Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 01/Jul/2015 às 09:49
60
Comentários

Obama contesta pergunta de repórter da GloboNews direcionada a Dilma

Durante coletiva de imprensa na Casa Branca, jornalista da GloboNews perguntou a Dilma como presidenta lida com o fato de os EUA enxergarem o Brasil não como uma força global, mas apenas regional; foi quando Obama interveio e rebateu a fala da repórter

Obama Dilma GloboNews coletiva
Dilma Rousseff e Barack Obama durante coletiva de imprensa na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, rebateu nesta terça-feira 30 um conceito repetido constantemente pela imprensa brasileira, a de que o Brasil não é encarado no exterior como um ator global importante, mas meramente regional [vídeo abaixo].

Durante a entrevista coletiva conjunta com a presidenta Dilma Rousseff, Obama desviou do protocolo para responder uma pergunta direcionada a Dilma por Sandra Coutinho, da GloboNews, uma das jornalistas sorteadas para questionar os dois. Segundo Coutinho, o Brasil se vê como um líder mundial, enquanto Washington encara o País como um líder regional. “Como conciliar essas duas visões?”, questionou a jornalista.

Obama rechaçou o comentário. “Bom, eu na verdade vou responder em parte a questão que você acabou de fazer para a presidente [Dilma]. Nós vemos o Brasil não como uma potência regional, mas como uma potência global. Se você pensar (…) no G-20, o Brasil é um voz importante ali. As negociações que vão acontecer em Paris, sobre as mudanças climáticas, só podem ter sucesso com o Brasil como líder-chave. Os anúncios feitos hoje sobre energia renovável são indicativos da liderança do Brasil”, disse.

Obama, então, repetiu um discurso que se tornou comum nos últimos anos, de que seu país não tem condições ou pretensão de resolver todos os problemas do mundo sozinho. “O Brasil é um grande ator global e eu disse para a presidente Dilma na noite passada que os Estados Unidos, por mais poderosos que nós sejamos, e por mais interessados que estejamos em resolver uma série de problemas internacionais, reconhecemos que não podemos fazer isso sozinhos”, afirmou.

Em seguida, o presidente dos EUA listou temas no quais o Brasil tem, segundo ele, um papel relevante. “Em assuntos como a saúde global… não vamos ter sucesso a não ser que trabalhemos com o Brasil e outros grandes países, para saber onde podemos identificar o surgimento de uma doença, como evitar que ela se torne uma pandemia… Se quisermos ter sucesso em [temas como] mudanças climáticas, contraterrorismo e redução da extrema pobreza no mundo, todos os grandes países precisam estar envolvidos neste processo. E o Brasil, consideramos ser um parceiro absolutamente indispensável nesses esforços”.

VEJA TAMBÉM: O que representa a visita de Dilma aos EUA e a reaproximação com Obama

Na sequência, Dilma tomou a palavra, agradeceu Obama pela resposta e disse que crises são naturais na histórias dos países. “Isso não deve dar a esses países um papel menor no mundo”, afirmou.

Abaixo, é possível conferir a íntegra da coletiva (a pergunta de Coutinho se inicia em 1:04:00):

CartaCapital, com informações de Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Roni Postado em 01/Jul/2015 às 10:13

    Chupa Globosta. Brasil tem e sempre terá papel relevante no mundo.

    • Marcos Vinicius Postado em 01/Jul/2015 às 11:23

      E como esse "câncer" (e não cancer) fez o Brasil ser o que é hoje né? Sabe de nada inocente!

    • Simone Postado em 01/Jul/2015 às 12:28

      Gente quem é esta Maria, ou Mario sei lá, até hoje não li nada de relevante deste ser, quer ser contra tudo bem, mas tenha argumento, seu cérebro e feito do que? usa essa massa cinzenta pelo menos uma vez.

    • eu daqui Postado em 01/Jul/2015 às 12:44

      O Brasil só não tem papel relevante pra sim mesmo: como todo rico fracassado.

    • riaj Postado em 01/Jul/2015 às 14:43

      Maria ou mário rola bostas vá chafurdar no ceio do detrito sólido da maré baixa. Lá onde os coxinhas vassalos dotados de viseiras vêem apenas uma cenoura.

    • poliana Postado em 01/Jul/2015 às 14:52

      pena q a rede globo não mostrará essa resposta de obama. chupa coxinhada!! a coisa tá difícil pro lado de vcs!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Rodrigo Postado em 01/Jul/2015 às 15:42

        (Outro Rodrigo) Mostrou, Poliana, no Jornal Nacional. O da Record é que mostrou sem maiores comentários - achei que iam usar a oportunidade para a rixa de se sempre, mas me surpreendi positivamente e se abstiveram disso. Aos 2 min e 15 s - http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/edicoes/v/eua-aceitam-facilitar-entrada-de-brasileiros-no-pais-mas-mantem-visto/4289700/

      • poliana Postado em 01/Jul/2015 às 17:11

        rodrigo, eu me referi à resposta do obama à jornalista do globonews ao falar sobre o eua considerar o brasil uma potência regional, e não global..essa parte o jn falou???sobre o lance do visto, com certeza falaria.

      • Rodrigo Postado em 01/Jul/2015 às 18:15

        (Outro Rodrigo) O título da matéria é sobre o visto, sim. Mas, conforme indiquei, veja aos 2 min e 15 segundos do vídeo. É o momento em que é dito que ele tomou a frente da pergunta e a respondeu.

  2. Salomon Postado em 01/Jul/2015 às 10:19

    Essa foi uma catracada bem dada. O complexo de vira latas continua dando no couro.

  3. Xico Postado em 01/Jul/2015 às 10:36

    A resposta da nossa presidenta é que deixou um pouco a desejar...

    • Marlon Bravo Postado em 01/Jul/2015 às 10:55

      Você diria isso independente do que ela falasse !!! Pra cima de nós , troll ???

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 01/Jul/2015 às 10:43

    Pega seu ossinho e volta pra casinha, vira-latas sarnenta.

  5. Flávio Postado em 01/Jul/2015 às 10:47

    Caro jornal. Sugiro seguir as normas da gramática da língua portuguesa ao escrever uma matéria. A palavra "presidenta" não existe! Não cabe nesse caso a flexão de gênero. Seria como dizer "agenta da polícia federal" ou "minha enta querida"... E por aí vai! Isso mostra imperícia gramatical imcabível em uma matéria jornalística...

    • Anônimo Postado em 01/Jul/2015 às 11:51

      Linguistas de instituições como USP ponderam. Marcelo Módolo informa que, embora pareça recente, "presidenta" é termo antigo. Ao menos desde o dicionário de Cândido de Figueiredo (1899): "Presidenta, f. (neol.) mulher que preside; mulher de um presidente. (Fem. de presidente.)" - "Presidenta" já está consignado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), no Houaiss; por isso, para mim, é indiferente o uso - diz Módolo. Sua colega, Elis Cardoso de Almeida, concorda.

    • urana Postado em 01/Jul/2015 às 11:53

      imcabível?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 01/Jul/2015 às 12:01

      O cidadão vem corrigir gramaticalmente o site e me manda um "imcabivel".....porra, velho...e outra, é PresidentA e pronto. Mamãe gosta de ser chamada assim, então está certo.

    • Flavia Postado em 01/Jul/2015 às 12:15

      E nos comentários? Será iMcabível também?

    • Carlo Rodovalho Postado em 01/Jul/2015 às 12:25

      Sugiro que vc arrume um dicionário, caro amigo. Falou besteira e passou vergonha.

    • Denisbaldo Postado em 01/Jul/2015 às 12:34

      O termo "presidenta" sempre existiu e consta em qualquer dicionário há muuuuuuito tempo. Dá uma olhada no Aurélio caro amigo: http://www.dicionariodoaurelio.com/presidenta

    • Jefferson Postado em 01/Jul/2015 às 12:42

      Sabichão. Antes de 'p' e 'b' que se coloca 'm'. Sr INCABIVEL

      • Salomon Postado em 01/Jul/2015 às 13:59

        A língua portuguesa, como de resto qualquer outra, é dinâmica, e um retrato social do seu tempo. Imagine-se que o inglês Elizabetano de Shakespeare é língua morta, como o latim. Um certo professor de fama dilatada contabilizou 146 erros gramaticais no monumental Memórias Póstumas de Brás Cubas. E nem por isso criticou Machado de Assis. Nem poderia, afinal o estilo se livra da forma. Demais, pelo critério do sabichão, o mundo estaria privado do Grande Sertão: Veredas.

    • Ronaldo Postado em 01/Jul/2015 às 12:45

      Bobo.

    • Altair Veloso Postado em 01/Jul/2015 às 13:00

      Sim é "imcabível" . Coisa chata esses defensores da gramática , oque é certo para alguns è incerto para outros .

    • MANOEL DE OLIVEIRA Postado em 01/Jul/2015 às 13:11

      Se deu para você entender ta bom demais não merecia nem isso

    • JAQUELINE Postado em 01/Jul/2015 às 14:39

      ela é a PRESIDENTA, elA quer ser chamada assim. ela não tem que se explicar, pois como disse "ela é a PRESIDENTA"

    • poliana Postado em 01/Jul/2015 às 14:54

      "iMcabível"??!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....o q dizer depois dessa???!! kkkkkkkkkkk

    • Ana Lucia Postado em 01/Jul/2015 às 17:23

      Acho que está enganado. Se consultar o dicionário Aurélio lerá "Presidenta, mulher que preside." Se for no sie da Academia Brasileira de Letras, há um artigo que trata do assunto e que diz que presidenta não está errado.

    • vikachu Postado em 01/Jul/2015 às 20:21

      Usa-se m antes apenas de p e b , incabível seria o jeito correto de escrever/digitar/teclar a palavra ...

    • Carlos Postado em 01/Jul/2015 às 20:29

      Cara de asno... Agente é substantivo comum de dois gêneros enquanto presidente pode ser flexionado.

  6. Marlon Bravo Postado em 01/Jul/2015 às 10:53

    Esse foi o chamado CALA BOCA SUA ANTA !!! SABE NADA !!! Globosta...

    • Marlon Bravo Postado em 01/Jul/2015 às 11:08

      E esqueci de dizer que o "ingrês" dela tava mais pra Casseta e Planeta do que pra correspondente nos EU ! Qualquer menina brasileira com curso de inglês mais ou menos dá de 10 nessa aí ! É mulher de diretor ???

  7. Rodrigo Postado em 01/Jul/2015 às 11:08

    (Outro Rodrigo) Imagino o que passava na cabeça da repórter: "Bom, o Brasil e os EUA estão assinando acordos... Em outro momento Obama demonstrou apreço por Lula... Obama quer 'correr atrás do prejuízo', agora que o Brasil e demais dos BRICs tem fortalecido as respectivas relações comerciais... Semana passada Obama demonstrou que não tem freio para dar respostas (ao alertar a pessoas que estavam na 'casa dele')... Vou aproveitar esse momento e fazer uma pergunta para apertar Dilma na frente dele...". Não refletiu sobre a pergunta, não se situou quanto ao momento e pronto: perguntou o que quis e ouviu o que não quis, virando "meme".

    • Denisbaldo Postado em 01/Jul/2015 às 11:27

      Na verdade ela foi indelicada com os EUA e com o próprio Obama também. Ela afirmou algo em nome dos EUA sem eles nunca terem se pronunciado explicitamente a respeito. O Obama se sentiu ofendido com a "pergunta afirmação" dela. Ela foi tão arrogante que acabou ofendendo ambos os líderes.

      • Rodrigo Postado em 01/Jul/2015 às 11:36

        (Outro Rodrigo) Concordo, Denisbaldo. Ela quis, a qualquer custo, "mitar" e acabou conseguindo. Mas de uma forma diferente da que pensou...

  8. Eduardo de Paula Barreto Postado em 01/Jul/2015 às 11:09

    . . PALCO BRASIL Com o título na mão O brasileiro chega à urna Que abre a porta para a sessão De teatro diuturna Que ao longo de quatro anos Tenta realizar os planos Do período de campanha Mas entre os que adentram Há aqueles que tentam Fazer da peça uma vergonha. Abrem-se as cortinas do palco E os atores começam a interpretar Fazendo piruetas e dando saltos Que fazem a plateia quase enfartar E no meio dos espectadores Começam a circular rumores De que haverá uma tragédia Então todos ficam tensos Aguardando o tal momento E perdem o prazer da comédia. Uns fofocam que haverá confisco E que o Brasil vai virar Cuba Surgem até alguns gringos Gritando: Oh my God nos acuda! E no palco tentando prosseguir Os atores começar a sentir Dificuldade em lembrar As falas que haviam decorado E tudo fica mais complicado Quando a Petrobras resolve cantar. Nem bem ela começa Um tucano sai voando E pousa no alto da cabeça De quem a está interpretando E nela faz um ninho Onde bota um ovinho Do qual surge um rapaz Que com um martelo de juiz Pergunta a todos bem feliz: Senhores, quem dá mais? Eduardo de Paula Barreto .

  9. André Nelson Postado em 01/Jul/2015 às 11:11

    Essa jornalista representa bem o seu público, logo , recebe o que merece ouvir e repassar aos seus.

  10. Stheferson Dias Postado em 01/Jul/2015 às 11:18

    Já passou da hora da política brasileira parar de ser tratada por nossa mídia como se fosse mais um tabloide! Essa repórter quis brincar onde se faz política séria e não poderia ter recebido resposta melhor.

  11. Denisbaldo Postado em 01/Jul/2015 às 11:19

    Essa aí valeu toda a visita. O jornalismo da Globo deve estar em crise existencial agora.

  12. Thiago Postado em 01/Jul/2015 às 11:50

    Eu nem cheguei a ver o momento em que ela falou ainda, mas assim que o Obama começou o discurso, em suas palavras já estava evidente esse pensamento dele. Acho que ela não prestou atenção no discurso. kkkk

  13. Fabio Hideki Postado em 01/Jul/2015 às 12:03

    O Obama recebe dinheiro do governo federal também ? Isso mostra como o Brasil é mesmo uma força global.

  14. Fabio Hideki Postado em 01/Jul/2015 às 12:08

    No twitter, essa cidadã acha mesmo que fez bonito. twitter.com/sandraacoutinho/status/615962870526775296

    • Eduardo Ribeiro Postado em 01/Jul/2015 às 14:51

      Olha que mentecapta....é uma coitada.....está se achando após o come que levou, e isso por uma pergunta que provavelmente nem foi ela que redigiu. Digamos que Obama "matou o mensageiro". Isso aí é pergunta de papai Ali Kamel. Mas ele não se expõe. As pessoas em geral não vão entender assim, mas quem de fato levou essa traulitada e vai precisar passar hipoglós no orificio uma semana não é a repórter, mas a Rede Globo, cuja baixeza moral e cujo jornalismo de merda foi exposto internacionalmente, pro mundo ver.

    • poliana Postado em 01/Jul/2015 às 17:17

      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-explica-o-vexame-internacional-da-globo-na-coletiva-de-dilma-e-obama-por-paulo-nogueira/

  15. Alonso Postado em 01/Jul/2015 às 12:17

    Bãããããããooo.. o vídeo é longo, em inglês e com as legendas em inglês. O comentários são contra e a favor da Dilma, mas, todos vc's que estão comentando, sabem em qual parte do vídeo o Obama faz a contestação?

    • Administrador
      Moderação Postado em 01/Jul/2015 às 12:24

      Olá, Alonso. Está indicado no texto o momento em que há a contestação (1:04:00). Boa tarde!

  16. Carlos Postado em 01/Jul/2015 às 12:39

    Chuuuupa reporter!!

    • eu daqui Postado em 01/Jul/2015 às 12:46

      Quem abrevia um debate nesses termos nada tem a ser chupado e não serve nem pra chupar.

    • eu daqui Postado em 01/Jul/2015 às 12:47

      A julgar pelo seu calão, vc é que deve estra chupando muito e mal daí de dentro desse presídio de onde vc tecla.........

    • eu daqui Postado em 01/Jul/2015 às 12:49

      Bah.. eu sou burro mesmo. Me ignore.

  17. beto Postado em 01/Jul/2015 às 12:51

    Gostei da responta do presidente mas como tudo na vida tem um porém, eu não comprei muito a resposta, o Brasil esta na vanguarda na questão ecológica? Talvez em alguns pontos, felizmente ainda possuímos uma grande bio diversidade mas é só olharmos a rio+20(?) e vemos que o Brasil é importante essencialmente como lider regional pois nesse grande evento internacional onde o Brasil poderia ter se destacado mostrou n teve muita credibilidade! Outra cousa dois anos de uma relação fria entre EUA e Br estão compensando o atraso! EUA ta vendo que quem ta perdendo o poder internacional eh ele, viu que se continuasse deixando Brasil de lado sua decadência só se adiantaria

  18. Line Postado em 01/Jul/2015 às 13:25

    Esse povo da globo é muito mal acostumado, acha que o mundo inteiro está aos pés desta emissora.

    • Marlon Bravo Postado em 03/Jul/2015 às 13:11

      Essa é a verdade !

  19. daniel Postado em 01/Jul/2015 às 15:16

    alguém "viu" esse "professor " Flávio ,por ai rsrs

  20. Deisi Postado em 01/Jul/2015 às 16:41

    A ultima semana para a Platinada sonegadora, não foi nada agradável, primeiro o Faustão levou entubada da Marieta, Zeca Camargo foi de uma infelicidade ao comentar a morte do cantor Cristiano Araujo, depois vem a publico explicar, mas não convenceu. Depois essa entubada do Obama, na jornalistinha vira-lata, é muito bom, não tem preço.

  21. deisi Postado em 01/Jul/2015 às 17:49

    A Globo não tem mais jornalistas, sob a batuta do Kamel, só restam incitadores de batedores de panelas. Que fumada internacional!

  22. ademar Postado em 02/Jul/2015 às 15:52

    Obama mostrou toda sua habilidade política no episódio, disse o que o Brasil e o que a Presidente gostariam de ouvir, devolveu à repórter o constrangimento que ela tentou impor a Dilma. Mas sejamos realistas, Obama fez discurso a platéia no maior estilo diplomático da oratória americana: "Somos amigos do Mundo, vocês são líderes e importantes para nós". Somente nossa pura ingenuidade para acreditar nesta pregação.

  23. enganado Postado em 02/Jul/2015 às 22:00

    Desde qdo a rede gRoubo contrata pessoas gabaritadas? Falo inglês, tá bom! Pessoas gabaritadas custam caro, são inteligentes para perguntarem coisas importantes e de mais a mais não são papagaio de pirata para Ali Kamel. Basta ver com quem a rede gRoubo está mancomunada, FHC, çERRA, CUnha, Moro, JB, Álvaro Dias, Aópio, ôjênior boechatÔ, monica Bergamo, .... incompetente é que não faltam. Aliás tá entregue/vendida/doada aos anglo-semitas da AIPAC. Sandra Coutinho, né! Tadinha dela, burra de fazer quina. rede gRoubo.

  24. Mauricio de Souza Matos Postado em 03/Jul/2015 às 15:31

    Pena que tenhamos uma imprensa tao mesauinha.