Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 20/Aug/2015 às 12:04
43
Comentários

Manifestantes "contra a corrupção" da av. paulista apoiam Eduardo Cunha

Maioria dos que estiveram na avenida paulista no último domingo diz apoiar Eduardo Cunha, segundo Datafolha. Presidente da Câmara será denunciado pela Procuradoria Geral por corrupção

eduardo cunha

Os protestos do último domingo (16) tiveram uma finalidade: pedir a saída da presidente Dilma Rousseff, seja por “impeachment, cassação ou renúncia”, como definiram os responsáveis por convocar os atos.

Em São Paulo, na avenida Paulista, manifestantes se dividiram em dois grupos: os que pediam a intervenção militar explícita e os que preferiam focar no impeachment de Dilma. De acordo com o Datafolha, 135 mil pessoas participaram do protesto.

Como previsto, o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi poupado nas falas nos carros de som. Uma das líderes do Revoltados On-line chegou a questionar, em cima do carro de som, o procurador geral da República, Rodrigo Janot, responsável pelas denúncias contra os investigados da Lava-Jato.

Em pesquisa realizada no dia do ato em São Paulo, o Datafolha colheu informações sobre os posicionamentos políticos dos manifestantes que ali estavam.

O instituto de pesquisas revelou que 50% dos manifestantes consideram ótimo, bom ou regular o trabalho de Eduardo Cunha à frente da Câmara Federal. Por outro lado, 43% dizem que o trabalho de Cunha é ruim ou péssimo. Outros 7% não souberam ou não quiseram responder.

Dilma Rousseff, por sua vez, é rejeitada por 95% dos manifestantes. Enquanto Renan Calheiros tem 79% de rejeição e Michel Temer 68%.

Corrupção

Alvo da Operação Lava Jato, chefiada pelo juiz Sergio Moro, Eduardo Cunha terá sua condenação pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Depoimentos que mencionam corrupção e lavagem de dinheiro pesam contra o presidente da Câmara.

O executivo Julio Camargo (consultor da construtora Toyo-Settal e um dos 15 delatores que colaboram com a Operação Lava-Jato) diz que foi obrigado a pagar US$ 5 milhões em propina para Cunha.

SAIBA MAIS: Eduardo Cunha já era denunciado por receber propinas há 15 anos

O dinheiro teria sido usado para abafar uma investigação que os parlamentares fariam sobre a Toyo e contratos ganhos mediante corrupção na Petrobras.

Outro que relata recebimento de “vantagens indevidas” por parte de cunha é o doleiro Alberto Youssef, também delator. Ele diz que o deputado teria recebido dinheiro para intermediar o aluguel de sondas de perfuração de petróleo pela Petrobras.

eduardo cunha
Manifestante com cartaz de apoio a Cunha

“Para viabilizar a assinatura do contrato com a Sansung (fabricante das sondas) foi demandado que Julio Camargo repassasse para o PMDB percentual que o declarante não sabe precisar, mas que se destinava a pagamento de vantagem indevida a integrantes do partido PMDB, notadamente o deputado federal Eduardo Cunha”, diz trecho da delação de Alberto Youssef.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Bianca c. Postado em 20/Aug/2015 às 12:19

    Não me surpreendo, é o puro caráter dessa manifestação, afinal, a maioria de seus adeptos constitui uma classe de analfabetos políticos e ignorantes!!

  2. Juniperos Postado em 20/Aug/2015 às 12:27

    Bizarro.

  3. Henrique Postado em 20/Aug/2015 às 13:10

    A capitania hereditária do PSDB/DEM SP é um feudo mantido a ferro e fogo pelo PSDB/DEM. A população se mantém imbecilizada pelos meios de comunicação, e por uma lavagem cerebral que vem desde a infância. SP paga o que quer, tem contratos com quem quer, cobra os maiores impostos e taxas do Brasil, o mais alto pedágio do mundo! E os cordeirinhos e/ou ovelhas acham que IPTU e IPVA altos são culpa do PT! Ou seja, bois e vacas têm de ser tratados como rebanho, mesmo! E, assim, os paulistas vão em fila votar em Aloysios Nunes Ferreiras da vida (zero à esquerda, eleito senador com dezenas de milhões de reais), alckmin (o governador mentiroso que não gosta de água) e Serrote bolinha de papel (passa vergonha em qq outro lugar que não seja SP!). Assim é São Paulo com mais de 20 anos de PSDB com seu troll-mór-FHC. Viva a capitania hereditária!

  4. jorge mendes Postado em 20/Aug/2015 às 13:31

    Pior o Tucano Sergio moro que o trabalhou para o PSDB, ajudou a desviar R$500 milhões da Prefeitura de Maringá http://limpinhoecheiroso.com/2015/02/23/parana-quando-moro-trabalhou-para-o-psdb-ajudou-a-desviar-r500-milhoes-da-prefeitura-de-maringa/

    • enganado Postado em 23/Aug/2015 às 23:47

      Nota 1.000 com LOUVOR!

  5. Denisbaldo Postado em 20/Aug/2015 às 14:12

    Manifestação pura e simplesmente contra o PT. Essa galerinha da Paulista é velha conhecida minha, conheço bem a mentalidade dessa gente.

    • deisi Postado em 20/Aug/2015 às 15:08

      Nem precisa morar na capital paulista para saber qual a mentalidade, logico que não são contra a corrupção, só quando o partido e o PT. Mesmo com crise hídrica, trensalão, reelegeram o Alckmin no primeiro turno. A realidade é que não conseguem se conformarem em perder mais uma eleição, acham que só os votos deles são validos.

      • Denisbaldo Postado em 21/Aug/2015 às 01:17

        Não precisa mesmo Deisi, é só conhecer o Pereira. São cópias fiéis! A passeata dos Pereiras! Hahahahaha!

    • Pereira Postado em 20/Aug/2015 às 15:09

      Parabéns, tu é um cara popular então. conhece os 1 milhão e 200 mil de março. Te candidata aí !

      • Denisbaldo Postado em 20/Aug/2015 às 23:22

        Não sou popular, sou inteligente mesmo. Você todo mundo já sabe o que é, aliás eles pensam igualzinho a você. 1 milhão e 200 mil!!! Hahahahaha! Repita isso todos os dias! E o pior, NEM ASSIM CONSEGUIRAM DERRUBAR A DILMA!!! HAHAHAHAHA! É o que eu sempre digo, mais vale 1 inteligente do que 1000 burros. Vocês valorizam a quantidade, aqui é qualidade.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 20/Aug/2015 às 15:42

      """"Mesmo com crise hídrica, trensalão, reelegeram o Alckmin no primeiro turno"""".....isso é bizarro, e completamente inaceitavel pra um povo que se acha tão ético, intelectualizado, politizado, "elite do Brasil" e outras coisas...o paulistano-padrão, paneleiro marchadeiro da Paulista, este abraçaria o Capeta em pessoa se o Capeta se declarasse anti-Lula. Se mais do que anti-Lula o Capeta se declarar anti-PT, ah, aí o paulistano-padrão abraça o Capeta, entrega esposa e filha, e vira ele próprio mucama do Capeta. Sendo contra o PT, abraçar Cunha é coisa banal pro paulistano-padrão.

      • Pereira Postado em 20/Aug/2015 às 16:20

        Crise hídrica tem em todo o Brasil, inclusive em municípios afanados, digo governados pelo PT.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 20/Aug/2015 às 16:39

        pqp...um defensor de Alckmin....SÃO 33% DE DESPERDICIO SÓ NA DISTRIBUIÇÃO. 1/3 da água vai pro nada ANTES DE CHEGAR NA TORNEIRA. Deixou a periferia sem água desde sempre, manteve os dividendos dos acionistas da Bolsa de NY, e o fluxo fornecido aos grandes consumidores não foi interrompido. Já se sabia dos riscos de colapso desde 2012. DESDE 2012, e nada foi feito. Rapaziada tomando água de volume morto cheia de bosta e agentes quimicos, e tem gente que se presta ao papel de palhaço defensor desse fdp. Se em todo o Brasil faltar água por estes motivos em especifico, volte a conversar.

      • poliana Postado em 20/Aug/2015 às 17:11

        n adianta, eduardo. o pereira adora relativizar as merdas do psdb. e ainda diz q odeia o partido e q o psdb é de esquerda. mas taki sempre defendendo os tucanos. de esquerda né? sei...o pereira é o rei das relativizações...

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 20/Aug/2015 às 14:12

    Aí tu vai na página de Cunha no Face, e tem lá, pra variar, um festival de imbecis bostejando sem parar...é um mar de "continue assim"...porra, "assim" como? É passar lá, ler e chorar sangue: """Não abaixa a cabeça para essas pessoas que quer arruinar o Brasil !!"""; """ Eduado Cunha, fica firme, pois, eles farão de tudo para tirar voce deste lugar, eu, e milhoes de pessoas entendemos que eles usarão de atitudes fora de etica, fica firme"""; """Mil cairão a tua direita e dez mil à tua esquerda e tu não serás atingido!! Ele está no controle !!"""...e isso não são casos isolados. Idolatrar Cunha É A REGRA E O PADRÃO entre os reacinhas, coxinhas, marchadeiros de domingo. Isso é levar a estratégia do "inimigo do meu inimigo" para as últimas consequências. É jogar pro alto qualquer resquicio de ética, moral e civilidade, tudo em nome do combate ao PT. É o "vale-tudo do anti-petismo".

    • Luis Guilherme Postado em 21/Aug/2015 às 05:49

      E quando o PT fez a mesma coisa e se aliou ao Cunha, que até outro dia era aliado do PT - assim como outros ilustres estadistas como Sarney, Collor, Maluf, Renan - isso também não foi jogar para o alto qualquer resquício de ética em nome de manter o poder e a governabilidade?

      • sergio ribeiro Postado em 21/Aug/2015 às 16:31

        Quando que o PT se aliou a Cunha? O cara sempre foi contra o PT, mesmo fazendo sendo do partido chamado de base aliada.

  7. Felipe Postado em 20/Aug/2015 às 14:18

    Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/08/1669516-maioria-dos-manifestantes-na-paulista-rejeitam-renan-e-temer-diz-datafolha.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.

  8. Felipe Postado em 20/Aug/2015 às 14:24

    O PP pega um abestalhado que de fato é um analfabeto político e faz dele a imagem de todos que protestam. Tá serto...

    • Pereira Postado em 20/Aug/2015 às 15:39

      no meio de milhares de cartazes eles acham uns 15 com alguns dizeres infantis, e fazem de conta que isso é maioria. Mas tudo bem, eles vivem num mundo de faz de conta mesmo.

      • Denisbaldo Postado em 21/Aug/2015 às 01:15

        Ué, você sempre apoiou o Eduardo Cunha! Qual foi, mudou de lado igual o Mala?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 20/Aug/2015 às 15:43

      """" uns 15 no meio de milhares """""

    • felipe Postado em 20/Aug/2015 às 16:29

      Apesar de VC não ser o Felipe que sempre posta (esse sou eu) rs VC tem razão chará

  9. Pereira Postado em 20/Aug/2015 às 15:08

    Só o cunha de político ? isso é muito estranho...por 5 milhoes ? isso não paga nem um mês das despesas do triplex do Lulinha ! O cômico é que a esquerda acha que o problema do governo é o Cunha. Eles pensam que se Cunha cair acabam todos os problemas do PT.

    • poliana Postado em 20/Aug/2015 às 17:14

      como se o problema fosse apenas "5 milhões"! tá bom, pereira. como vc adora relativizar as coisas, sempre pelo seu ódio cego ao pt...

  10. Walter Postado em 20/Aug/2015 às 15:28

    Propina com maioridade penal só acima de US$16.000.000.000,00.

  11. Pereira Postado em 20/Aug/2015 às 15:37

    Protesto para os sanduiche de mortadela tem que ser com baderna e com cara de bunda ! Os democratas são bem humorados. Teve até um cara vestido de rainha de copas, a dancinha era para fazer piada mesmo e o bom humor do povão tomou conta das manifestações.

  12. Meiva F Postado em 20/Aug/2015 às 15:38

    KKKKKKKKKKKKK ELES ODEIAM A CORRUPÇÃO,sei... mas por acaso amam este pilantra? Oh,tem dó.

    • Roberto Pedroso Postado em 20/Aug/2015 às 23:44

      Odeiam a corrupção quando não são os eleitos por eles que a praticam....

  13. Thiago Teixeira Postado em 20/Aug/2015 às 16:14

    PP ... Coxinha é coxinha, quem é contra o governo de esquerda consequentemente: Apoia Moro, Apoiou o Barbosa, Assiste Globo, lê revista veja, acessa o G1, tem orgasmos com prisões de petistas, chora ao ver as passeatas fascistas, bate panela quando a presidenta se pronuncia, acredita como verdade absoluta os comentários da Sheranazi, ouve CBN concordando com o Sardenberg, tem horror a pobre, se incomoda com negros nas universidades, odeia o MST, é a favor da maioridade penal, agride gays, xinga travestis nas esquinas dentro de seus carros financiados em 60 vezes, entope a declaração de renda com despesas médicas e odontológicas para restituir o máximo, vota 45 e LOGO ........... obviamente ...... APOIA EDUARDO CUNHA.

    • Pereira Postado em 20/Aug/2015 às 16:18

      Movimentos a favor da corrupção juntam 600 pessoas em são paulo !

      • Roberto Pedroso Postado em 20/Aug/2015 às 23:56

        aos desinformados movimento em SP reuniu cerca de 40 mil pessoas......

    • Felipe Postado em 20/Aug/2015 às 16:33

      Parabens tipo assim esquerda é bom direita é ruim infelizmente esse é o pensamento de muitos extremistas da esquerda, mas que bom que esse cenário está mudando e a verdade tem aparecido, gente ruim tem dos dois lados mas acredito e muito que a maioria das pessoas de esquerda e direita são de bem, as pessoas que VC retratou acima existem sim, mas são uma minoria de idiotas que não representam a direita desse país.

  14. Pereira Postado em 20/Aug/2015 às 16:17

    Socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros.

    • enganado Postado em 23/Aug/2015 às 23:52

      A grana do Capitalismo não acaba NUNCA! Só acabará qdo fuzilarem todos os Ladrões, ou seja, toda a Direita, seus patrões: "os judeuSS dos EUA/iSSraHell".

  15. Felipe Postado em 20/Aug/2015 às 18:28

    Kkkkkk

  16. Duarte Postado em 20/Aug/2015 às 21:30

    O mais triste, mas que e legal, e que essas pessoas terao as imagens e fotos guardadas por muito tempo, para que se lembren sempre dos erros que cometeram, dos corruptos que apoiaram, simplesmente por serem facilmente manipulados.

  17. Roberto Pedroso Postado em 20/Aug/2015 às 23:52

    Pergunta: os indignados querem a renuncia da presidente mesmo sem ela ter sido alvo de investigação apenas por suposto envolvimento ou leniência em escândalo de corrupção envolvendo a estatal Petrobras,agora Eduardo Cunha foi formalmente acusado de envolvimento com o escândalo da lava jato, agora eu pergunto quem que participou da manifestação de domingo pediu a renuncia deste que foi formalmente indiciado por crime de corrupção?

    • Denisbaldo Postado em 21/Aug/2015 às 01:14

      Roberto, o seu texto é longo demais para a cabecinha deles. Divida em umas 3 partes e explique uma de cada vez. Talvez daqui a 1 semana eles entendam o que você disse.

  18. Rafael Postado em 21/Aug/2015 às 08:27

    O melhor é relembrar umas das faixas usadas pelos coxinhas esquizofrênicos: "SOMOS TODOS CUNHAS".

  19. João Reis Postado em 23/Aug/2015 às 14:00

    Tem muito manifestante que precisa de um psiquiatra.

  20. sergio ribeiro Postado em 25/Aug/2015 às 16:33

    O Zé Simão escreveu esses dias: o assaltante rouba o carro de um coxinha que reclama "Faz isso não, cara! Ainda estou pagando!", e ele diz "Mas eu sou antipetista!"; "Ah, então tudo bem. Pode levar."

  21. Maurício de Souza Matos Postado em 26/Aug/2015 às 10:33

    O inventor da corrupção e da impunidade no regime democrático foi o FHC e seu Partido. Porém a imprensa nada divulgava e quando divulgava o Geraldo Brindeiro brindava eles com o engavetamento das denúnias.