Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 09/Jul/2015 às 09:46
54
Comentários

Joanna Maranhão é ameaçada após criticar a redução da maioridade penal

Vítima de ódio, Joanna Maranhão é xingada e chamada de 'apoiadora do PT' por se posicionar contra a redução da maioridade penal. "Espero que você quebre a perna e, quando morrer, vá para o inferno pagar por apoiar essa facção criminosa (...)"

Joanna Maranhão redução maioridade penal
Nadadora Joanna Maranhão foi vítima de intolerância após se posicionar contra a redução da maioridade penal no Brasil (Pragmatismo Político)

Joanna Maranhão sentiu na pele as consequências do ódio reinante nas discussões políticas do Brasil atual, quando expressar uma simples ideia ou se posicionar sobre um tema cotidiano pode significar ser agredido e ameaçado.

Tudo começou após a atleta gravar um vídeo e divulgá-lo em sua página pessoal do Facebook explicando as suas razões para ser contra a redução da maioridade penal no Brasil. A postagem da nadadora recebeu mais de 50 mil compartilhamentos na rede social.

A esportista criticou a maneira como a PEC da redução foi aprovada, por meio de manobra articulada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), além de afirmar que não consegue desassociar sua representatividade na competição internacional a política do país. “Já é a segunda vez que amanheço e tomo conhecimento dessas manobras criminosas que Eduardo Cunha tem feito no Congresso e eu sinto um desgosto muito grande. Não sou a favor da maioridade penal e não há nada, nenhum dado que me convença de que isso resolve violência. A gente sabe que no Brasil quem vai ser preso é menor de idade preto e de favela”, desabafou.

Ódio

Com a enorme propagação do vídeo, a atleta recebeu apoio e críticas. Uma das mensagens foi tão agressiva que Joanna resolveu divulgá-la na internet. Um internauta chamado Mario Junior chegou a desejar que a carreira da nadadora fosse interrompida [imagem acima] por uma lesão e a acusou de ser ‘apoiadora do PT’.

“Ouvi dizer que você apoia a quadrilha do PT. Então que seja a pior atleta. Que quebre a perna e que quando morrer vá para o quinto dos infernos pagar por apoiar esta facção criminosa que destruiu o Brasil. Te desejo tudo de pior. Eu e 90% dos brasileiros que são honestos e que desejam que bandidos que cometam crimes sejam presos…”, escreveu o internauta.

Joanna comentou a mensagem agressiva: “Mensagem que recebi. Respondi agradecendo e enaltecendo o maravilhoso ser humano que ele é. Ao receber mensagens como essa, percebo que escolhi lutar do lado certo”.

Ciente das agressões contra Joanna, a deputada Jandira Feghali (PCdoB) saiu em defesa da atleta e citou também os recentes episódios envolvendo o apresentador Jô Soares e a atriz Marieta Severo. “A hostilidade contra a Joanna Maranhão é a mesma contra a Marieta Severo e o Jô Soares. É a opressão da ignorância e das cabeças apolíticas contra quem corajosamente expõe sua lucidez na nação. Palmas a eles!”, escreveu Jandira.

Internautas também se posicionaram para repudiar a intolerância. “Joanna, quando vejo coisas horrorosas como essa, tenho essa mesma sensação: de estar do lado certo. E se não for tão certo assim, não tenho dúvida de que é o lado mais humano”, afirmou um seguidor da atleta.

“Deve ser um ser humano triste, muito infeliz, são esses que mais precisam de afeto”, escreveu outro internauta.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 09/Jul/2015 às 09:53

    ~90% dos brasileiros~

    • Milton Postado em 09/Jul/2015 às 11:15

      100% dos brasileiros exigem o fim das verbas de empresas privadas em campanha. E o que o congresso aprovou? Que se mantenha as verbas do caixa 2. 100% dos brasileiros exigem o fim das regalias para os nobres políticos, e o que eles aprovaram? Mais regalias para eles mesmos. Ou seja: Só ouvem a voz do povo quando essa voz, manipulada e odiosa, não atinge suas mutretas e regalias...Deixe de ser troxa!!!

      • B. Ferreira Postado em 10/Jul/2015 às 08:21

        Perfeito!

    • Eliana Postado em 09/Jul/2015 às 12:17

      Eu não faço parte desses 90%. Desejo tudo de bom pra ela.

      • Sylvia Alencar Postado em 09/Jul/2015 às 13:52

        Também, tô fora desses 90%, esse daí tá parecendo aquele povo que só ler o enunciado das matérias, totalmente desinformado e alucinado.

      • Filha de Deus Postado em 09/Jul/2015 às 13:53

        Tbm não faço parte desses 90%, pois acho que decretaram falência humana. total fracasso na educação. Lamentável.

      • Marivaldo Ramos Postado em 06/Aug/2015 às 09:36

        Estamos juntos Eliana, eu sou a favor da redução da maioridade penal, não para acabar com a violência, mas para ver bandidos, estupradores, assassinos, ora chamados de vitimas, serem punidos por seus crimes...Discordo com a Joana quando ela diz que só preto e pobre que vai preso, É só preto e pobre não cometer crimes que não vão pra cadeia...É só fazer a coisa certa que ninguem vai preso...

    • Ivaldo Maranhao Postado em 09/Jul/2015 às 13:59

      ESTAMOS JUNTOS.

  2. ceci Postado em 09/Jul/2015 às 10:01

    "gente de bem"

  3. Janinne Postado em 09/Jul/2015 às 10:09

    kkkkkkkkkkkk 90% dos brasileiros, Oôh Meu Deus! Palmas pra esse cara :) (irônico)

  4. Pablo Postado em 09/Jul/2015 às 10:10

    "Eu e os brasileiros que são HONESTOS".

  5. Leonardo Postado em 09/Jul/2015 às 10:10

    Figuras como esse Mário é que tentam transformar as redes sociais em redes de esgoto.

    • Kizzi Postado em 09/Jul/2015 às 11:17

      Boa frase Leonardo, Concordo com vc!

  6. Rodrigo Postado em 09/Jul/2015 às 10:14

    (Outro Rodrigo) Bom, na "esquerda", na "direita" e nos demais intervalos do pensamento político, há pessoas de bem - caráter não é definido por preferência política. De tal modo, esse Senhor pode até ter pensamento comum com tantos outros (quem ofende a atleta, quem ofende Marieta Severo, quem desejou que Barbosa morresse de câncer ou fosse alvo de tiro na cabeça e muitos absurdos outros mais), mas não representa quem efetivamente é de bem - ser de bem, ou melhor, do bem, não se compatibiliza com desejar o mal a outrem. Sucesso pra Joanna e que tal sirva a trazer mais investimento e tecnologia para o esporte brasileiro. Nesse sentido, há poucos dias vi entrevista de Edvaldo Valério, nadador negro baiano, na qual lamentava não ter ido treinar fora do Brasil após a medalha de prata conquistada na prova de revezamento na olimpíada, assim expondo que o treinamento disponível em nosso país ainda está aquém do necessário. Que, pois, em breve atletas brasileiros não tenham de deixar o país em busca de melhor treinamento, com tecnologia mais avançada.

    • Guilherme Postado em 09/Jul/2015 às 14:34

      Parabéns alguém lúcido.

  7. Alex Postado em 09/Jul/2015 às 10:17

    É uma pena que existem idiotas que escreva absurdos como esse. Joana, te apoio em tudo que vocë falou e te desejo tudo de bom, como atleta vocë representou e muito bem o Brasil nas Olimpiadas de 2004. Parabéns!!! Saiba que eu e muitos outros não faz parte desses 90% que segundo o internauta te odeia, não represento essa população e estamos contigo.

  8. Thiago Marcelo Postado em 09/Jul/2015 às 10:22

    Diretamente do nordeste pra mandar um recado pra esse Mario e outros facistas : Meuzovo.

  9. Waldomiro Postado em 09/Jul/2015 às 10:25

    Joana, não se preocupe com a opinião do junior. É junior até nisto, em ter opiniões. Tenho a impressão de que ele queria um encontro com voce, mas como cada um vai para um lado ele deverá ficar sozinho no proprio inferno dele.

  10. Adailton Postado em 09/Jul/2015 às 10:46

    Eu faço parte dos 90% dos brasileiros que quer ver bandido preso e não solto ameaçando os inocentes. Sobre a nadadora, realmente não irei torcer nem um pouco para ela, assim como os 90% que ela não representa. Não desejo mal, pois ela tem o direito de expressar sua opinião, todavia eu também não sou obrigado a apoiar alguém que defende bandidos/assassinos/traficantes.

    • Germana Postado em 09/Jul/2015 às 11:11

      Ela não está defendendo bandidos, ao contrário, manifestou uma opinião sensata e verdadeira sobre as consequências da redução da maioridade penal no nosso país. E, na minha opinião, pessoas como esse Mário, que fomentam o ódio e o facismo são tão bandidos quanto uma pessoa que mata ou rouba.

    • Germana Postado em 09/Jul/2015 às 11:11

      Ela não está defendendo bandidos, ao contrário, manifestou uma opinião sensata e verdadeira sobre as consequências da redução da maioridade penal no nosso país. E, na minha opinião, pessoas como esse Mário, que fomentam o ódio e o facismo são tão bandidos quanto uma pessoa que mata ou rouba.

    • VAVA Postado em 09/Jul/2015 às 11:22

      A JOANA APOIA TRAFICANTE? MAS ELA NÃO DISSE QUE APOIA O AÉCIO...

    • João Postado em 09/Jul/2015 às 11:27

      Menos ódio, mais livros e corações abertos.

      • Roberto Noir Postado em 09/Jul/2015 às 13:19

        Disse tudo!

    • Rosendo Postado em 09/Jul/2015 às 11:48

      Esse 90 % só na imaginação de vcs

    • Raoni Postado em 09/Jul/2015 às 13:56

      Estude um pouco e interprete melhor, em nenhum ela defendeu isso. Redução não é solução.

    • Marcos Postado em 09/Jul/2015 às 14:14

      É importante, antes de mais nada, caro Adailton, entendermos os motivos que levam a termos a criminalidade, ou os bandidos/assassinos/traficantes, como você diz. O dia em que vivermos em um mundo de oportunidades, de saúde, saneamento básico, alimentação, e, principalmente, EDUCAÇÃO, poderemos criticar com mais veemência essa situação. Entretanto, enquanto tivermos um Estado omisso, corrupto, que leva o dinheiro que deveria ser aplicado nesses setores para própria cueca, não é justo o menino negro, pobre, "favelado", que realmente não teve opção (diferentemente de você, é claro, que aparenta ser uma "pessoa de bem") pagar a conta desse circo que atualmente vivemos. Até mais

    • Daniel Santana Postado em 09/Jul/2015 às 14:39

      Você e 90% dos brasileiros honestos desejam a morte de uma atleta quite nunca cometeu um crime?

      • Deisi Postado em 09/Jul/2015 às 21:16

        De acordo com o babaca 90% desejam sua morte, que quebre a perna, só por expressar uma opinião, depois não quer ser chamado de fascista. Não tenho duvida que todos esses que torcem para ela morrer ir pro inferno, são cristãos.

  11. Sirlei Postado em 09/Jul/2015 às 10:52

    Tamanha raiva , devorou um "r".Com o tempo vais se arrepender de ter comentado tamanha barbárie , Uns matam sim por prazer com armas , mas também existem aqueles que matam com palavras!!,

  12. Tammy Postado em 09/Jul/2015 às 11:33

    Raciocínio não muito lógico achar que ser contra a redução da maioridade penal é ser defensor/apoiador de bandido. Sou contra sim, principalmente da forma como foi feito, nas coxas, sem reflexão, sem ponderar as consequências positivas e negativas, sem analisar números, sem participação da sociedade, sem audiências públicas. Eu já fui a favor. Depois comecei a refletir sobre o impacto disso na minha vida. Se isso fosse, realmente, diminuir a violência e me dar a qualidade de vida que mereço, porque não? Mas se apenas 0,5% dos crimes hediondos são cometidos por menores, ainda vamos continuar morrendo, sendo assaltados e estuprados. Eu quero que reduza a criminalidade e não aumentar a punibilidade. Pra quê prender cada vez mais e continuarmos morrendo nas ruas cada vez mais? Eu quero que deixemos de morrer! A maioria dos crimes são cometidos por maiores de idade e o fato deles terem punição mais severa não impede que eles matem, roubem, estuprem cada vez mais. Porque essa lógica funcionaria com os menores de idade? Ultimamente eu tenho ficado adepta cada vez mais da objetividade e praticidade: Vai resolver? Não? Então não percamos tempo com isso!!!! Para cada cabeça que cortamos surgem duas novas no lugar. Precisamos pensar numa forma de evitar essa multiplicação de cabeças e não em investir em espadas para cortá-las. Estamos dando murro em ponta de faca e não percebemos.

    • Maria Postado em 09/Jul/2015 às 12:03

      Mas com a impunidade aumenta sim o numero de crimes eu ja ouvi a frase "perdestes o teu tempo amanha estou solto". Vai preso e soltam para roubar mais!

      • Tammy Postado em 09/Jul/2015 às 23:26

        Ou "não se preocupe, hoje mesmo consigo um habeas corpus, desqualifico aquelas testemunhas e se mesmo assim o delegado cismar de finalizar o inquérito, a gente fica nos embargos até cansar". Aumentar a punibilidade não é melhorar a punibilidade. Como eu já havia dito antes, o fato de haver punição para os maiores de idade não impede que eles cometam 99% dos crimes. Repito: empregamos força demais em punir (e punir mal) e força de menos em prevenir. Não digo com isso que não se deva punir, mas que sejamos mais eficientes na punição.

    • De Los Santos Postado em 09/Jul/2015 às 13:21

      O que o Poder lucraria com o banho de sangue e o medo nesse país? Todos nós teríamos uma bela resposta para essa pergunta. É uma pena que a questão no momento não é essa. Não estamos acostumados a resolver problemas pela parte onde tudo começa, isso definitivamente não é tipicamente brasileiro. Todos os dias aprendemos a aceitar o paliativo como solução. Por quê? Não resolvemos problemas porque não temos perguntas, muito menos um senso crítico apurado. Em vez disso semeamos o ódio, e como povo desse país, nos mantemos desunidos, de forma perfeita para nos mantermos ocupados demais enquanto se aproveitam de nós. Essa é uma velha tática política de empresas e estados usada ao longo dos séculos. É só isso o que nunca é percebido.

    • Robson Postado em 09/Jul/2015 às 22:48

      Tammy, quem dera se todas as pessoas fossem como você, analisassem racionalmente uma questão tão complexa como é a criminalidade, deixando de lado um pouco essa emotivação cega que somente atrapalhar a solução desse problema!!!! Parabéns pela lucidez...

    • Robson Postado em 09/Jul/2015 às 22:57

      é só mais um papagaio de pirata destilando odio e recalque pela rede, mais um idiota que só sabe vomitar asneira!!! gentalha do mais baixo nivel social, cultural, intelectual e humano!!! http://www.contioutra.com/umberto-eco-e-a-legiao-de-imbecis-das-redes-sociais/

  13. Tammy Postado em 09/Jul/2015 às 11:37

    E quanto aos atletas e suas convicções políticas, torço por todos que vestem a camisa do Brasil lá fora, pois apesar do que dizem, este país é o país de todas as cores e convicções. É o país de quem votou em Aécio, de quem votou na Dilma, de quem votou no Richa e de quem votou no Pimentel. Espero que todos eles possam ser o mais vitoriosos possível.

  14. André Maybach Postado em 09/Jul/2015 às 11:39

    Desejar o mal para o outro realmente é repugnante . Porém , vivemos em uma crise de moral sem precedentes no Brasil . O nível de violência , insegurança , é inacreditável . 50.000 assassinatos por ano . Colocar jovens na cadeia não irá melhorar mas precisamos de leis duras , severas passar a informação de que o crime não compensa . Afrouxar leis no atual cenário seria devastador . Não sou ligado a nenhum partido político . E acho que a atuação do deputado e presidente da câmara Eduardo Cunha é independente , eficaz e não é submissa ao planalto , como foi a regra no passado recente . Isso é bom para a democracia .

  15. helena Postado em 09/Jul/2015 às 11:54

    90% honestos? Parabéns pelo otimismo!

  16. Tammy Postado em 09/Jul/2015 às 11:59

    E também torço para estar errada. Já que reduziram a maioridade penal, espero que o número de homicídios reduza drasticamente. Adoraria estar errada neste caso.

  17. Erycles Fabricio Postado em 09/Jul/2015 às 12:02

    Criatura vai cuidar em arrar um bucho, deixa de ser ridículo, faz isso só pra chamar atenção cuida da tua vida a vida de ninguém lhe diz respeito, se oriente vai varrer uma casa, arruma alguma coisa pra fazer desocupado!

  18. Juninho Barbosa Postado em 09/Jul/2015 às 12:02

    Se os 90% que são honestos forem assim, imagina os 10% desonestos! Se por acaso o fato de ser contra a redução da maioridade penal faça do cidadão um desonesto, sou um destes. Fico impressionado como tem gente que se julga o modelo de virtude! O pior é que acreditam no que dizem. Esse tipo de gente faz parte de outra quadrilha, que seja dos 90%, a que não se preocupa com o Brasil, tampouco com os seres humanos. O negócio dessa gente é só levar a melhor em tudo.

  19. Paulo Calixtro Postado em 09/Jul/2015 às 12:18

    Não sei se a gente ri, se fica indignado ou com pena de um indivíduo desses. Vê-se que a ignorância assola realmente o país. Gente burra, ignorante e, ainda por cima, se acha superior. Seria piada, se não fosse trágico e CRIME! Já que todos que cometem crimes DEVEM pagar por eles, não importa a idade, bora começar por ele mesmo e por esse outros ANIMAIS que ameaçam pessoas, na internet e na vida real , sim, porque isso também é CRIME. Otário e covarde! Eu sinceramente perdi a esperança desse país. Se essa é a ''gente de bem'' e ''honesta'' que luta contra corrução e que faz a diferente , então estamos todos perdidos!

  20. João Batista Kreuch Postado em 09/Jul/2015 às 12:45

    O mais engraçado é quando quem xinga e se diz tão revoltado com a corrupção (do PT) afirma que 90% dos brasileiros são honestos!!! Eu bem que queria acreditar, mas não é o que parece, pois os políticos que elegemos, com certeza não nasceram nem se criaram em Marte, não é? Basta dar uma olhadinha na rua, em volta de você,ao andar em qualquer lugar para ver os bilhões de pequenas, médias e enormes infrações e deslizes morais cometidos por quem se acha "cheio de moral"...

  21. Eduardo Ribeiro Postado em 09/Jul/2015 às 12:47

    Curioso como essa gentinha gosta de "falar pelo Brasil", gosta de assumir pra si a propriedade da ética, gosta de assumir a propriedade de simbolos nacionais - cantam o hino raivosamente, vestem verde e amarelo - e de emular preocupação com os rumos da nação - quando é óbvio que não sabem o que nação significa e que não enxergam 10cm fora do raio do próprio umbigo - , enfim....classe média e seus fascistinhas...é a racinha mais fácil de encontrar Brasil afora. E aqui em SP esses vagabundos realmente devem estar beirando os 90% mesmo..

  22. Sandro Monteiro Postado em 09/Jul/2015 às 13:28

    Tipico ser sem instrução que forma uma imagem errada de pessoas com idéias contrárias as suas... deve ser simplesmente ignorado, perde-se tempo dando crédito para um indivíduo assim.

  23. Marcio Postado em 09/Jul/2015 às 13:31

    90% ahuauhahu! não sabia que a elite caviar se resumia a 90% do país !! pelo menos meus mais de 9.000 contatos até agora ninguém disse ter desanimado com nada sobre o PT, até mesmo porque já era esperado antes da eleições o que vem ocorrendo hoje, eu mesmo já esperava que viesse as inflações desde 06/2014 afinal "o mundo todos em crise empresas demitindo etc" Japão, EUA, e todas outras potência e Brasil sair ileso uhahu! tem que se muito otário para crer que não chegaria aqui. Agora governo bom é outro coisa não é?, 7 anos de crise , mantendo empregos, inflação controlada, inúmeros projetos educacionais, fome quase que erradicada, e sem recorrer ao FMI, imaginem que nosso risco país já diz tudo!! e um pouco mais ,,, http://hcinvestimentos.com/2011/03/28/risco-pais/

  24. Josiaosb Postado em 09/Jul/2015 às 13:39

    De honesto esse indivíduo nada tem; nem mesmo sabe fazer uma crítica honesta; nem mesmo sabe que a honestidade está também no uso das palavras!

  25. Marcelo Marques Postado em 09/Jul/2015 às 13:42

    Deixa de ser retardado "Homem do Bem".

  26. Lucia Postado em 09/Jul/2015 às 13:52

    Que Deus lhe abençoe e proteja! Rezemos pelos 90%. Não se paga o mal com o mal. Ignore, não dê ibope pra essas pessoas que não têm nada de bom a acrescentar. Torço por você e pela retomada do crescimento do Brasil.

  27. Thiago Teixeira Postado em 09/Jul/2015 às 22:05

    Tá difícil os coxinhas aceitar a derrota. VOCÊS PERDEEEEEERAM AS ELEIÇÕES!!!!!!!!!! Só em 2018 seus babacas.

  28. Vinicius Postado em 12/Jul/2015 às 23:41

    Se ser honesto é exemplo desse indivíduo, sou "desonesto" com muito orgulho!!! ( Outro Vinicius)

  29. Alexandre Bolfarini Postado em 14/Jul/2015 às 15:43

    Não por acaso 90% dos brasileiros são analfabetos funcionais.

  30. Herick Postado em 16/Jul/2015 às 21:52

    Atleta de final de carreira que não ganha mais nada então talvez queira garantir um cargo comissionado no Ministério dos Esportes