Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 24/Jul/2015 às 15:02
47
Comentários

Marina Silva diz que “é conveniente culpar Dilma pela corrupção no Brasil”

“Todo mundo está feliz de dizer que a culpada pela corrupção é a Dilma”. Marina Silva critica aqueles que acham que a corrupção no Brasil é problema de uma pessoa ou de um único partido: “Quando a corrupção virar um problema nosso, criaremos instituições para coibi-la”

Marina Silva dilma corrupção
A ex-presidenciável Marina Silva

A ex-candidata presidencial Marina Silva criticou, nesta noite, 23, a postura da sociedade brasileira de culpar a presidente Dilma Rousseff pelas mazelas de corrupção no Brasil e discursou sobre a importância de a sociedade brasileira sair da posição de “espectadora da democracia” para passar a autora do processo democrático.

“Aqui no Brasil está todo mundo feliz de dizer que a culpada pela corrupção é a Dilma. Quando a corrupção virar um problema nosso, criaremos instituições para coibi-la”, disse Marina, defendendo que as pessoas tomem responsabilidade na política.

“Não é sustentável acharmos que a corrupção é o problema de uma pessoa, de um grupo ou de um partido”, prosseguiu a ex-candidata ao citar outros políticos que viram alvos de argumentações simplistas como culpados pela existência de corrupção no País, como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (PMDB).

Marina argumentou que o Brasil só saiu da ditadura quando ela virou um problema de toda a sociedade e não apenas dos militares. “Enquanto a ditadura era um problema apenas dos militares, a coisa era feia.”

A ex-presidenciável pelo PSB também aproveitou a sua fala para tratar da Rede Sustentabilidade, partido que vem tentando criar como “uma alternativa aos políticos e empresários do país que caíram em descrédito”. Para Marina, a ideia da Rede é a de “democratizar a democracia”. “Esse mundo em crise não terá resposta se for para imaginar que os políticos ou empresários vão fazer as mudanças pela sociedade”, afirmou.

informações de Agência Estado

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 24/Jul/2015 às 15:24

    Essa aí apanhou da propaganda covarde do PT, e agora defende. Complacência ??? ou solidariedade ideológica ?

    • poliana Postado em 24/Jul/2015 às 15:35

      e ela mentiu em que no discurso dela, pereira? por acaso a culpa da corrupção história e arraigada desse país é de dilma e do pt????!!! só deles mesmo?

      • Pereira Postado em 24/Jul/2015 às 15:59

        O PT não inventou a corrupção, com certeza. O estelionato está no fato que o PT se vendeu como o partido da ética, e agora se esforça para tentar equivaler sua corrupção recorde com os outros.

      • Pereira Postado em 24/Jul/2015 às 16:01

        Usando-se de um expediente muito comum dos socialistas, que põe a culpa de suas cagadas em coisas que não tem nada haver com o assunto. Dizer que a culpa da corrupção reside nos financiamentos privados de campanha, é no mínimo um estupro intelectual contra a população

      • felipe Postado em 24/Jul/2015 às 16:06

        Parabéns Marina, pena que são poucos os políticos justos desse país, corrupção não é culpa da Dilma, nem do PT é da política podre desse país, o PT apenas usou demais desse recuso em causa própria e enfiou os pés pelas mãos assim como a Dilma que não é corrupta, só esta perdida e abandonada pelo seu partido, mas sim todos os partidos são corruptos.

    • Eduardo Postado em 24/Jul/2015 às 16:52

      Isso não é uma defesa. Ela só deseja que as pessoas parem de jogar a culpa apenas em Dilma e passem a considerar os outros corruptos, que continuam na roubalheira enquanto há apenas um boi de piranha, que aguenta tudo.

    • Paulo Rozendo Ferreira Postado em 24/Jul/2015 às 18:36

      Ela falou a verdade a corrupção não é só de um partido ou de uma presidenta a corrupção vem lá de baixo, nas campanhas para vereadores, onde os eleitores vende seu voto por um saco de cimento, um padrão para um time de futebol, um par de sapatos, uma cesta básica, tanto o corrupto como o corrupto vieram de baixo, CABOS ELEITORAIS, são poucas as pessoas que não trocaram seu voto por um favorzinho, tem gente que fala mas já trocou seu voto por meia dúzia de cerveja, Agora que dá uma de cidadão apontando o dedo para o PT, Vamos tomar vergonha na cara.

    • walter Postado em 24/Jul/2015 às 20:39

      A MARINA MOSTRANDO QUEM VERDADEIRAMENTE ; CABE A TODOS NÓS CARO PEREIRA, MOSTRARMOS OS TENTÁCULOS, DO LULA E SUA TRUPE; QUANTO SERÁ QUE PROMETERAM PARA SUA CAMPANHA...HIPOCRISIA E ARROGÂNCIA; ESTAS SÃO SUAS MARCAS...O BRASIL NÃO MERECE MAIS ISTO...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Jul/2015 às 08:29

      Apanhou mais ainda da propaganda do PSDB, menino Pereira. Se o discurso dela hoje fosse "a Dilma é bandida e corrupta", estaria ela com "solidariedade ideológica" junto ao PSDB? Ou com "complacência"? Você a estaria criticando por ter se bandeado ao PSDB depois de ter apanhado tanto deles? Ou estaria batendo palminha pra ela?

  2. Eduardo Postado em 24/Jul/2015 às 16:51

    Querida Maria... cumpre ressaltar que o poder não está apenas nas mãos da presidente. Caso você desconheça, somos uma república federativa, com um congresso bicameral e um governo de coalizão. Há um Presidente da Câmara, independente, um Presidente do Senado, independente, um Congresso Nacional, 27 governadores e várias instâncias de poder.

    • Silva Postado em 24/Jul/2015 às 17:04

      Com a maria cesar souza não adianta argumentar, de tão alienado(a) e também leitora da veja, nem desenhando consegue entender. É da turma sou contra tudo isso que está aí, só do PT. Cunha, Renan e governadores prefeitos são isentos de qualquer coisa.

    • Britto Postado em 24/Jul/2015 às 20:40

      Caro Silva! Penso eu que se trate, isso sim, da Maria Pereira. Se não são um casal, fariam um perfeito, contanto que não procriassem! he he he Pereirisses sobre pereirisses!!! Que os Deuses nos guardem! :)

  3. Leandro Postado em 24/Jul/2015 às 16:52

    Manchete ambígua...

  4. Dado Gonsalves Postado em 24/Jul/2015 às 17:14

    Comece culpando sua falta de informação e analfabetismo político e de outros vários brasileiros. O poder não está nas mãos apenas da presidente. Vá ler como funcionam as instituições democráticas, sobre os poderes que controlam a República. Depois volte e escreva algo que preste. :)

    • Rosali de Rosa Cantlin Postado em 26/Jul/2015 às 05:03

      Essa é a autêntica "maria vai com as outras". Acredita em tudo que lê no PIG. Esse tipo de gente não merece nem que a gente perca tempo discutindo. Já sofreram lavagem cerebral irreversível.

  5. João Aragão Postado em 24/Jul/2015 às 19:01

    Muitas falácias,aonde falta o pão todos brigam e ninguém tem razão. O fato é a corrupção atual,a maior roubalheira de todos os desgovernos.Justificar a corrupção atual que está falindo o Brasil e sangrando o povo com o aparelhamento criminoso dos três poderes,comparar com outros governos ,é simplesmente inaceitável.Não interessa se o partido A ou B é culpado ( Todos se articulam para continuarem nas tetas da nação ) o fato é que o Brasil está afundando e muita gente inocente esta pagando a conta.

  6. enganado Postado em 24/Jul/2015 às 19:49

    mariaX (se é que é mulher) . Qto roubou o "Corno da Amante", vc sabe? Ou vai varrer este roubo para debaixo do tapete? Bom! já até varreram o nome do çERRA na Lava Jato para debaixo, agora tem até apelidinho: "Tarja Negra", porque o juiz-tucano-bandido MORO pintou o seu nome com hidrocor NEGRO. E aí?!?

  7. enganado Postado em 24/Jul/2015 às 19:59

    Ajuda? Ao FHC! Só se for para ajudar na maracutaia como comprar o JUSTICIÁRIO_DB, STF_DB, PF_DB, TCU_DB, GAFE+rede bunderantes_DB, ... etc. Se assim o for, está explicado! Aliás, vagabundagem, gatunagem, chantagem, roubos, falcatruas, xingamentos, mentiras, putarias (em saunas em Brasília), cheirar, embebedar, agredir mulheres com gestos e palavras, cinismos, ...etc; o FHC&cia se abrissem um escritório nos "Estados Unidos de São Paulo", não sei não! tinha emprego até para VC, porque o lucro deverá ser muito alto. Aí grande chance!

  8. poliana Postado em 24/Jul/2015 às 23:41

    assim como ela virou BFF de aécio durante o 2º turno ano passado?!sei...a política é um meio tão verdadeiro, cheio de amizades verdadeiras q às vezes penso em entrar nesse mundo só pra fazer grandes amizades, sinceras e eternas. aécio até disse q a marina tava gata de cabelos soltos. olha pra isso rpz...cara sincero né?

  9. enganado Postado em 24/Jul/2015 às 23:47

    Quer dizer que a Fodinha da Floresta reconhece que a roubalheira vem desde 1500, qdo a Direita assumiu o P(F)oder no na "Ilha de Santa Cruz" = "Terra de Santa Cruz" .. = "Estados Unidos do BRASIL" = "República Federativa do BRASIL". Vai arranjar encrenca com todo PSDB/DEM/juiz-tucano MORO, CÚnha, Clube Militar_DB, çERRA ... todos os DB´s da "República dos Estados Unidos de São Paulo", que se estende até a Província do Rio Grande do Sul. Favor incluir o "Campo de Concentração de Guantânamo II" do juiz-tucano Moro que se encontra nos "Estados Unidos do Paraná". Cara Fodinha da Floresta, presta atenção que o Bco. Itaú não admite deslizes, e muito menos o Aópio. Vc é uma mulher de sorte, porque escapou de ser chamada de "Leviana" naquela época das eleições pelo Aópio, agora falando essas coisas, cuidado porque a DILMA já até assaltou o trem pagador lá na Inglaterra-1968, roubou a taça Jules_Rimet, a PETROBAX, ...etc. Assim sua batata tá assando! Cuidado com CÚnha! Te cuida porque o "diploma" que o George Soros lhe deu ainda ser RASGADO! Quem avisa amigo é!

  10. Eduardo Ribeiro Postado em 25/Jul/2015 às 08:40

    Olha a fada acertando uma...a "segunda via do PSDB", tal qual um relogio quebrado, deu uma dentro. Só sigo com pena profunda de quem ainda a leva a sério. """""""""Para Marina, a ideia da Rede é a de “democratizar a democracia”. “Esse mundo em crise não terá resposta se for para imaginar que os políticos ou empresários vão fazer as mudanças pela sociedade”,"""""""""""""" ...ela continua com esse papinho aranha que engabela os moderninhos APOLITICOS, e pior que deve ter muito tonto ingênuo que ainda leva a sério essa empulhação "neutra" dela, especialmente depois da palhaçada que ela nos apresentou em 2014..

    • Felipe Postado em 25/Jul/2015 às 10:48

      Enquanto pessoas como ela existir ainda tenho esperança de uma política menos suja chega de PT e chega de PSDB as pessoas tão ficando acostumada com o pouco que estes nos deram e.ficam satisfeitos com a.podridão política de hoje

      • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Jul/2015 às 10:56

        É porque você vota "em pessoas", menino. Vota "no individuo bem intencionado". Você tem raiva de partidos, acha que é tudo igual, está "contra tudo que está aí", odeia política, acha que essas coisas de ideologia não tem importancia, são do século passado. Marina só engabelou incautos e apolíticos em 2014. O discurso dela foi craneado pra capitalizar exatamente em cima de gente como você. Ela captou esse sentimento burro que emanava das manifestações burras de 2013, e se posicionou como "terceira via", "sou diferente de tudo que está aí". E tem gente que caiu sem refletir meio segundo a respeito de quem ela representava, quem estava POR TRÁS dela e que interesses ela defendia.

      • Felipe Postado em 25/Jul/2015 às 16:08

        Eu voto em idéias aliás tudo q o PT prometeu não fazer fez e o que prometeu fazer não fez e agora as pessoas ficam abobslhadas aqui procurandocum motivo de criticar os.outros para não admitir que foram enganados pelo governo, é incrível que não vê ninguém ninguém falando das mentiras contadas.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jul/2015 às 21:49

        Felipe....foda-se o PT. Estou falando de Marina, a sua candidata, aquela que está acima dessa polarização, aquela que não é direita, não é esquerda, não é centro...aquela que é moderna, que faz "a nova política" e é diferente de tudo que está aí. Aquela que andava com Neca Setubal a tira-colo DESAVERGONHADAMENTE EM PÚBLICO, coisa que nem Lula nem Dilma - cujos governos foram extremamente lucrativos para banqueiros - jamais fizeram, preservando um pouco a própria dignidade. Aquela que fez o diabo pra se lançar candidata. Aquela que apoiou Alckmin, apoiou Beto Richa. Aquela que iria governar com uma Biblia debaixo do braço (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!), e que mudou seu programa no primeiro grito de Silas Caça-rola Malafaia. Aquela cujo plano econômico era uma cópia carbonada e intensificada do venenoso PSDB, cujo mote era a independência do BC...puta que o pariu, Felipe...nem Aécio ou FHC propuseram tal bizarrice...o neoliberalismo em sua forma mais pura e devastadora. É disso que eu estava a tratar. E você do nada entra no "modo reclamão", e manda de novo seu "mimimi automático contra o PT"...cansativo demais, bicho...

      • felipe Postado em 28/Jul/2015 às 09:38

        Cansativo seu comentario.... prefere ser enganado pelo PT a reconhecer que um político que falou a verdade em sua campanha tenha alcançado tantos milhões de votos, se ela andava com os banqueiros Lula e Dilma com as empreiteiras, se ela é cristã, católica, espírita, macumbeira, umbandista, ou o que quer que seja, problema dela, o importante é que ela foi a única ser honesta em sua campanha ao contrário dos outros 2 partidos que inventaram coisas para se elegeram, nenhum politico entregou seu plano de governo, ela entregou, ia chamar os melhores para seu governo independente de partido, não ia se vender como faz o PT e o PSDB, na sua visão ela era ruim, mas foi honesta com a população sobre suas propostas (boas ou ruins) e não fez esse jogo sujos dos outros partidos.

    • poliana Postado em 25/Jul/2015 às 16:36

      a pessoa n foi competente nem pra criar o seu partido, eduardo. até hj, nada. n deu certo em nenhum partido q ficou..e ainda tem gente q acredita nela como presidente de uma nação!

      • Felipe Postado em 25/Jul/2015 às 19:58

        Para quem viu a criação dos últimos partidos e do partido da Marina sabe que não foi isso que aconteceu.

      • poliana Postado em 26/Jul/2015 às 15:58

        oi???????????????? por acaso vc conhece as regras da legislação eleitoral q devem ser cumpridas para a criação de um novo partido político? se vc n conhece, dá uma lida no art 7º, parágrafo 1º, da lei 9096/95...assim vc pára de falar besteira.

      • Felipe Postado em 26/Jul/2015 às 20:54

        Bom e novamente eu digo, se as pessoas tem acesso a.mídia , digo todas as mídias e ficaram sabendo da história de como ia ser criado esse partido e.do impedimento que foi imposto VC nao falaria isso, no caso da criação de outros partidos não foi tratado como no partido da Marina mas tenho certeza q VC sabe disso mas não vai dizer, as leis são de conhecimento de muitos, agora como ela é aplicada no mesmo caso de maneiras diferentes que é o complicador.

      • poliana Postado em 26/Jul/2015 às 23:41

        caramba...felipe, a marina PERDEU o prazo para criar o seu partido. qdo ela foi ao tse, já n tinha mais como. além disso ela n conseguiu o número mínimo de assinaturas q ela precisava pra criar o partido. inclusive, essa explicação está expressa no parágrafo 1º do artigo 7º da lei 9096/95 q te mandei! foi perda de prazo, e falta de assinaturas no mínimo legal estipulado, e vc vem com essa de q houve tratamento diferenciado entre ela e os demais partidos!!!!!!!!!!!??? eu n tô acreditando q li isso!! vc só pode estar de brincadeira! e por sinal, ATÉ HJ A PORCARIA DO PARTIDO REDE SUSTENTABILIDADE AINDA N FOI CRIADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! vai ver é o tratamento diferenciado q ela recebe n é? n querem q ela crie o partido...faz-me rir!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • poliana Postado em 26/Jul/2015 às 23:48

        "impedimento q foi imposto".......de lascar viu...eu poderia ir dormir sem essa...eu mereço!!!!!!!!!!

      • Deisi Postado em 27/Jul/2015 às 08:07

        Poliana, não conseguiu criar o partido, porque tinham assinaturas até de pessoas falecidas, foi para o PSB e aceitou ser vice de Eduardo Campos, com sua morte assumiu a cabeça da chapa. Fez selfie no velório ao lado do caixão sorrindo, depois apoiou o Aécio no segundo turno. Usou o fato de ser evangélica, para se fazer de santinha, mas no fundo não passa de uma grande oportunista.

      • felipe Postado em 27/Jul/2015 às 08:55

        E de novo, vc não esta falando a historia real, mas isso não foi importante e nem a impediu de concorrer, e se não criar o partido que fique com o PSB.

      • poliana Postado em 27/Jul/2015 às 16:28

        ah, tá ok. tô não...fizeram um complô pra q marina n conseguisse criar seu partido. parabéns felipe, vc tem razão! pobre marina, vítima da justiça eleitoral desse país!ô dó! e até hj, nada do "rede sustentabilidade". qto fracasso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!quer dizer, complô!

  11. Thiago Teixeira Postado em 25/Jul/2015 às 08:58

    Um dia minha senadora vai cair em si e voltar para nossa luta. Viva lá revolucion!!!!!!!!!!!!

  12. Deisi Postado em 25/Jul/2015 às 09:52

    Em 12 anos do governo PT, 2.226 operações, em 8 anos do FHC, foram 48, ainda às que foram investigadas, estão todos soltos! Eles contavam com astucia do engavetador da justiça, mensalão mineiro de 1998 é uma prova. O PT deu autonomia às instituições, o psdb sempre abafou e escondeu toda corrupção embaixo do tapete. Mas hoje, com toda investigação e divulgação da mídia, delação seletiva, o PT inventou à corrupção. A Marina está fazendo joguinho politico, não acredito nela.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Jul/2015 às 10:59

      Estás correta. Digo mais: hoje, absolutamente NINGUEM com um pingo de consciencia política e meia dúzia de neuronios funcionais acredita nela.

  13. Mauricio de Souza Matos Postado em 25/Jul/2015 às 10:46

    O delegado Protogenes, que prendeu o Daniel Dantas , foi exonerado.Por estas eoutras e que a Policia Federal. nao investigava a corrupcao trilhonaria do PDSB.

  14. grego79 Postado em 25/Jul/2015 às 11:03

    Porque? pessoas de cabeça pequena, taxando Marina como bobinha, mentirosa, complacênte....Quanta ignorância!!!! Ela só disse que corrupção é um problema nosso! Está na cultura do brasileiro. Tem muita gente acomodada que não procura informação, preocupada com seu smartphone!

    • Rosali de Rosa Cantlin Postado em 26/Jul/2015 às 05:12

      Ela não passa de uma vira-folha". Teve a cara de pau de apoiar o Aécio e agora vem com essa conversinham mole... de defender a Dilma e o PT. Não acredito em nada que ela fala. alguma coisaela etá querendo...

  15. Alessandro Postado em 25/Jul/2015 às 14:48

    Já mudou de ideia já?

  16. Sergio Carneiro Postado em 26/Jul/2015 às 06:19

    Tens razão Marina. Dilma/Lula/PT não são os únicos culpados pela corrupção. Mas temos que admitir que eles fizeram escola e entraram para a história. Essa trindade - Dilma/Lula/PT - são os iphone da corrupção, os AirBus A380 dos desvios, os Ayrton Senna das prevaricações, os Bugattis Veyron da rapinagem.

    • Flaviano Alves Postado em 27/Jul/2015 às 08:35

      Dilma/Lula/PT não são nem de longe o supra-sumo da corrupção. Quem acredita nisto é quem deixa-se pautar pela grande mídia bandida, que se utiliza do combate à corrupção promovido pelo governo atual para distorcer a realidade, criando a ideia de que o governo do PT foi mais corrupto do que os outros, o que não foi, nem mais, nem menos. A corrupção não é culpa de um determinado governo ou partido político, mas está entranhada em nosso sociedade em todos os seus níveis e instâncias. A classe política é um reflexo da sociedade, por isso, não pode ser diferente. Agora, me diga alguém que tenha boa memória, qual foi o governo, depois da redemocratização, que promoveu um combate a corrupção tão grande como o que está havendo hoje? Alguém me diga de algum político da oposição que tenha alguma proposto de lei ou o quer que seja para combater as causas da corrupção? Criticar os outros é fácil, quero ver quem tem coragem de enfrentar o problema de cara, como vem fazendo o atual governo.

  17. altair Postado em 26/Jul/2015 às 07:27

    E você axredita bissi. Quem foi o FHC, comprou a reeleição, ajudou bancos falidos com o dinheirinho do BNDES, quebrou o pais 3 vezes, deu o patrimônio público, deixou o pais com inflaçao de 12%, dolar 4.00, risco pais 3000 pontos salario minimo 180, 00, criou o Fator Previdenciario que acabou com ostrabalhadores. Voces acreditam na Inveja e contos de carochinha. Aperndam a ler a realidade.

  18. altair Postado em 26/Jul/2015 às 07:30

    E tu acreditavnisso sua anta. Vai aprender a ler a realidade. Eu nao fui pesquisada, meus amigos nao foram . Peaquisa manipulada.

  19. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 23/Dec/2015 às 16:42

    CHEGOU A HORA DE COMEÇAR A CEIFA PROFETICA (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL: Irmãos, observai que os Semelhantes se atraem tanto para fazer o bem quanto o mal, constituindo-se no Trigo e no Joio que se separam como se vê no mundo, à exemplo do Brasil; (JB.4.27) POIS ASSIM DIZ O SENHOR: (MT.15.16) TAMBÉM VÓS NÃO ENTENDEIS ESTA PARABOLA? (JB.15.29) LEMBRAI-VOS DA PALVRA QUE EU VOS DISSE: (MT.13.24/25) O REINO DOS CÉUS É SEMELHANTE A UM HOMEM QUE SEMEOU BOA SEMENTE no SEU CAMPO; MAS, ENQUANTO OS HOMENS DORMIAM, VEIO O INIMIGO E SEMEOU O JOIO NO MEIO DO TRIGO: (MT.5.28) EU, PORÉM, VOS DIG: (MT.13.30) DEIXAI-OS CRESCER JUNTOS ATÉ A COLHEITA, E, NO TEMPO DA COLHEITA, DIREI AOS CEIFADORES: AJUNTAI PRIMEIRO O JOIO, ATAI-O EM FEIXES PARA SER QUEIMADO; MAS O TRIGO, RECOLHEI-O NO MEU CELEIRO: (JB.3.10) NISTO SÃO MANIFESTOS OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO: TODO AQUELE QUE NÃO PRATICA A JUSTIÇA, NAO PROCEDE DE DEUS, E NEM AQUELE QUE NÃO AMA A SEU IRMÃO: A propósito, corroborando a consumação das Profecias Sagradas, pelo poder desse saber em Cristo; acabo de receber a seguinte mensagem dos meus testemunhos espirituais: AVALIAÇÃO CRITICA DA COMUNICAÇÃO MEDIUNICA Caros companheiros(as) de jornada, para o nosso estudo e observação, estou compartilhando uma comunicação mediúnica, cuja avaliação foi feita no grupo de estudo de O Livro dos Médiuns do qual participo. Não acreditamos relevante informar o nome do médium, pois trata-se de uma oportunidade de aprendizado e nada mais. No capitulo XXVII 'Das contradições e das mistificações' do livro citado acima , Allan Kardec adverte: “Podendo manifestar-se Espíritos de todas as categorias, resulta que suas comunicações trazem o cunho da ignorância ou do saber que lhes seja peculiar no momento, o da inferioridade, ou da superioridade moral que alcançaram. A distinguir o verdadeiro do falso, o bom do mau, é a que devem conduzir as instruções que temos dado. Cumpre não esqueçamos que, entre os Espíritos, há, como entre os homens, falsos sábios e semi-sábios, orgulhosos, presunçosos e sistemáticos.” Mais além, O Espírito de Verdade esclarece: Para se discernir do erro a verdade, preciso se faz que as respostas sejam aprofundadas e meditadas longa e seriamente. É um estudo completo a fazer-se.” Infelizmente, mesmo à luz de tais esclarecimentos, vários médiuns não avaliam as comunicações recebidas e, por acréscimo de imprudência, as publicam indiscriminadamente nas redes sociais, saciando a 'sede de conhecimento' dos seus numerosos seguidores, igualmente imprudentes, para não dizer fascinados. É com a humildade de meros aprendizes e a vontade de reiterar o alerta feito por Kardec e O Espirito de Verdade, da necessidade de prudência e avaliação, que apresentamos a seguinte comunicação dada por um Espirito que se identifica como Alfred Schutz. Cada trecho que julgamos questionável esta sublinhado, numerado e comentado em uma linha correspondente no final da mensagem. * * * Mensagem do Mentor: F lhos e Filhas deste1 Plano Físico, peço licença a este Médium para colocar algumas coisas pra vocês neste exato momento. Primeiramente, quero lhes alertar para que se unam com suas famílias, perdoem seus inimigos e em vez de procurar culpados, sigam em frente confiando na espiritualidade!2 O eixo de frequência3 da terra está mudando, o que tumultua o psiquismo das pessoas, fazendo os nervos ficarem a flor da pele4. O ARNALDO OU ISRAEL precisa se adaptar à nova realidade em ajudar os outros pela extrema sensibilidade espiritual que possui.5 Deixem que ele se adapte, não o testem nem façam perguntas sem significado espiritual6 que o levem desanimar7 desta Missão5. Além disso, quero lhes alertar contra os vampiros espirituais8 que chegam com palavras doces e promessas de melhoras, pois muitos deles estão infiltrados nos meios religiosos e espiritualistas! Não vamos dar guarida aos que buscam facilidades, privilégios e dicas dos mentores para lhes poupar o esforço evolutivo. Não trabalhamos com autoajuda que tem prazo de validade, nossa atuação é no sentido de lhes dar um novo ânimo. (paragrafo introduzido para facilitar a leitura) Como o magnetismo da Terra está na fase de separar o joio do trigo8 na seleção de quem viverá nos tempos da regeneração, haverá muita dor neste mundo.9 Não transfiram muitas expectativas para nós10, pois tanto eu como o Médium somos realistas e focados5. Queremos companheiros de Evolução ao invés de seguidores. Haverá bastante tumulto nesse país, contudo, a Ordem vai ser restabelecida11 sem quebra dos preceitos do Estado de Direito. Meus amados, porque muitos de vocês estão acomodados no mal sem atitude ou coragem para mudar? Anuncio um Novo Tempo12 para quem se esforçar por se modificar. NoPlano Espiritual Evoluído8 não existem atalhos, conchavos ou alianças por interesse13. Aonde estou, vigoram o trabalho, mérito e competência no cumprimento das tarefas. A Sociedade está repleta de pregadores e oradores, contudo, queremos pessoas dispostas para a ação.14 (paragrafo introduzido para facilitar a leitura) N ós, desencarnados laboriosos12, estamos procurando parcerias construtivas.4 Quem tem medo de se renovar ficará estacionário na seara evolutiva. Ajudem o (nome do médium) a divulgar15 a nossa força tarefa de seres que fazem o progresso acontecer12. Somos companheiros nessa trajetória. O medo emite um magnetismo16 de baixa frequência que atrai entidades ignorantes. A obsessão requer reciprocidade vibratória, então, esqueçam o muro das lamentações para serem agentes da guinada positiva para as suas Vidas! Em outubro, serão duas mensagens por semana.17 Hoje, faço apenas uma convocação pela transformação. Tenho muito amor, contudo não saio do objetivo,18 pois a chantagem sentimental nada traz de solução. Sintam todo meu carinho! Abraço deste sociólogo no Plano Espiritual * * * 1 O uso da palavra 'deste' deixa entender que o narrador também se encontra no plano físico. 2 Em contradição com o item 10. 3 Cientificamente incorreto; Eixo: Reta imaginária através da qual um astro realiza o movimento de rotação. Frequência: Número de vibrações por unidade de tempo. - Portanto, não existe 'eixo de frequência'. 4 Expressão própria ao plano terrestre que Espíritos elevados não usariam. 5 Afirmação suspeita com finalidade de lisonjear o médium e adquirir a sua confiança. Espíritos elevados jamais afirmariam que os médiuns possuem qualidades ou virtudes especiais. 6 Ciente da sua falta de conhecimento geral, o Espírito quer evitar perguntas complexas que revelariam a sua inferioridade intelectual ou moral. 7 Gramaticamente incorreto (erro do Espírito ou do médium). 8 Tal formulação ou conceito não existe na literatura espírita. 9 Previsão pessimista ou amedrontadora do futuro, sem finalidade construtiva. 10 Em contradição com o item 2. 11 Previsão do futuro sem finalidade construtiva. 12 Afirmação prepotente incompatível com a humildade dos servidores do bem. 13 Incorreto. Há inúmeras 'alianças de interesse' no plano espiritual, tanto pelo bem quanto pelo mal. 14 Em contradição com a afirmação de Emmanuel no livro 'Estude e Viva' “(…) recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”. 15 Apelo à divulgação própria e das suas mensagens, sem menção da Doutrina Espírita. 16 Cientificamente incorreto: Magnetismo: Conjunto de fenômenos que os materiais imantados apresentam. - Portanto, o magnetismo não pode ser emitido, mas sim, as ondas magnéticas. 17 Espíritos elevados nunca garantem a frequência das comunicações. 18 Afirmação confusa (a devoção à uma causa não representa a ausência do amor e vice versa). *Obs: É digno de nota a ausência completa de louvor à Deus, ao Cristo ou qualquer modelo espiritual, tanto no início quanto no final da comunicação. Esperamos que esta modesta análise, sem presunção de autoridade doutrinária, possa demonstrar a urgência do estudo, da prudência e vigilância necessários para todos e principalmente os obreiros da área mediúnica. Fiquem à vontade em acrescentar comentários, análises, sugestões e correções para o proveito de todos. Vigiai e orai! Matheus 26:41 Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/comunicabilidade-dos-espiritos-(mediunidade)/avaliacao-de-comunicacao-mediunica-mistificacoes-e-contradicoes/#ixzz3shOtz4NL