Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 27/Aug/2015 às 16:28
39
Comentários

Idoso é torturado pela polícia durante meia hora em Salvador

Sessão de tortura de um idoso inocente expõe brutalidade policial em Salvador. Agentes chegaram a introduzir um cabo de vassoura no ânus da vítima, como demonstraram os laudos médicos do caso. Em ato inusual de coragem, ele denunciou seus agressores na Corregedoria da Polícia Militar da Bahia

tortura policial idoso salvador
Idoso torturado em Salvador: Quatro agentes arrombaram a casa da vítima e a agrediram por mais de hora e meia

Maria Martín, El País

Era quase meia noite do dia 14 de junho quando a porta do senhor Elias*, de 62 anos, foi arrombada por quatro policiais do município de Dias D’Ávila, a 57 quilômetros do centro de Salvador, na Bahia. Ao susto inicial lhe seguiu uma sessão de mais de hora e meia de tortura na qual os agentes chegaram a introduzir um cabo de vassoura no ânus do idoso, como demonstraram os laudos médicos do caso. Os policiais, que haviam obtido esse endereço após, supostamente, torturar um usuário de drogas, acreditaram que seu Elias era o narcotraficante que buscavam. Mas os agentes não queriam prendê-lo, queriam grana. Eles o extorquiram e roubaram o pouco dinheiro que tinha, 200 reais em cédulas e outros 200 em moedinhas.

Elias, sem ficha policial, não se cansava de repetir que era trabalhador e que não tinha envolvimento com o crime, mas foi vendado e conduzido em uma viatura para outros locais onde foi submetido a novas agressões e ameaças, como a de atear fogo em seu corpo com gasolina. Tudo indicava que os policiais iam se desfazer de Elias, no que é chamado no jargão policial de “ponto de desova”, mas o idoso foi finalmente deixado em casa. Os policiais, um tenente e três soldados, perceberam que ele não era a pessoa que procuravam.

Seu Elias, em um ato inusual de coragem, denunciou seus agressores na Corregedoria da Polícia Militar da Bahia. O órgão fiscalizador da corporação abriu uma investigação e acabou pedindo a prisão dos acusados. O idoso foi examinado por médicos que certificaram feridas nos punhos, nos ombros, na mandíbula, nos joelhos, uma perfuração sangrante na região do ânus e fissuras no esfíncter. O relato detalhado nesta reportagem é parte do processo que levou o juiz militar Paulo Roberto Santos a decretar a prisão preventiva dos policiais sob a acusação de crimes de ameaças, roubo com violência e extorsão. “Os indícios suficientes de autoria emergem com clareza solar”, escreve o magistrado.

A análise do GPS da viatura constatou que o veículo encontrava-se na casa da vítima naquele dia e horário, e os investigadores não obtiveram uma justificativa oficial da visita a esse endereço. O relato das atrocidades sofridas por seu Elias foi tão contundente e detalhado que motivou a ordem de prisão na semana passada do tenente Isaias de Jesus Neves e os soldados Marcos Silva Barbosa, Alexandro Andrade das Neves e Carlos Eduardo de Sousa Torres, lotados na 36ª Companhia Independente da PM de Dias D’Ávila.

O magistrado afirmou que a prisão preventiva, considerada uma medida “extrema e excepcional”, é “de extrema necessidade” para a instrução criminal, para proteger a liberdade dos testemunhas e para garantir a ordem pública, pois a maneira como os policiais praticaram os delitos “demonstra sua periculosidade”. “Sem sombra de dúvidas a ordem pública encontra-se seriamente comprometida no caso em discussão, pois condutas tão infames, em tese, foram praticadas por policiais militares, justamente os agentes encarregados pela lei de preservar a ordem pública e garantir a paz social”, escreve o juiz na sua decisão onde acusa os policiais de assumir o papel de “algozes”. O magistrado negou o pedido de habeas corpus, que pretende evitar prisões arbitrárias, solicitado pela defesa dos acusados.

Saiba mais aqui

*O nome da vítima foi trocado para preservar a intimidade e integridade dela

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Lucas Oliveira Silva Postado em 27/Aug/2015 às 16:44

    Que mundo é esse? Desmilitarização da polícia JÁ!

    • Cristiano Requião Postado em 28/Aug/2015 às 09:19

      Exatamente.....

  2. Reginaldo Santos Postado em 27/Aug/2015 às 16:55

    ridícula!!!

  3. Lucas Oliveira Silva Postado em 27/Aug/2015 às 16:59

    Caraca, cadê a Maria? Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica! Tá sentando na pica!

    • Lucas Oliveira Silva Postado em 28/Aug/2015 às 11:36

      Eu não, mas na sua boca ou na da sua irmã já é algo corriqueiro

  4. Carlos Postado em 27/Aug/2015 às 17:03

    Vira o disco, Maria!

  5. poliana Postado em 27/Aug/2015 às 17:13

    não tendo palavras pra defender essa merda de corporação a quem a maria cesar souza tanto idolatra, tentou mudar o assunto! lindo pra sua cara, seu ridículo! esses são seus ídolos. e são eles q vc quer no poder de novo!!?? deveria ter vergonha de idolatrar uma corja dessa!!! espero q um dia eles enfiem uma vassoura no seu ânus pra lhe extorquir!!!! quero verse sua cegueira e idolatria iria continuar. idiota!

    • Claudio Postado em 27/Aug/2015 às 18:10

      Por que, Naro Solbo? Ela precisa ter mais de 40 anos para criticar essa atrocidade feita pela PM? Por sinal, atos bastante semelhantes aos rotineiros praticados pelas forças de repressão durante o Regime Militar.

    • poliana Postado em 27/Aug/2015 às 18:49

      ué, voltou a falar comigo, querido?

    • poliana Postado em 28/Aug/2015 às 17:14

      Pois eh claudio. Creio q na kbça do naro, só pode criticar a pm quem viveu na época da ditadura...e na mente dele, foi uma época de glória e os militares são heróis. Olha o anagrama q ele usa no pp. Só n tem coragem de assumir.

  6. Pronto Falei Postado em 27/Aug/2015 às 17:14

    sem duvida os temas citados sao importantes, mas nao mais do que denunciar as atrocidades praticadas pelas PMs do Brasil agora e que sao endossadas pelo silencio de pessoas pseudopolitizadas. Em um nivel cotidiano, isso aflige a populacao muito mais do que os bilhoes que os politicos corruptos roubam. O dinheiro do mensalado e do trensalao nunca vao passar perto de mim ou de qualquer pessoa que eu conheca, mas uma policia incompente, violenta e corrupta pode bater a porta de qualquer um a qualquer instante...

    • Clara Rossi Postado em 27/Aug/2015 às 18:42

      Sossega, Pronto Falei...ops, Maria..ops, Poliana.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Aug/2015 às 17:15

    não, deve estar errado isso aí....o velho deve ser um marginal...porque eu aprendi que a pm só vai atrás de bandidos...aprendi tambem que a pm é tão bacana que se deve tirar selfies com eles em micaretas dominicais e passeios dos nobres homens brancos da elite...é apenas um caso isolado...eu sei que teve outro problema em fevereiro na mesma bahia, mataram 12 por lá...mas tudo bem...foi outro caso isolado tambem...a pm é uma instituição super confiável..

    • Aracelli Postado em 27/Aug/2015 às 21:09

      Pois é, Eduardo Ribeiro... e esses PMs que ASSASSINARAM aqueles 12 jovens inocentes, para vingar a morte de outro PM, foram absolvidos pela juíza por falta de provas. Agora o Ministério Público está recorrendo...

  8. Monique Postado em 27/Aug/2015 às 17:18

    A direita fala tanto em "incompetência" porque eles são expert neste assunto. Basta ver a "maria". Nem pra pagar um assessor competente pra ficar comentando as postagens. Sem falar da equipe que celebrou uma filiação na cidade de "Propinaguaçu de Minas"...kkkkkkkkkk

  9. Monique Postado em 27/Aug/2015 às 17:22

    Quanto a publicação é uma lástima que isto ainda ocorra! Como pode alguém ainda achar isto correto?! Lendo este texto me lembro de tantos argumentos e justificativas que essa gente dá a si mesmo pra tentar tornar estas atitudes aceitáveis. Sem contar no policial que nos vê como "inimigos" por pedirmos a desmilitarização da polícia.

  10. João Pedro Postado em 27/Aug/2015 às 17:25

    Você come merda? Ou só caga pela boca mesmo?

  11. A.L. Postado em 27/Aug/2015 às 17:32

    Nada sobre o assunto SÉRIO em questão, Maria? Belo caráter de direita que você tem.

  12. Victoria Postado em 27/Aug/2015 às 17:45

    Porque um idoso inocente extorquido, roubado e torturado brutalmente pela polícia que deveria protegê-lo é algo banal, corriqueiro e desimportante, não é? Contanto que ele seja pobre, os coxinhas vão aplaudir de pé, achar lindo e tentar culpar a vítima. O genocídio praticado pela polícia que tortura e mata pobre não é problema, temos que focar na luta contra o "comunismo" instaurado neste país onde só rico tem direitos humanos e possibilidade de julgamento. Faz todo sentido.

    • Clara Rossi Postado em 27/Aug/2015 às 18:43

      tantos perfis falsos pra falar m...

  13. Juniperos Postado em 27/Aug/2015 às 17:51

    Santo Deus Odin , maria... você não sabe o que é CONTEXTO? Obviamente a manchete não tem nada a ver com esses assuntos. Pelo visto esse senhor não era seu pai, não é... sinceramente. Justiça e humanidade devem caminha lado a lado, aprenda a ser humana.

  14. Ana Maria Postado em 27/Aug/2015 às 18:00

    E tem FDP que ainda pega o caso pra defender???

  15. Ana Maria Postado em 27/Aug/2015 às 18:02

    Dona Maria, acho que é fake, mas caso não seja, deve ser imbecil, burra e analfabeta. Eis a manchete: "Idoso é torturado pela polícia durante meia hora em Salvador". Leia! LEIA BEM! Pare de pagar mico! Perdeu a noção do ridículo???

  16. Edilma Postado em 27/Aug/2015 às 18:03

    Isso que é alienação. Uma matéria policial, falando dos absurdos da tortura que um velhinho sofreu e vem reclamar porque não colocaram essa responsabilidade na Dilma? Aff. Povo está paranoico.

  17. Clara Rossi Postado em 27/Aug/2015 às 18:41

    Maria doida...

  18. Walderez Postado em 27/Aug/2015 às 19:51

    é isso que ne nata. aposto que tem advogado de porta de cadeia que vai defender esses pms. eu os deixaria pastar numa cadeia comum, pra ver o que é bom e aprender a respeitar as pessoas de bem. acho que nós estamos precisando é da pena de morte no brasil. para ppoliticos corruptos também

  19. Renato Postado em 27/Aug/2015 às 20:16

    Vai se fuder

  20. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Aug/2015 às 20:28

    maria é troll profissional demais...exala mau caratismo a cada participação e tem a manha de tirar do sério todos que comentam...

  21. leonardo Postado em 27/Aug/2015 às 20:33

    Pensei q isso só ocorria com a policia tucana.

  22. Tuvia Bielski Postado em 27/Aug/2015 às 20:58

    No dia que acontecer com você, seu idiota psicopata (Maria), você vem aqui no PP falar da inflação e do desemprego. Doente!

  23. Tom Torres Postado em 28/Aug/2015 às 00:05

    Todo baiano sabe que a polícia baiana se formou na escola de ACM, onde valia a Lei do Mais Forte. Nos anos 70/80, trabalhava de turno em Camaçari e, quando voltava pra casa, tinha mais medo da polícia do que do ladrão. Vários colegas foram presos ou sofreram violência policial quando retornavam ou até mesmo quando estavam na calçada esperando o ônibus para o trabalho.

  24. Nuno Postado em 28/Aug/2015 às 02:07

    Vc tem problemas mentais?

  25. Thaisa Postado em 28/Aug/2015 às 06:01

    Maria, já havia observado um comentário seu, semelhante, em outra noticia de absurdos sociais divulgada aqui.. Dentre outras milhões de coisas que queria te falar, por sua desumanidade, aqui esta a unica: Desocupada, comentando em site de noticia pedindo por juros, desemprego, dolar, lula lava jato, guerra Venezuela - Colombia??? Belo papel de cidadania! Vai longe com essa postura

  26. Cléa maria Postado em 28/Aug/2015 às 06:11

    Nao sou de fazer comentários, mas leio todas as matérias e comentários ( amo o p.p.)fique indignada com a MARIA mesmo diante de todos absurdos que comenta achava que lhe restasse um pouco de respeito ao próximo!! Mas só pensa no Aécio mesmo!! Ou Maria tanta burrice dá uma pena de tu mulher!!

  27. Eggavinho Postado em 28/Aug/2015 às 09:01

    Oh Maria! Vc sabe muito da vida...

  28. Andrezza Postado em 28/Aug/2015 às 10:41

    Todo santo dia essa maria tá aqui. Essa maria com um m e uma mente minúscula...

  29. Andrezza Postado em 28/Aug/2015 às 10:43

    Todo santo dia essa maria tá aqui. Essa maria com um m e uma mente minúscula...

  30. Shaman Postado em 28/Aug/2015 às 11:07

    Nível de empatia: -8.000.

  31. Tuvia Bielski Postado em 30/Aug/2015 às 11:04

    Conclamo os colegas a votarem na enquete da Câmara sobre a desmilitarização e unificação das Polícias. Militarismo em polícia apenas propicia abusos, assédio moral contra subordinados e violência sistemática contra a população. Só quem se beneficia desse modelo são alguns oficiais (em postos maiores), que tratam a corporação como meio de obtenção de vantagens junto a comerciantes e administradores públicos. Aproveitem e votem também nas outras pautas. www2.camara.leg.br/enquetes