Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 31/Jul/2015 às 16:42
29
Comentários

O que explica o rebaixamento da Globo pela agência S&P?

Por que a Globo foi rebaixada pela agência S&P? E se a emissora tentasse justificar a queda, que explicação usaria? Culparia a crise econômica? O governo Dilma?

Globo bonner kamel faustão
William Bonner e Fausto Silva. Ao fundo, Ali Kamel, chefe de jornalismo da Globo

Paulo Nogueira, DCM

Ontem o Globo deu mais uma de suas manchetes contra Dilma.

Era mais ou menos isso: “Agora Dilma culpa a Lava Jato pela crise econômica”.

É que Dilma dissera que a Lava Jato estava cobrando um preço sobre a economia do país, com o cerco prolongado – e para muitos exagerado – a grandes empresas nacionais.

Tudo isso posto, seria interessante saber como o Globo daria na manchete o rebaixamento de sua nota pela agência de avaliação S&P, uma das maiores referências para grandes investidores de todo o mundo. Bancos também consultam a S&P quando examinam o pedido de empréstimo de uma corporação para minimizar o risco de calote.

Tenho a convicção de que o Globo terceirizaria a culpa, no mesmo estilo que o jornal criticou tão brutalmente em Dilma.

“Instabilidade na economia brasileira faz nota da Globo baixar”: seria mais ou menos esta a manchete.

E seria a linha seguida pelos comentaristas econômicos da casa, de Míriam Leitão a Sardenberg.

A Globo foi vítima, portanto.

Tudo bem, não fosse isso um sensacional autoengano.

Não que a turbulência do momento na economia não possa ter tido algum peso. Mas o grande fator do rebaixamento está na própria Globo.

A Globo opera num setor – a mídia – que passa por um processo que vai além de transformação. Estamos diante de uma disrupção. Ou, para usar um célebre conceito de Schumpeter, presenciamos na mídia uma “destruição criativa”.

Morre um mundo, aquele em que a Globo parecia inexpugnável, e ergue-se outro em que a empresa é mais um na multidão.

A internet está fazendo com as companhias tradicionais de jornalismo o que os automóveis fizeram com as carruagens há pouco mais de cem anos.

Sabia-se, faz tempo, que a mídia impressa estava frita. Mas se imaginava que a televisão poderia escapar da internet. Não. Os sinais são claros de que o destino da tevê como a conhecemos – aberta ou paga – é o mesmo de jornais e revistas.

A internet está engolindo a televisão. Em seus tablets ou celulares, as pessoas vêm vídeos como querem, na hora em que querem – e sem precisar de emissoras de tevê.

A Reuters acaba de lançar um serviço de vídeo cujo slogan diz tudo: “O canal de notícias para quem não vê mais televisão”.

Bem-vindo ao Novo Mundo.

Nele, os protagonistas serão empresas como Netflix, e não Globo ou qualquer outra emissora.

Como esquecer um depoimento recente de Silvio Santos, ao vivo, no qual ele disse não ver televisão? SS afirmou que gasta seu tempo com a Netflix, e recomendou aos espectadores que fizessem o mesmo.

Quanto tempo até os anunciantes fazerem, no Brasil, o mesmo percurso dos consumidores e irem para a internet?

No Reino Unido, a internet em 2015 responderá por metade do bolo publicitário. No Brasil, o pedaço digital está ainda na casa dos 15%.

Todas as audiências da Globo, do jornalismo às novelas, despencam sob o impacto da internet.

O Jornal Nacional se esforça para não cair abaixo dos 20 pontos, e novelas em horário nobre, como Babilônia, descem a abismos jamais vistos na história da emissora.

O público se retirou, e quando os anunciantes fizerem o mesmo, o que afinal é inevitável, a Globo estará em apuros sérios, como é o caso, hoje, da Abril.

Na internet, a Globo jamais conseguirá reproduzir a dominância que tem na tevê – e muito menos os padrões multimilionários de receitas publicitárias.

VEJA TAMBÉM: “Apesar da crise” — o texto que viralizou nas redes sociais

Tudo isso pesou na avaliação da S&P.

A Globo tenderá a justificar seu rebaixamento colocando a culpa em Dilma, mas o problema está nela mesma.

Sobra a piada que a Globo usou contra Dilma.

“Dilma é culpada até pelo rebaixamento da Globo.”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 31/Jul/2015 às 17:22

    Pelo contrário, a Globo só existe porque está em um país de terceiro mundo. Caso contrário não sobreviveria por uma semana.

  2. Pedro Accioli Postado em 31/Jul/2015 às 17:26

    Quem tem menos de 3 neurônios é você sua coxinha! E não tenho o menor respeito a sua opinião pois você não merece! Cada vez mais gente vai deixando de assistir a Globo, só quem é adulto e idoso conservador que vai continuar a ver a Globo!

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 31/Jul/2015 às 17:51

    A Globo só se criou e se tornou o que é porque é brasileira, porque está no Brasil. Não seja burra(o).

  4. Joao Postado em 31/Jul/2015 às 17:59

    Eis alguém que não tem mais que 3 neurônios e não leu a matéria.

  5. celio Postado em 31/Jul/2015 às 18:17

    No Jornal da noite do dia 29/07 ela justificou sem destacar-se no grupo de empresas que foram rabaixadas. na reportagem de sandra Passarinho Colocou um "especialista americano" para dizer que se o pais vai mal a tendencia é que as empresas também vá mal avaliada.

  6. enganado Postado em 31/Jul/2015 às 18:51

    mariaX (se é que é mulher). Qtos neurônios vc tem! Não saber contar, senão, mande um retratinho deles para o Pragmatismo que nós contaremos, tá!

  7. Deisi Postado em 31/Jul/2015 às 19:46

    Graças a Deus, o crescimento das redes sociais, criticas a Globo cresce, na mesma proporção que declina a audiência. Hoje temos e podemos escolher onde buscarmos informações, logicamente não na globo. Uma empresa com DNA da ditadura, conseguiu se consolidar com a ditadura não merece outra coisa que a derrocada.

  8. Cris Postado em 31/Jul/2015 às 19:55

    Apesar da globo manipular muita coisa ela é um simbolo, tire o simbolo e um novo irá surgir no lugar fazendo a mesma coisa.

  9. tata Postado em 31/Jul/2015 às 21:29

    Falou a criatura que não tem memória!

  10. sidney Postado em 31/Jul/2015 às 22:06

    Vc é a prova disso Maria. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Grego79 Postado em 01/Aug/2015 às 00:22

    Que bobagem Maria!!!!! Se você gosta da Rede Globo, tudo bem, é seu direito, mas pense um pouco, sei que você não tem só três neurônios, é um absurdo isso que você escreveu! Não escreva essas coisas não meu anjo! As pessoas irão "mangar" de você!!

  12. Daenerys Postado em 01/Aug/2015 às 00:31

    Acho que essa Maria é uma daquelas pessoas que é facilmente bitolada nos 3 minutinhos da Globo. A Globo, ao meu ver, é a cara da corrupção. Na verdade, não é apenas ela. a corrupção só existe no nosso país justamente por muitas pessoas serem assim como você, Maria: uma pessoa intolerante que, provavelmente, assiste apenas uma fonte de informação e toma-a como sendo a mais pura verdade... tec, tec... pessoa facilmente enganada - tendo como base as tuas postagens neste site.

  13. Marlon Bravo Postado em 01/Aug/2015 às 11:58

    A cara desses três fdp já é um bom começo pra entender !

  14. jorge Postado em 01/Aug/2015 às 12:55

    Kkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Mauricio de Souza Matos Postado em 01/Aug/2015 às 16:37

    E verdade o Brasil esta tao desacreditado que China vai investir aqui ciquenta e quatro bilhoe de dolares.nunca neste Pais houve investimento de tamanha envergadura. Fora muitas outras empresas e paises extrangeiros. Estao querendo quebrar o Pais atraves da imprensa. Que pena!

  16. Antonio Palhares Postado em 01/Aug/2015 às 16:51

    Este lixo execrável esta com os dias contados.Não vai fazer falta alguma.Industria da desinformação pestilenta.

  17. João Ribett Postado em 01/Aug/2015 às 19:01

    Bom, Maria, já tô acreditando que você tem menos de três neurônios!

  18. alcindo Postado em 01/Aug/2015 às 19:46

    Assim como você!!??

  19. Arantes Postado em 01/Aug/2015 às 21:12

    Tá no SPC, Maria?? Desligue essa TV e teabalhe mais!

  20. guilbert Postado em 02/Aug/2015 às 09:27

    Mauricio, concordo com você.... Temos uma crise com investimento gigantesco da Jeep e Toyota também. Por que isso? . É porque essas empresas não se informam através de uma única mídia elas tomam decisões em fatos e dados.

  21. João Rubim Postado em 02/Aug/2015 às 13:22

    Quebrado aonde cara pálida, deixa de ser imbecil e abra os olhos!

  22. Robson Lopes Postado em 02/Aug/2015 às 13:41

    Governo Federal edita medida provisória estabelecendo que o governo central, suas instituições e estatais só poderão fazer publicidade em empresas de comunicação que tenham grau de investimento pelas agências de análise de risco. Posto isso, ficam suspensas todas as verbas de publicidade na emissora Globo, bem como em suas afiliadas e subsidiárias.

  23. mari Postado em 02/Aug/2015 às 15:27

    A Globo quebrou pois é uma emissora que construiu sua base em mentiras e falcatruas. Quem se alinha aos generais, na ditadura, entregando pessoas que lutavam contra a repressão ou noticiando mentiras sobre a morte de Herzog, Paiva e outros não merece confiança. Quem estimula preconceitos contra negros usando-os em suas novelas como empregados domésticos. nunca como protagonistas das histórias e trata o homossexualismo de forma caricata, não merece respeito. E, por fim, quem tem Luciano Huck e Angélica com programas sem pé nem cabeça, que não acrescentam nada ao intelecto das pessoas tem que despencar mesmo. Graças à internet podemos conhecer "o outro lado da história", pois todos os fatos tem dois lados (depende de quem os conta) e possibilita que as pessoas pensem e reflitam sobre todos os acontecimentos e tirem suas próprias conclusões. Por isso a 'GRANDE MÍDIA' , tais como, globo, veja, estado e folha de sp estão com seus dias contados e tenho certeza farão um enorme bem a população.

  24. Zeketi Postado em 02/Aug/2015 às 20:44

    semana passada peguei uma neblina na serra que era tão braba que só conseguia enxergar até uns 50 centimetros de distância. Desculpe, mas essa sua opinião e visão sobre o assunto me fez lembrar muito dessa situação que passei.

  25. cascatinha Postado em 03/Aug/2015 às 20:31

    A Globo não admitiu a derrota nas urnas e se aliou aos Tucanos. e quem esta perdendo muito com essas situação e toda a nação .. a sorte e que hoje no Brasil os trouxas são minoria !! acredito que ainda haverá grande embate entre a população mas Golpe nunca mais !!

  26. enganado Postado em 04/Aug/2015 às 11:56

    Precisa explicar porque o covil da quadrilha da Direita, rede gRoubo, foi rebaixada? Lá só tem ordinários, calhordas, ladrões, vagabundos, facínoras, mentiroso, achacadores, apátridas, embaixada de iSSraHell, ...

  27. Thiago Teixeira Postado em 04/Aug/2015 às 19:53

    Antes 3 neurônios do que vários fakes troll da direita, cesar Souza.

  28. Zhungarian Alatau Postado em 05/Aug/2015 às 11:40

    Sabe, Maria, a Globo, nos anos 80, abriu uma filial na Itália. teve que fechar. Sabe por quê? Porque lá eu tinha que pagar salários, impostos, etc, coisa que aqui ela sonega. O Estado Mínimo apregoado pela Globo é bom para os outros, não para ela, que sobrevive agarrada às tetas do Estado. Se o Brasil fosse um país sério de fato, a Globo teria que andar pelas próprias pernas. E no estrito cumprimento da Lei.

  29. marcia julita f santos Postado em 11/Sep/2015 às 08:58

    A globo se firmou quando apoiou a ditadura,ficou contra o povo.Enquanto o povo era morto e torturado,ela recebia tudo de graça dos militares.Hoje o povo não cai mais na lábia da globo pois a internet os informa sem mentir e sem manipulações.Demorou mais o povo conheceu a verdade e a verdade liberta.