Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 07/Jul/2015 às 10:49
16
Comentários

Repórter corrigida por Obama é promovida na Globo

Rede Globo promove repórter que levou "chinelada" de Barack Obama. Promoção em tempo recorde de Sandra Coutinho foi articulada pessoalmente por William Bonner

Obama Sandra Coutinho William Bonner
Sandra Coutinho é promovida na Globo após levar ‘chinelada’ de Obama. Promoção foi articulada por William Bonner

Vítima de uma “chinelada” do homem mais poderoso do mundo [relembre aqui], a repórter Sandra Coutinho foi imediatamente promovida pela Globo. Desde a última quinta-feira (2), a correspondente da Globo News nos Estados Unidos também trabalha para a TV Globo, principalmente para o Jornal Nacional.

A promoção, articulada em prazo recorde por William Bonner, foi vista como uma resposta às críticas à jornalista, que fez uma pergunta para Dilma Rousseff e foi retrucada por Barack Obama.

“Chinelada” é uma gíria de jornalistas para classificar uma resposta constrangedora. Sorteada para fazer perguntas na entrevista coletiva de Obama e Dilma, Sandra assim se dirigiu à presidente brasileira. “O Brasil se vê como um ator global e liderança no cenário mundial, mas os EUA nos veem como uma potência regional. Como você concilia essas duas visões?”.

Obama interveio e respondeu no lugar de Dilma: “Bom, eu na verdade vou responder em parte a questão que você acabou de fazer para a presidente [Dilma]. Nós vemos o Brasil não como uma potência regional, mas como uma potência global. Se você pensar (…) no G-20, o Brasil é um voz importante ali. As negociações que vão acontecer em Paris, sobre as mudanças climáticas, só podem ter sucesso com o Brasil como líder-chave. Os anúncios feitos hoje sobre energia renovável são indicativos da liderança do Brasil”.

E completou: “O Brasil é um grande ator global e eu disse para a presidente Dilma na noite passada que os Estados Unidos, por mais poderosos que nós sejamos, e por mais interessados que estejamos em resolver uma série de problemas internacionais, reconhecemos que não podemos fazer isso sozinhos”.

A “chinelada” de Obama teve grande repercussão na internet e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Bonner começou a articular a promoção de Sandra no mesmo dia. As vozes contrárias disseram que a Globo já tem correspondentes demais nos Estados Unidos – são quatro em Nova York e um em Washington – e que nomear mais uma poderia gerar conflitos. Mas Bonner, talvez o homem mais influente do jornalismo da Globo na atualidade, venceu a parada.

No JN de quinta-feira, Bonner chamou uma reportagem de Sandra Coutinho e anunciou que ela passaria a partir daquele dia a “colaborar também com o jornalismo da TV Globo”. Sandra estreou diretamente de Nova York falando da tensão em Washington às vésperas do Dia da Independência dos Estados Unidos.

Resposta às críticas recebidas ou tentativa de faturar com a “chinelada”, o fato é que a promoção de Sandra Coutinho foi muito bem vista nos bastidores da emissora. O fato é que o jornalismo da Globo ainda considera que os EUA veem no Brasil uma potência regional.

informações de Notícias na TV

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Ingrid Postado em 07/Jul/2015 às 10:54

    Esse é o site que mais faz propaganda da globo, que mais sabe das fofocas globais, acho que vocês devem assistir e ler sobre a emissora o dia todo. Não assisto tv faz muito tempo e fico espantada quando vejo sites "contra" a globo trabalharem tanto para alimenta-la. O pior é ainda acreditam que estão fazendo o contrario.

    • João Paulo Postado em 08/Jul/2015 às 05:08

      Verdade. Irrelevante essa "promoção". Daqui algum tempo, essa jornalisterca volta ao ostracismo.

      • Deisi Postado em 08/Jul/2015 às 08:22

        Com certeza João Paulo, se bem que com audiência do JN, continua sem visibilidade, só coxinha consegue assistir esse lixo.

    • B. Ferreira Postado em 08/Jul/2015 às 13:15

      Não é propaganda, é viés político. As matérias do PP relacionadas ao conteúdo que a Globo transpõe ao telespectador, além dos bastidores desse império comunicacional, são sempre pertinentes. Norteiam fatos que, muitas vezes, não conseguimos ver de forma escancarada na mídia.

  2. Elizabeth Postado em 07/Jul/2015 às 10:55

    Obama não sabe da missa um terço ...

    • Felipe Postado em 07/Jul/2015 às 11:54

      É o que você pensa, querida. Os serviços de espionagem são tão eficazes que conhecem até a sua alma. Que dirá de qualquer país ou seus dirigentes. E óbvio que por questões estratégicas, Obama não desprezaria o Brasil.

    • Samael Postado em 07/Jul/2015 às 11:55

      O cara deve espionar até seu furo, mas vc sabe mais q ele?!

    • robinson Postado em 07/Jul/2015 às 14:14

      É, quem sabe de tudo é o Bonner...

  3. soda cáustica Postado em 07/Jul/2015 às 11:39

    Mais um deboche desse coxinha paulistano...

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 07/Jul/2015 às 12:04

    Muito na cara que foi uma resposta às criticas. Mais que uma resposta: eles querem empurrar guela abaixo que o Brasil é anão internacional e que os EUA nos vêem assim, porque somos assim. E a forma que encontraram de reforçar essa idéia junto a quem assiste esse lixaral foi....óbvio, promover a repórter que levou a pisada de Obama. São derrotistas. Vira-latas. Golpistas. Traidores do país. Fazem jornalismo de merda. Não me surpreende essa atitude.

  5. Thiago Postado em 07/Jul/2015 às 13:53

    A pergunta da jornalista foi incômoda e provocativa, mas não foi descabida. A repercussão negativa entre a esquerda se deu porque ela é da Globo, que é o supremo império do mal para uma parte da esquerda mais caquética. O Brasil (infelizmente) é sim uma potência regional, apesar de ser a sétima economia do mundo e ter crescido muito em influencia nos ultimos anos. Mas nem de longe possui o peso decisivo de uma China, ou da Rússia, ou de países europeus como Inglaterra ou França. É uma realidade. Claro que Obama, diplomático, jamais admitiria isso em uma entrevista ao lado da Dilma.

    • maira Postado em 07/Jul/2015 às 20:05

      Acho q se ele - Obama - realmente pensasse assim, ele teria deixado a Dilma responder, teria se fingindo de morto.... Penso q o fato dele se intrometer e responder uma pergunta q sequer era dirigida a ele comprova q esse pensamento (de q o Brasil se vê como ator global sem ser) não é o pensamento do homem mais poderoso do mundo. Enfim, se ele concordasse com esse pensamento ele teria ficado quieto.

    • poliana Postado em 08/Jul/2015 às 14:03

      sai pra lá vira lata sarnento!

  6. djalma Postado em 07/Jul/2015 às 21:31

    Esses sionistas estão cada dia mais ousados!

  7. enganado Postado em 08/Jul/2015 às 14:03

    A disputa na gRoubo cada dia está mais acirrada para ver quem consegue fazer/falar a maior merda do ano no ar. O MANCHETÔMETRO podia muito bem fazer uma enquete com as MERDAS ditas na gRoubo e fazer um bolsão de apostas e que fique bem claro, vale também para todos os judeuSS que lá trabalham porque os mesmos são alertados qto a dose de sacrifícios de palavras contra o LULA/DILMA/PT/ ... etc. Estão no páreo: Tucantanhede/Bonner/Waack/A.Garcia/Sardenberg/Neubarth/Ana Paula (aquela que disse que o sr. PUTIN espionava a eUSropa, provavelmente o "kamel"/"Obama" não a deixou ler sobre o as ações do NSA contra minha Pátria, BRASIL. Diga-se, na gRoubo não trabalham BRASILEIROS, sim mercenários da Blackwater.

  8. sidney Postado em 10/Nov/2015 às 00:50

    E quem liga pra globo? Que crédito tem essa emissora? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk