Redação Pragmatismo
Compartilhar
Europa 08/Jul/2015 às 11:33
5
Comentários

Texto de renúncia de Yanis Varoufakis é um exemplo de caráter e compromisso

A carta de renúncia pública do Ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, é uma lição de caráter, desapego e compromisso com o seu país

Yanis Varoufakis Grécia Ministro renuncia
Vitorioso, Yanis Varoufakis deixa governo grego

Por Yanis Varoufakis* (Tradução: Vila Vudu, RedeCastorPhoto)

O referendum de 5 de julho de 2015 ficará na história como momento raro, quando uma pequena nação europeia levantou-se contra a servidão da dívida.

Como todas as lutas por direitos democráticos, também essa rejeição histórica ao ultimatum que o Eurogrupo nos fez dia 25 de junho de 2015 arrasta com ela uma etiqueta de alto preço. É pois essencial que o grande capital político que foi outorgado ao nosso governo pela esplêndida votação que o NÃO recebeu seja imediatamente investido num SIM às correspondentes coragem e decisão – para um acordo que envolva reestruturação da dívida, menos austeridade, redistribuição a favor dos mais necessitados e reformas reais.

Imediatamente depois do anúncio dos resultados do referendum, fui informado de uma preferência, de alguns participantes do Eurogrupo e de variados ‘’parceiros’’, que apreciariam minha… ‘’ausência’’ de futuras reuniões; ideia que o Primeiro-Ministro considerou potencialmente útil para que ele alcance algum acordo. Por essa razão, estou deixando o Ministério das Finanças hoje (6/7/2015).

Considero meu dever ajudar Alexis Tsipras a explorar, como melhor lhe pareça, o capital que o povo grego nos assegurou, mediante o referendum de ontem.

E a ira dos credores é trunfo que ostento com orgulho.

Nós da Esquerda sabemos como atuar coletivamente, sem interesse pelos privilégios do poder. Apoiarei firme e integralmente o Primeiro-Ministro Tsipras, o novo Ministro das Finanças e o nosso governo.

O esforço sobre-humano para honrar o bravo povo da Grécia e o famoso OXI (NÃO) que os gregos avalizaram para todos os democratas em todo o mundo, está só começando.

VEJA TAMBÉM: O posicionamento do Syriza sobre aborto, gays e imigração

[*] Yanis Varoufakis (em grego Γιάνης Βαρουφάκης) (nasceu em Atenas em 24/3/1061), é economista, blogueiro e político grego membro do partido SYRIZA. Foi ministro das Finanças do Governo Tsipras desde 26/1/2015. Varoufákis é um acérrimo opositor do ARROCHO.

Depois de diplomas em matemática e estatística, Varoufákis fez seu doutorado em 1987 na Universidade de Essex (Reino Unido) em Economia. Em 1988, ele passou um ano como professor assistente na Universidade de Cambridge. Foi professor de Economia na Universidade de Sydney (Austrália) entre 1988 e 2000. Em seguida foi nomeado para a Universidade de Atenas. Em 2013 ele também ensinou na Universidade do Texas, em Austin.

Em 2010 fundou, com a artista e esposa, Danae Stratou, a organização sem fins lucrativos Vital Space.

Juntamente com Stuart Holland e James K. Galbraith, ele é o autor do livro: Uma proposta modesta para resolver a crise do euro.

No seu livro Europe and the Minotaur – Greece and the Future of the Global Economy, publicado em janeiro de 2015, Varoufakis defende a europeização de um sistema de redistribuição entre os estados europeus, apelando à justiça e igualdade entre os membros da União Europeia.

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Prado Postado em 08/Jul/2015 às 17:19

    Que sirva de exemplo por aqui. Sempre há tempo de se arrepender e parar de explorar o povo.

  2. Wanderley Medeiros Postado em 08/Jul/2015 às 17:20

    "...[ E a ira dos credores é trunfo que ostento com orgulho] " Simplesmente espetacular!

  3. Aparecida Postado em 08/Jul/2015 às 19:27

    Coerência e lucidez.

  4. poliana Postado em 08/Jul/2015 às 21:51

    hahahahahahahahahahahahahahaha! vai sonhando coxinha! qta birra viu!!

    • Carlos Prado Postado em 16/Jul/2015 às 16:39

      No Brasil não é assim não. Vai sonhando, aqui mal caratismo é qualidade; ninguém larga o osso.