Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 19/Aug/2015 às 17:52
50
Comentários

Eduardo Jorge justifica foto ao lado de manifestante 'anti-Marx'

Eduardo Jorge participou das manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff no último domingo. Questionado sobre a fotografia ao lado de um jovem que segurava um cartaz com os dizeres "Menos Marx, Mais Mises", o ex-presidenciável divulgou uma justificativa

eduardo jorge mises marx
Conhecido pelo seu ideário progressista, Eduardo Jorge, militante de movimentos de esquerda, foi fotografado ao lado de jovem que segura cartaz exaltando Ludwig von Mises, economista que é referência para a direita brasileira

Presente na manifestação deste domingo (16) em São Paulo, o ex-presidenciável Eduardo Jorge (PV) afirmou que não é golpe pedir impeachment da presidente Dilma.

“Dizem alguns do governo atual que pedir impeachment é golpe. Que conversa fiada! Fui do PT e da direção do PT vinte e tantos anos. Dediquei um terço da minha vida a ele e lembro muito bem: éramos a favor do impeachment em tudo. É constitucional”, disse.

Ele ponderou, porém, que “tem que ter um rito”. “Não pode ser no atropelo, na força na rua. Tem que ter acusação, defesa, provas”. Eduardo Jorge também descartou o impeachment como solução “mágica” para resolver os problemas econômicos do país.

Foto polêmica

Ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores e reconhecido pelo seu ideário progressista, Eduardo Jorge foi fotografado posando ao lado de um jovem que segurava um cartaz com os seguintes dizeres: “Menos Marx, Mais Mises”.

A imagem correu as redes sociais através de páginas de apoio às manifestações. “Até o Eduardo Jorge já sabe: Menos Marx, Mais Mises! E se chorar muito vai ter Hayek, Ron Paul, Walter Block, Rothbard e Jesus Huerta também”, publicou uma delas.

Eduardo Jorge usou sua conta pessoal do Twitter para esclarecer o episódio: “Para socialistas nervosos e liberais apressados: não vi o cartazete do moço na hora da foto. Só isto. Mini tempestade em mini copo d’água…”

Ludwig von Mises foi um economista e filósofo europeu que defendia o Estado mínimo e o liberalismo econômico. Mises trabalhou como conselheiro econômico do governo fascista de Engelbert Dollfuss na Áustria e defendia a aprovação do fascismo italiano como forma de combate à esquerda. A obra de Mises é, hoje, uma das principais referências teóricas para a direita brasileira.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Postado em 19/Aug/2015 às 18:21

    Menos Mises, mais Piketty!

    • vinis Postado em 19/Aug/2015 às 21:05

      Esse sim!

    • Paulo Roberto Postado em 19/Aug/2015 às 21:20

      Companheiros, como disse o PHA, os tucanalhas leram o Piketty e fingem que não leram, eles não querem admitir que o neoliberalismo foi uma tragédia para as economias do mundo, este alienado que segura este cartaz pedindo menos Marx, deve ser alguém beneficiado o que é raro entre os trabalhadores, pela Privataria Tucana leiam o livro do Amaury!!É Lula 2018!!!

    • Junio Postado em 20/Aug/2015 às 12:19

      Aí sim!!!

  2. André Nelson Postado em 19/Aug/2015 às 18:48

    Cuidado ao escrever Piketty... vai ter gente pensando que é o mesmo que piquete. rs

  3. EDUARDO Postado em 19/Aug/2015 às 19:11

    Eduardo Jorge se mostrava como um cara gente boa. Com idéias novas e até mesmo revolucionárias. Mentiroso. É mais do mesmo só que piorado. Autor da lei dos genéricos, mostrou-se um candidato aproveitador e da onda. Achou que a maré iria para o lado de Aécio. Se deu mal. Agora acha que Dilma cai, vai quebrar a cara novamente.

    • Vinicius Postado em 21/Aug/2015 às 02:31

      Pior que faz isso por puro revanchismo. Nem compromisso com sua principal ideologia que é a Sustentabilidade ele tem. Pois quem acredita que a direita vai apoiar a sustentabilidade? Só na cabeça dele mesmo. *Outro Vinicius

      • EDUARDO Postado em 27/Aug/2015 às 15:46

        Verdade Vinicius.

  4. Lucas Postado em 19/Aug/2015 às 20:26

    Quanto mais esse hipócrita explica, mais complica.

  5. Sérgio César Júnior Postado em 19/Aug/2015 às 20:38

    Se o rapaz que está com o cartaz "Menos Marx, mais Mises" está pedindo impitimá, por que, ele está preocupado com o Estado, se a tese desse economista da escola Austríaca (Ludwig Von Mises) é a do Estado mínimo? Será que algum político seria capaz de se sensibilizar com o apelo do rapaz, sendo que nem o Estados Unidos da América com sua política liberal aboliu o Estado e a indústria nacional? Se Eduardo Jorge disse não ter visto o cartaz, por que então se deixou fotografar com os dizeres, ele não sabia que isso o comprometia?

  6. Gustavo Postado em 19/Aug/2015 às 20:53

    Só num país tão cômico pra ter uma direita que defende Estado mínimo e posa ao lado de policial.

    • Vinicius Postado em 21/Aug/2015 às 02:26

      Pois é, e também um partido com ideias de Sustentabilidade apoiar a Direita.*Outro Vinicius

  7. Renato Mendes Postado em 19/Aug/2015 às 21:07

    Não acredito em nada do que esse mentiroso fala. Foi lá abraçar o Aécio no segundo turno e perdeu todo o meu respeito. Espero que nunca mais se candidate a nada. Uma vergonha para a esquerda.

  8. Paulo C. Postado em 19/Aug/2015 às 21:08

    Eduardo Jorge é um ser patético

  9. Lucas Cantino Postado em 19/Aug/2015 às 21:21

    "Ron Paul" Piada ambulante , me divirto mais com aquela drag com nome parecido

  10. Denisbaldo Postado em 19/Aug/2015 às 21:41

    Estado mínimo, intervenção militar, comunismo, etc, etc, etc. Essa manifestação está completamente fora da realidade, nada disso mais existe em nenhum país desenvolvido do mundo. Parece um monte de pessoas que saíram de um filme dos anos 70/80. Discursos completamente desconexos com a realidade. É por isso que a esquerda brasileira estará crescendo cada vez mais nas próximas décadas, porque está muito mais conectada com a modernidade política que ocorre no primeiro mundo. Bando de gente ignorante pregando políticas de décadas e até séculos atrás. A fórmula do fracasso toda concentrada em um bando de gente ignorante. Basta ver a revolução que o Haddad está fazendo em São Paulo, dá até pena dos outros políticos. O Brasil pode não estar totalmente preparado para isso ainda, mas é inevitável e imprescindível que isso aconteça. Ainda bem que as pessoas morrem um dia. Vão com Deus!

    • ricardo Postado em 19/Aug/2015 às 22:30

      adivinha quem coloca essas idéias na cabeça destas pessoas, " OLAVO DE CARVALHO" .... já escrevi um texto sobre esse tema e quando procurei as fontes de onde vem esse pensamento ali esta ele OLAVO DE CARVALHO com sua mente congelada nas decadas 70 e suas teorias da nova ordem mundial... em fim ... no dia que ele conseguir o diploma de ensino fundamental eu vou respeita-lo..

  11. J.Expedito Postado em 19/Aug/2015 às 21:48

    EDUARDO MARIA VAI COM AS OUTRAS JORGE. SE NOUVER JUSTIÇA JUSTA ELE VAI PRO BURACO DOS COXINHAS.

  12. João Reis Postado em 19/Aug/2015 às 21:49

    O Eduardo Jorge tá doidão.

  13. Felipe Souza Postado em 19/Aug/2015 às 22:03

    Sem nenhuma altivez ou soberba: é de chorar a confusão teórica que esse pessoal da manifestação faz. Pior é quando eles aprontam de contextualizar com a realidade mundial e brasileira. Denisbaldo, tenho a mesma impressão sua e faz tempo. Parecem saídos de alguma máquina do tempo, não é possível!!! Mas também tenho que admitir que alguns entre nós, "canhotos", adoram identificar o governo e a crítica à esquerda a que se faz dele cá fora, como o embate entre stalinistas e trotskistas...é pra ficar mais vermelho de vergonha do que a bandeira da URSS!! Nem nas maiores economias liberais não citam V.Mises. É muito caboclismo provinciano desses nossos liberais globalizados tupiniquins!! Sem ofensas...

  14. Mary Postado em 19/Aug/2015 às 23:02

    Se não é aproveitador, é BURRO mesmo. Com todo o discurso anterior dele, e pedir para ser desacreditado de vez.

  15. Thiago Teixeira Postado em 19/Aug/2015 às 23:39

    Menos Marx e mais Kim Jon Un.

  16. Felipe Postado em 20/Aug/2015 às 00:50

    Hahaha deu ruim na esquerda parte 2

  17. Renato Z Postado em 20/Aug/2015 às 08:01

    "Menos Marx mais Misses", Bolsonaro marcando pontos para eleição de presidente, agora do PSC, e a história se repete teremos um novo Dollfuss?

  18. Fernando Rezende Postado em 20/Aug/2015 às 09:55

    Você já leu algo de A. Smith?

  19. Roberto Pedroso Postado em 20/Aug/2015 às 10:15

    Alguem em sã consciencia acreditava mesmo neste tal senhor Eduardo Jorge?Aos que acreditavam só tenho a lamentar.....

  20. Rodrigo Postado em 20/Aug/2015 às 10:23

    (Outro Rodrigo) A melhor resposta possível. No popular: "porque eu quis e pronto". Ê, patrulha que gosta de se revoltar contra o livre arbítrio...

    • Roberto Pedroso Postado em 20/Aug/2015 às 23:21

      Aos menos atentos :o senhor Eduardo se revoltou contra a linha política e a suposta traição ideológica do PT este foi um dos fatos que motivaram a saída de Eduardo Jorge do PT ele alegava" traição ideológica por parte do Partido"! pergunto após essa foto e agora ?

    • Vinicius Postado em 21/Aug/2015 às 02:38

      De qualquer forma o livre arbítrio tem suas consequências também. Uma pessoa que se diz progressista, ir numa manifestação desse tipo. Quer que se faça o que, ficar calado? *Outro Vinicius

      • Rodrigo Postado em 21/Aug/2015 às 11:34

        (Outro Rodrigo) Vinícius, inicialmente temos que o problema é justamente esse: ser progressista, liberal, conservador etc., é mera autodeclaração ou reclama uma atitude práticas e concreta? O que mais temos visto, de forma generalizada, são pessoas e partidos que meramente dizer ser algo que não o são. E, quanto a Eduardo Jorge, ele já se declarou contra a política prática do PT (julgando-a dissociada da prática, tanto assim que saiu do partido), então não haveria incoerência em protestar - no domingo estavam diversos grupos de pessoas, dos insatisfeitos que protestaram democraticamente, aos extremistas que portavam cartazes agressivos e antidemocráticos. Então, novamente, o livre arbítrio dele deve ser respeitado, mesmo porque em perfeito compasso para com o entendimento dele e a crítica usual.

  21. Thiago Postado em 20/Aug/2015 às 10:45

    O Eduardo Jorge era um dos políticos mais sensatos da última campanha, apesar de ser ridicularizado e ter ficado com fama de "tio doidão". Sempre se posicionava do lado certo das polêmicas, a favor da descriminalização da maconha, a favor do aborto, todas bandeiras históricas da esquerda. É um esquerdista histórico e sincero. Pq desqualificá-lo só pq achou de tirar uma foto com um manifestante de rua? ou pq ele falou o óbvio: que o PT diversas vezes pediu o impedimento de governantes passados, muitas vezes por bons motivos? Não há nada pior que esquerdistas que se acham superiores aos intolerantes de direita...pregando um discurso do ódio contra um militante sincero, que deve ter feito muito mais pela esquerda do que muitos que tão xingando ele aqui.

    • Vinicius Postado em 21/Aug/2015 às 02:41

      Vamos ser francos, uma pessoa que vai numa manifestação dessas, de esquerda ela não é. *Outro Vinicius

  22. Eduardo Ribeiro Postado em 20/Aug/2015 às 10:52

    Eu tenho pena de quem algum dia levou EJ a sério. Ele sabia muito bem o que tinha no cartaz do marchadeiro. Ele cansa de dar provas de que é um perdido, um aloprado ideológico. Diz uma coisa agora, daqui meia hora desdiz. Aquele papo mureteiro dele de "não sou de direita nem de esquerda" é típico demais de coxinha despolitizado que bate panela e vai pros passeios de domingo, mas que se diz "apartidário e apolítico". E o pior é que ele aparece vez ou outra andando de bicicleta ou defendendo a liberação da maconha, e tem doente que acha que essa tranqueira aloprada é "de esquerda". Esses "seres verdes" são um bando de capitalistas, capitalistas até a alma, e não é apenas no Brasil. Vocês precisam estudar mais. "Menos Astrólogo, Mais Livros".

    • Eduardo Ribeiro Postado em 20/Aug/2015 às 15:06

      """""...meu PT..."""""

    • Deisi Postado em 20/Aug/2015 às 15:56

      A maconha está destruindo os últimos neurônios do Eduardo Jorge, tirou foto e nem percebeu o que estava escrito no cartaz do reaça marchadeiro.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 20/Aug/2015 às 17:15

      Esses direitinhas são comédia demais...pra voces, basta não bater panela espumando pela boca na varanda gourmet que vira "ohhh...PTista"...e como se fosse uma grave ofensa, algo de que eu me envergonharia...melhore, menino-coxa...

    • Vinicius Postado em 21/Aug/2015 às 02:20

      Para mim ele é um típico Marina "Malafaia" Silva inventa essas modinhas de apartidarismo, não ser de esquerda nem direita e muda de ideia como troca de roupa. O que a Marina fez é algo inacreditável começou no PT, depois PV, depois tenta criar um partido, não consegue e entra "pela janela" no PSB, e termina as eleições de 2014 fazendo campanha para o Aécio por puro revanchismo. Por isso que o partidarismo é importante, muita gente de esquerda deve ter votado no Eduardo Jorge agora está decepcionado. *Outro Vinicius

  23. Alice Postado em 20/Aug/2015 às 14:29

    PV = Partido Vendido

  24. Marco Postado em 20/Aug/2015 às 15:52

    Por que será que há infinidade de pensadores, lideres e estrategistas judeus marxistas e liberais ? Marx ( Kissel Mordechai ) Mises, Rothbarth,Friedman, Trotsky, Roda de Luxemburgo, Kautsky, Mandel,Ayn Rand. Agora, não há nenhum de doutrina nacionalista. E nacionalismo não é sinônimo de nazifascismo anti-semita, que por sinal não era problema para Mises que apoiou regimes fascistas, assim como os Chicago boys que trabalharam para o governo Pinochet que tinha uma forte ligação com nazistas.. Ah, e o fascismo, segundo os neocons, não é de esquerda ? Como Mises apoiou fascistas para combater a esquerda ?

  25. Luis Guilherme Postado em 20/Aug/2015 às 17:55

    Mises não GOSTAVA do fascismo, ele só dizia que entre fascismo e socialismo, dois sistemas totalitários que estavam dominando a Europa, o fascismo era o menor dos males. É difícil contestar isso comparando o número de mortos por Mussolini e por Franco e o número de mortos por Stalin, sem contar o dano institucional causado por cada regime respectivamente ( a Rússia até hoje é um país corrupto e com sério déficit democrático, Espanha e Itália são prósperas democracias)

    • Roberto Pedroso Postado em 20/Aug/2015 às 23:27

      Escrevestes isto mesmo? comparou a ditadura de inspiração comunista de Stalin ao conceito socialista?recomendo a leitura mais atenta de pensadores de esquerda(Antonio Gramsci a exemplo) e verá que a ditadura Stalinista pouco ou quase nada tem a ver com o conceito socialista em sua máxima essência

      • Luís Guilherme Postado em 22/Aug/2015 às 10:17

        E voltamos ao velho argumento que o socialismo de verdade nunca existiu, foi corrompido. Das duas, uma. Ou ele existiu e é maligno, tendo matado 100 milhões de pessoas, ou se nunca existiu e acabou sendo corrompido em todos os lugares onde tentou-se alcançá-lo então ele é utópico, um sonho infantil.

      • Wellington Postado em 04/Nov/2015 às 12:40

        Engraçado Stalin fez o que todo governo socialista fez no século XX. No plano econômico estatizou a economia,combateu os kulaks (burgueses e empreendedores para nós)por exemplo.No plano político seguiu a mesma linha de governo socialista: a ditadura do proletariado criado por aquele pseudo-intelectual Marx que todo esquerdopata venera como fosse uma Divindade.No plano cultural criou o Marxismo Cultural para alienar as massas com monumentos,filmes,artistas plásticos,literatura etc.Tudo para enaltecer a glória do Comunismo,que "felizmente" acabou em 1989,apesar de existirem algumas nações que insistem persistirem no modelo Socialista.

  26. Vinicius Postado em 21/Aug/2015 às 01:56

    Apesar de apresentar ideias boas, eu confiava pouco nele. Ele chegou a falar que o o PV é um partido de sustentabilidade e não de esquerda ou direita. Daí perdi totalmente a confiança nele. Depois no segundo turno apoia o Aécio Neves. Agora está ai numa manifestação de direita fazendo sei lá o que com cara de bobo. Será que ele acha mesmo que a direita estaria preocupada com a sustentabilidade? Se ele apoia pautas progressistas porque estaria em uma manifestação que apoia Cunha e afins? Para mim ele é mais perdido que a Marina Silva. *Outro Vinicius

  27. Luis Guilherme Postado em 21/Aug/2015 às 08:05

    Esses esquerdistas daqui são hilários mesmo. Me lembro, na época do primeiro turno da eleição, das inúmeras notícias babando o EJ aqui. Agora, só porque ele não está alinhado ao PT, ele "não é um esquerdista verdadeiro" , é "desonesto", dentre outras coisas. Para ver o grande espírito democrático dessa gente: se você não está conosco, você não presta e merece ser eliminado.

    • Vinicius Postado em 21/Aug/2015 às 10:50

      Ele nunca esteve alinhado ao PT, ele tinha ideias progressistas independente de partido. Agora me pergunto, o que uma pessoa progressista estaria fazendo em uma manifestação conservadora e de direita? Vamos combinar que uma pessoa de esquerda não estaria nessa manifestação. Ele foi desonesto sim, pois muitos votaram nele por suas ideias, até sua ideologia principal da Sustentabilidade ele não tem compromisso apoiando a direita, pois desde de quando a direita está preocupada com o planeta? Além disso ele é infantil para ir numa manifestação por pura "raivinha" do PT. "Para ver o grande espírito democrático dessa gente: se você não está conosco, você não presta e merece ser eliminado." Como se a direita pedido um golpe militar respeitasse a democracia. *Outro Vinicius

      • Luís Guilherme Postado em 21/Aug/2015 às 14:35

        Desde quando a "direita" como um todo pede golpe militar? QUAL grande político, jornalista, militante ou intelectual da oposição defende um golpe, além de Olavo de Carvalho, que ninguém leva a sério? Qual nome relevante ao menos FALA em intervenção militar? Ronaldo Caiado alguma vez falou em golpe militar? Aécio? Serra? Alckmin? Kim Kataguiri? Rogério Chequer? Reinaldo Azevedo?? ( de longe o maior jornalista de oposição ) O Reinaldo já escreveu longamente sobre o assunto, criticou DURAMENTE os golpistas e os xingou de tudo que é nome. A manifestação é anti petista, um partido bem à esquerda; não vejo por que motivo um esquerdista mais ao centro não poderia ir para lá. O Aécio já negou veementemente ser de direita, então quer dizer que ele estava deslocado lá? E outra, também não vejo porque os valores de direita são incompatíveis com a sustentabilidade. Porque exatamente liberdade de mercado não pode ser aliada a desenvolvimento sustentável?

  28. Roberto Pedroso Postado em 21/Aug/2015 às 10:05

    Mas não são os "esquerdistas" que estão empunhando cartazes com dizeres do tipo:"Porque não mataram todos em 64?"a esquerda não quer eliminar ninguém mas o que dizer sobre o outro lado.......Gostariam que a presidente tivesse sido assassinada e apoiam o Eduardo Cunha.A onda conservadora poderá levar esse Pais a um descaminho perigoso.

  29. Victor Postado em 24/Aug/2015 às 09:02

    Adoraria ouvir o que este rapaz acéfalo tem a dizer sobre Marx, o materialismo dialético, histórico... O pessoal sente tesão em falar 'KARL MARX'. Eu nunca vi isso antes!

  30. enganado Postado em 24/Aug/2015 às 10:58

    NaroX deixa de raspar garganta. Vc conhece alguém que desertou da Direita? NUNCA! Não existe! A roubalheira fala mais alto, pois aí na Direita é o paraíso dos Ladrões! Agora na Direita Pura mesmo, gente de GRANA ((a roubalheira deve ter começado com os trivôs)) não os vagabundos que fugiram da luta: FHC=Corno da Amante, Aloysio "Trezentinha", Aébrio=Aópio, ... , ou seja, o bando de duros que passaram a ROUBAR e agora se fazem de "Santos". Será que não tem ninguém dos PSDB que roubou na "Lava Jato"? Aí estão enganando a quem? Qto mais tempo passar essa embromação do juiz-ordinário-tucano MORO encobrindo seus amigos calhordas do PSDB, poir fica a imagem do Ali Babá=FHC e seus 400 Ladrões. Dá um tempo, tá!