Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 22/Jul/2015 às 15:58
12
Comentários

Policial branco abusa de jovem negra que foi encontrada morta na prisão

“Por que estou sendo presa? Por que você não me explica o que está acontecendo?”. Vídeo mostra abuso de policial branco em detenção de jovem negra. Encontrada morta na cadeia três dias depois, Sandra Bland foi detida por causa de uma infração leve de trânsito

sandra bland racismo eua mulher
Cena do vídeo mostra ameaças e abusos por parte de agente norte-americano

Opera Mundi

“Por que eu estou sendo presa? Por que você não me explica o que está acontecendo?”, questiona Sandra Bland, negra, de 28 anos, a Brian Encinia, um policial branco que a algemou de forma abusiva, após uma infração leve de trânsito. A cena foi registrada em um vídeo (assista no fim do post) divulgado nesta quarta-feira (22/07) pelo Departamento de Segurança Pública do Texas.

O episódio ocorreu em 10 de julho. Três dias após a detenção, Bland foi encontrada morta em sua cela — o que foi classificado pelas autoridades norte-americanas como “suicídio”.

Nas imagens, é possível ver o agente ordenando que a jovem saia do carro, enquanto ela protesta por ser detida apenas por não sinalizar uma mudança de faixa da pista. Irritado, Encinia saca um taser (pistola elétrica), diz que ela será presa por resistência e a ameaça: “vou te fritar!”.

sandra bland racismo eua violência
Família da jovem contesta versão de suicídio e pede nova investigação autônoma sobre caso (reprodução)

Retirada à força do veículo e já algemada, ela é jogada na calçada e sai do foco de visão da câmera que filma o incidente. Nesse momento, é possível ouvir gritos: “você é realmente um machão agora, você me joga no chão, bate minha cabeça. Você é realmente muito forte”, ironiza Bland.

O policial argumenta que a mulher resistiu à prisão e o chutou, mas o vídeo não revela qualquer confronto físico. Para o diretor do Departamento de Segurança do Texas, Steve McCraw, encarregado da investigação, Encinia não foi “cortês” com Bland e não demonstrou “profissionalismo”, reportou a Agência Efe.

racismo negra sandra bland eua
Memorial foi criado no local da prisão de Sandra Bland (Efe)

“Depois de vermos este vídeo, penso que todos concordam comigo que Sandra Bland não merecia ser detida”, declarou a jornalistas o senador estadual do Texas Royce West, após se reunir com a família da jovem.

“Ela perdeu sua vida na prisão, e isto é o que precisamos olhar”, completou o vice-governador Dan Patrick, que qualificou o caso de “tragédia”, segundo a Agence France Presse.

Apesar de se tratar oficialmente de um suicídio, o procurador do condado de Waller, Elton Mathis, reconheceu que a morte de Bland está sendo investigada como um homicídio.

Em outro vídeo divulgado ontem pelas autoridades, imagens do interior da prisão mostram que ninguém entrou na cela da jovem desde a última vez que foi vista com vida.

Sandra Bland já sofrera depressão no passado, mas sua família não acredita que tenha cometido suicídio na prisão, e pediu a realização de uma autopsia independente.

Originária do subúrbio de Chicago, a jovem havia acabado de se mudar para o Texas, onde tinha conseguido um novo emprego na Universidade de Agricultura e Mecânica da cidade de Prairie View, onde ocorreu a detenção.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. enganado Postado em 22/Jul/2015 às 16:28

    Cara Carol, parece que estava adivinhando: " ... “ ...enganado Postado em 22/Jul/2015 às 11:01 Cara Carol. Vc conhece o povinho que habita naquelas bandas? Eu conheço! Um pedacinho do que a turma do Texas pensa e aqui NINGUÉM não sabe e/ou rede gRoubo sabe mas é PROIBIDA de criticar a MATRIZ: No estado do TEXAS, não se consideram americanos e querem se separar os judeus das 13 colônias, os Yankes. Qtas vi a bandeiras confederadas hasteadas no estado republicano da Florida. Mil vezes, é pouco! Então, racista ((a gRoubo gosta mais da palavra "segregacionistas". Pura safadeza! Afinal quem não é safado na gRoubo?)) é pouco pro povinho. Responder Carol Postado em 22/Jul/2015 às 14:48 Conheço aquele " povinho" e sei que muitas essoas tem uma mente cheia de racismo la, mas falar como se isso fosse na maioria seria o mesmo que dizer que todo brasileiro tem uma visao distorcida de outras naçoes como vece. ( desculem a falta de acentos, teclado do tabelt zuado) ... “ Pois então estão aí a prova dos nove, menos de 24 horas! Presa por uma infração de trânsito? 3 dias? A pobre moça deve se encaixar nos 6P´s de nossa DEMOCRACIA. Sabe o que vai acontecer com o Policial-BRANCO? Igualzinho o que o juiz-tucano MORO trata as denúncias contra o PSDB/DEM faz por aqui, “varre para debaixo do tapete” e o resto do povinho DAQUI que se exploda! Vc por acaso leu sobre os policiais norte-americano que tratam NEGROS daquela maneira? Pois, não foram punidos e ainda por cima agraciados. Favor incluir “latinos” nesta delenda norte-americana. Aguarde porque vem muito mais ... , pois acho até que a justiça divina está começando a pôr os pingos nos I´s de quem realmente são o povinho norte-americano, e judeuSS não ficam a dever nada. São atrozes! Só enxergam GRANA!

    • Rosalindo Postado em 22/Jul/2015 às 19:43

      O enganado, vc continua enganado quanto a politicagem brasileira, PSDB/DEM e os atuais ladroes, quanto a isto são iguais, se são ou não punidos, são ladroes do mesmo jeito, tanto um como outro!

    • Luh Souza Postado em 23/Jul/2015 às 03:34

      Quanto blá, bla, blá desse espírito de porco, aff! Chocador de ovo de racista dá desculpas pra tudo, até conseguem transformar as vítimas em culpados, misturam farinha com leite azedo, tomate com piche, fazem uma mixorna do cão para explicar o que está explícito! Ô gentalha, viu!

    • Ingrid Postado em 24/Jul/2015 às 11:02

      Carol "enganado", O equilíbrio nunca está nas pontas - Suas declarações me fazem perceber que sua raiva de uma país inteiro não está por alguma diferença entre você e "eles" que você insiste em apontar, está no fato de que você parece muito parceiro de qualquer atitude de extremismo. Vou repetir a você, não sou nenhuma fã dos EUA, se fosse sair do Brasil e pudesse escolher para onde ir, de fato nem estaria esse país no meu TOP 10, porém,estamos falando de um país cheio de pessoas, com posturas, opiniões e vivencias distintas e com atitudes distintas. Me incomoda quando vejo a cidade de NY sendo vendida como um paraíso sem defeitos, e me incomoda muito mais alguém cheio de preconceito e lotado de arrogância, adivinhar e afirmar as atitudes de uma nação toda só por acontecimentos. Cuidado amigo, você é brasileiro, por isso deveria saber o quanto é enganosa as visões que são passadas para estrangeiros sobre as pessoas de uma nação.

      • enganado Postado em 24/Jul/2015 às 19:42

        Cara Ingrid. Tá bom, aceitar críticas são qdo boas, agradeço! Mas o que a nossa mírdia, Imprensa Empresa Press_tituta Anglo-Semita faz, nos degradando 25 horas por dia, não aceito. Prova disto é que muitos estrangeiros qdo chegam aqui, estranham ao que leram a nosso respeito e a realidade do que somos. Lá nos EUA, são todos arrogantes e se acham os deuses e donos do mundo, é isso que combato, tenazmente. Olha sou PATRIOTA até debaixo dágua, mas não sou Nacionalista, coisa que as pessoas não sabem distinguir uma coisa da outra. Não preciso explicar porque acho que esta diferença vc sabem muito bem, e mais, a distância entre as duas é muito grande! Por isso não engulo ninguém do PSDB/DEM e por incrível pareça, o Clube Militar ainda disputa com os dois para ver quem chega na frente na corrida em quem consegue menosprezar mais o BRASIL.

  2. Olga Postado em 22/Jul/2015 às 16:33

    Hasta cuando tendremos que recibir estas noticias? Racismo imperante y operante de la màs grande crueldad? Como humanidad estamos retrocediendo a paràmetros oscuros, destruyèndonos entre nosotros y destruyendo el planeta, somos una sociedad retrògrada,cruel,individualista, preconceptuosa,xenofòbica, y racista...Daremos el basta a todas estas situaciones algun dia? O seguiremos contemplando el caos a nuestro alrededor, hasta que nos toque a cada uno de nosotros?...Cuando se tomaran medidas para evitar este tipo de comportamiento justamente de quienes tienen que protegernos? Donde està la justicia?...Es una gran pena lo que se siente ante cosas como esta, indignaciòn, impotencia...El racismo, asi como la homofobia y xenofobia debian ser castigados duramente sin escepciòn ni atenuantes de ningun tipo. Realmente leer articulos con este contenido esta volvièndose cotidiano, indicando que poco se hace por evitar este tipo de ataques que terminan con muerte de inocentes.

  3. Antonio Palhares Postado em 22/Jul/2015 às 18:32

    Este pais, USA, não tem a minima condição moral de falar em direitos humanos.Sempre agiram assim contra os negros e continuarão a fazê-lo. Tenho nojo deste tipo de atitude.

    • eu daqui Postado em 29/Jul/2015 às 12:26

      E quem tem condição moral de falar em algum direito? Brasil?

  4. jovana Postado em 22/Jul/2015 às 21:33

    Nossos policiais aqui tem mais estudo que o de la que só tem a experiência das guerras no Vietnã,Coreia,Afeganistão,Kuwait e Iraque.

    • poliana Postado em 22/Jul/2015 às 23:38

      nossos policiais tem estudo?? aonde? hahahaha..só rindo mesmo...uma minoria possui ensino superior. O grau de instrução policiais militares desse país é baixíssimo.

      • Erica Postado em 28/Jul/2015 às 15:21

        pra ser violento e matar alguem nao faz diferença se estudou ou não...

  5. iran bayma Postado em 23/Jul/2015 às 11:40

    Não vai acontecer nada com esse verme texano de sotaque horrivel