Redação Pragmatismo
Curiosidades 27/Jul/2015 às 19:33 COMENTÁRIOS
Curiosidades

Os países que mais consomem álcool nas Américas

Publicado em 27 Jul, 2015 às 19h33

Brasileiros estão entre os que mais bebem álcool nas Américas. Medição baseada em dados compilados entre 2008 e 2010 pesquisou 35 países

álcool bebida bebem brasileiros cerveja
Cerveja é a bebida alcoólica mais consumida na região. Estudo aponta álcool como a maior causa de mortes entre jovens brasileiros entre 15 e 19 anos (reprodução)

Os adultos brasileiros bebem, em média, 8,7 litros de álcool puro por ano – quantidade que já foi maior, mas continua sendo uma das mais altas nas Américas e supera a média mundial, segundo um recente informe da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a medição, baseada em dados compilados entre 2008 e 2010, o país tem a nona maior média de consumo alcóolico, entre 35 países pesquisados no continente (tabela abaixo).

Nos três anos anteriores, os adultos brasileiros consumiam 9,8 litros de álcool puro, terceira maior média do continente.

Segundo a brasileira Maristela Monteiro, assessora principal sobre abuso de substâncias e álcool da OMS, há uma cultura de consumo de álcool instalada na América Latina, criando um importante problema de saúde pública regional.

Na América Latina e no Caribe, as pessoas consomem em média 8,4 litros de álcool puro por ano, 2,2 litros a mais do que a média mundial, diz a OMS.

A consequência é que, em 2012, houve uma morte a cada 100 segundos em decorrência do álcool – 80 mil mortes poderiam ter sido evitadas naquele ano caso o consumo de álcool não tivesse ocorrido.

Confira os 10 países que mais bebem álcool nas Américas:

1. Granada – 12,5 litros
2. Sta Lucia – 104, litros
3. Canadá – 10,2 litrosEUA – 9,2 litros
4. EUA – 9,2 litros
5. Chile – 9,6 litros
6. Argentina – 9,3 litros
7. Venezuela – 8,9 litros
8. Paraguai – 8,8 litros
9. Brasil – 8,7 litros
10. Belize – 8,5 litros

“Em geral, o consumo de álcool e os danos resultantes são relativamente altos nas Américas, em comparação às demais regiões do mundo”, aponta o estudo.

O consumo per capita por homens brasileiros é de uma média de 13,6 litros de álcool puro por ano, segundo medição feita pela OMS com adultos entre 2008 e 2010. Apenas cinco países da região superam esse nível de consumo.

Entre as mulheres brasileiras, o consumo per capita é de 4,2 litros de álcool puro por ano.

O relatório da OMS cita outro estudo que identifica o álcool como a maior causa de mortes entre jovens brasileiros entre 15 e 19 anos. E, “ainda que o Brasil tenha repetidamente imposto leis para baixar o limite legal de teor alcóolico no sangue e aumentar as penas para quem bebe e dirige, esses esforços não têm tido efeitos duradouros na segurança viária”, aponta o texto.

Além disso, a organização calcula que o consumo de álcool contribua com mais de 200 doenças ou lesões, como cirrose hepática e alguns tipos de câncer. Também torna as pessoas mais suscetíveis a doenças infecciosas, como HIV e tuberculose, e menos receptivas ao tratamento.

A cerveja é apontada como a bebida alcóolica mais popular na região: representa 55% de todo o álcool consumido, seguida por destilados como vodca e uísque (cerca de 30%) e o vinho, com quase 12%.

VEJA TAMBÉM: As grandes marcas brasileiras omitem que o que você bebe é milho

Jesús Moreno, BBC Mundo

Recomendações

COMENTÁRIOS