Redação Pragmatismo
Compartilhar
Cuba 20/Jul/2015 às 17:09
90
Comentários

Repórter da Veja leva chinelada de escritor cubano no Roda Viva

“Há mais gente na rua em um quarteirão aqui de São Paulo do que em toda Cuba”, afirmou o escritor cubano Leonardo Padura em resposta à Nathalia Watkins, jornalista da Veja

repórter veja padura escritor cubano

No programa Roda Viva da TV Cultura da última quinta-feira (16), a repórter da Veja Nathalia Watkins relata as impressões que teve de Cuba após uma suposta viagem que fez à ilha caribenha.

Diante do escritor cubano Leonardo Padura, convidado da noite, Nathalia afirmou que em Cuba “o povo continua sofrendo, miserável e com fome”, além de cobrar do escritor ações para ajudar a população do seu país.

“[…] Estive recentemente em Cuba e fiquei bastante tocada pela situação e sofrimento do povo cubano, enquanto está todo mundo noticiando uma abertura política, é mentira, não tem abertura nenhuma, o povo continua sofrendo, miserável, com fome”, criticou a jornalista.

Leonardo Padura, um dos principais destaques da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano, admitiu, de maneira serena, que há pobreza em Cuba, embora o cenário de catástrofe plena que Nathalia se esforçou para retratar seja desonesto e falacioso.

“Uma das coisas que tento evitar sempre, quando me perguntam sobre as realidades de um país que visito, é dar minha opinião. Porque uma realidade só pode ser conhecida por quem participa dela, vive nela. Em Cuba, é certo que há pobreza, não posso negar. Mas ninguém morre de fome em Cuba. De uma forma ou de outra, as pessoas comem e têm um teto. Há mais gente na rua em um quarteirão aqui de São Paulo do que em toda Cuba”, afirmou Padura.

VEJA TAMBÉM: Como vivem os cubanos?

A íntegra do programa Roda Viva com Leonardo Padura pode ser assistida abaixo. O incidente mencionado no texto entre o escritor e a repórter da Veja começa a partir dos 44min.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 20/Jul/2015 às 17:20

    (Outro Rodrigo) À parte quem tenha razão nessa questão, cabe perguntar de modo estritamente retórico (com todos os grifos, destaques e negritos para tanto) se, então, "O escritor cubano gosta de dar chinelada em mulheres"? Vamos pegar leve no sensacionalismo, para não descambar para o nível de revistas de fofocas. O título da postagem destoa mesmo da educação, da polidez de que se valeu o entrevistado, quando divergiu da repórter.

    • Sylvania Postado em 20/Jul/2015 às 17:31

      "Chinelada" é apenas uma gíria de jornalistas para classificar uma resposta constrangedora - e todo bom ou mau jornalista já levou uma. Acontece.

      • Rodrigo Postado em 20/Jul/2015 às 17:49

        (Outro Rodrigo) Tem, claro, um sentido conotativo, Sylvania. Mas têm sido vezeiros títulos assim, remetendo a argumentos "ad hominem", a uma desqualificação. E, no caso concreto, não discutindo o mérito da pergunta e resposta, o escritor (novamente) saiu-se muito bem e foi bastante polido. Destoa, pois, o título, tanto da polidez do mesmo, quanto das balizas de uma discussão política - parece ser mais interessante que alguém seja "escorraçado", "leve uma chinelada", "seja humilhado", do que a realidade da notícia. Por isso minha manifestação.

      • Rogerio Postado em 20/Jul/2015 às 20:49

        Como minha mãe dizia: foi um tapa de luva de pelica!!!

      • Ferreira Postado em 21/Jul/2015 às 09:22

        A "emissária' da Veja, diferente de outros entrevistadores não estava a querer extrair do entrevistado respostas sobre sua obra ou de conteúdo literário mas forçando a barra para o lado político. A inegável situação de dificuldade do povo Cubano é sempre evidenciada como forma depreciativa e extremamente crítica em relação ao caminho escolhido e ao regime Cubano. Estes representantes dos grupos de mídia do Brasil nunca enaltecem a resistência criativa e estoica do ideal Cubano de livrar da eterna subserviência, mesmo sob um preço altíssimo e nunca critica o nefando e reprovável embargo Americano com todas as suas consequências. São sempre severos em apontar as mazelas e insucessos e acríticos para tudo que é contrário. Se torna impossível não encontrar conotação de pura reprovação e não outra coisa nas perguntas da jornalista.

    • Luiz Orlando Postado em 20/Jul/2015 às 18:14

      Concordo plenamente. É sensacionalismo, e subverte o teor educativo da resposta, caindo pro lado da provocação.

      • joseph Postado em 20/Jul/2015 às 18:41

        Gente, eh pq isso eh um jargão do jornalismo,l significa quando o entrevistado recebe uma resposta que o envergonha, algo que eh considerado "todo jornalista jah recebeu alguma vez", eh uma palavra que fora do contexto pode parecer algo pesado mas n tem nada a ver, rsrs.

      • Rodrigo Postado em 22/Jul/2015 às 10:19

        (Outro Rodrigo) Joseph, salvo engano os estrangeirismos e palavras fora de seu sentido denotativo são grafadas com algum destaque ou entre aspas, não? E, como Louise bem atentou abaixo, o texto é destinado à audiência geral, não sendo um texto técnico jornalístico, dirigido a profissionais do ramo.

    • lernice rufino Postado em 20/Jul/2015 às 21:51

      Quando entramos em casa alheia, não podemos jogar no rosto do dono o que vimos e não gostamos.....Isso é falta de respeito....é preciso que ela cuide primeiro da casa dela....

    • lernice rufino Postado em 20/Jul/2015 às 21:51

      Quando entramos em casa alheia, não podemos jogar no rosto do dono o que vimos e não gostamos.....Isso é falta de respeito....é preciso que ela cuide primeiro da casa dela....

    • Tammy Postado em 27/Jul/2015 às 14:31

      Putz... Como tu é perspicaz Rodrigo!!! Pela chamada eu imaginei que o nível do debate tinha sido mais agressivo. Mas foi tudo dentro da tranquilidade... Serenidade antes de tudo. Abraços

  2. renato kawasaki Postado em 20/Jul/2015 às 17:28

    que insistencia estupida de brasileiros MAUS e/ou ABOBADOS de demonizar Cuba ! vergonha das fortes ! Cuba, mesmo com 50 anos de embargo, mesmo com os EUA A-T-R-A-P-A-L-H-A-N-D-O o maximo que puderam, tem excelencia em MEDICINA, em ESPORTES, em EDUCACAO. Coisas que o Brasil rasteja de forma vergonhosa. imagine onde estariam se apenas NAO atrapalhassem ! E se alguem ajudassem, seriam uma potencia !

    • Renan Postado em 20/Jul/2015 às 20:36

      Que insistência estúpida de brasileiros MAUS e/ou ABOBADOS em demonizar o próprio país. Meu caro, a Medicina de Cuba pode ter tudo, menos excelência. Aprenda a diferenciar as coisas. Cuba tem um sistema público de saúde voltado a medicina preventiva, e não curativa. É por isso que existe essa fama sobre a medicina Cubana. Mas não se engane, a medicina Brasileira é muito mais avançada tecnologicamente que a Cubana, mas aqui, o foco é a medicina curativa, apesar desse cenário estar mudando. O Brasil rasteja no sentido de um sistema público de saúde mais eficiente, mas não na medicina. No setor de esportes, beira o ridículo dizer que o Brasil rasteja nessa categoria, temos muitos dos melhores atletas do mundo, grandes seleções de futebol, vôlei, equipes incríveis de natação e ginástica, além de atletismo e outras categorias. O esporte em Cuba é muito bom, pois funciona como propaganda para o regime cubano. Grandes atletas, com grandes oportunidades, e a maioria pedindo asilo político em países como o Brasil. E no setor de educação.... Pode-se argumentar que a educação cubana é melhor que a Brasileira, até por que pra o ser, não precisaria de muito. Mas no que isso resulta em benefícios para o cidadão ? Cubanos que estudaram, se formaram médicos, e são tratados como mercadoria pelo próprio governo, ganhando menos que um auxiliar de cozinha. Mão de obra qualificada, porém desvalorizada. Se você quer admirar um país quanto a sua Medicina, Esportes e Educação, admire a Austrália, Nova Zelândia, Cingapura, Coréia do Sul. Esses sim são países onde não há pobreza.

      • VALTER Postado em 24/Jul/2015 às 19:17

        Vc fala no molde CAPITALISTA..."ganhando menos que um auxiliar de cozinha. Mão de obra qualificada, porém desvalorizada". Na sua ótica é demérito, pois foi educado pra isso!!!

    • Zeketi Postado em 21/Jul/2015 às 00:42

      verdade, hein! falando em esportes, finalmente o Brasil tá na frente de Cuba no quadro de medalhas! Ufa! rs um paisinho daquele tamanhinho! Como pode sempre estar na frente do nosso?! Ah, isso finalmente acabou, pelo menos no esporte. hehe Falando em Pan Americano, a Globo ignorou de novo, né? Quando perde o direito de transmissão resolve boicotar. Que emissora complicadinha! Tá chegando a hora de rever o direito deles com relação à concessão pública, né?

      • mani Postado em 21/Jul/2015 às 01:29

        Que emissora calhordinha! É mais apropriado.

      • Álvaro Nascimento Postado em 21/Jul/2015 às 06:53

        Caro, este paisinho[sic] tem a melhor medicina das Américas, sendo gratuita e pública. Tem escolas que são melhores que as nossas. Não há crianças nas ruas. Por isso eles ganham medalhas há décadas. O Brasil cresceu no quadro por que gastou muito dinheiro para não ficar tão feio nas Olimpíadas. Mas daqui a pouco, os investimentos diminuirão, e não faremos tão mais "bonito" quanto agora. Não se iluda com isso, e veja o exemplo do povo cubano.

      • Klaus Postado em 21/Jul/2015 às 09:34

        Os escandalos recentes relacionados à FIFA são referentes à corrupção na venda de direitos de transmissão na america latina... quala emissora que sempre tem os dieritos de transmissão FIFA aqui mesmo?

    • Nilson Nery Rocha Postado em 21/Jul/2015 às 08:19

      Certissimo Renato,não sei por que tanto odio a Cuba,se os americanos é quem nos explora

    • Márcio Jonas Ferreira Postado em 21/Jul/2015 às 12:50

      Interessante, o socialismo é bom mas ele não pode progredir sem a ajuda dos países capitalistas. Os equipamentos médicos que Cuba tem são todos importados. Quais tecnologias eles já desenvolveram? Nenhuma. A parte tecnológica de Cuba é uma negação.

  3. Carlos Postado em 20/Jul/2015 às 17:35

    Rodrigo, o termo "chinelada" é um jargão jornalístico, usado quando um jornalista leva uma "invertida", ou seja, é contestado em público pelo entrevistado. Por exemplo, há alguns dias a Sandra Coutinho levou uma "chinelada" do Barack Obama, naquela audiência com a Dilma na Casa Branca. O problema do título é que os leitores não são jornalistas...

    • Rodrigo Postado em 20/Jul/2015 às 17:55

      (Outro Rodrigo) Reitero o que disse a Sylvia, acima, com a remessa a casos anteriores e títulos que mais se aproximam do sensacionalismo do que da intenção de informar, fomentar uma discussão minimamente razoável - do que distam títulos que remetam a "chineladas", "escorraçamentos", "humilhações". Por vezes ajuda exercício no qual nós nos coloquemos no lugar: "o título remete à realidade, ou tende à desqualificação de alguém? E se fosse eu no lugar?". Ao fim, pois, a qualidade da resposta tema é suplantada pelo título.

    • Louise Postado em 20/Jul/2015 às 18:51

      O jargão é jornalístico, mas a matéria é lida por todos. Também achei de péssimo tom.

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 20/Jul/2015 às 17:36

    Que sapatada. "Cuba não é essa terra arrasada que você descreve...caso você não saiba, você descreveu mais SP do que Cuba". O infeliz logo depois dela tambem levou uma bicuda na boca e voltou pra casa sem 2 dentes pelo mesmo motivo, uma pergunta descabida, mal intencionada, e partindo de um pressuposto errado/tendencioso. "A liberdade pessoal em Cuba é limitada...blablabla reaça mimimi...como escritor, como isso te afeta?". Resposta: "estás mal informado...sou livre para escrever o que quero como eu quero.". Dois vira-latinhas que voltaram ganindo pra casinha. Coisa mais linda não há.

    • cires Postado em 20/Jul/2015 às 21:49

      Quem leu o homem que amava os cachorros deste escritor sabe que ele escreveu o que quis e subliminarmente criticou com consistencia o regime cubano.

  5. Valter Postado em 20/Jul/2015 às 17:48

    Fala (pergunta) o que quer, ouve o que não quer, ou até queria ouvir esta resposta, pela indelicadeza da pergunta, não poderia ser outra a resposta. Você pode corrigir seu filho, ser um pouco ríspido, mas deixe outro tentar fazer isso que não seja você.

  6. leonardo Postado em 20/Jul/2015 às 18:19

    E ainda dizem q o PT melhorou o país.

    • Salomon Postado em 20/Jul/2015 às 20:23

      Leonardo, não, o PT não melhorou o país. Piorou, e muito! Desde que os trabalhistas assumiram o governo, existe mais fome, mais miséria, a pobreza cresceu assustadoramente, o nível de consumo diminuiu que foi uma coisa terrível, meu. E o desemprego? Nunca esteve tão alto. A divida externa secular que tínhamos com o Deus Mercado cresceu exponencialmente e se tornou nosso maior tormento, apesar de o PT ter 'vendido' (rectius, doado) todas as nossas riquezas naturais, juntamente com as empresas nacionais. Mas não é só isso, a liberdade de expressão foi completamente banida, pois hoje ninguém pode mais criticar o governo que é logo ameaçado de morte por esses petistas vagabundos e criminosos. As instituições, como a Polícia federal e o Ministério Público, foram cerceados em suas liberdades de investigar e denunciar. Os corruptos estão à solta, sem ninguém que os incomode, e nunca mais se viu prendeu sequer um colarinho branco como se fazia antigamente. Pior do que tudo isso, meu, o Brasil nunca antes na história desse país foi tão desrespeitado, tão cuspido e enxovalhado no cenário mundial. Ou seja, aquele país maravilhoso, de abundância e muito respeitado que herdamos de efeagacê, e que víamos todos os dias no jornal nacional, foi implodido, virou pó, acabou-se. Só nos resta rezar para que o psdb assuma novamente a condução da pátria amada e nos salve dessa corja de petralhas imundos, já que o exército não quer nem papo com nóis. Aí sim, livres desses comunistas, e na condição de lacaios dos norte americanos, poderemos avançar rumo a um futuro brilhante, sempre pensando no povão, com mais saúde, educação e segurança, como sabiamente fez o México. Até o ensino obrigatório da língua portuguesa poderemos abolir em favor do aprendizado do inglês shakespeariano, esta sim, uma língua de verdade, sem traços africanos e indígenas. Grande abraço, mermão. God save the Queen. In God we the trust the rest we test. Heil Hitler. Anauê.

      • Cristina Manesco Postado em 20/Jul/2015 às 21:01

        Ótima resposta Salomon.

      • Marco Postado em 20/Jul/2015 às 21:07

        E não bastasse isto, o grande estadista FHC assumiu o Brasil quando éramos a 8° economia do mundo, oito anos depois entregou para o incopetente e ignorante do sapo barbudo, elevados a 14° economia mundial. Este sem saber o que fazia, entregou para Dilma, outros oito anos depois agora como a setima economia mundial, fdp! Tinha nos prometido mais.

      • Eduardo Postado em 20/Jul/2015 às 21:08

        Perfeito, Salomon. Foi a respidta mais inteligente e adequada para ser dada aos boçais de plantão, dentro os quais incluo a reporterzinha da Veja. No entanto, acho que você corre o risco, de ser mal compreendido, na sua refinada ironia, e receber o apoio efusivo dos Vejistas militantes.

      • Milo Postado em 20/Jul/2015 às 21:09

        Nos concentremos um pouco na situação política contemporânea do país e deixemos os ex presidentes curtirem suas aposentadorias.

      • Marino Postado em 20/Jul/2015 às 21:56

        Brilhante, Salomon!! Baita chinelada, pra manter o mesmo termo utilizado na matéria. E fico na torcida de que logo logo voltemos aos tempos áureos de crescimento vertiginoso e corrupção zero do nosso mestre efeagá!

      • Sebastião José de C. Postado em 20/Jul/2015 às 23:16

        Bela ficção.

      • Felipe Postado em 21/Jul/2015 às 00:13

        Quanta alienação....

      • Rogerio Postado em 21/Jul/2015 às 01:13

        Kkkkkkkkkk...gostei.... Cuidado em, daqui a pouco vai ter um monte de ''cientista político' formado no facebook, virando seu fã...

      • Luann Postado em 21/Jul/2015 às 01:23

        Adorei o seu sarcasmo. Belíssima resposta.

      • Clarissa Postado em 21/Jul/2015 às 03:34

        Sinceramente, leio seu comentário e desconheço não apenas de que país vc fala, mas também de que época. Em que realidade vc vive que eu, que moro no mesmo país que vc, não consigo ver ou reconhecer? A liberdade de expressão foi completamente banida?? É sério isso? Vc, por exemplo, está exercendo a sua com liberdade. Assim como pode exercer em qualquer lugar, físico ou virtual. Não vi censura alguma. Vc viu? O governo te calado a sua boca? Ou, pelo contrário, vc fala o que quer e continua andando pela rua como qualquer outra pessoa, trabalhando, relacionando-se com seus amigos, etc? Seu comentário parece mais um relato imaginário ou um surto psicótico.

      • B. Ferreira Postado em 21/Jul/2015 às 08:37

        Felipe, isso foi ironia (e das fortes)

      • Cristiano Postado em 21/Jul/2015 às 08:44

        Cara, coxinha não entende sarcasmo... Amanhã sua resposta vai estar na primeira página da Veja! Rsrs...

      • Ferreira Postado em 21/Jul/2015 às 09:02

        Kkkk, Nada melhor que a ironia para responder certas heresias. Gostei!

      • Clarissa Postado em 21/Jul/2015 às 20:41

        Tomara que seja ironia mesmo, pq eu já ouvi isso milhares de vezes e não era ironia nenhuma...

      • Mary Postado em 25/Jul/2015 às 00:04

        Excelente resposta só cego não vê.

    • poliana Postado em 20/Jul/2015 às 20:55

      ele citou sp, um estado q está sob a gestão do psdb há mais de 20 anos. e qto a cidade de sp, haddad tem 3 anos de prefeitura...o pt nunca teve tradição na gestão da cidade..n seja hipócrita de culpar o pt por todos os problemas do brasil. é gente como vc q me fazem votar no pt de forma convicta. qta implicância e indignação seletiva.

      • Denisbaldo Postado em 20/Jul/2015 às 21:58

        Nos últimos 6 mandatos de prefeito em SP, 3 foram do PT: Erundina, Marta Suplicy e Haddad. Todos eles foram muito melhores do que seus opositores, mas os coxinhas sempre reclamam.

      • Denisbaldo Postado em 20/Jul/2015 às 22:03

        A Erundina é paraibana, mulher e ainda foi eleita prefeita em SP. Hoje é deputada federal por SP, ela é muito querida aqui.

      • poliana Postado em 20/Jul/2015 às 23:34

        denisbaldo, mas a erundina foi prefeita de sp há anos, não? lembro dela qdo ela ainda era mais novinha. só lembro da marta como prefeita de sp. de resto, só o kassab, o serra...

      • poliana Postado em 20/Jul/2015 às 23:38

        maria cesar souza, por favor, cale a boca! vc é mais um idiota q culpa o pt por todos os problemas do país! seja um pouco racional e veja como estão os estados administrados pelo psdb há anos. tome sp, paraná minas como exemplo. minas, nos últimos 12 anos q foi governado pelo psdb. deixa de ser bitolado. e eu n vivo em um mundinho cor de roda não, seu tapado! nunca vivi!!!! só n sou uma alienada como vc a ponto de me deixar ser manipulada pela grande mídia e ver o pt como culpado por todos os problemas desse país! como se nos tempos do fhc, OU DOS TEUS ÍDOLOS MILITARES, vivíamos num país de 1º mundo em q mendigos n existia, nossa saúde pública era referência mundial, nossa segurança pública era impecável e a educação nota mil. pelo amor de deus!!!!! como vc é insuportável!!!!!!

      • poliana Postado em 20/Jul/2015 às 23:40

        pequena correção no meu post aí em cima: gente como vc que me FAZ*...

      • poliana Postado em 20/Jul/2015 às 23:45

        rosa*/ existiam*

      • Felipe Postado em 21/Jul/2015 às 00:14

        E viva o PT....e que Deus cuide do nosso país pq esse partido ta afinzão de acaba com ele

      • Denisbaldo Postado em 21/Jul/2015 às 01:24

        Poliana, a Erundina foi prefeita de 1989 até 1993. Ou seja, nos últimos 7 mandatos na verdade tivemos 3 prefeitos do PT eleitos

      • Denisbaldo Postado em 21/Jul/2015 às 01:28

        Felipe, em 2018 você pode tentar mudar isso. Pare de chorar como uma criança, arregace suas mangas e lute pelos seus ideais. É muito engraçado ter pessoas como você aqui em um site de esquerda. Eu não vou em site de direita discordar deles, sei que é tempo perdido. Junte-se aos seus e lute pelo seu futuro. Pare de chorar, por favor. é muito patético.

  7. julia Postado em 20/Jul/2015 às 18:26

    E tome chinelada, sandaliada, sapatada, lapada, cacetada nesses coxinhas à serviço da direita! Virou modinha passar vergonha em rede nacional e internacional. O choro é livre.

  8. Sergio Postado em 20/Jul/2015 às 18:28

    Muito elegante a resposta dele, faltou perguntar a respeitável profissional a qual se dirigiu se "ela" já havia caminhado pelas ruas do Brasil "com os olhos abertos".

  9. Rosa Peres Postado em 20/Jul/2015 às 18:45

    Padura não foi deselegante, senão falaria da situação miserável do Brasil.

  10. Polyana Postado em 20/Jul/2015 às 18:58

    por que ninguém reponde a esta pergunta, que seria a que eu teria feito ao propagandista: "Por que então as pessoas de lá não podem sair do país? por que os médicos cubanos não podem trazer suas famílias?" só isso eu queria saber, MAIS NADA!!!

    • Gabriel Postado em 20/Jul/2015 às 21:56

      a questão de sair ou não do país é bem mais complexa do que uma resposta de poucos minutos poderia exemplificar. além disso, se trata ali de um escritor, não de um político. ele não tem que explicar as relações políticas de Cuba. que se faça esse tipo de pergunta para Raul Castro eu entendo, mas para um cidadão cubano 'comum' e que não tem qualquer relação com as questões políticas do país... é ridículo. é como se eu fizesse uma entrevista com um escritor americano e a minha pergunta principal fosse "por que os EUA não fecharam a prisão de Guantanamo, onde mantém pessoas presas sem julgamento e sendo submetidas a tortura, tanto psicológica quanto física?", ou "por que o governo norte americano monitorava e armazenava informações de países aliados e, principalmente, de empresas de países concorrentes e de seus chefes de Estado? os EUA permanecem na Guerra Fria?" faria algum sentido? NÃO! fazer essas perguntas para o Obama, ou para algum outro político norte-americano, seria interessante, mas para um artista seria puramente perda de tempo. principalmente para o entrevistado.

    • Felipe Postado em 21/Jul/2015 às 00:22

      Pq será q muitos atletas fogem de lá nas competições? Deve ser um paraíso e esses folgados coxinhas malditos e evangélicos que só querem saber de dinheiro ficam falando essas mentiras ai para enganar o povo kkkkk

      • Denisbaldo Postado em 21/Jul/2015 às 08:27

        A questão da matéria é a fome. Se eles passassem fome não seriam atletas. Todos sabemos que no regime comunista não se tem liberdade e não vejo ninguém defendendo isso aqui. Pior é a direita que se diz cristã e defende a pena de morte, regime militar e o egoísmo neoliberal como política.

  11. henrique silva da paz Postado em 20/Jul/2015 às 19:57

    Pois é, Polyana, essa é uma contradição que me aflige também. Alguém explica. Como a Polyana, só isso eu queria saber, MAIS NADA!!!

  12. Marcos de Matinhos. Postado em 20/Jul/2015 às 19:59

    Não é nada disso. Ela confundiu Cuba com o Haiti, que sempre foi governado por ditadores plenamente apoiado pelos EE.UU. e ignorado pelo resto do mundo. Lá sim, é como ela descreveu.Muito pior.

  13. Antônio Carlos Fraga Postado em 20/Jul/2015 às 20:33

    Quis ser mais realista que o rei deu nisso. Plebéia!

  14. Lázaro Pacheco Postado em 20/Jul/2015 às 21:16

    hehehehehe... os jornalistas-coxinhas tomaram uma padurada atrás da outra... ¡muchas gracias señor Leonardo Padura por las chancladas que les diste a los periodistas pendejos! :D

  15. jose savassa Postado em 20/Jul/2015 às 21:19

    FHC/PSDB, além de apanhar em tudo que foi evolução no Brasil -> linha pobreza, morte infantil, estudo para pobre e pretos, inflação, engavetamentos de investigados, etc, etc,.... nos jogos dos PANS então, foi vergonhoso.... mirem ... futuros moradores da Grécia, coxinhas de plantão.. =======QUADRO MEDALHAS e COLOCAÇÃO - ERA DOS BICO GRANDE============= ‘PAN – 1995 - / Argentina / Comando PSDB - Presidente super FHC 6 BRA Brasil 18 27 37 82 PAN – 1999 / Canada – comando PSDB - super FHC 4 BRA Brasil 25 32 44 101 2003 – ainda legado do grande FHC/PSDB 4 BRA Brasil 29 40 54 123 ========QUADRO MEDALHAS e COLOCAÇÂO - ERA PT – Lula, Dilma======== 2007 – sobre o comando do analfabeto..rs 3 BRA Brasil 52 40 65 157 2011 – novamente no comando do PT 3 BRA Brasil 30 29 42 101 2015 – comando do PT – metade do torneio 3 BRA Brasil 30 29 42 101 É um banho, tanto no esporte, como na economia, como no atendimento aos pobres, ou qualquer outra modalidade que quiserem medir..... Coxinhas, vão para a Grécia, lá não tem pobre, petista e pretos, somente burros e imbecis como vocês que não enxergam um metro a frente do nariz e acreditam nos marinhos... go ahead.

  16. Deisi Postado em 20/Jul/2015 às 21:55

    Trabalha na Veja, desonesta e sem credibilidade, merece uma chinelada de pau. Acho que nunca esteve em Cuba, muito menos recentemente. Coxinha não vai a Cuba, só manda os da esquerda irem. KKKKKKKKKKKKKK!!!

    • enganado Postado em 20/Jul/2015 às 23:33

      Responderia a essa pilantra com outra pergunta. Se ela já tinha visitado o Iraq depois da destruição causada pelos EUA, na qual morreram (só bombardeios) 150.000 crianças, 650.000 mortos e 3.000.000 de desabrigados (sem teto), isto sem falar de GAZA, LÍBIA, SOMÁLIA, CISJORDÂNIA, YÊMEN, AFGANISTÃO. E perguntaria mais, se já teria perguntado ao embaixador dos EUA se o país dele se sentia responsável por toda essa desgraça e/ou foi o Sadam o culpado. Terminaria ainda se acreditava na credibilidade da revista a qual trabalha, e se essa credibilidade tinha/tem respaldo de honestidade junto ao Povo Brasileiro. Falar de pobre em CUBA é muito fácil, mas será que a pilantra não viu neste blog as foto dos pobres americanos dormindo debaixo de viadutos em Chicago? Piranha!

  17. Nilton DF Postado em 20/Jul/2015 às 22:28

    o que os repórter ,ou urubuzada , não quer deixar claro , é que a miséria cubana se retrata por meio que cuba não e capitalista e não esta abaixo do mercado monopolizador, esta dentro da liberdade de fazer por conta, como e um pais pequeno , nenhuma empresa quer se firmar la, também por uma visão preconceituosa e racista das empresas europeias e americanas, no brasil também se vive este preconceito e racismo , por si mesmo , cuba vive aos trancos e barrancos, devido ao imperialismo da Ordem Mundial que exige de todos países muito para ser competitivo no mercado, o brasil já passou por isso na década de 80 ate 2003 que foram as fases mais critica em matéria de desqualificarem o brasil mundialmente , eu bem me lembro dos falatórios," la fora somos como cachorro pedindo osso,"""isto gera crise no pais, é a realidade em cuba, mas tem brasileiro que baba por esta ratalhada da imprensa e leva a serio boatos, onde nos leva ao preconceito e racismo contra cuba por ser comunista, comunista? é ,assim dizem para estimular o ódio de uns otarios brasileiros que espera o pior ao seu próximo.

  18. Naor Nemmen Postado em 20/Jul/2015 às 22:35

    Pessoal, se o termo "chinelada" é um "jargão jornalístico", reservem seu uso para as redações, não para as publicações. Bem simples, né? (aliás, essa é um das regras básicas do jornalismo... do bom jornalismo).

  19. Maurice Ville Postado em 20/Jul/2015 às 22:49

    Com todo respeito 'a maioria que escreveu aqui: quantos realmente estiveram em Cuba para saber como e' de fato a vida por lá? Isso e' fundamental para alguém apoiar a jornalista ou o escritor. Se não fica fácil comentar de camarote. Além disso, ninguém tocou num ponto basilar: a população de SP sozinha e' maior que Cuba. Logo, apesar de entender o comentário do escritor, ele que foi infeliz e comparou banana com laranja. E' como se um comparasse Suriname e Argentina - não tem nada a ver a comparação. E se querem saber, o problema de Cuba vai muito além da pobreza ou liberdades. Pobreza essa que nenhuma medicina nem esporte substitui. Quando forem para la e justamente como o escritor falou, viverem no meio das pessoas, poder-se-a' sentir qual e' ou quais sãos os problemas. Depois que voltarem de lá conversamos. Saudações.

  20. Diogo Postado em 20/Jul/2015 às 23:05

    Cuba tem uma população bem inferior a cidade de são paulo. Acho que matemática continua sendo o fraco da esquerda. Cuba inteira é uma rua, uma grande rua onde o povo se abriga em escombros. Cuba é um país com baixa taxa de natalidade infantil e alta espectativa de vida, mas impressionantemente tem uma diminuição da população, incrível, não ?

    • Denisbaldo Postado em 21/Jul/2015 às 08:33

      A Dinamarca está tendo diminuição da população. Cuba tem mais de 3 milhões de habitantes, muito maior que muito país miserável por esse mundo afora. Os argumentos e a inteligência continuam sendo o fraco da direita.

    • Marcos Postado em 21/Jul/2015 às 08:57

      Na verdade a populacao de Cuba (11,1 Milhoes) eh praticamente a mesma da cidade de Sao Paulo (11,8 milhoes). Mas o que ele quis dizer (e que nao deveria necessitar explicacoes) eh que existem problemas sociais nao somente em Cuba, mas em varios lugares do mundo, como em Sao Paulo, Rio de Janeiro, etc. Alem disso, se a taxa de natalidade eh baixa, natural que a populacao nao cresca, e isso somente comecou em 2011 (com taxas de - 0,1%) Ou seja, nao eh algo muito relevante para uma ilha com 102hab/km2. Eh o que deveria acontecer com Sao Paulo que tem 7810hab/km2.

  21. Nilson Postado em 20/Jul/2015 às 23:54

    Nossa, que moça sem noção. E é jornalista? Tentou impor sua opinião sobre um país que alega que apenas visitou recentemente à um cidadão de lá. Não reconheceu que o "moço" tem idade para ser avô dela. Cobrou ação política de alguém que enriquece o mundo como escritor, e não como político. Será que ela vai cobrar dos Castro que escrevam alguma bela peça de literatura? Ele foi muito polido: colocou os pinfos nos "i"s sem tirar uma letra do lugar. Penso que ainda é tempo para ela procurar ua ocupação mais adequada à sua arrogância. Uma em que não necessite lidar com seres humanos.

  22. Gyslaine Coutinho Postado em 21/Jul/2015 às 01:45

    Pois eu ADOREIIIII a resposta! (Y)

  23. Nilo Postado em 21/Jul/2015 às 05:40

    Então o Brasil não está tão mal,como eles mesmos da VEJA gostam de dizer o tempo todo.

  24. Olavo Pacheco Postado em 21/Jul/2015 às 09:09

    Passar fome, para a repórter, é não poder entrar num restaurante e se empaturrar de álcool e comida. Peidar e cagar é livre, mesmo que seja pela boca.

    • Deisi Postado em 21/Jul/2015 às 15:08

      Cagar pela boca é o que a direita mais sabe fazer!

  25. Eleuterio Sousa Postado em 21/Jul/2015 às 09:23

    ...."José Martí Versos Sencillos Poesía I Yo soy un hombre sincero De donde crece la palma, Y antes de morirme quiero Echar mis versos del alma. Yo vengo de todas partes, Y hacia todas partes voy: Arte soy entre las artes, En los montes, monte soy. Yo sé los nombres extraños De las yerbas y las flores, Y de mortales engaños, Y de sublimes dolores. Yo he visto en la noche oscura Llover sobre mi cabeza Los rayos de lumbre pura De la divina belleza. Alas nacer ví en los hombros De las mujeres hermosas: Y salir de los escombros, Volando las mariposas.

  26. Klaus Postado em 21/Jul/2015 às 09:41

    Triste, mas concordo. Todo assunto sócio-político se converte numa discussão polarizada PT x Anti-PT, não é mais possível uma discussão Sadia e que foque os problemas de maneira sensata e objetiva.

  27. Flavio Postado em 21/Jul/2015 às 09:59

    Não sou petista, mas fico triste alguém querer que os militares retornem ao poder. Ainda bem que nem eles querem essa bomba.

  28. Denisbaldo Postado em 21/Jul/2015 às 10:06

    Militarização das escolas públicas! Que ideia genial! Já não chega a corrupção e violência da PM, agora também poderemos desfrutar delas nas escolas!!! Pra povo ignorante, militarização é a solução de tudo. Essa pesquisa só mostrou o nível intelectual do Brasil.

  29. Guilherme Postado em 21/Jul/2015 às 10:53

    Vergonha mesmo é ter um lixo como revista mais lida no país.

  30. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Jul/2015 às 11:02

    Essa mania de achar que pesquisa tem algum valor...estão quase querendo que se decida os rumos do país com base em pesquisas..."ainnn a maioria quer..."....e daí que a maioria quer? Eu vi esses meninos em fila, em marcha, cantando o hino, batendo continência...eu vi apenas medo, autoritarismo e submissão...não é ambiente para se formar CIDADÃOS.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 21/Jul/2015 às 11:31

      Errado. Não é uma questão de ser favoravel ou não.

      • enganado Postado em 21/Jul/2015 às 18:05

        Caro Eduardo Ribeiro. Pergunte quem pagou a pesquisa e quem a solicitou. Será preciso responder?

  31. Leonardo Postado em 21/Jul/2015 às 12:33

    Ninguém morre de fome em Cuba. Fica doente e desnutrido, mas as 2 mil calorias diárias da ração cubana eles recebem. 10 dólares de salário mensal e a caderneta de rações cubanas. Cuba é maior que Portugal!!! É quase do tamanho da Itália!!!! Tem 11 milhões de habitantes com quase metade de policiais.."Para falar de um local tem que vivenciar"? Óbvio que não, basta escutar os milhares de refugiados!!!!

  32. Dedé Postado em 22/Jul/2015 às 14:22

    Há menos pessoas nas ruas de Cuba por que 50 mil fogem nadando para os EUA. Se Cuba é uma maravilha, por que virou rotina em jogos no exterior atletas cubanos aproveitarem para fugir.

  33. soda cáustica Postado em 22/Jul/2015 às 22:19

    A reunião de pauta da Veja é em Langley, Virginia...

  34. Nicolau Postado em 16/Aug/2015 às 17:32

    Esse Padura é um criminoso explorador socialista da Elite Comunista da Dinastia dos tiranos Castro que vive como milionário comunista em Havana que é o maior Favelão do mundo!