Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 10/Jul/2015 às 09:28
17
Comentários

Papa Francisco ganha de Evo Morales um crucifixo em forma de foice e martelo

Papa elogia governo de Evo Morales na Bolívia e ganha uma “cruz comunista” de presente. Em seu discurso, pontífice voltou a criticar o consumismo desenfreado e abordou temas como a degradação ambiental, a pobreza, a violência doméstica, o alcoolismo e o machismo

evo morales papa francisco bolívia
Evo Morales entrega ‘cruz comunista’ ao Papa Francisco (Imagem: AP)

O papa Francisco e o presidente da Bolívia, Evo Morales, trocaram vários presentes no Palácio do governo de La Paz. Entre os objetos que Morales entregou ao pontífice, estavam uma imagem de Jesus Cristo crucificado sobre uma foice e um martelo, símbolo do comunismo, e um exemplar do Livro do Mar, editado pelo governo boliviano, que explica a disputa centenária do país andino com o Chile por uma saída ao mar.

A troca foi feita após a reunião privada entre eles nesta quarta-feira (08/07), que durou quase meia hora no Palácio Queimado. O pontífice elogiou a gestão do líder indígena.

Francisco comentou que o seu regalo era “mais simples” do que os que recebeu do presidente boliviano. O papa presenteou Morales com um mosaico que reproduz o célebre ícone Salus Populi Romani, além de entregar uma cópia da recente encíclica “Laudato se” (“Louvado seja”), seu primeiro documento pontifício sobre ecologia.

Morales entregou também a máxima condecoração da Bolívia, Condor dos Andes, e a distinção Luis Espinal, que foi criada para reconhecer quem professa uma fé religiosa e se destaca por defender os pobres, os marginalizados e os doentes.

A cruz talhada sobre a foice e o martelo é a reprodução de uma feita pelo sacerdote jesuíta espanhol Espinal, assassinado em 1980 por paramilitares por seu compromisso com as lutas sociais na Bolívia, e a quem Francisco dedicou nesta quinta-feira (09/07) uma homenagem perto de onde seu corpo foi encontrado.

Mensagem

Em uma missa para centenas de milhares de pessoas, o papa Francisco disse que todos têm um dever moral de ajudar os pobres e que aqueles com mais condições não podem desejar apenas que eles “vão embora”.

“Diante de muitos tipos de fome no nosso mundo, podemos dizer para nós mesmos: ‘As coisas não se somam; nós nunca iremos gerenciar, não há nada a ser feito’. Então nossos corações cedem ao desespero”, disse.

Ele usou a história bíblica da multiplicação de pães e peixes, quando os apóstolos de Jesus queriam que ele enviasse multidões para longe porque não haveria nenhuma maneira de alimentar a todos.

A história diz que Jesus multiplicou a comida, mas alguns estudiosos bíblicos modernos acreditam que o verdadeiro milagre foi que ele convenceu todos a compartilhar o que tinham.

Francisco disse que a história tem uma “ressonância particular” no mundo de hoje e disse aos fiéis: “Ninguém precisa ir embora, ninguém precisa ser descartado; vocês mesmos, deem algo a eles para comer. Jesus fala essas palavras para nós, aqui nesta praça.”

Em sua fala, ele abordou ainda temas como a degradação ambiental, além de destacar a violência doméstica, o alcoolismo e o machismo como ameaças à família. Ele pediu uma “particular atenção à justiça distributiva” e uma aposta na cultura e na educação “ética e moral”, que cultive “atitudes de solidariedade e corresponsabilidade entre as pessoas”.

informações de Efe, Reuters, Opera Mundi, Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. felipe Postado em 10/Jul/2015 às 09:49

    Para quem viu o video na internet reparem na cara do papa ao receber o presente depois tirem suas conclusões...rs

  2. Rodrigo Postado em 10/Jul/2015 às 10:32

    (Outro Rodrigo) O Papa foi educado, recebendo o presente, mas alertou: "isso não está certo" ("no está bien eso") - https://www.youtube.com/watch?v=uXTm9vpKe7M Ao fim, isso me faz refletir: o Estado deve ser laico (jamais poderia discordar), mas parece que a religião tem de ser estatizada...

    • Sílvio Postado em 10/Jul/2015 às 23:38

      Negativo! Ele diz que "não sabia disso" APÓS O PRESIDENTE EXPLICAR A HISTÓRIA E MOTIVAÇÃO DO PRESENTE! Pesquise as coisas direito. Tira direto do PIG, dá nisso.

      • Rodrigo Postado em 11/Jul/2015 às 11:37

        (Outro Rodrigo) O vídeo é claro, prezado. Não adianta tentar dar uma interpretação. Aliás, o comunismo segue sendo causa de excomunhão automática pela Igreja Católica, bem como o comunismo foi um dos regimes que mais perseguiu o cristianismo. Então, antes de distorcer e ficar nessa de "você é leitor do PIG" (eu te chamaria, então, de leitor de PIG da esquerda e ficaríamos na mesma), entenda o contexto histórico que torna absurdo grudar uma imagem de Jesus em um símbolo comunista.

      • Rodrigo Postado em 11/Jul/2015 às 12:57

        (Outro Rodrigo) Notícias de última hora: o Papa deixou na Bolívia, aos pés de uma imagem de Maria, as condecorações recebidas.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 10/Jul/2015 às 10:56

    Tamo junto, Papa comunista. O melhor e mais carismático Papa da história, recebendo um presente a altura de sua sabedoria.

    • Renan Postado em 13/Jul/2015 às 14:14

      O "Papa comunista" é aquele que disse no sábado: "As ideologias terminam mal, não servem. As ideologias tem uma relação ou incompleta ou doente ou ruim com o povo. As ideologias não assumem o povo. Por isto, olhem para o século passado. Em que terminaram as ideologias? Em ditaduras, sempre, sempre. Pensam pelo povo, não deixam ao povo pensar. Ou, como dizia aquele crítico da ideologia, quando lhe disseram, "sim, porém estas pessoas têm boa vontade e querem fazer alguma coisa pelo povo" - "sim, sim, sim, tudo pelo povo, porém nada com o povo". Estas são as ideologias". Alguma coisa em comum com as ideologias vermelhas que diziam fazer tudo pelo povo, mas no fim sempre agiram em benefício próprio daqueles que estavam a frente do estado (e até hoje assim o são, mesmo com um véu de democracia)?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Jul/2015 às 17:38

        Não é possível...Francisco incomoda demais...do alto de sua arrogância característica, querem até excomungar o Papa (!!!!!!!!!!)...rapaziada sangra com o posicionamento INCONTESTAVEL E EXPLICITAMENTE DE ESQUERDA que Chiquinho demonstra em seus pronunciamentos e atitudes. Nosso hermano argentino machuca demais os reacinhas. Aliás, estive a refletir sobre este belo país....Maradona, Messi, CHE GUEVARA e Papa Comunista...que outro país deu uma contribuição tão valorosa para o mundo?

  4. Denisbaldo Postado em 10/Jul/2015 às 11:07

    Que cacareco mais horrível.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 10/Jul/2015 às 14:58

    Reinaldo Azevedo e o astrólogo/bruxo Olavão já estão furiosos, convulsionando, emitindo sons guturais, esmurrando seus teclados e excomungando o Papa....auhauha....se essas duas "feras" não gostam do Chicão, isso significa que o argentino é bão mesmo.....é tudo nosso, Papa Comunista...

  6. Denisbaldo Postado em 10/Jul/2015 às 15:42

    Morreu nada, o Brasil é a grande prova disso! kkkkkkkkkkkkkkkk!

  7. Deisi Postado em 10/Jul/2015 às 20:02

    Papa Francisco, cada dia fico mais feliz por esse homem de grande sabedoria, representar minha igreja.

  8. Deisi Postado em 11/Jul/2015 às 09:21

    "Jesus, não tinha foice e martelo, mas tinha serrote e martelo." Li esse comentário e achei muito legal.

  9. enganado Postado em 11/Jul/2015 às 23:36

    Depois desta sua baboseira de sempre, vemos o mundo capitalista de vento em popa. Quebradinhos, e bem quebradinhos: Polônia, UScrânia, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Romênia, Bulgaria, os Três Patetas do Báltico, ... etc. E o Japão hein! Não vamos falar da Inglaterra porque o Machadinho da gRoubo, aquele de Londres sempre nas entre linha é obrigado a contar a verdade sobre a ilha que já afundou há muito tempo, só não mais porque o paizão roda a maquininha. O paizão tá crescendo como rabo de cavalo, pra baixo, ou será que não viu os números? Onde está o guru Zbgniew Brzezinski que não previu o mercado da EURÁSIA com exatidão? Ou seja, a judeuzada nos EUA tá inventando guerra até de travesseiros para ver se consegue empurrar goela abaixo um tanque acompanhado de um travesseiro. Tá danado! Tô achando que o Zbgniew Brzezinski está com dias contados. Capitalismo, hein!

  10. Rodrigo Postado em 12/Jul/2015 às 13:23

    (Outro Rodrigo) Mais uma atualização: o Papa acaba de discursar, esclarecendo que as ideologias não servem e que terminam em... Ditaduras! Assim afasta definitivamente a possibilidade de ser imposta, como muitos tentam, qualquer ideologia ao mesmo, ao seu discurso.

  11. Wanderley Medeiros Postado em 12/Jul/2015 às 17:32

    Esse presente foi uma dos objetos mais bonitos que eu já vi. Tudo a ver: trabalho, fé, humildade e esperança.

    • Carlos Postado em 13/Jul/2015 às 00:59

      Estude história.