Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 05/Aug/2015 às 18:14
18
Comentários

Moral seletiva e blindagem em tempos de Lava Jato

Há um grande acordo na Câmara de blindagem a Eduardo Cunha: os mesmos que aplaudem a Lava Jato – e com razão – quando ela atinge o PT, calam-se quando ela chega no ‘núcleo parlamentar’. É um escândalo que apenas o PSOL tenha cobrado o afastamento de Cunha. Por muito menos, outros se licenciaram de suas funções

lava jato blindagem eduardo cunha
Moral de ocasião, ética seletiva: Eduardo Cunha sofre pesadas acusações de recebimento de propina, mas recebe blindagem pontual no Congresso

por Chico Alencar*

Há um grande acordo na Câmara de blindagem a Eduardo Cunha: os mesmos que aplaudem a Lava Jato – e com razão – quando ela atinge integrantes do PT, calam-se – com um silêncio hipócrita – quando ela chega no ‘núcleo parlamentar’. Os jatos da Operação param no lago e nas barreiras de ‘proteção’ ao Congresso Nacional!

Na Câmara, é um ESCÂNDALO que APENAS o Psol tenha cobrado, na reunião de líderes e em plenário (ontem, 4), o afastamento de Cunha, que sofre pesadas acusações de recebimento de suborno. Por muito menos, tanto titulares do Executivo quanto da Mesa Diretora da Câmara, em passado não muito distante, licenciaram-se de suas funções de mando até que tudo fosse esclarecido – na maioria das vezes, em desfavor dos acusados.

Esse mar poluído de cumplicidades nega a representação popular. Os discursos ‘moralizadores’ de muitos são de boca pra fora: só quando lhes convém. Essa conivência aética, que vai do PT (que bajula Cunha por medo do impeachment de Dilma) ao PSDB (que tem seus mensalões e seus acordos oportunistas), passando por TODOS os demais partidos com bancadas na Câmara, vai gerar imensos constrangimentos em breve: quando, daqui a alguns dias, vierem os indiciamentos do Ministério Público, com provas substantivas contra aqueles que o STF, certamente, tornará réus. E aí, o que dirão os que agora, com ‘cara de paisagem’, nada falam – exceto para repudiar o nosso ‘radicalismo’?

Ser antiDilma e contra esse governo destrambelhado – de Levy e Temer, na verdade – não é aval ético para ninguém.

Não nos consola o fato de o Psol ter feito, desde sempre, propostas preventivas, de resguardo do já tão desgastado Parlamento – bom em ‘acertos’ ocultos, péssimo em cortar na própria carne.

Que o Ministério Público faça hoje uma bela eleição, com indicação pela Presidente da República do mais votado. E que o Senado não cometa o desatino de rejeitar ou protelar essa escolha, para retaliar o PGR e defender as Excelências investigadas.

Seguiremos na luta, ainda que momentaneamente isolados (aqui, não nas ruas e no sentimento de boa parte da população): “GLÓRIA A TODAS AS LUTAS INGLÓRIAS!”.

*Chico Alencar é Professor de Prática do Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autor de 25 livros e deputado federal pelo PSOL (RJ)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 05/Aug/2015 às 18:46

    não adianta falar isso, pragmatismo. qdo a gente fala da blindagem da oposição e/ou na indignação seletiva, eles acham q é uma tentativa de justificar os erros do pt com base nos erros da oposição. desistam! e enqto. isso, o psdb e cia seguem blindados. alvo da lava jato mesmo, só os políticos do pt! isso q é um estado democrático de direito. orgulho!

    • felipe Postado em 05/Aug/2015 às 19:22

      tirando os tesoureiros do PT + Dirceu quem mais do PT foi preso? 3 pessoas é motivo de alarde? gente essa operação nem começou, quando menos esperar veremos mais políticos presos, vou sonhar com o dia que veremos políticos corruptos presos, devolvendo nosso dinheiro, Dirceu roubou, os tesoureiros fizeram caixa 2, não vejo exagero no que aconteceu até agora.

      • poliana Postado em 05/Aug/2015 às 19:51

        n seja cínico, felipe. o pt é o único alvo da operação lava jato. a grande mídia sempre relacionou á operação ao pt e blindou o psdb...pelo amor de deus..em q mundo vc vive!?

      • Ricardo Postado em 05/Aug/2015 às 21:22

        O problema não é numérico, mas de conceito.

    • Rodrigo Postado em 05/Aug/2015 às 21:04

      (Outro Rodrigo) Outro dia falava com amigos que, quando se chega num ponto em que Severino Cavalcanti diz que a atual situação da Câmara é pior que a da época dele, a República realmente está um esculacho geral; ele caiu por um "mensalinho". Agora são denúncias muito mais graves e, realmente, vemos pouca pressão e apenas o PSOL a requerer expressamente o afastamento de Cunha. Uma coisa é aguardar para ver se há fundamento jurídico para impeachment (TCU e TSE) e outra, totalmente diferente, é abraçar-se em Cunha como tábua de salvação. Em assim tudo se seguindo, novamente mudarão apenas as moscas, o processo político permanecendo o mesmo decrépito, oneroso e o erário sendo malversado, como sempre.

    • Junio Postado em 06/Aug/2015 às 09:18

      Volto à minha tese, de que o caos se instalou pq a Dilma foi fraca! Eu votei nela no segundo turno das eleições de 2014 e votaria mil vezes antes de votar em Aécio ou qualquer outro correligionário do atual PSDB! Entretanto o reconhecimento é o primeiro estágio de uma futura correção. O governo Petista sempre foi famoso por rifar cargos do executivo, deveria ter trocado cargos (o que não é ilegal, embora seja imoral) pelo votos contrário a Cunha impedindo a eleição deste, sugestão esta, feita descaradamente pelo próprio PMDB, após passada as eleições parlamentares, era só destituir todo mundo e ainda rachar com o partido mais corrupto do Brasil, ou seja o próprio PMDB, deveria ter mantido conversas de bastidores com o Temer para este trocasse de partido para concorrer a vice presidência, este que não é nenhum santo mas tem seu valor como político... Deveria ter podado o juiz Moro, não digo defender acusados de corrupção, apenas fazer valer o que diz no inciso LVII do Art. 5º da nossa constituição ("ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;") até porque o mesmo responde diversos processos administrativos no CNJ e não conta com o apoio de grande parta da OAB... A conclusão da apatia de Dilma será desastrosa, não tenho dúvidas de que logo veremos Moro ocupando a cadeira deixada por Barbosa, até porque o circo midiático que este montou é exatamente para esta finalidade! E o governo Dilma sangrando será derrubado, e como ação complementar, Lula, se não for preso por qualquer coisa que cavarem nestas delações premiadas, sairá tão enfraquecido disso tudo que não ganharia nem como vereador de Garanhuns-PE, pois a cabeça dele numa bandeja de prata é o prêmio mais almejado pela oposição! Reforço que simpatizantes do governo estão mais preocupados em defender este, do que a própria presidente Dilma. Enquanto isso, o povo continua elegendo corruptos para a câmara e senado, para mais tarde culpar a presidência por tudo de ruim que acontece. Que Deus tenha piedade do nosso Brasil!

    • Ricardo Postado em 06/Aug/2015 às 14:17

      Um bom exemplo: http://www.sul21.com.br/jornal/juiz-da-operacao-zelotes-e-afastado-do-caso/

  2. Silva Postado em 05/Aug/2015 às 20:07

    Poliana, ignore esse crentinho fajuto, não vale a pena, ele é uma versão do pereira controlado, até desconfio que são a mesma pessoa. Não adianta! Dar perolas aos porcos, malhar em ferro frio!

    • Felipe Postado em 05/Aug/2015 às 20:53

      Kkkkk Silva dou muita risada com VC, mas responde aí Poliana 3 é muito ? Já é motivo de achar que estão perseguindo o PT, aliás 3 detidos com provas.

      • poliana Postado em 05/Aug/2015 às 22:24

        o ricardo já te respondeu aí em cima. pra vc tem q desenhar mesmo, é o jeito.

      • felipe Postado em 06/Aug/2015 às 09:01

        Não mesmo, se fosse de conceito PMDB e varias outras siglas não estariam envolvidas tb, o seu problema é com o PSDB que sim não esta sendo investigado não faz parte do governo se vc não sabe a investigação é baseada no roubo da petrobras pelo PT e a base aliada não pela oposição que não possui cargos por lá.

  3. Duarte Postado em 05/Aug/2015 às 21:36

    Prestem mais atencao aos que aplaudem, eles valem menos que o Cunha, e aqueles que os colocaram la valem menos que eles.

  4. Silva Postado em 06/Aug/2015 às 08:30

    Poliana, não desenhe, apenas ignore! o felipe pereira! Tenho certeza que ele é a versão moderada, faz tipo o tempo todo.

    • felipe Postado em 06/Aug/2015 às 09:04

      mimimimi bom dia Silva td bom com vc? eu sou assim mesmo não preciso fazer tipo

      • Silva Postado em 06/Aug/2015 às 14:15

        Não precisa? Eu sei que é assim, desde de sempre, seus comentários não me fazem pensar diferente. Só faz tipo em algumas raríssimas ocasiões, quando lembra que é cristão evangélico, aí faz tipo. Daí vem a desculpa, não estou frequentando nenhuma igreja. Então tá! Tenho muito mais respeito por você, quando é o que é, tem direito de ter suas opiniões e convicções, mesmo que eu não concorde, mas respeito. O que eu não respeito, não tolero, é a hipocrisia, a incoerência. Felicidades! Felipe pereira! Errata! Não faz tipo o tempo todo, só de vez em quando. Parabéns, por reconhecer que essa é sua verdadeira face, muitos não tem essa capacidade.( Posso garantir que não estou sendo irônico) Muita paz!

      • felipe Postado em 06/Aug/2015 às 15:07

        kkkkkk mas veja bem, respeito sempre qq pessoa com quem falo aqui, muitas vezes sou desrespeitado e não perco a linha como muitos perdem aqui, deixo bem claro que não gosto do governo do PT nem da ideologia que tem nestes novos tempos (deixou de ter sua raiz) admiro muito FHC pelo plano real, fim da inflação de 2 dígitos e abertura econômica, mas não admiro o que é o PSDB de hoje, odeio impunidade e corrupção e quanto a igreja, sim frequentei por uns 5 anos mas desisti de ir exatamente quando percebi que onde eu ia o dinheiro começou a ser mais importante do que realmente a igreja precisa oferecer, mas sei que existem muitas denominações sérias, conheço muitas, mas não me sinto a vontade nesse momento de ir em nenhuma delas, e não, não sou o Pereira, de vdd.....rs

  5. Bruno Postado em 06/Aug/2015 às 13:22

    Governo Levy, a cretinice não tem limites.

  6. Marlon Bravo Postado em 06/Aug/2015 às 17:57

    A prisão do Dirceu tirou o Cunha, e seus podres, do noticiário ! Vamos a cronologia dos fatos: 1- Dirceu é preso na segunda com massacrante cobertura da imprensa... 2- Cunha se reune na terça com a cúpula da Globo no Jardim Botânico. 3- Pesquisa do Datafolha, feita segunda e terça, sai na quarta com esperada queda pra imagem do governo. O golpe está aí e só não vê quem não quer !