Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mundo 27/Jul/2015 às 20:15
14
Comentários

Partidos comunistas estão proibidos na Ucrânia

Após aprovação do parlamento, lei que proíbe partidos comunistas entra em vigor na Ucrânia. Conforme a nova legislação, essas legendas não poderão propagar seu nome, seus símbolos, nem seu programa ou estatuto

Ucrânia partidos comunistas comunismo
Em fevereiro de 2014, ucranianos marcham em Kievcom retrato de Stepan Bandera, líder ultranacionalista e anticomunista (Imagem: [email protected]/Opera Mundi)

Após a aprovação do parlamento, a Ucrânia anunciou que entra em vigor nesta sexta-feira (24/07) a proibição às atividades dos três partidos comunistas existentes no país, bem como a sua participação nos processos eleitorais e na vida política do território.

“Este é um momento verdadeiramente histórico”, anunciou o chefe do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia, Alexander Turchinov.

A decisão foi confirmada à Agência Efe pelo ministro da Justiça, Pavel Petrenko, que detalhou que a proibição afeta o Partido Comunista da Ucrânia, o Partido Comunista (renovado) e o Partido Comunista dos Trabalhadores e Camponeses da Ucrânia.

“Depois de aprovadas as leis no parlamento, foi criada uma comissão que, ao longo de um mês efetuou um estudo dos três partidos comunistas da Ucrânia”, explicou o ministro, que assinou o decreto. Patrenko ainda destacou que essa “proibição” “será levada até as últimas consequências”.

Conforme a nova legislação, essas legendas não poderão propagar seu nome, seus símbolos, nem seu programa ou estatuto. A lei também obriga o Estado a investigar toda informação sobre os delitos cometidos durante os governos comunista e nazista.

Para o líder do Partido Comunista russo, Gennady Zyuganov, a decisão de Patrenko é “puramente arbitrária e uma vingança sobre seus adversários políticos”. Ele também critica o fato de a lei equiparar comunistas aos nazistas.

Em 9 de abril, o Parlamento da Ucrânia aprovou uma lei que legalizou todas as organizações políticas e paramilitares que lutaram contra o regime soviético durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive aquelas que colaboraram com os ocupantes nazistas.

Em maio, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, sancionou a lei que implica também que todos os monumentos que glorificam os líderes soviéticos, incluindo as estátuas de Lênin, deveriam ser desmontados. Com a decisão, as autoridades ucranianas também querem rebatizar cidades, ruas e entidades cujos nomes tenham referências soviéticas.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Luís Postado em 27/Jul/2015 às 20:16

    Assim como a Alemanha proíbe partidos nazistas os países do Leste Europeu agora proíbem partidos comunistas. Nada mais justo.

    • Marcos Vinicius Postado em 28/Jul/2015 às 12:22

      Ah tá! Até parece que as ideias do comunismo se parecem com as do nazismo. Cada uma!

      • Guilhermo Postado em 28/Jul/2015 às 12:48

        Você já leu o Manifesto Comunista? Se não, sugiro a leitura. Lá fica bem explícito que uma sociedade ideal comunista almeja se livrar de todo o mal, e isso inclui algumas características de pessoas (não baseado em raça, mas em "utilidade para a sociedade". Acho que ta no cap.2, mas não tenho certeza.

      • Luís Postado em 29/Jul/2015 às 15:17

        Não estou dizendo que as ideias são parecidas. Estou dizendo que , assim como a Alemanha, a Ucrânia sentiu na pele como é estar sobre o julgo de uma ideologia totalitária e sanguinária - o que tanto o nazismo como o socialismo são, mesmo que sejam diferentes em todo o resto - e agora está proibindo essa ideologia. Não vejo nada de errado aí.

  2. Guilhermo Postado em 27/Jul/2015 às 20:55

    Isso acontece porque a Ucrânia vivenciou o que é ser subjugada por uma ditadura socialista. Quem conhece o passado, teme o futuro. Antes que alguns critiquem, o que temos no Brasil está longe de ser socialismo utópico ou mesmo uma ditadura "comunista", portanto não se pode proibir nem mesmo comparar.

  3. Arthur Azir Postado em 28/Jul/2015 às 00:42

    Acho até sensata a decisão. Grande parcela da Esquerda (como eu, por exemplo) abomina a ditadura Stalinista. Uma coisa é o comunismo/socialismo que almejamos. Outra é o que a Ucrânia vivenciou e sofreu nas mãos de uma ditadura sanguinária.

    • Rafael Postado em 28/Jul/2015 às 08:21

      Esquerda? Você?... Faz me rir Vai.. Nosso Grande Líder Josef Stalin, Pegou um país agrário super atrasado arrasado por guerras e economicamente destruído e elevou a Super Potência mundial.Teve muitos erros e enfrentou situações extremamente complicadas e mesmo assim obteve um resultado incrível. Podem até contestar seus métodos mas o resultado foi brilhante culminando com a derrota dos Alemães. A URSS sob seu comando dizimou 85% das forças Nazistas. Quando os Americanos desembarcaram na Normandia no famoso dia D os alemães já estava tecnicamente derrotados O dia D na verdade foi em Stalingrado. A CORDA ESQUERDA CAVIAR.

      • luis Postado em 28/Jul/2015 às 08:54

        Eduardo Ribeiro, é você?

      • Guilhermo Postado em 28/Jul/2015 às 10:05

        Stalin matou muito mais que Hitler! Nunca entendi o porquê de alguém venerar esse lunático ser quase socialmente "aceito". Esse homem simplesmente matava todos que se opunham à sua ditadura. Matou até seus colegas de partido por achar que eles queriam usurpar seu poder. ACORDA.

  4. Sidney Sol Postado em 28/Jul/2015 às 07:46

    Isso devia acontecer no Brasil também.

  5. Guilhermo Postado em 28/Jul/2015 às 10:08

    Curti bastante a música! Thank you =D

  6. enganado Postado em 28/Jul/2015 às 22:52

    A UScrânia está divida em três partes: 2 partes entregue nas mãos de 2 judeus (PorKoshenco e outro judeu amiguinho de roubalheiras, ou seja nas mãos de iSSraHell. Comandados pelo judeu George Soros (aquele que deu um diploma para a "Fodinha da Floresta=MaUrina)e a 3ª no DONBASS que são os autênticos UCRANIANOS. Se quiserem saber o nome do outro judeu, é só procurar no site : REDECASTORPHOTO, pois lá tem até retratinho do vagabundo. Então essa história de Partido Comunista é pura tapeação mandada pela AIPAC/HASBARA/MOSSAD/CIA/NSA/ ... enfim toda fina vagabundagem dos EUA/iSSraHell. Ter ou não ter PC é igual a burro cagando, tanto faz como fez! É carnaval da judeuzada enganando os babacas do oeste da atual UScrânia. rsrsrsrs ....

  7. Rafael Postado em 29/Jul/2015 às 17:11

    Provas!!! Sobre Stalin... me apresentem provas, só isso. Viva Stalin.

  8. Wellington Postado em 24/Sep/2015 às 15:21

    Nada mais que justo.As lideranças comunista cometeram vários crimes, abusos, desumanidades na Ucrânia durante a Era soviética,coisa que acho que nem os czares russos chegaram a cometer no periodo que dominaram a Ucrânia.O que eu não consigo entender é porque os esquerdopatas conseguem admirar esse demônio chamado Stalin, me ensinem por favor .