Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direitos Humanos 02/Jul/2015 às 01:50
103
Comentários

Redução da maioridade penal é aprovada após manobra de Eduardo Cunha

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) realiza manobra e redução da maioridade penal é aprovada 24 horas depois de ter sido rejeitada. Com polêmica e sob protestos, texto aprovado é semelhante ao rejeitado na madrugada anterior

maioridade penal eduardo cunha

Rejeitada legitimamente há 24 horas, a redução da maioridade penal foi aprovada na madrugada desta quinta-feira (2) na Câmara dos Deputados após uma manobra antirregimental do presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A proposta, que precisava alcançar 308 votos para ser aprovada, teve 323 votos a favor, 155 contrários e 2 abstenções – na noite anterior, o placar havia sido de 303 a 184 (relembre aqui). Por se tratar de tema que altera a Constituição, a matéria ainda precisa ser apreciada em segundo turno para depois seguir ao Senado Federal.

Com a ajuda da oposição, Eduardo Cunha colocou em pauta uma emenda aglutinativa sobre o mesmo assunto, com trechos da proposta já rejeitada no dia anterior e apenas algumas mudanças. O texto aprovado sugere que adolescentes podem ser punidos como adultos, a partir dos 16 anos, se cometerem crimes com “violência ou grave ameaça, crimes hediondos, homicídio doloso, lesão corporal grave ou lesão seguida de morte”. A diferença em relação ao texto rejeitado na madrugada desta quarta-feira 1º é que foram excluídos da redução os crimes de tráfico e roubo qualificado.

Golpe

A manobra de se apreciar uma emenda aglutinativa semelhante a um texto já reprovado em plenário foi classificada por alguns deputados como “golpe” ou “pedalada regimental”. A líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ), disse que a “pedalada regimental” pode criar um precedente perigoso. Ela afirmou que as mudanças regimentais podem gerar precedentes que hoje servem a um lado, mas, no futuro, poderão ser utilizado por outros. “Se hoje serve a alguns, amanhã servirá a outros. Ganhar no tapetão não serve a ninguém”, declarou.

O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) chegou a bater boca com o Cunha ao dizer que pretende levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Isso aqui é o parlamento, não é a casa de Vossa Excelência, onde o senhor manda e desmanda”, ironizou. Mas o presidente da Câmara seguiu rebatendo e interrompendo os argumentos contrários, de forma impaciente. “A Presidência não admite a falta de respeito por parte do parlamentar. Vossa Excelência tem direito de ir ao STF, como vários de vocês têm feito sem êxito”, minimizou o deputado.

O PSOL chegou a divulgar uma nota explicativa sobre o que chamou de “golpe de Eduardo Cunha”. “Essa emenda aglutinativa somente poderia ser votada após a votação do texto principal, desde que ele fosse aprovado. Para que a emenda fosse votada antes do texto principal, deveria ter sido feito, antes da votação de ontem, um destaque de preferência para sua votação. Esse destaque, no entanto, não foi feito”, diz comunicado publicado pelo partido.

Até o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que já havia se manifestado na noite anterior sobre a questão, criticou a manobra de Cunha. “Matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa”, afirmou.

Só por uma noite

Vários deputados fizeram menção à votação da reforma política, quando a proposta que permitia o financiamento empresarial para candidatos e partidos foi derrotada na madrugada, mas uma nova emenda permitindo o financiamento apenas para partidos venceu a votação no dia seguinte.

“Qualquer um que vença vossa excelência [o presidente da Câmara] vence por, no máximo, uma noite. Porque se encerra a sessão e vossa excelência passa a madrugada articulando a derrota da proposta vencedora”, afirmou o deputado Alessandro Molon (PT-SP) ao criticar a nova votação.

Mudança de votos

Confira a seguir os deputados que, em menos de 24 horas, mudaram os seus votos de ‘não’ ou ‘abstenção’ para ‘sim’ e ajudaram a aprovar a redução da maioridade penal em primeiro turno:

DEM
Mandetta (DEM-MS)

PDT
Abel Mesquita (PDT-RR)
Marcelo Matos (PDT-RJ) Abstenção para SIM
Subtenente Gonzaga (PDT-MG)

PHS
Kaio Maniçoba (PHS-PE)

PMDB
Celso Maldaner (PMDB-RJ)
Dulce Miranda (PMDB-TO)

PP
Waldir Maranhão (PP-MA)

PPS
Marcos Abrão (PPS-GO)
Dr. Jorge Silva (PPS-ES)

PROS
Rafael Motta (PROS-RN)

PSB
Heráclito Fortes (PSB-PI) Abstenção para SIM
Paulo Foletto (PSB-ES)
Tereza Cristina (PSB-MS)
Valadares Filho (PSB-SE)

PSC
Marcos Reategui (PSC-AP)

PSDB
João Paulo Papa (PSDB-SP)
Mara Gabrilli (PSDB-SP)

PTB
Eros Biondini (PTB-MG)

PV
Dr. Sinval Malheiros (PV-SP)
Evair de Melo (PV-ES)

Solidariedade
Expedito Netto (Solidariedade-RO)
JHC (Solidariedade-AL)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Nome Postado em 02/Jul/2015 às 02:06

    Confere a lista aí, parece que está faltando o dep. Rafael Motta - PROS (RN).

    • Administrador
      Moderação Postado em 02/Jul/2015 às 09:26

      O nome do deputado Rafael Motta foi adicionado. Obrigado!

  2. Tulipa Mag Postado em 02/Jul/2015 às 02:08

    #CunhaGolpista

  3. Matheus Machado Postado em 02/Jul/2015 às 02:10

    Sugiro que coloquem o estado dos deputados, pra não esquecer das figuras.

  4. Eduardo Postado em 02/Jul/2015 às 02:17

    Achei justa a alteração do texto. Tira o tráfico e roubo, e só se punem crimes realmente graves. E ainda cumprem pena em estabelecimento penal separado dos maiores de 18. Então cai por terra aquele discurso do "vai aprender com bandido profissional". Se isso vai de fato alterar os índices de violencia ainda nao sabemos, mas ao menos a sensação de impunidade vai acabar.

    • Daniel Santana Postado em 02/Jul/2015 às 02:24

      E quanto ao fato anti-democrático de articular novas votações em 24 horas para satisfazer seria próprios interesses?

      • Jordan Postado em 02/Jul/2015 às 07:38

        Acho mais que justo, é pela gente que eles estão lá, é a nossa opinião que vale. Com essa alteração, agora assim ei de concordar que eles estão representando a voz do Brasil, a maioria de nós brasileiros estavam a favor da redução, nada mais justo que a vontade da maioria vença.

      • neila Postado em 02/Jul/2015 às 07:55

        Você tocou no ponto certo. É uma manobra atrás de outra... O Cunha defeca na Constituição e o povo assiste calado, isso qdo n aplaude.

      • Fernando Canto Postado em 02/Jul/2015 às 18:27

        Daniel, quando é pela "nossa opinião", vale qualquer coisa. Quando não é, aí é "Impítimã".

    • Peterson Silva Postado em 02/Jul/2015 às 02:32

      É isso que não entra na minha cabeça. A "sensação de impunidade" é mais importante do que os índices de criminalidade de fato. Nenhum opositor disse isso, o que me surpreende muito: todos falam em nome das vítimas passadas, mas ninguém nota que aumentar os índices de violência leva a MAIS dessas vítimas. Bizarríssimo.

      • Eduardo Postado em 02/Jul/2015 às 02:51

        Eu nao falei que é mais importante a sensaçao de impunidade do que diminuir a violencia. Quis dizer que ao menos no curto prazo ja sentiremos este efeito. O resultado prático so virá com o tempo. Fato é que do jeito que tava nao dava pra continuar.

      • Paula Postado em 02/Jul/2015 às 08:13

        É uma galta de inteligência generalizada nos debates! Ng com o mínimo de raciocínio lógico aprovaria uma bosta q não funcionou em lugar nenhum do mundo seja em . condições semelhamtes ou adversas às nossas!

      • Pedro Postado em 02/Jul/2015 às 10:26

        O q tem a ver uma coisa com a outra??? Como que a redução da maioridade p/ esses crimes pode AUMENTAR a criminalidade?? Se for p/ algum lado, a estatística, virá p/ baixo. Menores criminosos já existem, já praticam seus crimes; essa emenda não tem nada que motive menores não criminosos a delinquir; muito pelo contrário. Vamos pensar antes de escrever, porque senão deixa de ser debate e vira uma guerra para estar certo a qualquer custo, com qualquer tipo de argumento demagógico.

    • alvaro Postado em 02/Jul/2015 às 02:38

      Estranho ter tirado trafico e roubo né? crimes hediondos ... o que os politicos fazem roubando então não é grave. que estabelecimento ? novas "FEBEMS" o chicote sai mais barato do que investir em esporte, cultura e lazer né? o que se oferecem aos jovens quando não estão na escola? que inclusão social queremos fazer agora? será q se um filho de um empresario, politico matar, violentar ... vai ser preso nesse lugares? com a justiça que temos(defensora dos que tem) , com a segurança que temos(policiais q batem, matam e depois perguntam ) com a falta de assistencia aos Conselhos Tutelares, juizados, MP acho muito, mais muito dificil diminuir alguma coisa... mas lavemos as mãos quem votou foram os politicos... "mea culpa" ?

      • Gláucio Torres Postado em 02/Jul/2015 às 06:15

        Álvaro, Esqueceu de citar que vários Policiais, tem suas vidas ceifadas por menores. Famílias destruídas, em favor do crime organizado ou não. Penso na redução sim, e que ela possa punir em toda e qualquer prática ilícita.

      • Pedro Accioli Postado em 02/Jul/2015 às 08:12

        Esse coxinhas até hoje não aprenderam que para um país melhorar tem que investir pesadamente em educação, ciência e tecnologia! E ficam investindo em prisões! A verdade absoluta dos coxinhas é que eles sonham com a revogação da Lei Áurea!

      • mauricio Postado em 02/Jul/2015 às 08:17

        Excelente comentário! concordo com você!

      • Rodrigo Postado em 02/Jul/2015 às 08:32

        (Outro Rodrigo) Então, no mesmo nível: "esses 'enroladinhos', 'pastéis de vento', até hoje não aprenderam que não basta falar, tendo que investir pesadamente em educação, ciência e tecnologia. E não fazem nada. A verdade absoluta é que, no último Enem, 74% dos jovens, ao fim de sua vida escolar, sequer detém 60% de conhecimento do conteúdo exigido. Sou contra a redução, bem como sou contra quem apenas quer "fazer bonito", "sair bem na foto" e dizer que é democrático, a fazer dos direitos humanos, mas nada de prático faz. O Brasil continua não tendo unidades de acolhimento, estrutura, e a aplicação correta do ECA é pífia (venha ao NE e confira a proporção das unidades e, quanto às existentes, a estrutura) e continua não investindo em educação (que, aliás, não bastasse a absurda realidade exposta pelo ENEM, ainda sofreu corte - cargos de confiança e Ministérios seguem sem cortes). Paremos com esse "mimimi", esse "nhémnhémnhém" de "coxinha x pastel de vento/enroladinho", "reaça x revoluça" e congêneres. Enquanto a gente "deita em berço esplêndido", se omite, outro (no caso, incrivelmente, alguém do "time do Lula" - PMDB) toma a frente e faz o que quer.

      • Pedro Accioli Postado em 02/Jul/2015 às 10:53

        Maria, a coxinha tonta, se liga sua otária, a redução da maioridade não vai adiantar nada, depois os moleques de 15 anos para baixo irão cometer crimes bárbaros e toca pedir mais redução, daqui a pouco, recém nascido vai acabar indo para a prisão! O que resolve a criminalidade é investimento pesado em educação e saúde e são frutos que demoram muito tempo para serem colhidos pela sociedade! Sua opinião é superdesprezível Maria! Nem vale a pena discutir com uma coxinha idiota como você que argumenta a sua opinião sem respeitar a dos outros!

      • Line Postado em 02/Jul/2015 às 11:52

        Ótimo, daqui a pouco legalizam o aborto de vez, mais prático do que ficar reduzindo a maioridade todo ano.

    • José aldo Postado em 02/Jul/2015 às 04:54

      Mal cabem os presos na celas. No texto não fala onde ficarão os menores. Ou seja vão ficar juntos. Então parabéns por formarem criminosos mais qualificados.

    • Aline Postado em 02/Jul/2015 às 05:28

      Tal sensação existe no Brasil mesmo com os maiores que comentem algum crime, portanto não se iluda caro colega, apenas irão desviar o foco do dinheiro que mais uma vez não será gasto para educar as pessoas.

    • Alexandre Postado em 02/Jul/2015 às 07:50

      Acho que você não entendeu. O texto que fazia referência apenas a crimes graves foi rejeitado. Após isso, o Cunha apresentou o texto que não fazia distinção de crimes, e esse passou. Ou seja, se o cara realizar um furto de pouca consequência aos 16 anos, ele ganhará um curso intensivo de gestão de crimes avançada em alguns meses de prisão e sairá formado em assassinato e sequestro. Retrocesso.

    • Alexandre Postado em 02/Jul/2015 às 07:53

      É muito fácil jogar nas mãos do judiciário os problemas que o legislativo não resolve. E na base da pedalada mesmo. Vivemos um golpe parlamentarista silencioso... Precisamos de intervenção no congresso urgente!

    • Gina Girão Postado em 02/Jul/2015 às 08:39

      Talvez devesse haver 'punição', e não a 'sensação', e para haver punição há que se aplicar a lei correta em cada caso, desde o ECA ao CPB. Mas o Estado não age e a sociedade (que o elege, representa e por ele é representada) diz que a responsabilidade é do governo. Acaba que a coisa toda fica por conta do crime, como se fosse organismo extirpado da coletividade, ao invés de conviver - e bem! - com ela desde tempos imemoráveis, porque atende a necessidades da classe dominante. Sabe o que é um 'placebo'? Causa a mesma sensação de bem estar que o remédio de cura causaria, mas é fato que o corpo humano se comporta de forma diferente do coletivo humano, né? E, se nem sequer se sabe com certeza (isto, é seria um experimento?) se vai haver redução da criminalidade, por que testar isso de forma tão radical? Aliás, não duvido nada de que vem coisa pior por aí, tal como mais uma mudança no assunto, desta vez sem o cuspe dos crimes contra a vida. Afinal, uma porta infernal foi aberta, enquanto a da escola de qualidade, por exemplo, continua fechada.

    • Guilherme Postado em 02/Jul/2015 às 08:50

      Tráfico e considerado crime hediondo e roubo necessariamente e praticado com violência ou grave ameaça, então nada mudou. Quanto à sensação de impunidade, os menores também são punidos, muitas vezes por mais tempo que os adultos, só que a reincidência do sistema socioeducativo é muito menor que dos sistema carcerário.

    • elvis Postado em 02/Jul/2015 às 08:50

      Eduardo, o crime mais grave é o trafico de drogas. Dele saem os demais.

    • cleber Postado em 02/Jul/2015 às 09:05

      Mas eu penso que tráfico e roubo também são graves.Mas melhor assim do que do jeito que estava.

    • Valdir Rohweder Postado em 02/Jul/2015 às 09:23

      vc vai mudar de ideia quando um pivete te assaltar pra comprar drogas

    • Valdir Rohweder Postado em 02/Jul/2015 às 09:27

      Chega de passar a mao na cabeça de bandidinhos,criminoso,seja da idade que forem,devem ser punidos ou nossa juventude acaba

    • Cássia Postado em 02/Jul/2015 às 10:08

      Ótima postagem EDUARDO! Não dá para entender toda essa polêmica... Tem que punir mesmo. Em Salvador chove menores matando as vítimas e fica por isso mesmo, CHEGA de impunidade. O Pais não aguenta mais. Eles se aproveitam dessa "regalia" de não serem punidos e cometem crimes bárbaros a olhos vistos....

    • Jakeline Postado em 02/Jul/2015 às 12:04

      Super concordo com você Eduardo.

  5. Daniel Santana Postado em 02/Jul/2015 às 02:20

    Cansei desse senhor mandando e desmandando na câmara! Esta na hora de organizar novos protestos. Estarei lá.

  6. Rosa Postado em 02/Jul/2015 às 06:18

    Meu marido, minha filha de 20 ano e eu ficamos mais de três horas em poder de bandidos, o menor, o tempo todo queria nos matar, devia ter uns 15 anos, foi horrível, acho que ver minha menina sendo arrastada por aquele garoto armado foi a pior coisa que já me aconteceu, nem preso não foi. O ser humano está cada vez mais novo se ingressando no mal, não é por falta de educação, sou professora eles não nos respeitam qdo vão a escola já estão é nos agredindo. Pode até não resolver, mas será menos vagabundo na rua.

  7. Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 07:50

    Bem vindos à ditadura do Eduardo Cunha. Se ele não gostar do resultado, é só votar de novo, até ele aprovar. De qualquer maneira, ainda existem muitos turnos para isso acabar.

  8. Gilmar Postado em 02/Jul/2015 às 08:03

    São representantes do povo. Logo deveria haver 87% dos votos á favor da redução, como a sociedade que os elegeu quer. ABSURDO ganhar com tão poucos votos e com polêmica.

    • Joaquim Postado em 02/Jul/2015 às 11:03

      De onde saiu esta "estatística" de 87% ? Da revista Veja ? Do seio da bancada da bala ? Esticar um cartaz com um número não dispensa discussão séria sobre matéria de tamanha importância.

  9. B. Ferreira Postado em 02/Jul/2015 às 08:12

    Esse cretino não pode comandar a Câmara desta forma. Isso é um atentado à democracia, uma bizarrice. Imagina o que ocorreu nos bastidores para que os votos atingissem o mínimo permitido para a aprovação, em 1º turno, da PEC? É um escárnio! Digo e repito: isso é só mais um reflexo da sociedade que vivemos, cada vez mais mesquiha pensando em seus interesses do que num bem coletivo, além da politicagem corrupta que assola quem clama por socorro no cotidiano imundo que vivemos.

  10. Majeana Postado em 02/Jul/2015 às 08:28

    A deputada Mara Gabrile mudou o voto, certamente, depois de ler o texto publicado ontem no blog do facínora Felipe Moura, em que lança críticas ferinas aos argumentos utilizados pela deputada para justificar seu voto contra na primeira votação, e seus leitores robotizados comentavam promoveram uma vandalização da figura da deputada. Esses fatos me fazem cada vez mais olhar temerosa o futuro da democracia no Brasil.

  11. Rafael Postado em 02/Jul/2015 às 08:30

    " Acha que o menor cumprindo como adulto, não vai ter na CNN politico do Brasil com furo" Eduardo Taddeo. A frase acima já diz tudo...

  12. Heberth Roberto Postado em 02/Jul/2015 às 09:04

    E onde irão colocar esses menores? Não temos vagas nem para os maiores. Dessa maneira não irão ficar presos por falta de local apropriado. É tipo ganhar e não levar.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 10:15

      Privatização do sistema carcerário. Oi.

  13. Gardelon Postado em 02/Jul/2015 às 09:08

    Se aprovado vai aumentar os impostos para manter os meninos nos novos presídios.

  14. Rafael Postado em 02/Jul/2015 às 09:13

    O que me deixa mais intrigado é o fato da sociedade pensar que jogar a criança na cadeia é a solução, agora me responde uma só questão... Quantos adultos deixaram a carceragem completamente regenerados? Tenho a mais convicta certeza de que cadeia não regenera ninguém, muito pelo o contrario, aquele depósito humano de vítimas (Sim ao contrario de quem os julga) de uma sociedade falida, são obrigados à conviver com um futuro incerto onde o sistema dita as regras; Ex: Se você esta na rua o marketing do porco capital te induz a roubar (EXATAMENTE ISSO, com seus comercias que não tem outro objetivo à não ser alienar); Daí você olha para um lado, esgoto a céu aberto, para o outro lado, sua mãe coletando fruta podre no final da feira, sua mulher limpando salive do " Porco Burguês". Automaticamente você é colocado em modo de sobrevivência onde o assalto, tráfico, furto e o sequestro passa ser o aceitável. É fácil criticar, é fácil dizer que a policia (Sistema) está apenas fazendo seu papel de repressão ao crime (Seja ele organizado ou não), Mas me respondam essa pergunta: "Quantas vezes no dia você vê passando na mídia fascista, o policial arrancando a porta da mansão no chute?"; meus caros amigos isso só acontece na periferia, só povo pobre sofre com isso todos os dias; Infelizmente, o Brasil só terá ordem e progresso quando a lei aplicada à mim for a mesma aplicada ao Abilio diniz. " A guerra atravessou a fronteira da favela, para decretar que paz é só embaixo da terra". Abraço a Todos.

  15. Da periferia Postado em 02/Jul/2015 às 09:19

    Ô Maria(o) quanto ódio!! Tá faltando rola?

    • Florbela Postado em 02/Jul/2015 às 10:56

      Ô Da periferia, tá certo que a dona "chupa" aí, é absolutamente néscia, mas não precisa fazer comentário machista.

      • Silva Postado em 02/Jul/2015 às 13:05

        maria, na verdade é cesar souza, dois reças e uma pessoa!

  16. vanice Postado em 02/Jul/2015 às 09:22

    Golpistas hão de arder no inferno eterno!

  17. William Coelho Postado em 02/Jul/2015 às 09:37

    É bom defender um golpista quando ele lhe favorece, não, Maria? Senão é chamado de "comunista". Mandar o outro "chupar" é sintoma de ódio em quem viveu como elite mamando nas tetas do governo. Porque privilégios herdados geram distúrbios mentais que desvirtuam o indivíduo. Perdê-los perverte-o.

    • beto Postado em 02/Jul/2015 às 16:53

      William Cordeiro, não concordo, chupa é cultura brasileira de gente que vive da forma cordial, a que Sérgio Buarque de Holanda descreveu, o brasileiro trata todos de forma cordial (do coração) então seu inimigo é aquele lhe causa mais estranhamento e falta de proximidade ideológica, bom isso é o lógico, mas o mesmo se reflete em toda sociedade que não utiliza de razão para com o próximo. Esse chupa vão de direita a esquerda e de esquerda a direita, sera incessante enquanto não soubermos dialogar

  18. Christ Postado em 02/Jul/2015 às 09:46

    Gosto bastante das matérias do Pragmatismo Político, mas tenho sentido uma mudança nas intenções no uso de algumas palavras, levando a uma escrita mais tendenciosa. E o que eu mais gosto (espero não usar pretérito no verbo gostar) no PP é que vocês primeiramente informam, antes de ficar defendendo posições politicas - e mesmo assim não deixam de defendê-las. Espero que a escrita tendenciosa não caminhe a se tornar imposição de opiniões. Pois devemos procurar ensinar às pessoas a terem, verdadeiramente, opiniões formadas e reformadas. E não apenas ajudá-lás a ter um discurso de repetições impensadas, que podem ter frases de efeito em redes sociais, mas que não geram mudanças em nossa sociedade, senão o aumento da intolerância e do individualismo.

  19. Oliveira Postado em 02/Jul/2015 às 09:57

    É difícil todo este questionamento, porém tem que chegar a uma conclusão e resolução do problema, a bandidagem tá grande, as pessoas parecem que perderam o amor uns com os outros, tem que criar um projeto para acabar com tanta desgraça neste País. Nossa estamos vivendo em uma nação cheia de violência um horror

    • Luiz Postado em 02/Jul/2015 às 10:17

      Oliveira, se você tiver interesse, te sugiro ler com a mente aberta os textos sobre o fim da guerra às drogas e a mudança de abordagem, passando da atual abordagem policial repressiva pra uma abordagem de prevenção e redução de danos em saúde pública. Veja os exemplos de Portugal e do Colorado. Acho que o caminho pra reduzir a criminalidade passa pelo mais básico dos básicos: se você quer quebrar uma concorrente, tome o mercado dela. O tráfico lucra demais com as drogas, e o uso de drogas jamais vai acabar, é literalmente impossível acabar com ele, então esse dinheiro vai sempre rolar, cabe a nós decidirmos se ele fica nas mãos do crime ou do governo... Se bem que com esse governo ai, fica quase elas por elas.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 10:24

      ""Os USURPADORES precipitam ou escolhem sempre esses TEMPOS DE PERTURBAÇÕES para promulgar, graças ao terror público, LEIS DESTRUTIVAS QUE O POVO JAMAIS ADOTARIA EM SITUAÇÃO NORMAL.""

      • thais Postado em 02/Jul/2015 às 10:41

        não era o cunha que estava falando que *desse jeito, brasil será a próxima grécia*?

  20. Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 09:59

    #CunhaGolpista

  21. Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 10:08

    Cunha deu um golpe violentissimo na democracia DE NOVO, a Constituição Federal foi violada, rasgada e pisoteada, e um bando de idiota aplaudindo. STF tem que ser macho, ser culhudo, botar na mesa e barrar essa porra. Na condição de entendedor básico do que supostamente rege o estado democrático de direito, afirmo que este é um dia pra lamentar DEMAIS. O que aconteceu é uma mancha na história do Brasil, e abre um precedente perigosissimo. Era preferivel ter 400 votos ontem a favor do que ver um GOLPE ser desenhado, articulado, aplicado sem nenhuma resistência, e ainda assim ser APLAUDIDO por brasileiros. E cidadão que se vê representado por politicos dessa estirpe é safado.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 11:09

      Olha a pequenez e a visão curta desse cidadão...."chupa PT"....o Brasil, a NAÇÃO é prejudicada por uma decisão irracional fruto de um estupro a Constituição, um GOLPE, e o cara vem reduzir a questão a um mero "chupa PT".....tem orgasmo múltiplo com GOLPE hoje, e amanhã estará esbravejando "contra a corrupissaum do PT"....coerencia zero, moral abaixo de zero.

  22. Lorenza Feitosa Postado em 02/Jul/2015 às 10:09

    Será que se os filhos de ricos que queimam indios seriam então responsáveis por crimes tão ediondos? Será que esses não deveriam pagar por sua falta?

  23. Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 10:26

    Depois acha que tem moral pra reclamar de "mimimi corrupissaum"....tá aí tendo orgasmos múltiplos com GOLPE e com CF sendo rasgada e queimada em praça pública...moral zero.

  24. Aline Postado em 02/Jul/2015 às 10:29

    Não prendam os traficantes. Prendam os menores que trabalham pra eles, assim ao invés de usar caras de 16 a 18 anos no esquema do tráfico, vão usar só os menores de 16. Aí vocês reduzem de novo a idade penal. Aí quando chegar nas crianças que não aprenderam a andar, os traficantes vão usar idosos. Depois eles vão criar dróides. Aí vocês prendem os dróides. Tudo isso é mais fácil do que meter o exército na rua e acabar com os traficantes. Tudo isso é mais fácil do que dar universidades e escolas boas pros menores de hoje serem médicos e advogados de amanhã. Marginal, menor ou maior, deveria trabalhar na cadeia. E não ter mamata. Vocês só tiraram uma faixa dos menores da fundação casa, e estão fazendo a verba pública ser investida em "alas especiais para menores" nas cadeias. Mais fácil, né, otários.

    • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 14:21

      E aí Jonas, ainda quer dar a bunda pra mim???

  25. William Postado em 02/Jul/2015 às 10:30

    Primeiro se da condições para ter uma sociedade educada , e depois se cobra dela . Não tem oque discutir tão cobrando da sociedade , sem eles dar condições para que a sociedade mude. BRASIL uma VERGONHA!

  26. Lucia Antony Postado em 02/Jul/2015 às 10:36

    Este é o retrato da arrogância e da subserviência. Quando o mandato é financiado, tem dono.

  27. Florbela Postado em 02/Jul/2015 às 10:48

    A pergunta que não quer calar: Quanto ou que levaram para mudar o voto em 24 horas?

  28. Joaquim Postado em 02/Jul/2015 às 11:00

    Celso Maldaner, para nossa vergonha, é de SC, não do RJ como postado.

  29. Oliver Simioni Postado em 02/Jul/2015 às 11:11

    Oliver Simioni Um falastrão a serviço dele mesmo? Achincalha qualquer inteligência meridiana, faz do Parlamento, com seus "seguidores" um antro circense. As camisas e bola do clube estão com ele até "vencer o jogo", independentemente se ad infinitum. Até quando!!! O Senado não colocará o freio preciso, o Supremo Tribunal Federal deixará o aloprado correr solto, burlando e fraudando a Lei?

  30. Pedro Accioli Postado em 02/Jul/2015 às 11:17

    Como se todo negro e pardo neste país fosse bandido! Você é uma idiota Maria! Indiretamente você está se revelando ser uma racista!

    • José Ferreira Postado em 02/Jul/2015 às 11:36

      Ela explicou que a esquerda geralmente diz que os pobres, os negros e os mestiços (multirraciais) são os cometem mais crimes. Racista é a esquerda.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 11:42

      "ELA"....

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 11:45

      """""""é a primeira em generalizar que so vai ser preso filho de pobre, considerando ,assim, que pobre é bandido."""""""".....olha esse sofisma....então, porque só filho de pobre vai ser preso, por consequencia todo pobre é bandido??? é muita má intenção....a sorte é que falta capacidade intelectual pra articular um sofisma mais bem elaborado....sofisma amador como esse deve pegar molecadinha do terceiro ano primário, que ainda peca em interpretação de texto e tal...

  31. luiz carlos zanoni Postado em 02/Jul/2015 às 11:24

    Depois da "noite dos cristais dos fundamentistas" esses facistas poderiam criar uma nova frente (ou partido) parlamentar e tomar conta do Brasil. Que se unam os Boçalnaros, Infelicianos, PSDBestas, DEMentes, bancada dos fanáticos evangélicos, bancada ruralista dos cariados e outros animais e fundem o Partido Reacionário do Brasil. Como não pode usar o PRB (já deve algum partideco com o nome) eles seriam nominados como o REASSA-BRASIL. O SS do nome é homenagem aos puros seguidores de Hitler com seus uniformes pretos criados pelo Boss, o Hugo. Fuhrer eles já tem... Herr Cunha, o Capivara Evangélico. Pelo que se lê no facebook não faltarão seguidores.. tá cheio de Boçalricinhos - mauricinhos seguidores do Boçalnaro. Imagina os coxinhas saudando HEIL CUNHA...

  32. Marcus Teixeira Postado em 02/Jul/2015 às 11:25

    Estudem o regimento da Câmara pra não ficarem aqui, dizendo bobagens. Eduardo Cunha está totalmente respaldado...

    • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 12:17

      Eh no mínimo inconstitucional, mas a Constituição Brasileira já foi estuprada dezenas de vezes, essa é só mais uma vez. Ter um regimento inconstitucional é típico de um país não sério, sem regras. Não me lembro de outro líder da Camara ter utilizado este artifício, estamos em uma nova era. Comemorem bastante a "democracia" evangélica da bala do boi.

    • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 14:22

      E aí Jonas, ainda quer dar a bunda pra mim???

  33. Joaquim D. S. Filho Postado em 02/Jul/2015 às 11:41

    Os herdeiros dos escravocratas continuam arrastando para o futuro os tormentos das senzalas. Só os os pobres, negros, índios serão punidos. Não estão conseguindo recuperar nem os adultos, como vão fazer com os adolescentes? Em vez de escolas, vão construir mais cadeias e transformá-los em bandidos de verdade. O presídio é faculdade de criminosos.

  34. Renato Postado em 02/Jul/2015 às 11:45

    Punir os menores vai resolver? Não Não punir os menores vai resolver? Não Se nenhum dos casos vai resolver, melhor que paguem pelo crime do que fiquem livres. "Aaaaaaaa, mas se forem presos, vão aprender mais." Então é melhor deixar eles matando, aprendendo na rua do que aprenderem na cadeia? Não muda nada para as nossas crianças, muda apenas para os nossos bandidinhos. O que pode mudar, é que tem um monte de pivete bundão maria vai com as outras, que podem roubar, matar, estuprar por que está com os amigos e por ser bundão, vai pensar 2x agora por medo de ir pra cadeia e virar mulherzinha de bandido. Aqui ta é cheio de manifestantes de facebook isso sim. Discurso do "Vamos protestar mas vai indo na frente que já já eu vou".

  35. poliana Postado em 02/Jul/2015 às 11:50

    eu sabia q a mara gabrilli mudaria o voto. tinha certeza q ela n aguentaria a pressão...triste viu...

  36. Line Postado em 02/Jul/2015 às 11:55

    "maria" é Mario.

    • Deisi Postado em 02/Jul/2015 às 13:07

      Não teno dúvida que o Cunha, vai direto pro colo do capeta!

  37. Enete Postado em 02/Jul/2015 às 12:05

    Quanto ganhou (cada um que mudou o voto) ? Será que foi de graça????

  38. Line Postado em 02/Jul/2015 às 12:06

    Eu concordo que educação é importante, mas tem muitos professores que trabalham em escolas públicas que fazem milagres para continuarem ensinando aos alunos apesar de ganharem uma miséria e muitas vezes só recebem ameaças e agressões destes alunos. É preciso tbm respeitar os professores.

  39. Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 12:19

    Vamos combinar que essa palhaçada aprovada ontem é letra morta, não muda em nada a situação da violencia, aliás piora e muito. Agora a União e os Estados terão de investir em presídios para esses menores, e a pergunta que fica é: se nem dinheiro para presídios comuns eles tem, de onde vão tirar para construir os novos? Voces tem alguma duvida que vão encarcerar menor com maior e deixar tudo como está? Abriram as portas do inferno e não me venha com essa de que até agora nada foi feito. Sim, foi feito, retirar milhões da miséria é muita coisa. O problema deste país é o imediatismo e a preguiça da classe dominante. Querem tudo pra ontem mas não levantam a bunda da cadeira pra nada. Dias muito piores estão por vir.

    • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 12:22

      Prender filinho de papai bêbado assassino ninguém quer. Também aqui nesta página muitos devem beber e dirigir com seus carrinhos que papai pagou. Amanhã é sexta-feira! Bebam bastante para comemorar a vitória do Cunha e depois saiam dirigindo e comemorando a impunidade do bebe rico.

  40. Nilton Borges Postado em 02/Jul/2015 às 12:24

    Vai pra Cuba petralhada...

    • Deisi Postado em 02/Jul/2015 às 13:47

      Estou muito feliz com a posição da minha igreja, sou cristã católica e a CNBB, é terminantemente contra à redução da maioridade. Como católica comungo da mesma opinião!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 14:45

        eita....apoiar comunista dá excomunhão?? Aquele Padre Paulo Ricardo, reacinha de primeira linha, deve explicar isso aí..

  41. Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 12:42

    Cada um se diverte com aquilo que mais gosta.

  42. Jonas Schlesinger Postado em 02/Jul/2015 às 13:13

    Hoje a democracia se fez presente porque é o que a maioria do povo brasileiro quer. Tem que intimidar esses adolescentes infratores mesmo. E f#dam-se quem achou ruim. Quanto à Mara gabrilli, o partido devia expulsar essa traíra. Essa mudança de voto não quis dizer nada, foi pressionada. Na vdd ela queria ter votado "não". Comunista aleijada...

    • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 13:19

      Voce é um babaca moleque. Conheci a Mara pessoalmente e a história dela é trágica, foi em um acidente com um namorado playboy dirigindo bebado que ela se machucou e a ficou imóvel do pescoço pra baixo. Voce tem sorte de não morar em SP pois eu ia te achar e queria que voce falasse isso na minha frente, seu bosta.

      • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 13:23

        Só diga o endereço de quem??? Qual é meu amigo, vai encarar???

      • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 13:40

        Pereira e Jonas são a mesma pessoa...Que patético. E aí Jonas/Pereira, ainda quer dar a bunda pra mim???

    • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 13:22

      Covarde de merda, muitos outros mudaram seus votos, mas voce ataca a mulher deficiente. Voce é o símbolo do coxinha covarde pau no cu. Fica esperto moleque, voce não é feito de aço. Da mesma maneira que ela se acidentou, voce também pode.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 02/Jul/2015 às 14:06

      Eis o coxinha-padrão. Um ícone da coxinharia brasileira. Fascistinha do primeiro fio de cabelo até a última unha do pé. Alem de burro por achar que democracia é "fazer o que a maioria do povo quer". E o pior é saber que a direitalha brasileira não é melhor que isso aí, não.

    • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 14:14

      Jonas e Pereira são a mesma pessoa. Quando respondi ao Jonas na primeira vez quem respondeu na sequencia, 1 segundo depois, foi o Pereira, deve ter se enganado de nick por ter respondido tão rápido. Não duvido que o Naro e muitos outros também sejam o mesmo imbecil. Deve ser um reaça FDP desses portais Revoltados On Line, ou qualquer outra merda parecida. Que lixo de gente.

      • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 15:44

        Não, é um babaca mesmo e covarde também.

      • poliana Postado em 02/Jul/2015 às 16:01

        denisbaldo, não são as mesmas pessoas não. pode acreditar...

  43. Junipero Postado em 02/Jul/2015 às 13:39

    já extinguimos a tempos a democracia. Cunha só vei lembrar disso.

  44. João Paulo Postado em 02/Jul/2015 às 13:46

    Povo fútil e hipócrita, defendendo interesses de criminosos. Que interesse todo é esse? Que m... de idealismo é esse? É esquisito. Quem perde tempo para protestar e defender ardorosamente sobre um tema tão bobo, que atende os anseios sociais e é irrelevante no conjunto social, só pode ter um malaco juvenil na família. Temos que avançar muito mais. O problema com estupradores e assassinos podem ser resolvidos facilmente com a implementação da pena de morte, tenha 16 ou 160 anos. Só quem vive numa bolha ou numa realidade alternativa não sabe o poder de intimidação que adolescentes podem exercer, especialmente em relação a outros adolescentes, mulheres e idosos.

  45. Hélio Postado em 02/Jul/2015 às 14:26

    João, não estou concordando nem discordando do que diz. Veja esse relato que fiz sobre outro assunto: Infelizmente tenho que concordar num ponto: Em São Paulo está bem difícil: agora tenho que buscar meu filho na escola, por ameaças. “Vou quebrar o outro braça de seu filho”. Motivo: ele ( aluno que ameaçou) foi repreendido por uma parente do meu filho que trabalha na escola. Ao retornar para casa, encontramos a emboscada. Fazem isso por aqui. Não tem policiamento escolar, eles não tem vindo já que “está muito perigoso” e a escola é de “gente de favela” . Resultado : trafico deliberado dentro da escola, e CRIANÇAS que saem da escola, agoniadas, já retirando pequenos frascos e cheirando enquanto caminham, despreocupadamente. A diretoria faz o que pode, mesmo sendo constantemente ameaçada de morte, ou como represália, tendo bens roubados dentro da escola, como carros e bens pessoais. Os pais sequer imaginam que os filhos meninos e meninas de 10 a 14 anos já cheiram cocaína. Soube que em outras escolas está bem parecido. Não suportando a situação fui tratar com um dos “vendedores” e ele me disse o seguinte: “todo mundo usa, cara!”, rindo de mim e apontando para duas senhoras de seus 50 e tantos anos, retornando de algum mercado, e bem mal disfarçadamente espalhavam o pó sobre um anteparo. Vi enojado. Em seguida surgiu uma menina, com no máximo doze anos, e na mão uma garrafa vazia. (não entendi por que ela estava carregando aquilo). Segundo o adolescente, ela tinha ido “barganhar com o corpo”, mas não havia ninguém que a queria, pois eles (os traficantes) já haviam enjoado dela. O comentário deixou margem a crer que ela fazia isso a tempos. Ao ver que não conseguiria nada, mostrando sinais claros de abstinência, arremessou a garrafa numa parede, e foi embora resmungando palavras ininteligíveis. Ao longe pude ouvir som de risos, de outros vendedores mais distantes, apontando a pequena jovem que saia. Fui embora em seguida, transtornado, e ao chegar em casa abracei meu filho e conversei muito, por longo tempo com ele, sobre “como andam as coisas”, o que fazer se alguém oferecer drogas, ou ameaça-lo (já o fazem). Aqui está assim, e quem dizer que não, estás sendo um hipócrita que está tentando, como muitos dizem, “tapar o sol com a peneira”, e pode estar correndo o risco de desconhecer o mundo dos próprios filhos. Está tão difícil nos protegermos de todo esse mal... Pois, bem. Passou um tempo, e agora eu estou sendo ameaçado. Os "menores" mataram um rapazinho a dias atras por aqui, a pauladas. Sim, matam mesmo. Não estou exagerando, aqui a realidade é outra, as coisas feias que são hipotéticas em alguns comentários acontecem na prática. Já tive arma na cabeça, na barriga, entre as pernas. Quem estava com a arma não tinha dezoito anos. Como isso aconteceu? Como ele se tornou um assassino em potencial?

    • João Paulo Postado em 02/Jul/2015 às 15:12

      Hélio, felizmente, não vivenciei nem 1/10.000.000 dos fatos que você relatou. Minha esposa é professora municipal de uma "próspera" cidade do Estado do Rio de Janeiro, mas que se tornou bastante violenta nos últimos anos. Digo próspera, pois é um Município que investe (ainda que mal) nas escolas e possui um bom índice de desenvolvimento humano. Sempre conversamos sobre os problemas de adolescentes (no caso dela, entre 12 e 15 anos). Às vezes culpamos a sociedade, o governo, a nós mesmos, etc. A culpa é de todos, mas a culpa maior é da paternidade/maternidade irresponsável. O Governo não pode ocupar esse posto, isso é indelegável. Não se pode sequer culpar também a falta de informação. Há informações sobre planejamento familiar em comunidades. O que há é falta de responsabilidade, de trabalho, de vergonha na cara e até de amor próprio. O fato de alguém residir em favela e estar na pobreza não é alvará de impunidade para negligenciar crianças. Na escola em que minha esposa trabalha, que está longe de ser uma das piores em termos de violência, alunos de 13/15 anos falam abertamente sobre como furtar em supermercados, sobre tentativas de ingresso no tráfico de drogas e coisas do gênero. Com 15 anos, fala-se até como provocar uma situação de discriminação, a fim de que lojistas de shopping possam responder por danos morais ou obter produtos em troca do "deixa para lá". A qualquer hora do dia, há jovens (15 a 20 anos) que não estudam. Permanecem encostados no muro, usando roupas "descoladas", ouvindo música alta, reverenciados por dezenas de alunos e vendendo sabe-se lá o que. Os pais mais cautelosos buscam seus filhos na escola. São crianças que portam material escolar, asseadas e - pode ser pesada essa distinção - CIVILIZADAS. Os fãs de traficantes não levam material, ofendem professores, portam-se de forma vulgar, roupas sujas. Alguns parecem até não tomar banho por dias. É de bom tom destacar que morador de comunidade do RJ vive melhor que a maioria das famílias pobres do interior do Brasil. A patrulha escolar aparece uma vez por mês e, ainda sim, não inibe. Guardas desarmados não vão confrontar traficantes em bairro cercado por favelas. A escola e a Polícia sabem. O Conselho Tutelar sabe. Os pais sabem. É obrigação da sociedade, mas a obrigação principal é dos pais. Temos que investir em saúde, saneamento e educação. Ninguém discute isso. Muitos adolescentes entraram num mundo que é sem volta. Só quem vive numa bolha não sabe disso. Temos que investir no futuro, porém nós somos o presente. E nós temos direito a ter um presente com segurança e qualidade de vida. Não podemos nos sacrificar em nome de idealismos baratos e que jamais foram comprovados em nossa realidade. Neste Município em especial, há escolas, bons professores, material didático e uniformes de qualidade fornecidos gratuitamente. Há ar-condicionado nas salas de aula, há laboratório de ciências, há auditório, passeios escolares, ações sociais da Prefeitura. Honestamente, não vejo diferenças entre uma escola particular, à exceção de que a MAIORIA dos alunos não possuem limites, limites que devem ser ensinados pelos pais.

  46. Hélio Postado em 02/Jul/2015 às 15:34

    Ai que eu te assusto: O meu relato é sobre uma cidade bem urbanizada, que não relatar o nome. Os correios se negam a ir a maioria dos bairros. Ao ir a central, pedi para ver os laudos, e diziam coisas como: "não havia ninguém para receber", "endereço não encontrado", etc. Como reclamei dizendo que era mentira, pois um dos endereços era inclusive uma escola que funcionava o dia inteiro, me responderam "Cara, eles não vão lá está bem? Não querem ir por que estão com medo." Ofereci a eles cinco outros endereços, um inclusive do lado de um shopping. Ele me perguntou em seguida, se acaso não haveria mais nenhum. Perguntei a ele por que não simplesmente escreviam nos laudos "área perigosa". Eles me disseram que se fizerem isso, alguma autoridade terá que fazer algo, e eles por sua vez, não vão querer perder o "acerto" ($$$). Se o fizerem, vão delatar imediatamente que estão ali por parte de reclamações dos correios, o que resultará em mortes. Afora o centro, qualquer bairro está passando por isso. É uma vergonha completa.

  47. Jonas Schlesinger Postado em 03/Jul/2015 às 01:34

    O Pereira mora lá no sul do brasil, a milhares de quilômetros da minha casa, eu só tenho esse nick. Agora, Denisbaldo, que surto seu maconheiro filho da mãe! Ataquei a mara pq ela é comunista, não social democrata. E pra mim não faz diferença se ela tinha um namorado estressado que fudeu com ele e com ela. Aproveita-se da sua "aleijadez" para obter votos, lamentável. Quanto à você, tava com muita saudade de mim pra me responder mais de uma vez. Oh, ficou com dó da aleijada? Leva pra você e devolve a cadeira de rodas. Vai trolar os outros pq comigo não cola.E teve outro sujeitinho que me respondeu (deve tá aqui há dois meses) pensando que ia dar atenção... pronto já teve a minha atenção. Voltando à matéria: quero parabenizar ao Cunha, o melhor presidente que o parlamento já teve num raio de 100 anos. Aplausos a esse líder que pensa no bem de todos, porque lugar de BANDIDO, CRIMINOSO, MARGINAL, MELIANTE, VAGABUNDO, ESTUPRADOR, HOMICIDA, é no XILINDRÓ, CADEIA, XADREZ, ATRÁS DAS GRADE, LAMBENDO AS BARRAS DA PRISÃO. Vê se me esquece Denisbalde. Ps: pode replicar, não vou treplicar XD