Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 18/Aug/2015 às 20:28
35
Comentários

Jô Soares e Lilian Witte Fibe trocam farpas durante programa

Após ataques contra Dilma, Jô Soares chama jornalista de “apocalíptica”. Lilian Witte Fibe foi criticada pelo apresentador depois de desenhar um cenário completamente pessimista em relação à economia brasileira

jô soares Lilian Witte Fibe
Lilian Witte Fibe e Jô Soares voltaram a trocar farpas na TV (Pragmatismo Político)

Já está virando rotina o apresentador Jô Soares entrar em atrito com as jornalistas que participam do quadro “Meninas do Jô” quando o assunto é política. Depois de discutir, em abril, com a jornalista Ana Maria Tahan por ela ter julgado legítimo o protesto daqueles que pedem o impeachment de Dilma e depois também de ter sido alvo de inúmeras críticas por ter saído em defesa do governo, o apresentador voltou a contestar a opinião de uma jornalista que faz oposição ferrenha a Dilma.

No programa que foi ao ar na madrugada na última quinta-feira, Jô trocou farpas com Lilian Witte Fibe depois de um comentário completamente pessimista em relação à economia brasileira.

“[A Dilma] fez uma maquiagem nas contas públicas que está nos custando rebaixamento de agências de risco, mais inflação, o insucesso do atual ministro Joaquim Levy, em botar as contas em ordem. Foi tudo assinado pela presidente Dilma Rousseff no primeiro mandato, que acabou com os acertos das contas da União, e, agora, está com essa inflação, maior do que popularidade dela”, ela disse, completando ainda que o país vive sua “pior recessão desde Marechal Deodoro”.

Jô, então, chamou o intervalo comercial e, na volta, ao reapresentar as convidadas do quadro, se referiu a Witte Fibe como “apocalíptica”.

“Apocalíptica, não, realista”, respondeu a jornalista, que foi rebatida pelo apresentador. “Mas é uma realidade apocalíptica. Você está dizendo que o Levy não vai conseguir… Olha, o que eu acho, eu fui entrevistar presidentes em dois momentos de crise. Fernando Henrique Cardoso e, agora, Dilma Rousseff…”, dizia Jô quando ela o interrompeu: “Ué, você está falando em crise?”.

“Posso terminar de falar?”, rebateu o apresentador, dessa vez em um tom um pouco mais ácido. Ao fim do programa, ele reafirmou sua posição e voltou a, indiretamente, tecer críticas a comentários como o da jornalista.

“E que o Brasil melhore. Eu sou um otimista irrecuperável. Então, eu acho que no final das contas o barco segue. Enquanto os cães ladram, a caravana passa”.

Pior recessão desde Marechal Deodoro?

Ao sugerir que o Brasil vive seu pior ano econômico desde Marechal Deodoro (primeiro presidente do Brasil, 1889/1891) não se sabe se Lilian Witte Fibe agiu de má-fé ou estava apenas desinformada. Como se trata de um comentário de uma jornalista, e não de uma economista, sua fala é perdoável. De todo modo, seria prudente pesquisar antes de falar, sobretudo quando se tem espaço na TV.

Uma breve conferida neste link revela as taxas de crescimento econômico do Brasil de 1970 até 2014. O histórico revela que nos anos de 1981, 1983 e 1990 o Brasil teve quedas na economia muito maiores dos que a que estão previstas para 2015. Os números de 1983 e de 1990, especificamente, configuram taxas de depressão econômica — algo muito pior que recessão.

Infelizmente, o comentário de Lilian sobre a recessão econômica brasileira em 2015 estava, em verdade, recheado de ódio político, o que impediu a jornalista de realizar uma pesquisa prévia e, consequentemente, passar a informação correta para o telespectador.

com informações de Revista Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leici Postado em 18/Aug/2015 às 20:50

    Para jornalistas como Lilian, o Brasil acabou quando Lula foi eleito a primeira vez. Antes da primeira medida de governo já estava tudo acabado: como assim o PT no poder?

    • Eduardo Postado em 19/Aug/2015 às 10:54

      não sei de quem, mas essa senhora é uma puxa saco....

  2. Salomon Postado em 18/Aug/2015 às 20:52

    Tem razão o Jô. Só de lembrar os oito anos de FHC dá acidez no estômago. década de quebradeira, doação das riquezas do país, estagnação, desemprego de 28 por cento, miséria e fome. Os coxinhas são tão burros que ainda dizem que essa jornalista defende o governo. Tolos.

    • jorge damasceno lima Postado em 23/Sep/2015 às 22:21

      Quando do "confisco" efetuadono governo Collor, a "viteFibe desejava negociar uma casa. Mas deveria, para isso, usar a "portabilidade". Fazer a transação e transferir os valores via "ordem de transferência" de banco para banco (conta para conta). Consultem declarações da "ekonbomista" à época.

  3. Sergio Postado em 18/Aug/2015 às 21:10

    Me lembro de Lilian Witte Fibe anunciando a venda da Vale do Rio Doce, dizia ela que a estatal estava sendo vendida por 8 bilhões "com ágio"! Isto é, acima do valor de mercado. Imagino que ela está sendo coerente com sua postura entreguista da era FHC.

    • enganado Postado em 18/Aug/2015 às 21:32

      Caro Sergio. A Vale foi vendida por 3,3 bilhões e valia 34,3 bilhões, portanto essa diferença deve estar em alguma conta do FHC/Aópio/Serjão/Jereissate/... enfim taí um ROMBO, não é Roubo que deveria ter sido investigado pela PF_DB, Clube Militar_DB, Forças Armadas_DB, STF_DB, ... DB. Sabe por que? Porque qdo a Vale foi ENTREGUE aos EUA/iSSraHell, foram entregues os levantamentos de TODAS as Riquezas Minerais de Nosso Sub-Solo, pois assim os Anglo-Semitas NUNCA precisariam de 453 antenas para vigiar o BRASIL. Tudo de Bandeja a esta corja de safados que querem o Impitim da Presidenta DILMA. Pois que me deem por uma semana a Presidência e irei contar a Verdadeira História de Nossa Pátria e acabar de uma ez com essa Apátrida Forças Armadas, ou melhor, VIRTUAL!

      • Rodrigo Postado em 18/Aug/2015 às 21:38

        (Outro Rodrigo) Enganado, o que me deixa tão estarrecido quanto é a situação das nossas reservas de nióbio. Estão situadas embaixo de reservas indígenas e, segundo diversas reportagens, o trânsito de estrangeiros, principalmente canadenses, mostra-se intenso nessas reservas. O Canadá tem reservas ínfimas do elemento e o Brasil, ao menos até aqui, tem as maiores reservas, mas é o Canadá quem comanda o mercado internacional de nióbio ao que, o Brasil... Bem, seguimos sendo protagonistas de nossas riquezas...

      • Lima Postado em 18/Aug/2015 às 21:56

        Outro Rodrigo?

      • Rodrigo Postado em 18/Aug/2015 às 21:58

        (Outro Rodrigo) *seguimos sendo coadjuvantes de nossas riquezas...

      • Rodrigo Postado em 18/Aug/2015 às 21:58

        (Outro Rodrigo) Qual a dúvida, Lima?

    • SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 19/Aug/2015 às 08:02

      TEM RAZÃO, E PRA LEMBRAR: Antonio ERmirio de Moraes ia comprar a VALE, era um nacionalista de quatro costados, tinha recursos, era do ramo, rico. No entanto, quem ganhou foi outro que não era do ramo, tinha menos recurso e até financeiros. ANTONIO ERMRIO foi falar com FHC porque esse elemento interferiu no processo de privatização quando percebeu que Antonio Ermiiro ia ganhar e colocou os fundos de pensões a favor do que tinha menos recursos. PARA SABER SOBRE APUNHALAR PELAS COSTAS leia também ADBO JATENE sobre FHC: há entrevistas e vídeos na internet e you tube.

  4. Rodrigo Postado em 18/Aug/2015 às 21:20

    (Outro Rodrigo) Eu vi esse dia... E achei bastante interessante que, pouco depois, ele passa a concordar com ela... Trata das estratégias de marketing do Governo ("convencimento pela repetição", do que falam abertamente)... E muito mais. Sugiro a quem quiser opinar sobre o programa em questão, que o assista na íntegra e tire suas próprias conclusões, em vez de limitar-se à opinião de quem escreveu o texto.

    • sidney Postado em 18/Aug/2015 às 22:55

      bichim burrim tu vei...

      • Rodrigo Postado em 18/Aug/2015 às 23:45

        (Outro Rodrigo) Fico sempre feliz em ver que, faltando o argumento, parte-se para a agressão. Ó, Sidney, inteligência suprema, onipotência absoluta, onipresença inquietante, questiono-te: viu o vídeo programa? Não, né? Não viu, não gostou e opinou sobre o que não sabe, agredindo, em vez de argumentar. Desejo a ti dias melhores! P.S.: veja o programa, não precisa ter receio e veja toda a discussão ("convencimento pela repetição", distanciamento da Presidente, abandono de Dirceu - sim, tudo isso foi tratado, bixão inteligentão de mamãe!).

  5. André Nelson Postado em 18/Aug/2015 às 21:46

    Jornalista economista segundo o Delfim Neto, não é nenhuma coisa nem outra. Lilian bife de quibe agiu de má fé somente. Comparar a situação atual aos tempos do ronca... fez isso para que a memória de muitos não regressasse aos anos 80.

  6. thomaz Postado em 18/Aug/2015 às 21:48

    Cadela sem vergonha

  7. Lucas Postado em 18/Aug/2015 às 21:59

    Meu caro, estamos todos na corda bamba, qualquer escolha entre direita e esquerda é burrice, em corda bamba, a gente fica é no meio.

  8. enganado Postado em 18/Aug/2015 às 22:01

    A Lilian Witte Fibe deve estar dura e querendo voltar p/gRoubo ou coisa parecida. Engraçado, jornalista igual a Miriam Leitoa e dando peruada em economia. Qq dia desses também vou peruada em cólicas menstruais e como ter filhos debaixo dágua. Enfim, no Brasil é fácil encontrar muitas pessoas que atacam os governos do PT; porque não agradam (banca Anglo-Semita) os EUA/iSSraHell, pois isto é uma praga porque ainda corre nas veias destas pessoas um DNA ainda de vidas passadas qdo viveram desgraçadamente no 1º mundo. Três Patetas recontratem a Coroa, porque está no ponto certo para os propósitos dos seus Senhores!

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 18/Aug/2015 às 22:06

    Sabia nem que estava viva essa daí....antes tivesse ficado quieta no buraco dela. """""""sugerir que o Brasil vive seu pior ano econômico desde Marechal Deodoro (primeiro presidente do Brasil, 1889/1891)"""""""" isso é patifaria disfarçada de jornalismo, pra dizer o mínimo.

  10. Deisi Postado em 18/Aug/2015 às 22:29

    Lembro da frita bife no jornal da noite, seu rosto não tinha expressão, parecia robótica, tanto noticias boas, quanto as ruins, não mudava, era igual. Acredito que o Jô só mantenha o quadro, para desconstruir todas baboseiras das jornalistas apocalípticas. Ele conhece todas, sabe exatamente quais são seus discursos, nem precisa e esforçar para derrubar todas as teses dessas, que o único intuito é depreciar a presidente. Pior de tudo é nem se preocupar em pesquisar, quanto amadorismo, mas o gordo está esperto ultimamente. Boa Jô! Continue assim! Viva o gordo!

  11. Thiago Teixeira Postado em 19/Aug/2015 às 00:17

    No governo FHC, em plena crise no final de 1999, ela apresentava o Jornal da Globo e toda noite, falava do parlamento alemão. Isso mesmo, maquiou a crise, blindou seu presidente e mostrava entrevistas com o Farol de Alexandria onde todos os jornalistas em volta sorriam. Eu lembro, tenho na memória, sei que é Liliam Bife Quibe (como era ironizada no programa viva o gordo nos anos 80).

  12. Marcos Vinícius Postado em 19/Aug/2015 às 00:58

    E você está é com sérios problemas mentais. Sua inanição cognitiva não lhe deixa enxergar um palmo além dessa sua doença.

  13. Antonio Palhares Postado em 19/Aug/2015 às 09:25

    Se depender dos "analistas economicos" da globo.Esta, e a urubulóloga,Miriam leitão, voce não abre nem um carrinho de pipoca no Brasil. É a velha história desta famigerada. Quando ela quebrar,o que ja esta acontecendo.O Brasil continuará firme e forte.

  14. Roberto Pedroso Postado em 19/Aug/2015 às 09:27

    o triste no Brasil é que a analise dos jornalistas especializados em economia não é feita de forma imparcial, os jornalistas de economia em sua grande maioria não são isentos e estabelecem suas analises partindo de um prisma partidário ideológico recomendo a leitura de textos de especialistas sérios como o economista Antonio Correa de Lacerda e o professor Ricardo Sennes estes sim analistas sério e isentos não como essa cidadã.....

  15. Newton Flora Postado em 19/Aug/2015 às 10:31

    endosso o que falou o Roberto Pedroso, pois entrevistei muitas vezes o Antônio Correa de Lacerda e o Ricardo Sennes quando estava ainda no jornalismo da Rádio Bandeirantes. JORNALISTA NEWTON FLORA.

  16. Mauro Postado em 19/Aug/2015 às 10:36

    Engraçado mesmo é ver que aqui tantos que tanto odeiam a Globo terem assistido o programa veiculado ora vejam, pela Globo.

  17. soda cáustica Postado em 19/Aug/2015 às 10:44

    "Pior desde o Marechal Deodoro" foi a coisa mais ridícula que ouvi nessa vida: uma sintese perfeita do partidarismo e imbecilidade total dos jornalistas da burguesia paulistana. E pra usar uma frase que nunca coube tão bem: vai estudar menina !!!

  18. Ingrid Postado em 19/Aug/2015 às 11:17

    Como já disse aqui outras vezes, não vejo globo. Porém quando vejo matérias como essas aqui no PP sou obrigada a admitir, a danada da emissora é esperta.

    • Rodrigo Postado em 19/Aug/2015 às 12:13

      (Outro Rodrigo) De toda sorte, Ingrid, busque assistir o programa em questão, na íntegra. Há várias críticas, feitas mesmo por Jô, que aqui não foram sequer abordados.

  19. Rodrigo Postado em 19/Aug/2015 às 15:07

    (Outro Rodrigo) Eu digo o mesmo a você, Naro: assista o programa na íntegra. Você irá se surpreender. Talvez por isso não tenha sido postado link para o vídeo... A parte em que mesmo Jô discute os métodos de propaganda do Governo; a visão de quem é preso acusado de desviar recursos para o partido e de quem é preso acusado de enriquecimento ilícito; o abandono de Dirceu; a distância de Dilma etc. Uma pena que quase todos aqui se contentaram em repetir a opinião do autor do texto, em vez de assistirem o programa e formarem a própria.

  20. enganado Postado em 19/Aug/2015 às 15:18

    Vc continua defendendo a roubalheira da Direita. Vc não tem vergonha? Vou lhe mandar um espelho! Quer dizer que é munição p/Fórum, DCM. ... , ou seja, a Direita pode roubar na calada da noite e ter muito cuidado p/que a ESQUERDA não saiba. Lindo! Edificante! Salutar! Honestíssimo! E o BRASIL entra onde? O nome disso que vc escreveu, se chama "Mais Uma Patifaria da Direita". Aliás é só isto que vc aprendem mesmo antes de serem circuncidados.

  21. walter Postado em 25/Aug/2015 às 12:25

    Mais um site pago pelo PT. Saindooooo

  22. Jorge Bengala Postado em 03/Sep/2015 às 23:44

    Interessante é a má fé dos que comparam o governo FHC com o do pt. Se Lula fez muito pelo social em seu primeiro mandato, foi graças ao País estar nos trilhos. itamar e FHC com o _Plano Real foram os responsáveis pelo avanço econômico do Brasil. Ou algum inocente acha que Lula assumiu, balançou uma varinha Mágica e o dinheiro apareceu? Alguém antes dele fez o dever de casa.

  23. domingos Postado em 09/Sep/2015 às 15:15

    vcs que defendem o PT vão "pqp", não venham tapar o sol com a peneira, o Brasil tah uma merda, sinto dizer pois votei e defendi muito o Lula e o primeiro mandato da Dilma, mas infelizmente o PT e o governo se deixou levar pela maioria, o governo virou corrupto, sem lei, onde roubar para o partido é orgulho, desculpem vcs tucanos, mas são ladrões tbm;

  24. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA Postado em 16/Jun/2016 às 13:29

    EU SÓ LEMBRO DE UMA COISA QUE O LULA DIZIA ANTES DE GANHAR,QUE SONHAVA COM QUE UM TRABALHADOR BRASILEIRO TIVESSE UM SALÁRIO MÍNIMO ACIMA DE CEM DÓLARES.