Redação Pragmatismo
Compartilhar
Senado Federal 28/Aug/2015 às 11:05
11
Comentários

A lista dos 30 senadores com pendências criminais

Quase 40% dos senadores têm pendências criminais. Pelo menos 30 dos 81 integrantes do Senado respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal. Saiba quem são

Senado Federal plenário
Plenário do Senado Federal (reprodução)

Quase 40% dos senadores estão sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 81 integrantes do Senado, pelo menos 30 respondem a inquéritos ou ações penais na mais alta corte do país.

As suspeitas vão de crimes de corrupção, contra a Lei de Licitações e eleitorais até delitos de menor gravidade, como os chamados crimes de opinião.

Entre os investigados, 12 são alvos da Operação Lava Jato, como o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL), único senador denunciado até agora pela Procuradoria-Geral da República. As informações são do Congresso em Foco.

O senador com mais pendências na Justiça é Ivo Cassol (PP-RO). Desde agosto de 2013, Cassol vive com um pé no Senado e outro no Supremo.

Primeiro e único senador condenado à prisão pela mais alta corte do país, Cassol se agarra a recursos para não ter o mesmo destino que seu colega de estado, o ex-deputado Natan Donadon (RO), que saiu da Câmara diretamente para o Complexo Penitenciário da Papuda.

O ex-governador foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, e ao pagamento de multa de R$ 201 mil, acusado de ter direcionado licitações a empresas de conhecidos entre 1998 e 2002, quando era prefeito de Rolim de Moura (RO). Em setembro de 2014, o Supremo rejeitou as contestações de Cassol.

Presidente do Senado

Desde janeiro de 2013, há um parecer da Procuradoria-Geral da República oferecendo denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros. Dois anos e meio depois, o pedido não foi analisado.

Renan é acusado de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso no Inquérito 2593, que apura crimes atribuídos a ele em 2007, quando teve de renunciar à presidência do Senado em meio a uma série de acusações.

Atualmente, ele é investigado em outros três inquéritos da Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro.

A PGR sustenta que o senador enriqueceu ilicitamente, forjou documentos para comprovar que tinha recursos para bancar despesas pessoais e teve evolução patrimonial incompatível com o cargo.

Os fatos se referem à denúncia feita por Mônica Veloso, com quem tem uma filha, de usar dinheiro repassado por lobista da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão e aluguel da ex-amante.

Pela mesma denúncia, Renan virou réu por improbidade administrativa na 14ª Vara da Justiça Federal de Brasília, em junho.

Confira abaixo a lista dos 30 senadores sob investigação no Supremo Tribunal Federal:

Acir Gurgacz (PDT-RO)
Ângela Portela (PT-RR)
Antônio Anastasia (PSDB-MG)
Benedito de Lira (PP-AL)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Dário Berger (PMDB-SC)
Edison Lobão (PMDB-MA)
Eduardo Amorim (PSC-SE)
Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE)
Fernando Collor (PTB-AL)
Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Gladson Cameli (PP-AP)
Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Humberto Costa (PT-PE)
Ivo Cassol (PP-RO)
Jader Barbalho (PMDB-PA)
José Agripino (DEM-RN)
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Marta Suplicy (PMDB-SP)
Omar Aziz (PSD-AM)
Paulo Bauer (PSDB-SC)
Renan Calheiros (PMDB-AL)
Roberto Requião (PMDB-PR)
Romero Jucá (PMDB-RR)
Sérgio Petecão (PSD-AC)
Simone Tebet (PMDB-MS)
Telmário Mota (PDT-RR)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
Wellington Fagundes (PR-MT)

Ps.: É salutar lembrar que, embora não conste na lista dos atuais investigado pelo STF, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)  já foi condenado pela Suprema Corte e teve o seu mandato cassado, quando governador, por abuso de dinheiro público.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Caio Moraes Postado em 28/Aug/2015 às 11:27

    Se o Pragmatismo Político seguisse as mesmas diretrizes de tantos editoriais que temos por aí, a notícia se resumiria a: "Dentre os senadores investigados pelo STF, 4 são do PT.

    • Lucas Oliveira Silva Postado em 28/Aug/2015 às 11:39

      Talvez porque não é como o UOL que expõe o nome do Aécio e em 5 min depois tira o nome dele como se nada tivesse acontecido

      • Aristóteles Postado em 29/Aug/2015 às 11:41

        Verdade, Lucas! Outro dia postei no UOL que FHC é um crápula e que todos(as) deveriam ler "O Príncipe da Privataria" e, adivinha? Cortaram tudo! São farinha do mesmo saco!

  2. Thales Postado em 28/Aug/2015 às 11:53

    PMDB campeão absoluto (ah, vá!)

  3. Cesar Argenta Postado em 28/Aug/2015 às 12:03

    Roraima - tres Rondonia - tres Alagoas - tres 25 dos trinta são apoiadores do PT

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Aug/2015 às 14:44

      Logo é culpa do PT ... santa inteligência ...

      • poliana Postado em 28/Aug/2015 às 21:55

        Foda, thiago. Realmente, bate um desânimo q dá vontade de desistir da vida, viu....haja paciência!!

  4. Tammy Postado em 28/Aug/2015 às 13:56

    Eu já ia perguntar pelo ilustre ex-governador do meu Estado (Paraíba). Mas vi que tem um adendo embaixo. Ele não tá na lista dos investigados pq já foi investigado, já foi condenado, já "cumpriu" pena e já tá aí de novo pela política. Que lindo!

  5. Thiago Teixeira Postado em 28/Aug/2015 às 14:43

    Gleisi, Humberto Costa e Vanessa Grazziotin já estão condenados segundo a lógica da mídia burguesa e coxinhas de plantão, só estão esperando as prisões.

    • poliana Postado em 28/Aug/2015 às 21:57

      Vanessa graziotin responde por qual/quais crimes(s)?

      • Carlos Magno Postado em 29/Aug/2015 às 20:59

        LAVAGEM. Lavagem de calcinhas. Lavagem de panos de prato. E, a mais grave, Lavagem estomacal ( INTOXICADA ao ingerir um suco de açai já prejudicado).Seguindo a linha do comentário do Caio Moraes (no topo dos comentários) essa notícia seria mais ou menos a seguinte nessa imprensa "Senadora do PCdoB do AM investigada por Lavagem e uso de substância Tóxica)