Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 02/Jul/2015 às 11:51
27
Comentários

Uma reflexão sobre o 'fora' de Obama na Globo

Vexame internacional da Globo na entrevista com Obama e Dilma é a prova de que a imprensa brasileira é um prato cheio para o complexo de vira-latas de alguns brasileiros

Obama Globo sandra coutinho
Sandra Coutinho, a jornalista da Globo contestada por Obama

Paulo Nogueira, DCM

A miséria jornalística e mental das Organizações Globo foi brutalmente exposta ao mundo na última terça-feira, na entrevista coletiva concedida por Obama e Dilma sobre o encontro de ambos. A jornalista Sandra Coutinho da Globo fez uma pergunta que, jornalisticamente, é a quintessência da obtusidade.

Presumivelmente, o real autor da questão foi Ali Kamel, diretor de jornalismo da emissora e célebre por um livro em que declara, triunfal: “Não somos racistas”. Uma ex-apresentadora disse que todas as perguntas relevantes na Globo são obra de Kamel.

O primeiro erro técnico foi atribuir a Obama, na pergunta, uma opinião que é da Globo, mas não dele. Ela afirmou que os Estados Unidos veem o Brasil como uma potência regional, e não mundial. De onde ela tirou isso, ou Kamel?

O Brasil é a sétima economia mundial, queira a Globo ou não. E nos últimos anos, sobretudo com a ascensão de Lula, ganhou ressonância mundial. A Globo jamais iniciaria a pergunta daquela forma se o presidente fosse FHC ou Aécio.

E um bom jornalista nunca colocaria uma opinião dele mesmo na boca de qualquer pessoa. Pesquise: quando Obama, ou alguma outra autoridade do governo americano, disse algo parecido? Foi tão boçal a voz da Globo na coletiva que Obama, embora a pergunta não fosse para ele, tomou o microfone.

Sandra Kamel, chamemos assim, não se limitou a uma asneira numa só pergunta. Também conseguiu incluir nela a crise econômica e política do Brasil como se isso fosse realmente uma coisa incomum num mundo cor de rosa. Ora, os próprios Estados Unidos desde 2008 estão atolados em dificuldades econômicas.

Obama pareceu saber mais sobre o Brasil que a Globo. Notou que problemas no Congresso estão longe de ser exclusividade do governo Dilma. Ele próprio enfrenta um Congresso extraordinariamente hostil desde que chegou à Casa Branca. Foi épica sua luta para aprovar o projeto de saúde que lhe era tão caro, o Obamacare.

VEJA TAMBÉM: Estudante britânico comenta o complexo de vira-latas dos brasileiros

Sinal da realidade paralela vivida pela Globo e seus jornalistas, Sandra Coutinho festejou sua intervenção patética no Twitter. “Muita emoção conseguir fazer uma das quatro perguntas da coletiva de Dilma e Obama!”, escreveu.

Fora tudo, Sandra não fez qualquer esforço. Como mostra o vídeo da entrevista, a palavra lhe foi dada por Dilma, num gesto que mostra a característica subserviência de governos brasileiros, petistas ou não, à Globo.

As palavras mentecaptas de Sandra Coutinho registraram, mundialmente, não apenas o que a Globo pensa sobre o Brasil. Mais que tudo, elas captaram, ao vivo, a indigência jornalística e intelectual da emissora.

Assista ao vídeo:

Recomendados para você

Comentários

  1. Line Postado em 02/Jul/2015 às 11:56

    Essa emissora é muito decadente!

    • Pedro Accioli Postado em 02/Jul/2015 às 13:18

      Sem dúvidas!!!

  2. Juliano Postado em 02/Jul/2015 às 12:03

    A RELAÇÃO DE OBAMA E A IMPRENSA BRASILEIRA. Via Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Política Internacional Contemporânea (GEPPIC/UFSM) https://www.facebook.com/geppic/photos/a.660225084084101.1073741828.603360709770539/713253785447897/?type=1&theater

  3. Ikaro Postado em 02/Jul/2015 às 12:06

    Olha pra ser honesto não achei uma sotuaçao tão assim como exposto no texto... Na minha opinião tem vezes que devemos baixar um pouco a guarda... Ela é antes de tudo uma jornalista e foi visível ver por parte dela um certo nervosismo(afinal são dois presidentes ali e eles não respondem todo mundo), apesar da postura desprezível da emissora ainda acredito que tem muitos bons jornalistas nela.

  4. Sr. Neto Postado em 02/Jul/2015 às 13:09

    É um nível de desenvolvimento que eu não imaginei que houvesse.” Pois é, presidenta: são as maravilhas que só o capitalismo liberal faz. Não espere encontrar o futuro em Cuba, quando for afagar o ditador assassino, tampouco na Venezuela, quando for bajular o tirano que persegue sua população. O socialismo só produz miséria, escravidão e morte. Tecnologia de ponta, desse jeito, só mesmo o capitalismo liberal. ---- ? E Charleston, Columbine, trabalho escravo no grupo Inditex, Austeridade européia, conflitos raciais, ISIS também desse jeito, só mesmo o capitalismo liberal.

  5. Marcos Vinicius Postado em 02/Jul/2015 às 13:19

    Mas o que tem a ver uma coisa com outra? Isso mostra a subserviência do governo com a Globo, isso sim. Subserviência não é sinônimo de amizade.

  6. Vitor Alencastro Postado em 02/Jul/2015 às 13:46

    Pois é , enquanto isso em Cuba: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/oms-certifica-cuba-como-1-pais-eliminar-transmissao-materna-do-hiv.html

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 14:08

    Isso mostra que o PT é FROUXO.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 14:12

    Olha o nivel da ingenuidade. Acha que PT = esquerda, acha que Socialismo não faz tecnologia (nasceu ontem e não sabe o que foi a URSS...), e ainda desenterra esse argumento morto do "vai pra Cuba"...menino bobo...acho que foi ontem que mostrou aqui mesmo que Cuba é o primeiro país do mundo a eliminar a transmissão da AIDS via materna...mas esse infeliz discipulo de Rodrigo Bostantino provavelmente deve preferir ter AIDS em Miami...

    • Roberto Pedroso Postado em 04/Jul/2015 às 10:42

      E o custo destes avanços da suposta e maravilhosa economia de mercado que advêm em vários sentidos da exploração institucionalizada da exploração do trabalho e da mão de obra dos trabalhadores)leia sobre a Foxconn e os avançadíssimos celulares da Apple e sua forma de produção este é um clássico exemplo do que a "evolução" da economia de mercado pode produzir.Leia e se informe antes de comentar senhor Rafael.

  9. Vicente Postado em 02/Jul/2015 às 14:13

    Veja o manchetômetro. A imprensa só detona o governo federal e a Globo é a mais implacável. NADA de bom que o governo faz é noticiado. Refinaria de petróleo nova, detalhes do présal, Usina de Belo Monte, aumento gigante nas ofertas de vagas em universidades federais, prouni, FIES e tantas outras coisas boas feitas por este governo só aparecem na Globo quando é pra falar mal de alguma coisa que não está perfeita. Eu nem sabia de muitas coisas que o governo faz e fez até ver no horário eleitoral. Desde o golpe de 64, passando pela eleição do Collor, com direito a manipulação da Globo no debate final, até a eleição de 2014, quando a Globo ajudou a Veja a disseminar a falsa informação sobre Lula e Dilma, são tantos os atos da Globo que demonstram sua antipatia com o PT. Leia na Wikipédia, até lá, tem detalhes e mais detalhes de histórias. Agora, porque o governo julga que precisa utilizar o serviço da Globo para transmitir informações e publicidade, não significa amizade, ou proximidade entre ambos. Não sejamos ingênuos. Me dê um, mas um indício na programação da Globo de que ela apoie o governo federal. Quero ver. Não tem.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 14:35

      "nhéééé....é fácil dar indicios....a Dilmanta foi entrevistada pelo Jô...ele não apertou ela....e teve a Marieta Severo também no Faustão...Globo PTista....nhéééé"........REIRA, Pe

    • Vicente Postado em 02/Jul/2015 às 14:44

      Roubalheira? Onde? Eu vejo notícias na TV, leio jornais e blogs. Onde há uma prova, uma conta bancária em que tenham sido depositados valores de roubo, onde há indício de enriquecimento no governo atual? Só denúncias de ladrões, que depois de pegos, resolveram acusar o governo, sem provas, apenas para distrair a atenção. Porque o Jô entrevistou a Dilma de madrugada e não apertou é uma prova? Isso foi um disfarce, pra não ficar chato depois dos massacres à Presidenta no Jornal Nacional. Me digam, quem deveria governar o Brasil, se não querem o PT???? O PSDB??? Os donos da Globo? O Cunha? Quem?

      • Carlos Correa Postado em 05/Jul/2015 às 08:32

        PSDB já governou e foi péssimo. Quebrou o país três vezes e ainda teve embaixador tirando os sapatos para entrar nos EUA. Cúmulo da viralatice.

  10. christiano Postado em 02/Jul/2015 às 14:26

    Não creio que uma coisa esteja relacionada à outra, pois o socialismo pode priorizar o desenvolvimento tecnológico. Além do mais, não adianta ter tecnologia se falta comida na mesa, saúde, moradia, etc...

  11. Sergio Postado em 02/Jul/2015 às 14:29

    Desculpe mas não entendi Rafael. Essas comparações ou são paranóicas ou de idiotas com manias de brasileiro subalterno

  12. Marlon Bravo Postado em 02/Jul/2015 às 14:33

    Presta atenção imbecil : a OMS acaba de dizer que os médicos cubanos(...) encontraram uma forma da AIDS e Sífilis não serem mais transmitidas de mãe pra filho ! Vai pro inferno seu coxinha ignorante ! E leva a Sandra Coutinho junto !

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 14:41

      Sifilis tambem? Mas poxa, eu achei que "o Socialismo era um atraso pra Cuba"...de qualquer forma, tem gente que deve achar que morrer de AIDS e sifilis pedindo esmola na Ocean Drive é mais legal, tem mais balaca, agrega mais valor...isso se não morrer de raiva antes, porque ignorantes que são, ainda não sabem que EUA e Cuba anunciaram essa semana a reabertura das embaixadas em cada país. Assim que souberem vão se atirar das suas varandas-gourmet com panela e tudo...

  13. Eduardo de Paula Barreto Postado em 02/Jul/2015 às 15:00

    . VIRA-LATAS O brasileiro ainda não está curado Das agressões que sofreu no passado Durante o período escravocrata Quando pessoas eram açoitadas E por seus algozes consideradas Insignificantes vira-latas. Romperam-se as correntes Que prendiam os inocentes Escravos aos pelourinhos Mas até hoje vemos Brasileiros dizendo Que somos coitadinhos. Liberte-se do conceito De que fomos feitos Apenas para servir Aos países desenvolvidos Como escravos oprimidos Sem capacidade de reagir. Temos infinitas riquezas naturais Terras produtivas e mananciais Para matar a sede do mundo Exportamos carne e grãos Que matam a fome dos cidadãos Que vivem em solos infecundos. Éramos personagens cômicos No global cenário econômico Diante da plateia capitalista Mas hoje no palco da economia Nos apresentamos sem covardia Como promissores protagonistas. Eduardo de Paula Barreto . .

  14. Marcelo Postado em 02/Jul/2015 às 15:23

    Eu acho que ela foi sorteada para a pergunta, ao menos foi isso que tinha lido. Mas foi bonito :D

  15. Hildebrando Dias Santos Postado em 02/Jul/2015 às 18:39

    Quando vi aqueles questionamentos, que deveriam ser no âmbito interno do Brasil, me perguntei: mas aí é um ambiente propício para questionamentos deste tipo? Me pareceu até que Obama estava meio sem graça! A presidenta Dilma, deveria ter respondido: Aquí não se trata disso!

  16. Hildebrando Dias Santos Postado em 02/Jul/2015 às 18:41

    Mas, o mundo é também daqueles que ainda não tem acesso a este estágio tecnológico!

  17. Hildebrando Dias Santos Postado em 02/Jul/2015 às 18:48

    Desculpe, quem faz isso sem dúvida, é exatamente o liberalismo concentrador de renda e multiplicador da miséria pelo mundo. Os mecanismos ortodoxos do capitalismo , são estabelecidos historicamente, para manter os obres onde estão,; produzindo riquezas para as nações mais ricas e para a parcela mais rica da população. No Brasil 1%.

  18. Nilton Borges Postado em 02/Jul/2015 às 19:49

    Anão diplomático é elogio para esse governo contaminado de pretralhistas.

    • Deisi Postado em 04/Jul/2015 às 09:15

      Só que o Obama, presidente de uma potência mundial, não considera uma potência regional e sim, "uma potência mundial", opinião de coxinha inconformado não vale.

  19. Souza Postado em 06/Jul/2015 às 15:33

    Esse pessoa que esquevel esse testo e bem um petralha, nossa país e sim um potência regional, asserção de lula, me poupe, o crescimento de luna se valeu nas costa do que foi iniciado em 1993 com a aplicação do plano real, que ele tanto criticou e disse que não era necessário. O pt já provou que e um partido de pessoas sem mente próprio e sem caráter algum.

  20. Thiago Postado em 07/Jul/2015 às 09:32

    A pergunta da jornalista foi incômoda e provocativa, mas não foi descabida. A repercussão negativa entre a esquerda se deu porque ela é da Globo, que é o supremo império do mal para uma parte da esquerda mais caquética. O Brasil (infelizmente) é sim uma potência regional, apesar de ser a sétima economia do mundo e ter crescido muito em influencia nos ultimos anos. Mas nem de longe possui o peso decisivo de uma China, ou da Rússia, ou de países europeus como Inglaterra ou França. É uma realidade. Claro que Obama, diplomático, jamais admitiria isso em uma entrevista ao lado da Dilma.