Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mobilidade Urbana 09/Jul/2015 às 10:17
12
Comentários

O cronista esportivo que tem ódio de ciclistas e de ciclovias

Flávio, cronista esportivo, ameaçou ciclistas, por mais de uma vez. Desafiou-os a passarem em frente a seu carro, fazendo presumir as consequências; ele defende não só o fim das ciclovias, como o desrespeito aos cidadãos que pedalam em São Paulo

ciclovias flávio prado marcia prado

por BikeZonaOeste

Flávio é jornalista. Márcia era massoterapeuta.

Flávio tem 61 anos de idade e uma carreira de sucesso no jornalismo esportivo. A vida de Márcia foi interrompida aos 40, atropelada por um motorista de ônibus, enquanto pedalava.

Márcia não pedia ciclovias: pedia respeito. Pedia educação no trânsito. Defendia o direito de todos compartilharem o espaço da cidade, mesmo com a atitude violenta de alguns motoristas. Mesmo sofrendo ameaças e agressões.

Flávio quer não só o fim das ciclovias, como defende o desrespeito aos ciclistas que façam coisas que, em seu julgamento pessoal, considera equivocadas (ainda que não sejam).

Ambos influenciam a vida e o pensamento de muita gente. Um pela palavra, outra pela memória.

Márcia acreditava em uma cidade mais humana. Sua história comove e inspira milhares de ciclistas em São Paulo e no Brasil.

Flávio ameaçou ciclistas, por mais de uma vez. Desafiou-os a passarem em frente a seu carro, fazendo presumir as consequências. Ele tem 74 mil seguidores no Twitter.

Ambos têm algo em comum: o sobrenome.

Flávio Prado. Márcia Prado.

Mas não é só pelo sobrenome que os dois se aproximam. Flávio trabalha na Av. Paulista, a duas quadras de onde a vida de Márcia foi ceifada.

Certamente já passou inúmeras vezes em frente à bicicleta branca que está no local.

flavio prado ciclovias marcia prado
Tributo a Márcia Prado na av. Paulista

Pode ser que Flávio considere que aquilo é só uma modinha. Ou coisa de bicicleteiro folgado. Talvez ache que não representa nada, já que não há ninguém nas ciclovias, nenhum dos 300 mil ciclistas invisíveis que circulam em São Paulo todos os dias.

Ou então, sequer tenha notado a bicicleta, guiando seu automóvel com a consciência tranquila, a mesma declarada pelo motorista do ônibus ao dizer que não tinha visto Márcia.

Quem sabe, algum dia – principalmente depois de um mar de bicicletas tomar a Paulista aberta – fique intrigado com aquela homenagem, observe com mais atenção, procure compreender o significado e busque se apropriar de um pouquinho da empatia, cidadania e humanidade que Márcia distribuía para o mundo.

É o que anda fazendo falta para a cidade. De fomentadores de desrespeito e ódio estamos cheios.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 09/Jul/2015 às 10:33

    Não é de hoje que o Flávio Prado destila incoerência, arrogância e prepotência na TV Gazeta. Nunca gostei de seu estilo autoritário dono da verdade. Ele é frustrado porque nunca conseguiu presidir a Federação Paulista de Futebol. É mais um playboy desrespeitado nos corredores do poder, um Aécio versão regional júnior. Pior do que um reaça, é um reaça fracassado.

    • Felipe Postado em 09/Jul/2015 às 11:18

      Cara vcs tem uma tara pelo Aécio hein kkkkk tudo que acontece agora é pq adora o Aécio é reaça é fascista kkkkk quando simplesmente o cara é um idiota apenas isso não compare isso a preferência política pq gente idiota tem em todo lugar todas as classes e movimentos.

      • Denisbaldo Postado em 09/Jul/2015 às 11:50

        Eu comparei o Aécio com o Flávio Prado, só isso. Eles têm muito em comum, especialmente o fato de não conseguirem presidir seus cargos ambicionados. Não me referi a nenhuma preferência política. Isso aí quem concluiu foi você.

      • Denisbaldo Postado em 09/Jul/2015 às 12:16

        Corrigindo, ninguém preside cargo e sim uma instituição, uma entidade, um ente. Em vez de "presidir seus cargos ambicionados" leia-se "presidir suas instituições ambicionadas"

      • joao Postado em 09/Jul/2015 às 16:14

        ta faltando interpretar melhor né amigo

  2. Nelson Santana Postado em 09/Jul/2015 às 15:02

    Flávio Prado é aquele cidadão que fez e faz a vida às custas do futebol, mas que insiste que o cidadãonão deve ir aos estádios. Como professor sempre foi uma piada.Mal sabe as regras da gramática, pois não tem concordância. Em suma, é mais uma daquelas enganações da mídia. Não deveríamos dar trela para este cidadão.

    • deisi Postado em 09/Jul/2015 às 20:49

      Esse mesmo Nelson, é um cara recalcado e grosseiro, também odeia o interior. Um reaça de carteirinha, que trabalha em uma radio que é um antro de reacionários, JP de são Paulo.

  3. Randy Postado em 09/Jul/2015 às 15:25

    Eu não sou contra ciclistas ou ciclovia... apenas acho que os ciclistas deveriam respeitar mais os pedestres e as leis de trânsito... os CICLISTAS NUNCA RESPEITAM OS SEMÁFOROS... E FICAM ANDANDO NAS CALÇADAS DESRESPEITANDO OS PEDESTRES...

  4. sergio Postado em 09/Jul/2015 às 15:35

    Tem muito neo ciclista surgindo com a onda,que vai manchar esse modal maravilhoso.Está na hora da prefeitura começar a educar essas pessoas,sim.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 09/Jul/2015 às 21:23

    Boçal falando do que supostamente entende - é tranquilo um dos piores do Brasil falando de futebol - , e agora se revela um boçal saindo de sua zona de conforto ao falar das ciclovias. "Por coincidencia", trabalha na...Jovem Pan, o maior antro fascista de SP, onde as ciclovias de Haddad encontram seus maiores, mais raivosos, mais canalhas e desinformados detratores. Alguem devia dar uma enquadrada nele. Que porra que é essa de "experimenta passar na frente do meu carro"? Ele vai atropelar, vai passar com o carro por cima do ciclista, é isso? Ele tem que esclarecer isso. Ele acha que a rua é dele e do carro dele e mais nada? Tem que ver isso aí, tem que estudar o cara e, com base nas palavras dele, afastar a possibilidade dele ser um psicopata ao volante que está por aí dirigindo sua SUV importada numa boa.

  6. Thiago Teixeira Postado em 09/Jul/2015 às 21:56

    Grande esportista. Parabéns paladino dos babacas.

  7. Vinicius Postado em 09/Jul/2015 às 22:16

    Cronista padrão "Sheheranazi" e "Veja" , o que esperar? (Outro Vinicius)