Cléa maria Postado em 29/Aug/2015 às 21:02

    Amo este senhor exemplo de simplicidade e amor! Uruguai de parabéns!!!!

  14. Tuvia Bielski Postado em 30/Aug/2015 às 11:05

    Conclamo os colegas a votarem na enquete da Câmara sobre a desmilitarização e unificação das Polícias. Militarismo em polícia apenas propicia abusos, assédio moral contra subordinados e violência sistemática contra a população. Só quem se beneficia desse modelo são alguns oficiais (em postos maiores), que tratam a corporação como meio de obtenção de vantagens junto a comerciantes e administradores públicos. Aproveitem e votem também nas outras pautas. www2.camara.leg.br/enquetes

    • Trajano Postado em 30/Aug/2015 às 14:52

      Pragmatismo Político, por favor, poderia verificar a possibilidade de divulgação desta enquete da Câmara dos Deputados? Concordo com a Tuvia: de fundamental importância a participação dos cidadãos neste debate de desmilitarização da polícia.

  15. Pedro Accioli Postado em 31/Aug/2015 às 13:43

    Não existiu um governante tão perfeito no planeta quanto Pepe Mujica!

  16. Pedro Accioli Postado em 31/Aug/2015 às 15:32

    Quanto aos coxinhas radicais que pedem intervenção militar, eles não sabem do que estão falando! Não sabem que se os militares voltarem, o país vira uma nova ditadura e ditadura de verdade e aí eles iriam ver o que é bom para tosse!

  17. Carlos Postado em 31/Aug/2015 às 20:50

    Vai lá ele e tira foto com Fidel .

  18. poliana Postado em 02/Sep/2015 às 21:23

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/filhos-de-bicudo-criticam-pedido-de-impeachment-protocolado-pelo-pai/