Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 12/Aug/2015 às 16:43
33
Comentários

30 mil protestam contra Eduardo Cunha em Brasília

"Marcha, mulher, marcha / molha os pés mas não faz a unha / viemos de todo o Brasil / pedir a cabeça do Cunha". Marcha das Margaridas chegou ao Congresso Nacional aos gritos contra o presidente da Câmara

Marcha das Margaridas Eduardo Cunha
Marcha das Margaridas reúne mulheres ‘pelos filhos, pela terra, pela vida’

A Marcha das Margaridas, que reuniu cerca de 30 mil pessoas em Brasília na manhã desta quarta-feira (12), segundo estimativa da Polícia Militar, chegou à Esplanada do Ministérios e ao Congresso aos gritos de “Fora, Cunha!”. A organização do evento falou em 70 mil manifestantes.

Organizada pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), a marcha é composta principalmente de mulheres agricultoras de vários Estados do país. Há também estudantes universitárias, sindicalistas e grupos feministas. O público vindo de outros Estados ficou alojado no estádio Mané Garrincha, de onde partiu no início da manhã.

Por volta das 10h, o ato começou a circundar o Congresso, com a orientação de “virar as costas” para o Parlamento, sob palavras de ordem contra a regulamentação e a ampliação das terceirizações -projeto recentemente aprovado pelos deputados-, críticas à redução da maioridade penal e às discussões sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

VEJA TAMBÉM: Margarida Alves, a mulher que inspira a Marcha das Margaridas

“Marcha, mulher, marcha / molha os pés mas não faz a unha / viemos de todo o Brasil / pedir a cabeça do Cunha”, cantava uma manifestante do alto do carro de som. Presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) declarou guerra ao governo e vem impondo à presidente várias derrotas na Casa.

Na rua, faixas contra a violência doméstica, de “Não ao racismo” e de “Golpe não”.

‘Pelos filhos, pela terra, pela vida’

Dona Francisca Leitão de Souza, 68 anos, passou meses separando da aposentadoria o dinheiro da viagem. Gastou 24 horas de ônibus desde sua cidade, no interior de Tocantins. E chegou feliz. “O gosto de estar aqui é enorme. A gente se junta e luta pra melhorar a vida no campo”, explica sobre sua missão, que já dura três dias. Dona Francisca sempre morou no campo. Teve 12 filhos, perdeu quatro e há dois meses ficou viúva, depois de cuidar oito anos do marido, vitimado por um AVC. Mas nem o frio, a dor na coluna e o cansaço tiraram o sorriso do rosto dessa mulher, que quer ver a presidenta Dilma Rousseff de perto. “Lula e Dilma são tudo pra mim”, afirma.

Para as cearenses Maria Isaías e Maria Assunção Santos, a batalha para chegar a Brasília ainda não terminou. Com poucos recursos, trouxeram roupas de crochê, renda de bilro, pipoca e cocada para vender e terminar de pagar a viagem. “Nunca perdi uma Marcha das Margaridas. Adoro estar aqui, participar dessa alegria de encontrar as pessoas, lutar para conquistar nossos direitos”, conta Maria Isaías, com um sorriso de satisfação.

Sob ameaça de perder a terra, na qual cultiva mandioca e banana, a delegação da Aldeia Tatuí Juara, no Mato Grosso, gastou dois dias na estrada para participar da marcha. Solange Zenaide do Carmo conta que luta contra os fazendeiros que querem retirar índios da aldeia, onde ela cria os filhos. “Estou aqui por causa dos meus filhos. Quero defender a vida deles, a terra, casa deles. Se a gente não defender, o que vai ser deles?”, questiona. Ao lado, a filha Camila reclama da violência na região. “Queria trocar meu nome. Porque estão matando muitas meninas chamadas Camila. Não quero ser a próxima.”

informações de RBA e Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Juniperos Postado em 12/Aug/2015 às 16:59

    Procurou e achou. Agora vai querer "se vingar" de novo...

  2. Pereira Postado em 12/Aug/2015 às 17:17

    Golpe no Cunha pode ?

    • Diego Postado em 12/Aug/2015 às 17:35

      Simples responder, qual dos dois (Cunha ou Dilma) estão sendo acionados na justiça por envolvimento com os crimes investigados na Operação Lava Jato?

      • Pereira Postado em 12/Aug/2015 às 17:40

        é que se o MPF investigar a Dilma ela vai direto para a papuda, como Cunha é adversário só ele é investigado por uma "merreca" de 5 milhões.

      • Lucas Oliveira Silva Postado em 13/Aug/2015 às 10:59

        Se fosse só os R$5mi... Puxa a capivara desse cidadão, amigo. Lava Jato, Furnas, CEHAB, TELERJ. Só não enxerga quem não quer!

    • Trajano Postado em 12/Aug/2015 às 18:03

      Ué? Pedir o impeachment da presidente sem base legal e com o apoio amplo da mídia pode, mas pedir o impeachment de um deputado quem está até o talo de corrupção em um ato que ninguém foi convocado na televisão não pode? Eu ein.

      • Pereira Postado em 13/Aug/2015 às 10:24

        Como ? a globo já fechou com a Dilma para sustentá-la no poder. Informe-se.

  3. Bruno Postado em 12/Aug/2015 às 17:19

    Mas ele foi eleito democraticamente, sou contra o golpe e a favor do voto.

    • Trajano Postado em 12/Aug/2015 às 18:11

      Perfeito. Se o Cunha não fosse denunciado por receber propina há mais de uma década e, agora, se ele não tivesse sido acusado de receber R$ 5 milhões na famosa Lava Jato, concordaria totalmente com você, ainda que eu não compartilhasse dos interesses políticos do Dudu, que fez de um tudo para, por exemplo, aprovar o PL 4330.

    • Antonio Postado em 12/Aug/2015 às 19:54

      um sujeito que foi eleito por 200 mil votos nao representa nem 1% da sociedade. Nao existe absolutamente nada democrático em dar poder a esse cara.

  4. Thiago Postado em 12/Aug/2015 às 17:22

    Deixa eu adivinhar. O BNDES patrocinou esse protesto?

    • Pereira Postado em 12/Aug/2015 às 17:41

      Na mosca !

      • poliana Postado em 12/Aug/2015 às 19:47

        sei, pereira..legítimos e espontâneos, só os protestos contrários ao governo, né?!

    • Ronaldo Postado em 12/Aug/2015 às 18:21

      BNDES é ficihinha perto do pessoal que fez doações para a eleição do Cunha: Rima Industrial, Vale, Ambev, Recofarma, (fabricante da Coca-Cola), Bradesco, BTG Pactual, Santander, Safra, Telemont (telecomunicações), Líder Táxi Aéreo, rede de shoppings Iguatemi, Rio de Janeiro Refrescos, entre outras.

      • Lucas Oliveira Silva Postado em 13/Aug/2015 às 11:01

        Sem contar esses movimentos com Brasil Livre, Vem pra Rua, Revoltados On-Line, todos sem exceção FINANCIADOS por partidos políticos como PSDB, DEM.

  5. Juniperos Postado em 12/Aug/2015 às 17:54

    Ele não possui sequer estabilidade mental para exercer o cargo. Afora com isso, não tenho visto protestos seja lá de quem for, dar fruto. No meio de julho opositores dele ligados a PT, PSOL, PSB, PPS, PDT e Pros apresentaram uma outra avaliação e disseram que o peemedebista conduziu um processo de “retrocesso” na Casa. Ao passo que Cunha afirma ter votado 53,8% mais proposições que seu antecessor, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), atual ministro do Turismo, e comemora aprovação de temas como redução da maioridade penal e reforma política, parlamentares contrários a ele apontaram uma série de críticas. Na lista de pontos negativos elencados pelos deputados, está o fechamento das galerias a manifestantes, a blindagem de depoentes que supostamente o comprometeriam na CPI da Petrobras, as manobras regimentais para atender a seus próprios interesses e a intenção de construir o “Parlashopping”, um anexo à Câmara que, além de gabinetes, teria praça de alimentação e lojas. O cara simplesmente "pinta e borda", e provavelmente desencadeará mais alguns protestos pelos país. (Com ou sem apoio do BNDS, claro!)

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 12/Aug/2015 às 17:56

    A midia esquerdista estava lá? Cobertura ao vivo, intensa, 759 repórteres, 85 helicópteros?

    • Ronaldo Postado em 12/Aug/2015 às 18:22

      Fazendo o trabalho que a mídia coxinha prefere ignorar.

    • Lucas Oliveira Silva Postado em 13/Aug/2015 às 11:03

      Enquanto isso, a mídia coxinha estará lá, dia 16 em mais uma maniFESTAção, com direito à coreografia do É o Tchan, patrocínio da Tramontina, fotos com os torturadores do Regime Militar, etc

  7. Newton Postado em 12/Aug/2015 às 20:22

    E fora Renan? Ele também foi indiciado na lava-jato.

    • Márcio Ferreira Postado em 13/Aug/2015 às 08:10

      Quanto a esse crápula calheiros, um silêncio ensurdecedor... Está metido em toda e qualquer maracutaia que existe, mas sempre se safa. Consegue sempre se alojar no hospedeiro como um verme que sabe se adaptar a qualquer tipo de ambiente. Dá até medo quando se torna governista. É sinal que conseguiu algum esquema muito forte e que a fatura vai ser cobrada logo e será salgada e amarga. Já dizia um provérbio chinês: Inimigo declarado é perigoso, falso amigo é pior.

  8. Newton Postado em 12/Aug/2015 às 20:43

    Ooopppsss. Ninguém viu....

  9. Duarte Postado em 12/Aug/2015 às 21:22

    Eata na hora de o povo acordar e mostrar o que quer, ficar assistindo a Gobo e pedindo o golpe nao da, o Cunha nao deveria nem ter entrado, entrou por interesses dos poderosos, cabe ao povo essa cobranca, parabens as margaridas.

  10. enganado Postado em 12/Aug/2015 às 23:00

    Cuidado porque se tirarem o CÚnha, a facção PSDB=CV=ADA=Comando Jacaré=DEM, vão eleger o Fernandinho Beira Mar. E que ninguém não nos escute, de FERNANDO ninguém aguenta mais, pois até o diabo já jogou o chapéu.

  11. bela Postado em 12/Aug/2015 às 23:30

    Ao ler os comentários entendi que o Brasil é o país comunista onde os bancos faturam como loucos, os ricos estão cada vez mais ricos, a mídia fala o que bem entende, as pessoas xingam a presidente da república a torto e a direito e nada acontece. Alguma coisa não bate, né?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Aug/2015 às 10:43

      """"""""o Brasil é o país comunista """"""""""""

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Aug/2015 às 10:45

        É isso que não bate. Tem quem realmente ache que somos um país comunista.

  12. Deisi Postado em 13/Aug/2015 às 07:47

    Bela, é muitos acham que 5 milhões é merreca!

  13. felipe Postado em 13/Aug/2015 às 09:28

    Hahaha nessa vc tem razão.

    • poliana Postado em 13/Aug/2015 às 13:09

      não, não tem. são hipóteses absolutamente diversas. dilma está envolvida e respondendo a algum processo por corrupção? está sendo investigada na lava jato? foi "delatada"por alguém acusada de receber milhões em propina?! então n compare as situações. n defenda eduardo cunha pq ele representa a tua corja evangélica!

  14. Lucas Oliveira Silva Postado em 13/Aug/2015 às 11:05

    Antes da internet, como você fazia pra passar vergonha?

  15. luis Postado em 13/Aug/2015 às 13:15

    Haja pão com mortadela!

  16. eduardo de paula barreto Postado em 17/Aug/2015 às 18:07

    . ELITE PERFIL VERSACE . Assistindo às manifestações Do dia dezesseis de agosto Vi enormes multidões De coxinhas cujos rostos Exibiam largos sorrisos E apoiavam o golpismo Como cúmplices de um crime Mas o mais interessante Foi não ver manifestantes Que tivessem a cor de kibe. . Numa determinada hora Tive uma confusão geográfica Porque a Paulista virou Europa Sem descendentes da África Também não vi aparecer Nenhum manifestante classe ‘C’ Entre os rostos perfil Versace Então cheguei à conclusão De que aquela manifestação Era uma guerra de classes. . Mas tudo terminou em paz Porque só um dos exércitos Foi suficientemente capaz De sair implorando ao pretérito Para voltar e ocupar o presente Tornando o Brasil novamente Um País para que só a elite usufrua Mas esse protesto deixou uma lição: ‘Somente é válida a manifestação Que leve todas as classes às ruas’. . Eduardo de Paula Barreto 17/08/2015 https://www.facebook.com/eduardodepaulabarretopoemas .