Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 06/Aug/2015 às 18:26
27
Comentários

Por que Jô Soares, Xico Sá e Duvivier estão apanhando nas redes sociais?

Xico Sá, Gregorio Duvivier, Jô Soares e também Marieta Severo se tornaram os principais alvos de um fenômeno crescente no Brasil: a patrulha da direita na internet

Jô soares marieta duvivier xico sá
Gregorio Duvivier, Jô Soares, Marieta Severo e Xico Sá (Pragmatismo Político)

Kiko Nogueira, DCM

Xico Sá está apanhando nas redes sociais por um haicai (“viver é estouro/ sou mais Zé Dirceu/ q o tal do Mouro”) e alguns tuítes (“Não, não, nao, ñ me incomoda q o Psdb seja inimputável, o q me deixa puto é e q a justiça brasileira só veja um lado”, por exemplo).

Gregório Duvivier é chamado de esquerda caviar, comunista e petralha. No ano passado, chegou a ser agredido verbalmente num restaurante no Leblon. Um sujeito falou que ele deveria estar almoçando no bandejão, “já que gosta tanto de pobre”.

Jô Soares é um vendido e um cachorro que senta, deita e rola para Dilma. Uma manhã acordou com uma pichação pedindo sua cabeça no asfalto em frente a seu apartamento em Higienópolis.

SAIBA MAIS:
Jô Soares comenta as ameaças que sofreu após entrevista Dilma Rousseff

Marieta Severo, ao discordar do discurso catastrofista invariavelmente pedestre de Faustão, foi acusada de viver às custas da Lei Rouanet.

VEJA TAMBÉM:
Marieta Severo se diz assustada com ‘onda conservadora’ no Brasil

Eu sou comunista. Você é comunista. Sua mãe, sua irmã e seu tio são comunistas.

A patrulha ideológica direitista é um fenômeno crescente no Brasil. O mesmo pessoal que vê a ditadura bolivariana debaixo da cama — a mesma ditadura bolivariana que, segundo uma lógica sinistra, manda prender Dirceu, do mesmo partido da ditadura bolivariana — não admite que qualquer pessoa desvie do pensamento único.

Se o sujeito não comunga da mesma visão de mundo, só pode ser por dinheiro, fora o desvio de conduta. Jamais por ideologia ou simpatia a outra causa.

Um dos que mais apontaram o dedo para os “inimigos”, recentemente, foi o dono do blog tucano Implicante, de um certo Gravataí Merengue, pseudônimo idiota de Fernando Gouvea. Gouvea recebia, no final das contas, 70 mil reais por mês do governo Alckmin para fazer esse papel.

Gente como Lobão adora reclamar que seus colegas são “paumolengas” por não embarcarem em sua cavalgada antipetista. Seus seguidores repetem a cantilena. Ora, por que deveriam? É obrigatório? Segundo quem?

De acordo com essas milícias, é crime ser de esquerda, especialmente se o cidadão ganha mais de dois salários mínimos — embora a Constituição assegure o direito de qualquer um crer no que quiser.

Por trás disso, há uma inversão de valores formidável. O artista, ou jornalista, ou engenheiro espacial que bate no governo é corajoso. Ora, vivemos num lugar onde um policial federal se orgulha publicamente de praticar tiro ao alvo com uma foto de Dilma e nada acontece — para ficar em apenas em um caso de “republicanismo”.

Liberdade de pensamento é algo proibitivo para quem vive nessa ilusão monomaníaca. O ex-comediante Danilo Gentili se diz indignado com o fato de seus pares não terem feito piadas com a declaração de Dilma sobre a mandioca (eis um tipo de humor refinado).

Ele, sim, se considera destemido. Agora, tirar um sarro de seu patrão Silvio Santos, nem pensar. Os Simpsons tripudiam com Murdoch, o dono da Fox, há anos.

Um clássico do horror e da ficção científica que serve para ilustrar esse momento é “Invasores de Corpos”. Numa cidade californiana, alienígenas criam clones de humanos, totalmente desprovidos de emoções. Ninguém move uma palha, até a situação ficar insustentável.

Don Siegel, o diretor da versão original, de 1965, fez uma alegoria da caça às bruxas do senador Joseph McCarthy e da omissão da sociedade diante de seus métodos totalitários. “Eu vi acontecer lentamente, ao invés de tudo de uma vez”, diz o herói, o médico Miles Bennel.

O neomacartismo vagabundo brasileiro viceja mais rápido do que se esperava.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Mel Postado em 06/Aug/2015 às 18:45

    Sim, por que são coisas bem bobas mesmo né Carol. O espantoso crescimento dessa onda de ódio que vem tomando as redes sociais e as ruas é bem bobinho. Ameaças de morte, agressões físicas e verbais, tudo bem bobinho... A incapacidade de se discordar atualmente, principalmente se o assunto for "esquerda" ou direita, e o uso de violência para calar o outro que discorda é bem bobo mesmo. Que nem você, bobinha!!

    • Carol Postado em 06/Aug/2015 às 21:16

      Cade meu comentário? Ofendeu quem? O problema é que o crescente ódio do qual vocês falam tem crescido dos dois lados e se está ficando perigoso é só porque daqui vocês se fazem de perseguidos de lá eles se fazem de perseguidos e no fim é muita bobeira mesmo.

  2. Ricardo Postado em 06/Aug/2015 às 18:46

    Não esquenta! É a mania que as "coisas bobas" têm de demonstrar um simbolismo. Basta que retornemos à bolha.

  3. Leonardo Postado em 06/Aug/2015 às 18:51

    Eu penso que esse cenário é realmente assustador. Eu não imaginava que o Brasil abrigava tanta gente de índole violenta. Nós não podemos deixar que essas trevas cubram de vez a Nação. Mirem-se no exemplo da Berlim dos anos trinta.

    • Felipe Postado em 07/Aug/2015 às 13:24

      Contexto totalmente outro. A Alemanha havia saído da 1ª Guerra quebrada. E além de sofrer sanções como o de Versalhes, por exemplo. As trevas que a Alemanha subordinou o mundo é de origem vingativa e ódio racial. Não dá pra comparar o ódio aqui expandido com o da Alemanha pós 1ª Guerra.

  4. Leonardo Postado em 06/Aug/2015 às 18:54

    Eles não estão apanhando nas redes sociais, estão apanhando nas redes de esgoto.

  5. Julio Jose Nery Postado em 06/Aug/2015 às 19:08

    As. Pessoas deste nada apreenderam nada com a ditadura que pais viveu principalmente os joven que estao desconectado deste pais

  6. Minos Adão Filho Postado em 06/Aug/2015 às 20:22

    Quem planta o ódio, colhe guerra civil.

  7. rodrigo Postado em 06/Aug/2015 às 20:53

    Não podemos esquecer que existe muito perfil falso na internet, por trás dos quais existem uma meia dúzia de pessoas que semeiam ódio como forma de ganhar a vida... É quase que uma prostituição ao contrário.

  8. Duarte Postado em 06/Aug/2015 às 21:30

    Os coxinhas nao aliviaram nem para o seu grande guru FHC, que em declaracao falou que a Dilma e honesta, as coxinhas fritam mas a caravana passa, kkkkkkk

    • Vinis Postado em 06/Aug/2015 às 21:37

      Para eles basta não xingar a Dilma que alguém já é "petralha"

      • Felipe Postado em 06/Aug/2015 às 21:42

        E basta ser contra a Dilna que é coxinha e gosta do Aécio

  9. Paola Postado em 06/Aug/2015 às 21:51

    Excelente texto, com apenas uma ressalva: o Invasion of the Body Snatchers de Don Siegel é de 1956, não de 1965 ;)

  10. Bianca Postado em 06/Aug/2015 às 22:58

    Não é caso de ser obrigatório ser contra Dilma, mas é questão de bom senso, que quando a pessoa que está no poder não ta fazendo direito vc coloca outra pessoa, e se ela não fizer direito também, coloca outra e assim vai. O caso não é ser esquerda ou direita é ser contra ou a favor da evolução e do desenvolvimento. Sem contar que essa onda de ódio realmente cresce dos dois lados, o problema é que quem tem o entendimento que a Dilma não ta fazendo o melhor no Brasil fica frustrado em ser obrigado em viver nesse país com pessoas que, literalmente, ignoram fatos do governo atual e ainda votam neles baseados na sua posição esquerdista, que no geral não é problema, exceto quando estagna um país por causa de um esteriótipo.

    • Ricardo Postado em 07/Aug/2015 às 20:03

      O problema é o seguinte: mal havia acabado a eleição, cogitavam "fraude"; depois, que havia irregularidade nas contas da campanha; depois, irregularidade nas contas; agora, "incompetência"... O negócio é tirar a Dilma. Ou seja, querem fazer exatamente o que o Cunha fez: querem repetir nova votação até que consigam ganhar.

  11. Thiago Teixeira Postado em 07/Aug/2015 às 08:36

    Porque não são tucano-fascistas. Simples.

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 07/Aug/2015 às 11:06

    Evidente que tambem apanham porque não aderiram ao golpismo, porque ousam enxergar o contexto real, porque não aderiram ao catastrofismo. Esses coxinhas são tão debilóides que sangraram com declarações de seu guru supremo, o Principe da Privataria e Doutor Sorbonne. Estão querendo matar FHC porque ele disse, ousou dizer, que Dilma é séria e honrada. Se querem esfolar seu mentor intelectual, por que não iriam esfolar - e desmembrar e jogar os pedaços aos cães - meros "artistas e personalidades vendidos, petralhas safados"? Mas a coisa é mais séria: INTOLERÂNCIA e EXTREMISMO. Os vira-latas raivosos e doentes da direita estão se sentindo a vontade demais, se sentindo no direito de babar, espumar e latir alto pra acanhar as vozes que ainda apreciam liberdade e democracia. O clima, o contexto está propício para esses bandidos fascistinhas deitarem e rolarem, porque há aprovação generalizada para seus atos de intolerância e violência. Eles apanham menos por serem "petralhas" e mais porque o país virou um grande hospício, dado o contexto de FASCISMO, INTOLERÂNCIA AO DIFERENTE e de SUFOCAMENTO VIOLENTO das vozes dissonantes. Não comungar da mesma visão de mundo não deveria, numa sociedade SAUDÁVEL, gerar as reações que tem gerado.

  13. João de Carvalho Postado em 07/Aug/2015 às 13:36

    Ok, mas a esquerda faz o mesmo com pessoas como Olavo de Carvalho. Tem até um web site ou canal do Facebook com o nome "Eu odeio Olavo de Carvalho", ou algo assim. Quando seus seguidores foram dar uma palestra na PUC Rio, vaiaram tanto que os sujeitos não conseguiram falar. Se você tenta impedir o outro de falar, fica parecendo que tem medo do que a pessoa fale, e que não tem argumentos para enfrentá-la. O debate é a melhor qualidade da democracia.

  14. soda cáustica Postado em 08/Aug/2015 às 17:12

    Olá Gregório, Xico, Jô e Marieta ! Se o sujeito acha que apoiamos o governo legítimo por dinheiro, ele está revelando o jeito DELE pensar ! E não o nosso... Abraço. Firmes e fortes em favor da legitimidade.

  15. Geraldo Postado em 10/Aug/2015 às 14:02

    Idiota.

  16. Roberto Pedroso Postado em 14/Aug/2015 às 00:07

    Segundo o Douto prelado acima do senhor Geraldo então os partidos políticos poderão ser extintos e assim quem sabe poderemos então votar via Facebook e assim neste admirável mundo novo onde o ativismo social será substituído por uma especie de facebookisação da politica ,segundo essa ótica torta a importância e representatividade dos partidos em breve deixará de existir chegaremos ao ponto então,, quem sabe de votar usando as mídias sociais?Oras acreditar nisso é absurdo pois gostando ou não a politica ainda se faz de forma tradicional e a importância e representatividade dos partidos é uma das pedras angulares de uma democracia seria e real para alem dos sonhos e devaneios das mentes pueris de indivíduos imberbes que de forma prematura e reprovável já demonstram um cansaço indolente com a politica e seus processos democráticos.Ademais comentando sobre estes artistas vitimas de ataques via redes sociais : eles estão cometendo "crime de opinião"punido pelos retrógrados e reacionários com execração publica e ameaças covardes,simples assim.

  17. Roberto Pedroso Postado em 15/Aug/2015 às 01:21

    Que termos e frases usadas de forma equivocada podem gerar interpretações precitadas nós sabemos, ainda mais com uma parcela da imprensa que espera justamente um pretexto(ou uma frase infeliz e mal dita)para deflagra o acirramento dos ânimos em momentos de adversidade politica,defendo a tese de que todos devem ter o direito a livre opinião e manifestação dentro da ética da legalidade, agora tentar se valer de erros de discursos de lideranças despreparadas para deflagrar um clima de tensão e ódio na tentativa de criminalizar partidos e movimentos sociais em época de extrema adversidade politica é uma atitude reprovável....mas o que devemos esperar de certos veículos de comunicação e de seus leitores teleguiados?

    • Roberto Pedroso Postado em 18/Aug/2015 às 10:08

      Em um nível mais elevado de debate sobre o que é o totalitarismo e suas vertentes deveríamos ser mais criteriosos ao chamar certas personalidades de "governante totalitário"ademais o mesmo havia sido apontado por Tocqueville com outras palavras ao se referir aos "perigos"dos regimes democráticos se tornarem suas próprias antíteses através de duas maneiras: pela atuação de seus agentes e pelo seu conteúdo individualista especificamente excludente.Ou seja o mal das "ditaduras dos mais organizados" não é um perigo apenas dos governos de esquerda; claro que quem já leu de fato tratados sobre politica já sabe disso.....

  18. Nicolau Postado em 16/Aug/2015 às 17:45

    Deveriam confiscar as riquezas desses milionários comunas degenerados que são na verdade os Idiotas Úteis do comunismo global imperialista!

  19. Roberto Pedroso Postado em 19/Aug/2015 às 10:14

    Me valendo mais uma vez da analise de Tocqueville vemos que mesmo a separação dos três poderes em um regime democrático não basta para garantir a liberdade de todos, pois o caráter individualista excludente pode estabelecer o regime dos mais organizados em detrimento do bem comum ,agora falando sobre a atuação de policias politicas em regimes de exceção acho engraçado pois os Estados Unidos sob o pretexto de combate ao terrorismo estabeleceu medidas incompatíveis com um regime pautado no estado democrático de direito vemos, amparados sob o famigerado decreto patriótico, as ações truculentas das autoridades policiais de um regime"democrático" que em tese se apresenta como um modelo de democracia a ser seguido agindo como policia politica prendendo e detendo suspeitos sem um processo legal.E isso tudo em uma democracia que garante a separação isonomia,isenção e independência dos três poderes....

  20. Mário Postado em 05/Jan/2016 às 10:50

    Acha que xingamentos anti-petistas são um absurdo, mas aplaude discursos de ódio como os de Chauí. Não entendo mais nada.

  21. Robson Postado em 05/Jan/2016 às 21:52

    Apanhando??? de coxinhas??? hahahahahahahahahaha, o dia que eu apanhar desse vermes aloprados e dementes, eu me mato!!! Coitadas!!!!! Vão ter que comer muito feijão!!!!