Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 26/Aug/2015 às 09:34
26
Comentários

Dilma era contra reduzir ministérios durante a campanha eleitoral

Durante a disputa eleitoral de 2014, Dilma atacou Aécio e Marina por defenderem redução de pastas, proposta agora acatada por ela. Presidente anunciou esta semana a redução de 10 ministérios

dilma redução ministérios
Governo anunciou esta semana a redução de 10 ministérios (reprodução)

Há menos de um ano, a presidente Dilma Rousseff classificou como um “verdadeiro escândalo” o que agora chama de medida necessária para tornar “mais eficiente” o gasto público: a redução no número de ministérios. Em 15 de setembro de 2014, quando caminhava para a reta final do primeiro turno, Dilma rechaçou qualquer possibilidade de enxugar a Esplanada dos Ministérios, como defendiam seus principais adversários, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a ex-senadora Marina Silva (PSB). Ela acusou seus opositores de tentarem enfraquecer importantes áreas sociais do governo.

“Tem gente, inclusive, querendo reduzir ministérios. Vocês podem saber os ministérios que eles querem reduzir. Um deles é o da Igualdade Racial, o outro é o que luta em defesa da mulher. O outro é de Direitos Humanos. E tem um ministério que eu criei e eles estão querendo acabar, que é o da Micro e Pequena Empresa”, disse a presidente, citando secretarias que têm status de ministério, durante discurso na Central Única das Favelas (Cufa) no Rio.

“Acho um verdadeiro escândalo querer acabar (com ministérios). Criei dois ministérios. O da Aviação Civil criei pela consciência absoluta de que havia uma verdadeira revolução no transporte por aviões no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2003 eram 33 milhões de passageiros por ano e agora é de 111 milhões de passageiros por ano. A ampliação de aeroporto no Brasil é uma exigência desse processo de inclusão social”, continuou a então candidata à reeleição.

Em agosto do ano passado, ainda no início da campanha eleitoral, Dilma disse que a proposta de Aécio para reduzir o número de pastas refletia sua “cegueira tecnocrática”. “Quero saber qual (ministério) e quem vai fechar! Essas secretarias poderiam ter outro status, poderia ser apenas uma secretaria? Poderia. Não perceber (a importância) do status é uma cegueira tecnocrática”, afirmou.

Ainda em novembro do ano passado, Dilma chamou de “outra lorota”, em entrevista à Folha de S.Paulo, o corte de ministérios. Segundo ela, uma redução no número de pastas não traria economia real e ainda afetaria áreas envolvidas no plano de concessões, como portos e aeroportos. “Não tiro o ministério da Micro e Pequena Empresa nem que a vaca tussa. Já a Pesca não saiu do chão ainda. Ela vai decolar”, emendou.

Na última segunda-feira (24), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou que o governo vai reduzir de 39 para 29 o total de ministérios. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado a ministros durante a reunião de coordenação política com Dilma. O governo definirá, até setembro, quais ministérios serão extintos.

Em entrevista aos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, publicada nessa terça-feira (25), a presidente afirmou que o principal objetivo do enxugamento é tornar os gastos mais eficientes. “Quero tornar eficiente o gasto. E tenho, ao mesmo tempo, de fazer a composição política”, declarou.

A petista também admitiu que errou ao demorar a reconhecer a gravidade da crise econômica. Segundo ela, medidas para corrigir os rumos da economia deveriam ter sido adotadas ainda no ano passado, quando se reelegeu. “Vocês sempre me perguntam: em que você errou? Eu fico pensando. Em ter demorado tanto para perceber que a situação podia ser mais grave do que imaginávamos.”

Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Bruno SAP Postado em 26/Aug/2015 às 09:48

    Essa noticia dava um post na pagina Partido da depressão( https://www.facebook.com/pages/Partido-da-Depress%C3%A3o/449647571810363?pnref=story ). A capa da pagina é uma foto onde a Dilma diz para um trabalhador: "Olha o golpe da direita" , e quando ele distrai ela dá uma um 'rasteira' nele.

  2. Guilhermo Postado em 26/Aug/2015 às 09:49

    O PP está mesmo criticando a Presidente da República? É isso mesmo que eu entendi? Quanto à redução do número de ministérios, não sei quanto cada um custa aos cofres públicos, mas se a redução pode ajudar na crise, que bom que vão reduzir.

    • poliana Postado em 26/Aug/2015 às 13:09

      guilhermo, os servidores públicos estáveis desses ministérios q serão cortados, serão redistribuídos a outros órgãos públicos...o gasto continuarão mesmo...n vai adiantar cortar os ministérios...o q ela tem q fazer é acabar com os parasitas dos servidores COMISSIONADOS no serviço público. temos q parar de ver o serviço público como cabide de emprego!se ela e todos os estados cortarem ao menos 50% dos comissionados, tenha certeza q economizaríamos bilhões por ano. repito, n vai adiantar acabar com 10 ministérios se os servidores estáveis dos mesmo tiverem q ser redistribuídos a outros órgãos públicos. na prática, a economia n vai ser significativa.

      • poliana Postado em 26/Aug/2015 às 13:47

        os gastos continuarão os mesmos*/ estados cortassem*

      • Felipe Postado em 26/Aug/2015 às 14:18

        Perfeito, poliana. Mas será que nos ministérios não têm funcionários contrados sem ser por meio do concurso público?

      • Guilhermo Postado em 26/Aug/2015 às 15:03

        Concordo, Poliana. Você está certa. Os cofres públicos economizarão muito com o corte do número de servidores comissionados. Acho que se a Adm precisa de funcionários, que faça concurso público. Assim, entrará aqueles que estudaram e o Estado economizará.,

      • poliana Postado em 26/Aug/2015 às 16:02

        felipe, a maioria é servidor público de carreira..entrou por concurso público..te digo q pelo menos 70% o são...os comissionados ficam na casa dos 20/30%...mas são eles q travam a máquina e oneram a folha! vários comissionados ganham acima do teto constitucional e são geralmente parentes dos servidores do alto escalão!!! aki no tj da bahia tem motorista ganhando 20 mil reais...é um absurdo...são esses parasitas q queimam o funcionalismo público desse país!

      • poliana Postado em 26/Aug/2015 às 16:35

        e sem contar os milhares de comissionados q ganham o mesmo salário do desembargador. e lhe garanto q isso n acontece só na bahia não..essa é a realidade do funcionalismo público de TODO O PAÍS! os comissionados são o verdadeiro câncer da máquina pública no brasil! poderíamos ter até 50 ministérios se todos fossem ocupados por servidores de carreira e n existissem comissionados no serv público.

  3. Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 12:05

    O Alckmin fez o mesmo com a crise hídrica em SP ano passado, negou durante toda a campanha. O dólar duplicou de valor em uma semana no final de 1998, logo depois que FHC foi reeleito. Parece que você começou na política agora. Mas pelo jeito só reclama de um lado também. Dá uma lida nesta matéria da Folha de SP de 2003 já avisando sobre o grave problema de abastecimento de água que enfrentaríamos em um futuro próximo. O que o PSDB fez neste 20 anos? O PSDB me faz sentir falta do Paulo Maluf, um político nojento, mas ele com certeza não deixaria a situação chegar a esse ponto. Aliás a última obra hídrica em SP, o sistema Cantareira, foi realizada pelo Maluf em 1979. Pare com essa indignação seletiva Naro, você é mais esperto do que isso. Leia o link. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u10308.shtml

    • poliana Postado em 26/Aug/2015 às 13:10

      naro, tenho certeza q em 2018, tb por falta de opção, vc votará em lula. ou vc votará em marina ou aécio neves? aguardemos as opções de 2018...

    • Felipe Postado em 26/Aug/2015 às 13:17

      Naro, perfeita sua posição. Não caia no jogo desse pessoal; eles querem que defendemos o que justamente o que eles querem. Assim, damos a eles armas para atacar nossos argumentos. Isso é uma arapuca. Esse pessoal ADORA polarizar um debate: se você é contra o PT, automaticamente você é favor do PMDB.

    • Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 14:26

      Nossa, é só falar a verdade que esse povo surta! Eu acabo de provar com A+B que isso é política e o cara vem falar que é coisa de 20 anos atrás ou não é do Estado dele. O próprio Aécio tá todo enrolado com a Lava Jato também. Não adianta, uma pessoa que coloca uma coxinha com óculos escuros no avatar não pode ser tão esperto como eu pensei. Bom, e tem outra, tô cagando um kilo, afinal a Dilma vai ficar. Chora neném. Buaaa...Buaaaa!!!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Aug/2015 às 15:28

      Que chilique feio..

    • Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 16:16

      Arregou o quê Naro? Você nem consegue mais entender o nível dos absurdos que aqui profere. Velho, então pelo seu "raciocínio" vamos pedir impeachment para todo político que prometer e não cumprir, baseado na tese do estelionato eleitoral. Quanta baboseira de criança. Acorda, em qualquer país do mundo político promete de tudo na campanha e não cumpre metade. Para de chorar neném, tá ficando feio. Buaaa...Buaaaaa...

    • poliana Postado em 26/Aug/2015 às 16:38

      denisbaldo, tu já viu o naro abrir a boca pra se indignar com as merdas de beto richa no paraná??!!! será q o estelionato eleitoral q o psdb e o rixa cometem no estado DELE (já q ele se esquivou de falar de sp), n indigna o naro!!?? é só dilma q comete estelionato eleitoral na cabeça dele! a matéria está falando de dilma, então foque sua crítica apenas nela! essa é a lógica do naro solbo!

    • Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 17:35

      Verdade Poliana, o Beto Richa é um exemplo perfeito. E ele tá ficando nervosinho né? Neném Naro votou na Tia Dilma e ela mentiu pra ele! Dilma má! Dilma feia! Dilma boba! Me enganou! Buaaaa...Buaaaa...

    • Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 21:52

      Ah, mas quando o Gentili faz chacota do PT eles acham graça! Provem do seu veneno um pouquinho. Gostaram? Tenho um repertório gigantesco aqui pra vocês. Buaaa...Buaaaaa...Estelionato eleitoral!!! Hahahaha! Trouxas! Hahahahaha!

  4. Felipe Postado em 26/Aug/2015 às 13:26

    Diante de medidas para reduzir os gastos, articulações para evitar as chamadas "pautas-bomba" e outros, seria até uma incoerência da parte da presidente manter essa caralhada de ministérios. O ideal seria também diminuir o número de deputados/senadores, mas isso já é utopia minha, infelizmente.

    • Guilhermo Postado em 26/Aug/2015 às 15:06

      Reduzir o subsídio desse pessoal já adiantaria. mas claro que isso jamais acontecerá.

  5. Márcio Ferreira Postado em 26/Aug/2015 às 16:22

    É premente a necessidade de reduzir ministérios, mas principalmente os cargos comissionados. E não apenas no Executivo. Proporcionalmente, há cerca de 650 mil servidores em exercício nesse Poder, com 22 mil cargos comissionados, o que representa cerca de 3% do total. No STF, cerca de 1100 efetivos, com uns 150 comissionados, o que dá uns 14%. No STJ, uns 2700 efetivos, contra uns 470 comisisonados (15%). E no Legislativo? É o escândalo. O horror. A cusparada na cara da sociedade. Senado tem uns 2900 efetivos, contra 3300 comissionados, o que dá uns 120%. Câmara tem uns 3 mil efetivos e mais de 11 mil comissionados. Quanto dá isso? 300%? Fundo do poço de moralidade e razoabilidade.

  6. felipe Postado em 26/Aug/2015 às 16:38

    (O felipe de sempre) Essa só mais uma coisa que a Dilma disse que não ia fazer e agora fez, qual a novidade? Pior que tem gente que defende ela por ter mentido nas eleiões..... vai entender....

    • felipe Postado em 26/Aug/2015 às 16:39

      eleições

    • Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 17:38

      felipe (dollynho reaça). hahaha! buaaa...buaaa...tia dilma é feia, boba e má! buaaa...buaaa...estelionato eleitoral! impeachment já! só pra ela! pro Alckmin não que eu gosto dele, ele é bacana, não é do PT! buaaa...buaaa...

      • Felipe Postado em 26/Aug/2015 às 21:33

        Deixa o denisbosta bostejar sozinho ele gosta de ser enganado eu não, Naro so não dar atenção esse tipo de pessoa não merece atenção.

      • Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 21:49

        Nossa, quanta amargura! O Felipe (playba) ficou bravinho também! Até apelido ele me deu! E nem com ele eu falei, parece que se sentiu ofendidinho. Lá no playground dele ninguém fala desse jeito! Bando de bebês chorões, só falam merda. O outro me coloca uma coxinha de avatar e quer ser tratado com respeito. E depois eu que sou patético. Buaaa...buaaaa...arrependi! quero meu voto de volta! Estelionato eleitoral! Hahahahaha! Vão cagar! Hahaha! Ou melhor, vão aprender o significado de política e democracia.

      • Denisbaldo Postado em 26/Aug/2015 às 21:53

        Ah, mas quando o Gentili faz chacota do PT eles acham graça! Provem do seu veneno um pouquinho. Gostaram? Tenho um repertório gigantesco aqui pra vocês. Buaaa...Buaaaaa...Estelionato eleitoral!!! Hahahaha! Trouxas! Hahahahaha