Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 16/Jul/2015 às 18:30
26
Comentários

MPF vai investigar suposto tráfico de influência de Lula

MPF abre inquérito para investigar Lula. Procuradoria formalizou investigação sobre suposto tráfico de influência do ex-presidente em favor da construtora Odebrecht

Lula Mpf tráfico de influência

A Procuradoria da República no Distrito Federal informou nesta quinta-feira (16) que abriu inquérito para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por possível tráfico de influência no exterior em favor da empresa Odebrecht. O Ministério Público formalizou a abertura da investigação depois de apurar indícios contra o petista em um procedimento preliminar.

No fim de abril, a Revista Época informou que Lula era alvo de uma investigação na procuradoria do Distrito Federal. De acordo com a reportagem, o Ministério Público Federal (MPF) apurava a relação entre viagens do ex-presidente, bancadas pela construtora, para supostamente obter contratos para a empreiteira em países como Cuba e República Dominicana. Naquele momento, no entanto, o petista era alvo de um procedimento chamado Notícia de Fato (NF), que agora foi transformado em um Procedimento Investigatório Criminal (PIC).

Segundo dados divulgados pela mesma reportagem da revista, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou o financiamento de pelo menos US$ 1,6 bilhão para a Odebrecht realizar obras nos países após o já ex-presidente se encontrar com chefes de Estado de Gana e da República Dominicana. Lula negou agir como lobista da empreiteira.

A assessoria da procuradoria não deu detalhes sobre quais elementos levaram à abertura do inquérito. A investigação tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Salomon Postado em 16/Jul/2015 às 18:45

    As instituições republicanas e democráticas morrem de medo da volta do cara que tirou mais de 40 milhões de brasileiros da miséria. Os maiores crimes do ex presidente foram os de criar empregos e colocar o Brasil no cenário mundial. Feriu de morte o orgulho dos vira latas.

    • Salomon Postado em 17/Jul/2015 às 15:08

      Gilberto vira latas, que besteira foi falada, coxinha? Diz aí que crime o Lula cometeu, meu rei? O que você andou lendo na Veja ou na Época? E que tipo de sociedade - você - quer deixar para seus filhos?

  2. Iran Bayma Postado em 16/Jul/2015 às 18:50

    MPF !!!!

  3. Vicente Postado em 16/Jul/2015 às 18:54

    Defender empresas brasileiras no exterior é crime. Privatizar a Vale do Rio Doce pelo valor de um ano de lucro da companhia e ainda financiando a venda pelo BNDES é lícito. Muito bem, parabéns ao MPF, ajudando a gerar empregos nos EUA.

    • Salomon Postado em 16/Jul/2015 às 19:52

      Quem defende tudo o que é brasileiro e as empresas brasileiras será denunciado pelo MPF, processado e condenado. Quem dá de graça o patrimônio público e sai pelo mundo falando mal de tudo o que é brasileiro nunca será incomodado pelo MPF. Vergonha do Ministério Público.

    • poliana Postado em 16/Jul/2015 às 20:22

      exatamente, vicente. perfeita a sua colocação!!!!!!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 17/Jul/2015 às 10:27

      Perfeito, Vicente..

  4. Denisbaldo Postado em 16/Jul/2015 às 19:58

    Se prenderem o Lula, imagina a delação premiada dele? Pode fechar o Congresso, vai todo mundo em cana.

    • Salomon Postado em 16/Jul/2015 às 20:28

      O problema, Denisbaldo, é que ninguém vai saber da delação premiada do Lula. Esse é o resultado de não ter feito uma lei da mídia.

      • Denisbaldo Postado em 16/Jul/2015 às 21:24

        Para calarem o Lula teriam que matá-lo. Ele não é um personagem insignificante que toda a imprensa mundial poderia ignorar. Duvido que o prendam, a voz dele é a mais alta do país ainda. Ela ecoa nos 4 cantos do planeta.

    • Paulo Figueira Postado em 17/Jul/2015 às 13:24

      Sabia do que? É estarrecedor que o MP se preste a um papel desse, investigar um Presidente porque defende os interesses do País e de suas empresas no exterior, atitude que é louvada quando se trata de presidentes americanos. Está criado um novo delito no entender do MP o tráfico de prestígio internacional, coisa que Lula tem de sobra.

    • Rodrigo Postado em 17/Jul/2015 às 16:26

      (Outro Rodrigo) Paulo, os países que tiveram dívidas perdoadas... São os que, posteriormente, neles houveram obras financiadas pelo BNDES? Países que deviam ao Brasil poderiam ter obras financiadas via BNDES ou só após o perdão? Foi para esses mesmos países que Lula teria viajado com Marcelo Odebrecht? Não é, pois, o caso de escolher o PT para bode expiatório, mas de ao menos ser reconhecido o quanto houver sido praticado de errado.

  5. Daniel Postado em 16/Jul/2015 às 20:21

    Engracado os comentarios, votei no Lula e reconheco que fez um bom governo, agora ele nao esta vendendo uma empresa brasileira no exterior, e sim fazendo lobby em prol de um empresario malandro, que com dinheiro publico investe no exterior, nao cria nada de empregos uteis pro Brasil e licra as custas dos nossos impostos... A privatizacao da Vale foi necessaria, veja o que esta acontecendo com a petrobras (que ja acontecia desde a epoca dos militares, nao foi invencao do pt)... Acho que tem gente que precisa rever os conceitos. Parabens ao site pela isencao (primeira vez que vejo uma noticia contra o pt).

  6. Felipe Postado em 16/Jul/2015 às 22:10

    Que lindo agora a Odebrecht é uma empresa brasileira a ser defendida kkkk finalmente vai começar a investigar quem deveria ter sido desde o começo, espero que seja apenas ao começo da limpeza desse país, investiguem o PT o PSDB o PMDB e que todos paguem pelos seus erros, lava jato é marco contra a corrupção nesse país certamente será lembrado por muito tempo

  7. Doug Postado em 16/Jul/2015 às 22:13

    Não sei o que maria, Naro Solbo e afins fazem no PP. Claramente nenhuma notícia os agradam e mesmo assim sempre estão aqui. A Folha e a Veja online devem ser muito caras... Com certeza a culpa é do PT haaha

  8. Doug Postado em 17/Jul/2015 às 02:36

    Livre eu sei que você é, mas parece que você apenas gosta de passar vergonha e arranjar discussões. É isso que acho estranho. O bom é que faz a galera se mexer um pouco. É ótimo ler uma notícia sobre as aberrações da Direita, descer um pouquinho e encontrar um exemplar na mais perfeita forma dentro dos comentários. Parece uma estratégia do PP colocar argumentos toscos que a Direita diria pra nos fazer absorver melhor as informações. De qualquer forma, desculpe e obrigado!!

  9. Luis Postado em 17/Jul/2015 às 07:46

    Não entendo a ferocidade dos esquerdistas ao defender seus ídolos como Lula, Genoíno e Dirceu. Porque toda essa disposição em defender o indefensável? Criminosos têm de ser punidos, não importa a orientação ideológica. Se o senador Ronaldo Caiado fosse pego em algum esquema de corrupção eu não levantaria um dedo para defendê-lo, pois apesar de admirar sua atuação no Congresso eu não acho que o fato dele estar no mesmo lado ideológico que eu seja o suficiente para eu fazer vista grossa a corrupção e mentiras. Acho que esse é um dos principais motivos da esquerda ser desprezada por muita gente: seu culto de personalidade obsessivo e sua compulsao em defender ídolos, em vez de ideias e instituições.

    • felipe Postado em 17/Jul/2015 às 09:09

      Perfeito Luis!!

    • Paulo Figueira Postado em 17/Jul/2015 às 13:33

      Lula não é criminoso, retiro o que disse caso você apresente provas, criminoso é atacar a honra das pessoas apenas por oportunismo ideológico. Os aeroportos feitos com dinheiro público para servir a si próprio e familiares pelo sr. Aécio estão lá para que todos vejam, podem ser fotografados, filmados e tudo o mais. Lula sempre teve a vida vasculhada de todas as formas, porque não mostram as propriedades ou dinheiro ilícito de Lula, ou em nome de laranjas, se existissem Lula estaria preso há muito tempo, é o sonho de consumo da direita destruir a reputação e mística do maior líder popular da história do País.

      • felipe Postado em 17/Jul/2015 às 14:40

        Tadinho do Lula ai meu Deus....

  10. Diego Postado em 17/Jul/2015 às 08:09

    como assim você admira a atuação do Caiado no Congresso...não dá nem para ler o resto do post, perdeu a credibilidade

  11. Deisi Postado em 17/Jul/2015 às 08:42

    Tudo isso tem um nome, Lula 2018, faz a direita, o PIG e coxinhas pirarem, não vão suportarem perder mais uma. A mídia golpista até tentou ganhar no grito, 3 dias antes do segundo turno, com a capa do folhetim veja, mas não rolou, conseguiram mudar muitos votos, mas graças a Deus o Nordeste e Minas que conhece o playboy não permitiram tal tragedia. Hoje inconformados tentam derrubar a presidente eleita de qualquer maneira. Todos unidos, STF, TCU, PIG e direita fascista não fazem outra coisa, depois do dia 26 de outubro de 2014. O desespero com a volta do Lula, tomou conta dos coxinhas, da direita e da mídia golpista, então precisam se unir 3 anos para impedir que o Lula vença mais uma.

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 17/Jul/2015 às 10:45

    """"As definições de DESESPERO estão sendo atualizadas"""". 2018 se tornou o pesadelo supremo desses canalhas. É urgente destruir o que Lula significa, em prol de toda sorte de interesses imperialistas e golpistas. Tu pega um Serra por exemplo, que prometeu para a Chevron mudar as regras nacionalistas que regem a exploração do pre-sal...esse TRAIDOR DA PATRIA está bonito, é bacanão, é legal...o cara fica de 4 e promete botar o Brasil tambem de 4 para petroliferas estrangeiras e ninguém dá um pio...e é um dos heróis da elite branca...o outro, o analfabeto, o "sapo barbudo que nem inglês sabe falar", que trabalha em prol de empresas brasileiras, esse é criminoso, tem que ser investigado. Nunca no Brasil o poste mijou tanto no cachorro quanto nos últimos meses.

  13. Paulo Postado em 17/Jul/2015 às 11:56

    Quais os mecanismos de contratação adotados pelos países? Se correu tudo dentro da lei local, qual o crime? Se ele já era ex-presidente, não havia mais nenhuma ligação formal com o BNDES.

  14. Paulo Figueira Postado em 17/Jul/2015 às 18:17

    Os senhores Felipe e Nara deveriam ter apresentado provas os indícios se que Lula fez alguma coisa errada ou apresentar argumentos que contradissessem os meus. Afirmar que Lula é o maior líder popular de nossa História é fato e não opinião, quer a direita goste ou não, não é por acaso que tentam de todas as formas afastá-lo do jogo político e desacreditá-lo

  15. Jeff Postado em 20/Jul/2015 às 22:39

    Está mais difícil do que nunca separar o joio do trigo nesse teatro político, mas estou vendo tudo isso com bons olhos e esperando um final feliz para o povo. Preciso pegar minha nave espacial agora, fui!