Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 03/Aug/2015 às 16:44
53
Comentários

10 frases para não dizer a uma mulher que não tem filhos

Para muitas pessoas, pode não parecer uma escolha comum uma mulher decidir não ter filhos, mas alguns comentários são realmente inacreditáveis. Confira 10 frases que nunca se deve dizer a uma mulher que não é mãe

mulher não ter filhos

Maíra, Casais sem Filhos. Edição, Pragmatismo

1 – Quando vocês vão ter filhos?

A cobrança da sociedade nunca acaba! Primeiro, quando você está solteira: quando terá um namorado?

Se já namora: quando ficará noiva?
Se já é noiva: quando casará?
Se já é casada: quando terá filhos?
Se já tem filho: quando terá o segundo filho?

Enfim, não tem muito pra onde correr. Eu, particularmente, acho que esse tipo de pergunta é falta de assunto. Afinal de contas, o momento em que o casal escolhe se terá filhos ou não, e quando será, só diz respeito aos dois. A melhor resposta a este tipo de pergunta é “quem sabe um dia”.

2 – Ah, você vai acabar mudando de ideia no futuro.

Bem, já tenho mais de 30 anos, uma vida financeira estável e um relacionamento duradouro, se ainda penso assim, é porque sei da escolha que fiz. Entretanto, há somente uma certeza na vida: todos nós iremos morrer. O resto…

3 – Só quando se tem filhos é que se descobre o amor verdadeiro.

Eu amo minha mãe, meu pai, meus irmãos, meus amigos e o meu marido. Creio que sei sim o que é amor, se não experimentarei o amor de uma mãe com seu filho, é uma perda dentro das escolhas da vida que fiz. Todas as escolhas que você fizer, vai acabar perdendo de algum lado. Paciência!

4 – Mas já pensou: quem irá cuidar de você na velhice?

Asilos estão cheios de idosos que têm filhos; as vezes até vários filhos. E, cá pra nós, ter filho somente para ter alguém que cuide de você na velhice, isso não é meio egoísta?

5 – Você está sendo egoísta.

De forma alguma. Na verdade, acho egoísta quem tem filho sem a menor condição psicológica ou financeira para isso, só porque resolveu que quer viver a maternidade. Se formos tachar as pessoas de egoísta por algo que elas não queiram fazer, então posso dizer que você é egoísta por não estar fazendo algum trabalho voluntário? Ou servindo comida aos pobres?

6 – Ter filhos foi a melhor decisão que eu já tomei.

Ótimo pra você. Seres humanos são diferentes, enquanto eu gosto de amarelo, você gosta de verde; enquanto eu gosto de pipoca, você gosta de sorvete. A humanidade é assim, por isso é tão maravilhoso conviver com os outros: justamente porque somos diferentes.

7 – Você vai se arrepender depois, quando estiver mais velha.

Arrependimentos todos nós teremos. Talvez de não ter ficado mais perto dos pais, talvez de não ter trabalhado menos e viajado mais, talvez de não ter estudado pra ter uma vida mais confortável, talvez de não ter preservado as amizades como gostaria. Enfim, arrependimento pode acontecer por diversas formas, faz parte da vida. É preciso encarar as escolhas feitas.

8 – Você só se torna mulher de verdade, com verdadeiras responsabilidades, quando você é mãe.

Esse é um pensamento pequeno e machista, acima de tudo. Nunca diriam que um homem só se torna homem de verdade quando é pai. Então por que com a mulher é diferente? Quer dizer que uma grande empresária, uma líder de empresa multinacional, uma juíza ou até uma presidente de um país, não sabe o que é responsabilidade de verdade até se tornar mãe? E por que há tantas mães por aí, tão irresponsáveis?

9 – Então você não gosta de crianças.

Essa é a frase que mais escuto. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não é porque eu optei por não ter uma criança pra mim, que eu não goste de criança nenhuma. Adoro meus sobrinhos, meus sobrinhos emprestados. Acho crianças incríveis, fofas, deliciosas, engraçadas, me encanto com as coisas que dizem. Entretanto, não é por isso que estou com vontade de exercer a maternidade.

10 – Seu marido sabe que você não quer ter filhos?

Alou?! Que mundo você vive?! Claro que meu marido sabe das minhas escolhas, desde sempre, aliás, foi uma preocupação minha falar para ele desde que começamos a nos conhecer. Relacionamentos só sobrevivem às claras, não tem jeito, tem que haver diálogo, senão não vinga de jeito nenhum.

VEJA TAMBÉM: 25 coisas que todos os pais de meninas deveriam saber

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Juliana Sales Postado em 03/Aug/2015 às 16:56

    PERFEITO! Sem tirar, nem por.

  2. Ana Paula Postado em 03/Aug/2015 às 16:57

    Deveria ter um post também sobre mulheres que tem 3 filhos, que são taxadas de loucas, e para mulheres que tiveram um filho só, que são acusadas de mimarem demais o rebento....e por aí vai...a resposta no final, é a mesma em todos os casos: cuide da sua vida que eu cuido da minha!

    • Fran Postado em 03/Aug/2015 às 18:43

      Bah... eu ia dizer isso. . Pq ouco sempre de mulheres sem filhos algumas frases muito sem graça e ai tenho vontade de dar umas respostinhas tipo essas postadas ai...mas acho q vale sempre o CUIDE DA SUA VIDA mesmo.

    • wendy Postado em 03/Aug/2015 às 18:52

      Kkkkkkk, meu marido e eu somos chamados de loucos o tempo todo por termos tido quatro filhos.

    • ecorreia Postado em 03/Aug/2015 às 23:05

      É bem verdade.. Não importa quantos filhos Você tem, se não tem. Se não consegue ter filhos.. Se é Mãe solteira.. A sociedade sempre arranja um jeito de achar defeito na Mulher, não importa a forma que ela escolheu viver..

    • Daiane Belarmino Postado em 04/Aug/2015 às 09:03

      Você está certíssima, no final das contas voltamos para o que é dito no inicio do texto, não passa de cobrança da sociedade, as pessoas são diferentes e tem direito e fazer suas próprias escolhas, todos seriamos mais felizes se soubéssemos respeitar isso, eu falo no geral.

    • eu daqui Postado em 04/Aug/2015 às 09:13

      Minha mãe teve 3 e foi taxada de maluca..........kkkkkkkkkkk....e não é que ela é memso? kkk

  3. Fabiana Postado em 03/Aug/2015 às 17:02

    Concordo Ana Paula, eu tenho tres e a primeira pergunta que me fazem eh se ja fiz laqueadura!!!!

    • Deborah Postado em 03/Aug/2015 às 18:18

      E isso muda quando? Tenho dois e ainda perguntam se não quero uma menina, e se digo que não! Logo vem a outra pergunta mas vc já fez laqueadura? NÃO. Então pode vir. Ai entra a parte que sou rude: Não pode vir pq me cuido muito e nao quero o 3 filho (não agora kkk e talvez nem mais pra frentr) e sempre continua com as mesmas perguntas ¬¬

  4. Larissa Postado em 03/Aug/2015 às 17:09

    Excelente texto. Sou casada faz 7 anos e vivo bem isso. Nem eu nem meu marido temos vontade de sermos pais, pelo menos nesse momento, mas cobranças e julgamentos não faltam.

  5. Ingrid Postado em 03/Aug/2015 às 17:27

    Sei não. Não tenho filhos e não pretendo ter filhos, nunca fez parte dos meus sonhos ou dos meus planos e quando alguém me fala essas coisas sempre acabo percebendo o quanto sou segura da minha decisão, acho que essas frases devem ser realmente ruins para quem não PODE ter filhos biológicos e sofre com isso. Já visitei asilos e a frase numero 4 sempre me faz pensar o quanto essa pessoas pode estar se iludindo.

    • Livia Vieira Postado em 03/Aug/2015 às 17:58

      Oi Ingrid! Que bom que voce se sente assim (sem ironia!) Eu posso ter filhos e tambem nao quero (como voce) mas essas frases me incomodam sim. Sinto que as pessoas nao respeitam minha opiniao e minha escolha, como se eu tivesse que me justificar pra elas. Sei la, toda vez que falo que nao quero ter filhos escuto pelo menos uma das frases acima, serio, toda a vez. E apesar de eu ser super segura da minha decisao, me incomoda sim a falta de educacao e inconveviencia das pessoas.

      • Ingrid Postado em 05/Aug/2015 às 09:44

        Te entendo, como eu disse não me incomodo e me sinto até mais segura, mas também sou do tipo que não me explico muito e normalmente as pessoas tem certo receio de falar algumas dessas coisas diretamente comigo por eu ser " curta e grossa". Se sua escolha é real assim como a minha, ( quando digo real quero dizer que parte verdadeiramente de você), quero te dar os parabéns por se respeitar. Tive uma amiga que sempre pensou igual, mas um dia foi convencida que quem não tem filhos vai amargar uma solidão no futuro e todo esse bla bla bla, hoje sempre me incomoda escutar " eu amo ela, mas sabe eu não faria se pudesse escolher, mas aconteceu". No fundo acho que muitas mulheres se sentem assim. Não estou falando de forma alguma da grande maioria das mulheres desse mundo que querem ter filhos, na verdade as admiro, conseguem ver isso com uma magia e uma positividade que comove qualquer um e conseguem ser felizes na felicidade do ser que gera. Livia Vieira, desejo para você um caminho cheio de realizações dentro dos sonhos que teve a coragem de escolher ter.

  6. Adriana Postado em 03/Aug/2015 às 17:32

    O pior é que as maiorias dessas frases e outras mais só vem de homens. Meu supervisor esses dias disse q sabia os uma mulher quer. E eu "mais do que a própria mulher?" Sociedade ainda baseada no nascer, crescer , casar, ter filhos, envelhecer, morrer

    • Ingrid Postado em 05/Aug/2015 às 09:45

      Eu sempre vejo as mulheres ficando mais incomodadas e bravas, quando sabem que não quero ter filhos, parece que acham que estou criticando com isso as mulheres que escolheram ou aceitaram ter.

  7. Lugon Postado em 03/Aug/2015 às 17:51

    Já passei a muito dos 30, rs. E não ter tido filhos é uma decisão que, no meu caso, funcionou, funciona muito bem e eu sempre penso o quanto acertei nisso!

  8. Rodrigo Postado em 03/Aug/2015 às 17:59

    (Outro Rodrigo) Rapaz, pelo andar da carruagem, com tantas listas na internet, para os mais variados gostos, gêneros, credos, orientações sexual e política etc., para além de um "manual", nós vamos precisar andar é com uma enciclopédia completa a tiracolo. P.S.: atitudes simples evitariam tantas "normas", a saber, bom senso, respeito mútuo, tolerância, urbanidade (o básico do básico para se conviver em sociedade).

  9. Aline Postado em 03/Aug/2015 às 18:00

    Não diria pra ninguém, mas concordo com a 3 -só se descobre o amor verdadeiro quando se tem filhos- eu não tenho ainda, só quero ter daqui uns 3 anos e instintivamente já os amo mais que qualquer pessoa , mesmo sem eles existirem. Parece coisa de louca, mas não consigo evitar esse sentimento. É sim , tem coisas que só dá pra entender tendo ou fazendo, ex : sexo .. Podem falar, falar, falar mas só fazendo pra entender

    • Ingrid Postado em 05/Aug/2015 às 09:48

      Acho que ninguém é capaz de definir como seria um amor verdadeiro então não sei. Respeito seu pensamento e acho que alguém que pensa como você ficará tão feliz em ter um filho que fará essa criança feliz. Acho que será legal se um dia as pessoas entenderem que algumas pessoas simplesmente não querem essa "magia de gerar"

  10. Linéa Ribeiro Postado em 03/Aug/2015 às 18:08

    Demais! Concordo com todos os pontos. Já ouvi que sou egoísta por não querer ter filhos! A resposta da pessoa à pergunta "por que quer ter filhos" foi: EU acho bonito; EU quero ter alguém para cuidar de mim... E isso não é ser egoísta? Por que quem quer ter filhos está sempre certo independente dos motivos e quem não quer está errado? Infelizmente, ainda são paradigmas machistas da sociedade patriarcal!

  11. Luis Guilherme Postado em 03/Aug/2015 às 18:34

    Não quero ter filhos nem a pau... São muito caros pra manter. Estremeço só de pensar no dinheiro que poderia ser gasto em viagens e restaurantes que teria que ir para escola e plano de saúde haha

    • Elvira Postado em 03/Aug/2015 às 19:00

      AINDA BEM QUE SEUS PAIS NAO PENSARAM ASSIM Luis Guilherme rs

      • Jane Postado em 03/Aug/2015 às 21:38

        Boa Elvira..

      • Sophia Postado em 04/Aug/2015 às 08:49

        É, Elvira, seria bem melhor fazer como a maioria dos pais: ter filho sem planejamento emocional e financeiro! Afinal, é fácil educar e sustentar uma pessoa, não é mesmo?!

    • Miki Postado em 03/Aug/2015 às 20:59

      Penso exatamente assim! Rsrs Jamais teria feito tantas viagens se tivesse que gastar com filhos.

    • Fabio Postado em 05/Aug/2015 às 14:52

      Pão duro

  12. Cassiano Postado em 03/Aug/2015 às 18:53

    Isso também vale para os Homens. Eu sou homem, casado, e não quero ter filhos ( nem minha esposa ), pelos mesmos motivos e alguns mais. Porém as pessoas ( seguidoras tradicionais da sociedade ) são chatas e inconvenientes, ao invés de cuidar da própria vida ficam enchendo o saco. Meus pais e meus sogros são os que mais enchem a paciência. Minha mãe que já tem 4 netos ( tenho outras duas irmãs ), até chora toda vez que eu digo que não quero filhos. Sou o único filho homem, e o mais velho, parece que esta condição me obriga a dar um neto pra ela, cada uma viu. Já minha esposa, teve um irmão que morreu na adolescência, o que faz dela a única filha, uma condição aparentemente "pior" que a minha. Meu sogro também chora quando ela diz que não quer ter filhos rsrs. Nossa sociedade torna a vida de quem quer viver pelas próprias escolhas um pouco mais difícil. A melhor forma de viver bem com isso é não se importar.

    • Diogo Postado em 04/Aug/2015 às 07:24

      traduzindo: mimimimimimi mimi mimimimim miimimimimimi

  13. Gisele Postado em 03/Aug/2015 às 19:01

    Vocês colocaram as falas mais brandas na lista. Com quatro anos de casada e sem filhos, já ouvi coisas bem piores de gente com as quais não tenho intimidade alguma. "Mas a relação de vocês está bem? (Traduzindo: vocês estão fazendo sexo?) "Tem que procurar um médico, você deve ser infertil" "procure um médico pois você já passou dos 30, daqui a pouco não dá mais" e a clássica "mas vocês já pensaram em adotar?". Já ouvi todas essas e mais de uma vez.

    • Ane X Postado em 04/Aug/2015 às 02:16

      Pois é, Gisele, o texto tá 'light'. Digo que já fui professora e não penso em filhos pq já cumpri com minha função de educadora neste mundo. Aí ouvi de caraa interessados em mim: ' seu corpo vai pedir ou vc vai m udar de ideia.' NEM MULHER É. .. E ACIMA DE TUDO, NÃO É EU! Vai fazer voluntariado, como sempre fiz. Nem lava as próprias cuecas e quer me convencer de algo sobre mim mesma, sendo que mal me conhece. VAI DAR AULA PRA 40 DE UMA VEZ, GANHANDO POUCO E EDUCANDO DE FATO, DEPOIS A GENTE CONVERSA SOBRE MEU MODO DE PENSAR... QUE É MEU! Não quero convencer nenhum cara a não ter, cada um na sua quando as ideias não batem

    • Ana C. Postado em 04/Aug/2015 às 08:41

      Bem isso Gisele, eu já ouvi de gente que não tenho intimidade alguma: nossa que fria! Da mesma pessoa, que quando era minha chefe, viu que eu não estava bem (tinha caído de moto e queimado a perna) e ao invés de me dispensar para ir ao médico, disse que não podia fazer nada. Se eu sou fria por saber que não tenho condições de criar um filho como quero e por isso decidi não tê-lo(s), ela é desumana. (Só um desabafo, rsrs.)

  14. malu Postado em 03/Aug/2015 às 21:29

    quem se sente.incomodados com a pergunta dos outros é porque está i comodado com.o.tema...ou seja invés de perder tempo apontando o que os outros te opontam faça uma.auto análise e veja o que eq te incomoda e o que não fé incomoda...e seja feliz...afinal a curiosidade é algo natural do ser humanos ...basta responder as perguntas e pronto ...grã de coisa o q te perguntam

  15. Marcos Aurélio Postado em 03/Aug/2015 às 21:56

    SOu homem e também não tenho filhos. Quando me questionam, tenho duas respostas. Ou digo que "tenho o útero seco" ou "acho que estou errando o buraco". Logo param...rsrs

  16. Bruno Postado em 03/Aug/2015 às 22:09

    TEXTO RIDICULO. Pra dizer pouco é fútil. /qual a utilidade desse texto, dessa opinião? Aí vem em dizer : "acho egoísta quem tem filho sem a menor condição psicológica ou financeira para isso". QUER DIZER QUE POBRE NAO PODE TER FILHO !? Meu grande V-T-N-C pra vc!

    • Rubens Postado em 03/Aug/2015 às 23:48

      Pega meu like, prova de arrogância e prepotência de quem não quer conversar a respeito, mais fácil ser direto cuida da sua vida que cuido da minha.

    • Bruna Postado em 03/Aug/2015 às 23:55

      Apenas para e pensa, o que você quer dar para seus filhos? Admiro mulheres com esse pensamento, ter filho não exige apenas responsabilidade, mas também dinheiro... Pais conscientes que querem o bem de seus filhos o fazem em um momento em que tem condição de dar um lar, dar educação, roupas, comida sem falta e entretenimento... Pretendo dar aos meus filhos tudo o que não tive, e como toda mãe responsável e consciente, só queremos a felicidade de nossos futuros ou atuais filhos.

    • Diogo Postado em 04/Aug/2015 às 07:23

      Boa!!! A esquerda é preconceituosa pra caralho, e paga de boa moça.

    • Sophia Postado em 04/Aug/2015 às 08:51

      Bruno, vc é a resposta para sua pergunta!!!!

    • Lays Postado em 04/Aug/2015 às 08:59

      Era pra ser assim, né? Se pensassem assim não teria tanta criança abandonada, na rua... Z

  17. Juliana Postado em 03/Aug/2015 às 22:39

    Desculpe- me se pareço de alguma forma machista, mas infelizmente comparar o amor de uma mãe por um filho a qualquer outro tipo de amor é absurdo. O amor de mãe é inigualável, é um sentimento que não cabe em si, imensurável. E quando falo isso não me refiro a todas as mães, lógico, porque nem todas as mulheres que deram a luz a uma criança são de fato mães. O verdadeiro amor de mãe é absolutamente incondicional e nasce dentro da mãe antes mesmo do nascimento do filho. É algo que não pertence a lógica comum. Às feministas de plantão, uma mulher pode escolher não ser mãe por inúmeros motivos, entretanto isso não diminui a maternidade. Ser mãe é sublime. Sou extremamente feliz na minha vida profissional e conjugal, mas nada se compara a relação que eu tenho com o meu filho. Que é sem sombra de dúvida a melhor coisa da minha vida. Isto é V fato o resto é conversa fiada.

    • felipe Postado em 04/Aug/2015 às 09:41

      Perfeito!!!

    • Fabio Postado em 05/Aug/2015 às 15:05

      Juliana, sua resposta fantástica! Sou casado, amo minha esposa e amamos muito nossa filha que preenche totalmente nossas vidas. Eu, sou da opinião que cada um deve deixar o outro em paz com as escolhas que cada um faz e sinceramente acho que é melhor não ter um filho a ter e ser um pai/mãe ruim. Agora reduzir, uma criança a questões financeiras, a viagens (como se fosse impossível viajar com crianças) é de uma visão absurdamente simplória do que é ter um filho. Sempre quis ser pai para reproduzir a experiência que tive quando criança e adolescência, quando eu e minha irmã fomos criados, numa ambiente de amor e felicidade. Hoje tento fazer o mesmo para minha filha.

  18. Rosiana Postado em 03/Aug/2015 às 22:56

    A cobrança da sociedade Eh inevitável. Temos que dar umas respostas para não abusarem além do limite. Tenho 37 e hoje estou com 2 filhos, um de 3 anos e outro de 7 meses. A cobrança sempre foi muito grande após o casamento, todos perguntavam sobre os filhos. Então respondia que tinha muitos projetos a realizar antes de ter filhos. Claro que sofria perseguição. Agora que os tenho, a cobrança Eh como tenho administrado minha maternidade tardia e se com dois meninos vou tdndAr uma menina... Sempre respondo, que filho Eh algo tão íntimo e pessoal, Que após tê-los vc precisa registrar em seu nome perante um cartório. Respeito quem tem e ainda mais quem não tem, porque Eh muito difícil viver a própria vida nesta sociedade de hipocrisia.

  19. Fernanda Postado em 03/Aug/2015 às 23:50

    Alguém pode se arrepender de não ter tido filhos, mas se arrepender de ter filhos, isso nunca!

  20. Beatriz Postado em 04/Aug/2015 às 01:52

    Achei o texto tao preconceituoso quanto as pessoas que fazem essas perguntas, devemos somente respeitar a opniao dos que querem e dos que nao querem ter filhos cada um sabe de sua vida, agora dizer que os menos favorecidos financeiramente sao egoistas e nao devem ter filhos foi igualmente desrespeitoso e inconveniente, pra quem prega o respeito e o livre arbitrio foi um comentario infeliz! Que sejamos felizes cada qual a sua maneira !

  21. Lethycia Postado em 04/Aug/2015 às 05:22

    O texto está perfeito! Não sou casada, não sou noiva, tenho apenas 18 anos, e desde muito nova já falava que não quero ser mãe. As pessoas me olham como se eu fosse louca. Como se ter filhos tivesse que ser meu único objetivo na vida só porque sou mulher!

  22. Isaac Postado em 04/Aug/2015 às 05:52

    Tenho uma prima que nunca gostou de crianças, casou e por pressão social acabou tendo um filho, mas ela não sabe ser mãe, aparentemente não tem paciência nem amor ao filho, já teve inclusive crises de repulsa ao menino, o pai não sabe o que fazer. As pessoas não sabem o que estão fazendo pressionando os outros aos seus modelos de vida, podem estar criando situações complicadíssimas, por isso mais do que nunca é necessário muita personalidade e consciência nas decisões.

  23. Diogo Postado em 04/Aug/2015 às 07:22

    Quanto mimimi

    • eu daqui Postado em 04/Aug/2015 às 09:14

      Pra evitar mimimi simplesmente não se meta na vida do outro

  24. Angela Postado em 04/Aug/2015 às 07:42

    Coisa triste Isaac, porém me desculpe... Ela deveria ter sido mais sincera com ela e com o marido, talvez tivesse poupado essa criança que não tem culpa de ter nascido. Concordo com o texto, existe sim uma pressão da sociedade, porém o extremo do amor vem qd realmente temos um filho... Não tem explicação... E como alguem aqui falou, só quem tem sabe. Então depende da escolha de cada um!

  25. Viviane Postado em 04/Aug/2015 às 09:26

    É sempre um conforto ler matérias ou conversar com pessoas com escolhas semelhantes. Confesso que todas essas repostas passaram e ai sa passam na cabeça e chegam a ponta da língua quando me fazem essas perguntas.

  26. Deisi Postado em 04/Aug/2015 às 14:48

    Tenho dois filhos maravilhosos, hoje talvez optaria por não ter, minha experiencia com a maternidade é muito boa. Mas me preocupo com o mundo caótico que vivemos, com tanto ódio, tanta intolerância, e desrespeito. Tem que pensar muito para ter filhos nesse mundo tão carente de amor.

  27. Márcia Postado em 19/Feb/2016 às 01:27

    Pobre com filho é uma lástima na sociedade, só faveladozinho. Meninos que terão os piores empregos no futuro. E viajar e estudar bastante e ser profissional de sucesso, não tem preço. Não tenho filhos, não desejo, mas se acontecer, beleza, sou desencanada, mas não gostaria nem um pouquinho de ter filhos e também passei dos 30 anos.Rs.