Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 16/Jul/2015 às 17:01
35
Comentários

Rede Globo rebate acusações de racismo em foto sobre 'diversidade'

Rede Globo rebate acusações de racismo em foto sobre "diversidade da beleza feminina" com dezessete mulheres loiras, brancas e de cabelos lisos

racismo globo bailarina faustão diversidade
Imagem publicada por página de entretenimento da Globo foi considerada contraditória, racista e machista. Legenda fala em “diversidade”

Há duas semanas, o departamento de jornalismo da TV Globo se vangloriava de proclamar: #SomosTodosMaju. A justa campanha visava apoiar e proteger Maria Julia Coutinho, moça do tempo do Jornal Nacional, das ofensas racistas que sofreu no Facebook. Nas redes sociais, a repercussão da postura de repúdio da emissora foi positiva.

No último 12 de julho, porém, uma imagem publicada por uma das páginas pertencentes à Globo no Facebook desagradou milhares de internautas. A foto de dezessete mulheres loiras e brancas está acompanhada da seguinte legenda: “O concurso ‘Bailarina do Faustão’ tem mostrado a diversidade da beleza da mulher brasileira. Gatas para todos os gostos”.

A imagem acumulou mais de 6 mil comentários, a maioria críticos. Os internautas não conseguiram identificar a mencionada “diversidade cultural”

“O mais engraçado é que só tem loira”, publicou Bia Mello, num comentário que recebeu mais de 15 mil curtidas. “Essa diversidade aí são os diferentes tons de cabelo loiro, né?”, questionou Maria Clara. Greice Madureira, mulher negra, foi além: “Diversidade da beleza da mulher brasileira? Onde está a diversidade nessa foto? Apenas nas regiões de onde vieram essas mulheres. Por esse motivo e outros, quando aparece uma pessoa negra nas programações da Globo acontece todo um movimento racista, porque na verdade não são todos Maju!”.

Para o ativista negro e escritor João Vieira, “o concurso [do Faustão] joga na cara do espectador que, salvo exceções, a televisão brasileira não retrata a realidade étnica do País”. Para vieira, o que reina na TV do Brasil ainda é, infelizmente, o padrão de beleza dinamarquês.

“[…] São musas e musos fabricados sob medida para servir como espelho de mulheres e homens inseguros com suas próprias características, que fazem delas e deles o que eles são. A verdade é que somos, sim, todos Maju. Mas apenas nos casos onde o posicionamento considerado correto parece evidente, onde tudo está ali, escancarado. Não somos Maju, nem coisa alguma, quando inibimos a representação de outras raças nos elencos de nossas novelas, ou nos auditórios de nossos programas dominicais cada vez menos originais”, afirma o escritor.

Além da questão racial, a publicação foi considerada machista pelo termo “gatas para todos os gostos”.

“Parece que tá falando de um objeto, de um pedaço de carne”, publicou Vanessa Fogaça Prateano. A internauta Míriam Rebeca questionou: “Mulher é produto de prateleira pra ficar agradando homem consumidor?”.

Em nota, a Globo afirmou que “o que se avalia [no concurso bailarina do Faustão] é o talento para a dança, a capacidade de comunicação, carisma, desenvoltura da participante, independente de sua etnia ou característica física […] O ‘Domingão do Faustão’, assim como toda a programação da Globo repudia qualquer tipo de preconceito. O post não reflete a totalidade das participantes do quadro.”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Samael Postado em 16/Jul/2015 às 17:05

    Para bons admiradores de loiras existe sim uma grande diversidade de loiras. Eu por exemplo estou na duvida entre a de colam azul e a de saia vermelha.

    • eu daqui Postado em 17/Jul/2015 às 08:58

      Que loiras? As pintadas ou as oxigenadas?

    • Lopes Postado em 20/Jul/2015 às 12:19

      Eu prefiro as verdadeiramente loiras (se é que vocês me entendem :-)

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 16/Jul/2015 às 17:10

    Vocês não entenderam. É a diversidade da beleza da mulher loira brasileira. Tem loira de cabelo médio, cabelo comprido, cabelo repartido no meio, pra direita, pra esquerda, de franjinha, de tiara, loiro claro, loiro escuro...reclamam de tudo tambem, tem loira de tudo que é jeito, quer diversidade maior que essa? Lembrando que somos todos Maju e que não existe racismo no Brasil.

    • poliana Postado em 16/Jul/2015 às 18:23

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!. ô eduardo, tô rindo pra n chorar viu!! a hipocrisia é tão grande q n tem nem o q dizer. e ainda insistem no discurso de q o brasil n [e um país racista! seria cômico se n fosse trágico!!

      • Elvio Postado em 16/Jul/2015 às 19:12

        Vc não entendeu o comentário em tom de ironia do nobre colega!!!

      • poliana Postado em 16/Jul/2015 às 20:24

        eu entendi, filho..tanto q abri o meu post com "kkkkkkkkkkkkkkkkk"...quem n entendeu algo aki foi vc.

    • enganado Postado em 17/Jul/2015 às 14:35

      Caro Eduardo Ribeiro. Lembra o Comitê AFRO do Aópio na campanha presidencial? A loira era a de pele mais escura abraçada com o CHEIRADOR. Parece que o Aópio fez, aquilo que o seres humanos tem encima do tronco, que no caso do Faustão podemos chamar de cabeça, mas a dele podemos dizer sempre Oca/vazia/Inane. Afinal das contas o mesmo é serviçal da rede gRoubo=kamel.

  3. Deisi Postado em 16/Jul/2015 às 17:31

    De acordo com Kamel, não existe racismo no Brasil, essa foto demonstra exatamente, a diversidade da mulher "loira" brasileira. depois da coloração e as luzes qualquer uma fica no padrão diversificado da rede globo. Vindo platinada sonegadora, nada, nada e nada me surpreende.

  4. Deisi Postado em 16/Jul/2015 às 17:35

    Pra ser justa, a moça da direita, de saia amarela e blusa preta, se enquadra na dita "parda mestiça", do historiador Zé ferreira.KKKKKKKKKKKK, Quanta diversidade!

    • poliana Postado em 16/Jul/2015 às 19:03

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...é mesmo, deisi. ri alto agora com sua colocação.

      • José Ferreira Postado em 16/Jul/2015 às 22:11

        Me desculpe, mas isso foi ofensivo. Miscigenação não é piada.

      • poliana Postado em 17/Jul/2015 às 14:22

        nossa, q menino sensível! kkkkkkk

  5. Salomon Postado em 16/Jul/2015 às 18:03

    Estou surpreso que esse tal de Faustão ainda exista. Mais ainda quanto ao fato de haver quem lhe dê audiência. Esse governo Petista deveria ter criado uma TV estatal moderna nos termos da Constituição Federal pra rivalizar com esses dinossauros que existem por aí. Poderia também criar uma empresa estatal para disseminar o acesso à internet à 5 reais, como fizeram os demais países dos BRICS. Seria um grande legado a um pais de cidadãos desinformados e um golpe certeiro contra o racismo, e coisas que tais. Entretanto, parece que a Dilma deixou toda a coragem enterrada no cárcere da ditadura.

    • João Postado em 16/Jul/2015 às 18:14

      Salomon, eu concordo que o governo Dilma deixou e está deixando muito a desejar, mas sua colocação é simplista. Você acha que internet barata e emissora de TV se cria a canetada? Gostaria muito de saber como você ia lidar com a Câmara vendida pra fazer passar esses projetos. Depois, queria saber como ia fazer o povo gostar mais de uma TV moderna do que do Faustão. No aguardo.

      • Salomon Postado em 16/Jul/2015 às 19:09

        João, é só uma questão de consciência e exercício do poder. A internet e a TV são concessões estatais de radiodifusão sonora, e de sons e imagens. Competência constitucional da União. Logo, questão de decisão política. Ora, a entrega do nosso patrimônio publico foi feito na canetada pelo governo do PSDB. O reverso também pode ser feito, na canetada. Quem pode o mais, pode o menos. Sobre isso, os fins e os meios, leia os arts. 21 e 37 da CF. Quanto ao povo gostar mais da TV moderna que do Faustão, esse programa, como tantos outros, só continua a existir por absoluta falta de opção. O que, afinal, impede o governo de combater o monopólio da informação, se a Tv e internet são concessões (de conceder)? Falta de coragem. E não duvide do bom gosto do brasileiro.

  6. Luzia Postado em 16/Jul/2015 às 18:51

    Ah é, não reflete todo o quadro? Então porque o poste só tem loiras? Porque não fez um post com maioria negra, já que a maioria da população é negra, e tenho certeza que elas tem muito talento tb. E quando vamos ter um programa apresentado por um negro, ou negra, agora estreia mais um aos sábados. E São 6 apresentadores, e nenhum negro. Me chama de burra Globo e cia.

  7. Junipero Postado em 16/Jul/2015 às 19:36

    ué, vocês não perceberam a diversidade? A primeira loira representa a beleza das etnias negras brasileiras, a segunda as belezas dos índios brasileiros, a terceira, dos imigrantes japoneses, a quarta dos italianos, a quinda dos moçambicanos, e consecutivamente dos latinos, indo-europeicos, indus, muçulmanos, mongois, aborígenes australianos, está na cara... a a ultima acho que da Escandinávia. Não, espera.... falta uns cachinhos... nyahaha!

  8. Junior Postado em 16/Jul/2015 às 19:40

    Alguém se deu ao trabalho de procurar a matéria original antes de sair criticando? A Globo fez uma matéria para o site com fotos de todas as gurias que estão concorrendo. Uma foto só com as loiras (essa que ficou famosa e criticada), uma só com ruivas, uma só com as morenas, uma só com as castanhas e uma só com as negras, por isso a chamada da diversidade da beleza da mulher brasileira, afinal tinha mulher bonita de todos os biótipos no concurso. Dai alguém viralizou a foto das loiras como se só existissem loiras no concurso. Isso não anula de o programa ser uma porcaria e o Faustão um tosco, mas é bom entendermos e nos informarmos antes de bancarmos os juízes e sair atirando pedras para todos os lados. Inclusive me surpreende o Pragmatismo Político não ter verificado a situação de fato antes de sair fazendo artigo baseando-se apenas em boatos de facebook.

    • José Ferreira Postado em 16/Jul/2015 às 22:13

      Uma opinião sensata. Se fosse Facebook curtiria essa.

    • Felipe Postado em 16/Jul/2015 às 22:14

      Júnior muito bom o que VC escreveu se for vdd passa a fonte.

  9. Ariadne Postado em 16/Jul/2015 às 19:52

    KKKKKKKKKKKK!

  10. Dinio Postado em 16/Jul/2015 às 19:59

    Desde que me conheço por gente...e já faz tempo...que gente pra globobo não é negro. Basta ver seus dramalhões repetidos...negro ou é bandido...favelado...mucama...motorista de madame...etc...nunca empresário, empreendedor...advogado, médico. Nada neste País é mais HIPÓCRITA que a globobo...

  11. Eduardo Postado em 16/Jul/2015 às 20:53

    diversidade para eles é tipo aquele cara do passado que queria um raça pura, branca, bonita e musculosa.....

  12. Lorena Postado em 16/Jul/2015 às 21:08

    Teve um dia que eu assisti uma parte do programa do Faustão e estava passando esse concurso. As garotas que disputavam a vaga vinham da Bahia e tinham sido selecionadas por jurados do programa. Fiquei pensando que era uma pena que entre os mais de 70% de negros da Bahia, os jurados não conseguiram encontrar nenhuma que "dançasse bem" e, por isso tiveram que levar só as loiras. Eu já não tenho paciência para televisão, quando vejo esse tipo de coisa evidenciando que "não há racismo no Brasil" (talvez nem negros haja, não é? E os que têm, são racistas ao contrário) aí sim é que vejo que faço bem em me manter longe da televisão.

  13. Wanderson Postado em 16/Jul/2015 às 22:09

    É.Depois dessa o Faustão vai vir com mimimi de novo,dizendo que a internete é o pinico do mundo.Me poupe né. Parece que a Globo ainda não aprendeu a lidar com a voz rouca e metálica das redes sociais,onde tudo é sumariamente medido e pesado,pro bem ou pro mal.

  14. enganado Postado em 16/Jul/2015 às 22:50

    Gente, alguém já se perguntou qual o nível do QI do pessoal da rede gRobo? Bom, como toda corte deu um palhaço preferido, o Faustão. não passa de do principal bobo da corte do "kamel". Pode-se concluir com boa exatidão a tal diversidade feminina é baseada no livrequinho do "kamel" que no BRASIL NÃO existe Racismo! A cada dia que passa a rede gRoubo e o GAFE cavam mais fundo suas sepulturas!

  15. Sergio Carneiro Postado em 17/Jul/2015 às 05:59

    Loira judia, loira da classe C, loira católica, loira nordestina, loiras com olhos verdes, loira hétero, loira artificial, loira homo, loira socialista, loira natural, loira evangélica, loira capitalista, loira siliconadas, loira com olhos azuis, loira da classe A, loira sulista, loira ... Querem uma diversidade maior que essa?

    • Yara dos Reis Steinfatt Postado em 17/Jul/2015 às 13:30

      So´faltou a loira inteligente....Ou ela nao estava la´?

  16. Tiago Postado em 17/Jul/2015 às 07:57

    Na verdade há muitas raças e etnias nessa foto, só que misturadas (aka brasileiras). É muito limitada essa visão de que o tom da pele e do cabelo (ou da tinta). Por exemplo: se essas mulheres fossem brancas (caucasianas), provavelmente não teriam todas essas curvas!! Parem com essa guerra de raças! No Brasil isso não se aplica! Somos Todos Mestiços!!!

  17. Lucas Oliveira Silva Postado em 17/Jul/2015 às 09:28

    Rede Globo: PENSO, LOGO DESLIGO!

  18. felipe Postado em 17/Jul/2015 às 09:53

    Vi o comentário do Junior e resolvi olhar a pagina para comprovar e para minha surpresa sim existem outras fotos com mulheres loiras, negras, morenas ruivas etc... enfim nada mais do jogo manipulativo de sempre de toda a mídia que faz as pessoas se tornarem ainda mais ignorantes em acreditar em tudo que vê.

  19. Fernando Postado em 17/Jul/2015 às 21:35

    Pragmatismo político decepcionou dessa vez, vou dar mais uma chance pq foi a primeira, mas a matéria verdadeira não tem só essa foto, pior que compartilhem acreditando que poderia confiar, esse erro não será cometido novamente...

    • poliana Postado em 18/Jul/2015 às 00:28

      fernando,. essa polêmica saiu em vários sites. n foi só aqui não. a própria rede globo teve q responder publicamente à a bbc brasil. antes do pp publicar essa matéria, ela já havia saído em vários sítios na internet.

  20. soda cáustica Postado em 19/Jul/2015 às 11:21

    Ainda existe esse tal de " domingão do falastrão" ? Pobre (podre) tv brasileira...