Redação Pragmatismo
Compartilhar
História 23/Jul/2015 às 15:50
64
Comentários

"Profecia" de Fidel Castro feita em 1973 se concretiza em 2015

Em plena Guerra Fria, no ano de 1973, o líder cubano Fidel Castro fez uma "previsão" que acaba de se concretizar em 2015, mais de 40 anos depois

fidel castro previsão 1973

Ano de 1973. A Guerra Fria está mais fria do que nunca: Richard Nixon está no seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos (renunciaria no ano seguinte) e a Guerra do Vietnã chega ao fim. Ao regressar do país situado no sudeste asiático, o líder cubano Fidel Castro participa de uma de suas habituais reuniões com a imprensa internacional.

Em um ambiente descontraído, Brian Davis, jornalista de uma agência de notícias britânica, questionou: “Quando você [Fidel] acredita que serão restabelecidas relações entre Cuba e Estados Unidos, dois países tão distantes, embora próximos geograficamente?”

O líder da revolução cubana, olhando firmemente nos olhos de Brian, respondeu em alto e bom som para que todos os presentes pudessem escutá-lo: “Os Estados Unidos só voltarão a dialogar conosco quando tiverem um presidente negro e quando houver no mundo um Papa latino-americano”.

Alguns jornalistas riram da declaração, outros, incrédulos, esboçaram expressões faciais irônicas. Ninguém acreditou na previsão de um ‘Castro metido a Nostradamus’. Todo esse episódio foi resgatado pelo jornalista e escritor argentino, Pedro Jorge Solans, durante recente viagem que fez a Cuba para produzir uma reportagem que tratava da reabertura das relações da ilha caribenha com os EUA. A matéria foi originalmente publicada no El Diario de Carlos Paz.

Esse episódio histórico é explicado por Eduardo de la Torre, que na época era estudante universitário. Naqueles tempos, era impossível imaginar que Barack Obama, um homem negro, podia chegar a ser presidente do país mais poderoso do mundo. Tampouco parecia viável que um argentino fosse eleito Papa quando a maioria dos que disputavam e assumiam o posto máximo da Igreja Católica eram nascidos na Itália, mais precisamente em Roma.

SAIBA MAIS:
CIA reconhece que esteve perto de assassinar Fidel algumas vezes ao longo da história

Texto originalmente publicado pelo jornal argentino Clarín, Tradução: Pragmatismo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Amorim Postado em 23/Jul/2015 às 15:58

    Não era previsão, era ironia... ele acreditava que estes dois fatos nunca aconteceriam.

    • Vinicius Postado em 23/Jul/2015 às 16:17

      Também vejo da mesma forma. Haveria mais estranho do que o acontecimento, simultâneo, de um Papa latino-americano e um presidente dos EUA negro? Seria como uma pessoa ganhar na Mega e na Quina no mesmo mês.* * Apesar que há políticos por aí que são masters nisso. http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u64015.shtml

      • Danicio Postado em 23/Jul/2015 às 19:36

        Valeu por postar o link sobre os"sortudos da mega". Me fez lembrar desse absurdo!

    • Fátima Postado em 23/Jul/2015 às 16:25

      Bem isso. Nem ele acreditava, por isso ironia.

    • Rodrigo Postado em 23/Jul/2015 às 16:31

      Também entendi assim.

    • JOÃO Postado em 23/Jul/2015 às 18:41

      E no entanto aconteceram três fatos: OBAMA NEGRO, CHICO LATINO E ACORDO EUA/CUBA

    • poliana Postado em 23/Jul/2015 às 18:46

      previsão ou ironia, fato é q algo q parecia ser absolutamente improvável na história da humanidade, aconteceu! tb entendi como ironia, MAS O "IMPOSSÍVEL" ACONTECEU!

      • Denisbaldo Postado em 23/Jul/2015 às 22:41

        Exatamente! Na verdade ele era um visionário. Ele quis dizer que isso só aconteceria se o mundo mudasse radicalmente. Para ele um presidente americano negro e um papa latino americano seriam padrões muito radicais para a época. O exemplo dele acabou acontecendo, talvez Deus tenha ouvido suas palavras e esteja nos dando um sinal. Por que não?

    • Lobo Postado em 23/Jul/2015 às 20:50

      eu senti que podia ser a mesma coisa, só ironia, mas me lembrei que o "papa foi crucial na mediação entre EUA e Cuba", basta ver as notícias recentes. Isso é que é mais intrigante. Ele não só previu como ligou coisas difíceis de se ligar.

    • Rodrigo Postado em 24/Jul/2015 às 15:35

      (Outro Rodrigo) Talvez nem mesmo ironia, Amorim: A incrível profecia de Fidel Castro existiu mesmo? | E-farsas ... www.e-farsas.com/a-incrivel-profecia-de-fidel-castro-existiu-mesmo.html - "[...] Boato em cima de outro boato Esse boato da suposta profecia feita por Fidel é uma variação de outra história semelhante atribuída ao ex-dirigente de Cuba. Em 2014 (quando Cuba e Estados Unidos começaram a estreitar suas relações comerciais), uma publicação feita no jornal La Jornada – da Universidade Autônoma do México – afirmava que Fidel teria dito mesmo essa frase-previsão, só que a conversa teria sido entre Castro e Che Guevara, além do fato narrado ter supostamente acontecido em 1961. Ah! Na versão do boato publicada no artigo do jornal La Jornada, Fidel Castro ainda teria dito que o papa seria argentino, assim como Che. A publicação do La Jornada pode “ter se inspirado” em uma tirinha humorística postada em um blog no dia anterior (4 dias após Cuba e EUA assinarem o primeiro acordo) que mostrava uma foto de Fidel e Che, lado a lado, com esse mesmo diálogo. O site Buzzfeed fez uma pesquisa sobre esse assunto e descobriu que Fidel Castro foi indagado por um repórter norte-americano, em 1977, mas a resposta do líder cubano não fala nada sobre presidentes negros e/ou papas latinos. Fidel apenas respondeu que esperava uma normalização das relações entre Cuba e os Estados Unidos no segundo mandato de Jimmy Carter (1980 e 1984). A previsão de Fidel, nesse caso, falhou, pois Carter não foi reeleito e somente em 2014 é que as relações entre os dois países foram retomadas. O blog espanhol Periodismo fez uma seleção de alguns sites e blogs que reproduziram o hoax como se fosse verdade. Conclusão Não há nenhuma prova de que Fidel Castro tenha feito mesmo essa previsão. A frase atribuída a ele é uma anedota que correu o mundo e muita gente acreditou."

  2. CLÁUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 23/Jul/2015 às 16:03

    Impressionante!

  3. Monica Sant Anna Postado em 23/Jul/2015 às 16:10

    Previsão sim. E ele acertou.

  4. Deisi Postado em 23/Jul/2015 às 16:24

    Fidel, grande profeta!

    • Denisbaldo Postado em 23/Jul/2015 às 22:44

      Você já se vende por bem mais né maria?

    • Orlando Pinheiro Postado em 24/Jul/2015 às 05:54

      Respeite a opinião das pessoas sem ofender! O nível estava bem elevado antes do seu comentário preconceituoso.

    • Carlos Postado em 27/Jul/2015 às 22:19

      o preconceito ja começa com essa frase "pão com mortadela". Só por isso ja dá pra perceber o tipo de idiota que escreveu. A idiota elitista, filhote de Olavo de Carvalho, Bolsonaro e direita raivosa.

  5. Cláudia Souza Postado em 23/Jul/2015 às 16:29

    Concordo com a Ironia do Amorim

  6. Roper Postado em 23/Jul/2015 às 17:04

    Se foi irônico ou não, pouco importa! Se era improvável naquela época, que tais acontecimentos fossem possíveis um dia, Fidel deixa claro que o diálogo só aconteceria mediante mudança de postura social da Igreja e da maior potência econômica do mundo na época!

    • Eliane Lemos Postado em 23/Jul/2015 às 17:31

      Com certeza! Foi um avanço ter um presidente negro nos EUA, país racista. Mas contudo, à serviço da classe dominante branca americana.

    • Vitor Oliveira Postado em 23/Jul/2015 às 17:54

      Ser ironia ou não importa sim. Ele não deixou claro se foi ironia, se não foi ironia, aí sim, ele deixou claro que o diálogo aconteceria.

  7. Tarcísio Antonio do Nasci Postado em 23/Jul/2015 às 17:05

    Existem mais pessoas famintas na Amaral Gurgel, que famintos e miseráveis em Cuba. Vá estudar, ler, entender um pouco. A melhor educação e a melhor medicina é a cubana, aprenda isso pelo menos, informação gratuita.

  8. Supersub Postado em 23/Jul/2015 às 17:12

    Cuba uma favela e seu povo passando fome ??? Hahahaha Sabe de nada inocente !!

  9. Paulo Nardi Postado em 23/Jul/2015 às 17:24

    Maria....lamento te dizer que vc está mal informada. Os cubanos são pobres sim, mas não são miseráveis. ....e muito menos passam fome. Tem educação e saúde de qualidade,,,,,nenhuma criança subnutrida....e o principal. ..tem muita dignidade!

    • Denisbaldo Postado em 23/Jul/2015 às 22:47

      maria, não se esqueça que a realidade de milhões de brasileiros sempre foi exatamente essa que você descreveu, mas pode tirar a dúzia de ovos, que nem isso rolava.

    • Orlando Pinheiro Postado em 24/Jul/2015 às 05:57

      Concordo.

  10. Jessica Postado em 23/Jul/2015 às 17:44

    Era ironia. Ele imaginou que jamais poderia haver um presidente estadunidense negro, um papa latino americano ou a volta das relações diplomáticas entre os dois países.

  11. Lauro Velasco Postado em 23/Jul/2015 às 17:54

    Uma favela que exporta médicos, onde não há analfabetos, onde não se passa fome - é só ver os cubanos fortes, onde a saúde é universal e gratuita, onde não há mendigos na rua e está em 5o. lugar nas medalhas do Pan, além de fazerem sentar numa mesa para negociar de maneira igual a maior potência do mundo?

    • Ricardo Ferreira Postado em 23/Jul/2015 às 22:03

      Pois é, meu caro Lauro... Tem muita gente, que como a Maria, só conhece Cuba e Venezuela via revista Veja e Rede Globo de Televisão. Não conhecem nem a nossa história recente (1950-1982), quanto mais países tão longínquos.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 23/Jul/2015 às 23:54

      """"""""""........agentes revolucionarios......."""""""""...mas meu deus do céu...maria é uma metralhadora de fezes ligada no 220v, cara...isso não existe...NADA do que escreve se aproveita....como pode um negocio desses, meu irmao....é caso a ser estudado pela ciencia...

    • Carlos Postado em 27/Jul/2015 às 22:22

      Maria, vc é muito burra. O pior é saber que tem um monte de gente que sofreu lavagem cerebral que nem vc.

  12. Deisi Postado em 23/Jul/2015 às 17:57

    Perfeito Roper, ainda bem que demorou mas aconteceu.

  13. Vladimir da Silva Pinto Postado em 23/Jul/2015 às 18:05

    Menos Maria! Pelo jeito tu não conhece a história de Cuba! Vá se informar antes de escrever bobagens!

    • Silva Postado em 23/Jul/2015 às 19:21

      A maria na verdade é cesar souza, ela (e), lê e só acredita no que a Veja publica e o JN noticia.

  14. Rafael Postado em 23/Jul/2015 às 18:10

    Fidel não não acreditava nisso, assim como os Cubanos também não imaginavam que sustentariam a duras penas o maior ditador da esquerda caviar de todos os tempos (e isso até 2015).

  15. Eduardo Quadros Postado em 23/Jul/2015 às 18:32

    Ironia ou não ele acertou...enfim não acredito em coisas de outros mundo....Mas ele falou e tem o mérito...Aliás é preferível ver a esquerda caviar que um bando de ''Maria vai com as outras defendendo idiotices como fossem verdadeiras ações dignas de defesas''. Já o escritor cubano Leonardo Padura resumiu assim no roda viva “Uma das coisas que tento evitar sempre, quando me perguntam sobre as realidades de um país que visito, é dar minha opinião. Porque uma realidade só pode ser conhecida por quem participa dela, vive nela. Em Cuba, é certo que há pobreza, não posso negar. Mas não acho que em Cuba alguém morra de fome. Em Cuba, ninguém morre de fome. De uma forma ou de outra, as pessoas comem e têm um teto. Há mais gente na rua em um quarteirão aqui de São Paulo do que em toda Cuba”

  16. Nietzche Postado em 23/Jul/2015 às 18:42

    Não se preocupe... Cuba já tá dando o impulso q precisava... assim como a China fez... saúde e educação elesresolveram... e agora Muriel... feito com nosso dinheiro vai transforma la na Cingapura do Caribe... obrigado pela preocupacao com o gentil e singelo povo cubano... kkkkkkjkjnnnn

  17. Felipe Postado em 23/Jul/2015 às 19:03

    Faltou ele dizer que a Alemanha seria governada por uma mulher

    • poliana Postado em 23/Jul/2015 às 22:27

      n precisa ir tão longe felipe...se fosse só a alemanha..

  18. Maria Aparecida Postado em 23/Jul/2015 às 19:13

    Nao e ironia nem previsao de nada! Tudo nesta vida muda, tudo se transforma! Obama esta no poder porque teve capacidade, inteligencia, merecimento para chegar onde chegou.

  19. Aristóteles C. de Oliveir Postado em 23/Jul/2015 às 19:29

    Nas ruas de São Paulo tem muito mais mendigo e pessoas passando fome e vivendo no submundo do Crack, que em todo pais cubano......

  20. Antonio Postado em 23/Jul/2015 às 19:31

    O que ele queria dizer era mais ou menos isso: "quando o inferno congelar". Se é verdade, então ele estava sendo irônico apresentando fatos que, naquele momento histórico, soavam impossíveis.

  21. jhessica Postado em 23/Jul/2015 às 19:34

    Maria retorne as aulas de histórias por que você está precisando...

  22. Eduardo Ribeiro Postado em 23/Jul/2015 às 19:49

    """"""""".........favela........""""""""""......""""""""".........fome........""""""""""....""""""""".........interceder........""""""""""

  23. Rafael Postado em 23/Jul/2015 às 19:53

    Quando me refiro à esquerda caviar, esta é uma das grandes contradições de Cuba (e isso não dá para negar). Ao mesmo tempo, o fato de ter uma 'dinastia caviar' no poder não diminui alguns feitos da Ilha dos irmãos Castro. Para ter uma ideia, o IDH cubano é melhor que o brasileiro. Os sistemas de saúde e de educação funcionam (de fato). Ideologias à parte, o Brasil pode aprender bastante com Cuba.

  24. Eduardo Ribeiro Postado em 23/Jul/2015 às 19:53

    Mas o que é isso...alem de ser uma incontestável RESERVA MORAL e alem de ser um dos homens mais ÍNTEGROS que pisou neste planeta, ainda és vidente, pai? Prever o futuro com exatidão - 40 anos pra frente com rigor impecável - já é demais...pega leve....deixa um pouco pros outros.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 23/Jul/2015 às 20:37

      Que outras habilidades desconhecidas do mundo guardas escondidas em sua manga, pai? Fiquei até curioso com outras incursões tuas pela futurologia...deves ter um currículo obscuro de profecias perfeitas.......

      • Deisi Postado em 29/Jul/2015 às 18:38

        Fidel, melhor que Nostradamus!

    • luis Postado em 23/Jul/2015 às 21:25

      Agora eu tenho certeza que o Eduardo Ribeiro é troll. ahuahauahuahauahuaha

    • Eduardo Ribeiro Postado em 23/Jul/2015 às 21:42

      O recalque bate no charuto e volta. Ainda fumarei um Cohiba contigo, pai.

  25. Carlinhos Postado em 23/Jul/2015 às 20:12

    "A raposa tanto vai ao ninho, que um dia perde o focinho" de tanta besteira que Fidel falou na vida, um acerto sempre é possível...

  26. Ana Maria Postado em 23/Jul/2015 às 20:45

    Não conhece a história e nem o país, não é, maria?

  27. José de S.B.Sobrinho Postado em 23/Jul/2015 às 23:49

    Sem querer ofender ninguém, uma coisa chama a minha atenção: porque muitos desportistas desertam de suas equipes quando participam de eventos fora da Ilha Paraíso?

    • Denisbaldo Postado em 24/Jul/2015 às 00:29

      Por que brasileiros fogem do Brasil há mais de 50 anos? Você tem ideia de quantos milhões de brasileiros adorariam se mudar para os EUA e nem visto conseguem??? Você fala como se o Brasil fosse referência de alguma coisa muito extraordinária no mundo. É bom pra mim, pra você, mas para milhões e milhões que aqui vivem e viveram é muito pior do que Cuba.

    • Denisbaldo Postado em 24/Jul/2015 às 00:38

      Esses brasileiros miseráveis estão tão trancados no Brasil quantos os cubanos em Cuba. Só que em Cuba não existem miseráveis como aqui.

    • luis Postado em 24/Jul/2015 às 12:20

      A Zambininha, uma das maiores filósofas da esquerda contemporânea, responde: "unicamente para espalhar pelo resto do mundo o AMOR que existe lá."

  28. maria luiza mendes Postado em 24/Jul/2015 às 01:03

    Pode ter sido ironia,mas que foi estranho foi, acontecer tudo quase que simultaneamente !

  29. maria luiza mendes Postado em 24/Jul/2015 às 01:03

    Pode ter sido ironia,mas que foi estranho foi, acontecer tudo quase que simultaneamente !

  30. Joao Postado em 24/Jul/2015 às 11:01

    Fidel evitou que Cuba virasse Haiti !

  31. Márcio Ferreira Postado em 24/Jul/2015 às 16:07

    Oh, profeta comunista milionário possuidor de riquezas mil, que proporciona luxo e ostentação apenas aos seus próximos, notadamente o seu filho mais novo! Lamentavelmente não prevestes tal previsão supostamente prevista, ainda que imprevisível. Essa frase profética não encontra registro em nenhum jornal antes de 2014. O site e-farsas desmascarou a falsa previsão, e desmascarou bonito. Segundo o site, há uma versão semelhante na qual ele e Che conversaram entre si e Fidel teria dito que o Papa seria argentino como o interlocutor. O site Buzzfeed desvenda até uma outra profecia que não se concretizou, que seria o segundo mandato de Jimmy Carter, que não se reelegeu. PP é um excelente site de humor, ainda que involuntário. Segue o link: http://www.e-farsas.com/a-incrivel-profecia-de-fidel-castro-existiu-mesmo.html

    • Márcio Ferreira Postado em 24/Jul/2015 às 16:15

      * Previstes...

  32. João Postado em 24/Jul/2015 às 19:23

    Ahãm , assim como todas as superpotências latino americanas ! (Reaça detected)

  33. soda cáustica Postado em 24/Jul/2015 às 20:57

    gênio !

  34. luis Postado em 25/Jul/2015 às 09:59

    Pragmatismo Político é a Veja da Esquerda http://www.e-farsas.com/a-incrivel-profecia-de-fidel-castro-existiu-mesmo.html

  35. Alcides Postado em 26/Jul/2015 às 13:48

    Provavelmente, foi uma previsão politica e não profecia, o que qualquer pessoa pode ter. Estive, nos anos 90, uma semana em Cuba, quando tive oportunidade de conversar c/pessoas e colher opiniões, a respeito das suas vidas, nesse país. Não ví nenhuma cidadão cubano com rosto encovado, um dos sinais de subnutrição. Falei c/uma atendente em box existente no Centro Comercial Havana Livre, indagando se tinha filhos/filhas. Respondeu-me que uma de suas filhas estava cursando pós-graduação em Medicina; outra, estava concluindo identico curso, em faculdade cubana. Notem que aquele povo já estava sofrendo efeitos do embargo economico do governo dos EE.UU. Pergunto : Ha poucos anos, qual o trabalhador brasileiro que poderia ter dois filhos estudando Medicina, sem qualquer desembolso financeiro ?