Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direitos Humanos 10/Jul/2015 às 16:48
55
Comentários

Quando e por que o Brasil aumentou a maioridade penal para 18 anos?

Até a década de 1920, crianças a partir dos 9 anos podiam ser levadas aos tribunais da mesma forma que os criminosos adultos. Um caso bárbaro envolvendo um menino de 12 anos que trabalhava como engraxate foi crucial para a mudança da lei

bernardino maioridade penal menino 12 anos
A história de um menino de 12 anos que, em 1926, foi preso com aproximadamente 20 presos adultos e acabou hospitalizado, vítima sucessivos estupros e agressões, mudou para sempre a questão da maioridade penal no Brasil (Arquivo/Senado)

Rogério Galindo, Caixa Zero

Em tempos de discussão sobre maioridade penal, vale bem a pena ver o material que o Senado vem elaborando para resgatar o debate ao longo da história do Brasil. A agência de comunicação do Senado ouviu historiadores e outros especialistas para recontar o processo que levou à definição dos 18 anos como limite da imputabilidade penal [vídeo abaixo].

O caso que levou o país a estabelecer a idade mínima, por exemplo, ocorreu em 1926. É a história de um menino de 12 anos que trabalhava como engraxate. Ao terminar de polir os sapatos de um sujeito, levou o calote. Enquanto o cliente se afastava, ele jogou tinta na roupa do caloteiro.

A polícia foi chamada e levou o menino Bernardino direto para a cadeia. Lá, ele conviveu com aproximadamente 20 presos adultos. Foi violentado, apanhou e, depois de sair da prisão, acabou no hospital. Os médicos que o atenderam, revoltados, contaram tudo ao Jornal do Brasil.

No ano seguinte, em parte por causa do impacto dessa notícia, o então presidente Washington Luiz assinou o Código de Menores, estabelecendo a distinção entre os que podiam ser punidos como adultos – os maiores de 18 anos.

Antes disso, cabia basicamente às autoridades decidir se o infrator tinha condições de ser responsabilizado pelos seus atos, independente de ter menos de 18 anos. Conforme se vê neste link, acontecia de meninos de 12 anos serem condenados à cadeia.

Eis um caso de 1915, portanto exatos cem anos atrás: “O juiz da 4ª Vara Criminal condenou a um ano e sete meses de prisão um pivete de 12 anos de idade que penetrou na casa número 103 da Rua Barão de Ubá, às 13h, e da lá furtou dinheiro e objeto no valor de 400$000”.

O vídeo contando a evolução do pensamento e das leis no Brasil pode ser visto abaixo ou no site do Senado.

Leia a íntegra do material da Agência Senado aqui e/ou assista ao vídeo abaixo:

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 10/Jul/2015 às 17:21

    Veremos, há cem anos, quando a roda era praticamente quadrada, as leis eram mais confusas do que hoje. Apesar da rigidez, havia algum tipo de lei. Quando prenderam o garoto, a democracia era muito pouca no país e as oportunidades poucas. Prender o menino e jogar na cadeia com vários adultos era o único jeito. Hoje a diminuição da maioridade penal assegura que os menores infratores ficarão separados. E é só para crimes realmente hediondos. Se vc tivesse uma filha de 10 anos que foi estuprada por um rapaz de 16, o que faria? Há psicopatas adolescentes sim. Esse discursinho da esquerda já tá dando é nojo! Resumindo: sou a favor da redução e essa redução não tem nada a ver com o que ocorria no tempo que o king kong era macaco prego. Ps: dispenso comentários de um tal Denisbaldo(balde ou garibaldo sei lá). Não tenho mais tempo de comê-lo. Fui.

    • Luiz Souza Postado em 10/Jul/2015 às 23:24

      Cem anos em História é um traque. E o caso tem apenas 89 anos. Ainda há engraxates, pretos ainda são depositados em cadeias e ainda existem caloteiros. Para qualquer humano de boa índole e caráter, é como se tivesse sido ontem.

    • Glenda Postado em 12/Jul/2015 às 13:18

      Então, e se a sua filha de 12 anos tivesse brigado na escola e fosse presa com marginais na cadeia. O que acha que aconteceria com ela? Era o que estava acontecendo nos EUA, com as prisões privadas (que recebem por cada preso). É, hoje é diferente, né? Esse discursinho da direita já tá dando nojo tb! Por isso sou contra a redução da maioridade penal. É muito fácil: joga lá na prisão! (assim a sociedade se livra da responsabilidade de cuidar dos nossos jovens). Bem típico de "pessoas de bem" que sempre tiveram oportunidades e tudo na vida, e não entendem como os pobres são tão "marginais"!

      • Maria Postado em 12/Jul/2015 às 17:13

        Boa resposta, Glenda. Faço minhas suas palavras!

      • Rosendo Postado em 13/Jul/2015 às 10:17

        Ótimo Glenda

      • luis Postado em 13/Jul/2015 às 10:39

        Que eu saiba, brigar na escola ainda não virou crime hediondo. Vocês com esse discursinho só estão livrando os assassinos e estupradores de penas justas com seus atos infames e conscientes (ou você acha que um jovem que imobiliza uma menina e fode ela enquanto ela está chorando e implorando não sabe o que é isso?). Ou vocês querem que esses facínoras vão para a fundação casa onde poderão ameaçar e "ensinar" crianças que cometeram crimes menores como furtos e pequenos vandalismos e que essas sim precisam ser protegidas desses monstros e educadas para terem melhores oportunidades?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Jul/2015 às 15:23

        Olha aí...um defensor da redução da maioridade emulando preocupação com a formação, educação e proteção das crianças presas...estou comovido...

      • luis Postado em 13/Jul/2015 às 15:52

        Olha aí... um defensor da manutenção do status quo "mulando". Estou rindo.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Jul/2015 às 17:17

        Quem defende "manutenção de status quo" é defensor da redução da maioridade ciente de que ela NÃO ALTERA o panorama de violência e criminalidade. Não seja burro, menino. Aprendeste o termo "status quo" ontem e quer usa-lo onde tiver espaço? Não é assim que funciona...quem defende a "manutenção de status quo" é gente como você.

      • luis Postado em 13/Jul/2015 às 17:23

        E lá vem o Eduardo Ribeiro mudando de assunto desesperadamente quando não tem argumentos ahuahauahuahau. Vamos falar sobre futebol então, como vai o curíntia?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Jul/2015 às 17:27

        Mas foi tu que falou de "status quo"....não mudei de assunto...só fiz questão de lembrar que você aparenta não saber o que significa isso, pois quem se importa com o problema da "manutenção de status quo" não investe em medidas que COMPROVADAMENTE produzem NADA de efeito...falando em mudança desesperada de assunto, Corinthians vai bem, ué.....

      • luis Postado em 13/Jul/2015 às 17:35

        Enquanto isso, o meu comentário que despertou suas insanidades continua sem respostas. Vamos continuar falando sobre o curíntia pra você passar menos vergonha!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Jul/2015 às 17:42

        Já foi...como pode alguém que deseja redução de maioridade penal dizer que se preocupa com as crianças presas? Evidente que é o mesmo ser que afirma que se preocupa com "a manutenção do status quo" e defende redução de maioridade penal, que é, em última análise, a mera "manutenção do status quo". Tá sertinho. Incoerência é mato por aí, já sabemos...mas nem precisava tanto.

      • luis Postado em 13/Jul/2015 às 17:47

        Como você se recusa a responder meu comentário inteiro, devo supor que concorda comigo que """Vocês com esse discursinho só estão livrando os assassinos e estupradores de penas justas com seus atos infames e conscientes (ou você acha que um jovem que imobiliza uma menina e fode ela enquanto ela está chorando e implorando não sabe o que é isso?).""" Concorda também em trancar no mesmo espaço um esuprador de 17 anos e um mulequinho de 11 que foi pego pixando o muro do vizinho. O resto é enrolação e mimimi da sua parte.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Jul/2015 às 17:51

        Eu não concordo. Quem gostaria de ver moleque de 11 presos são voces...que esquizofrenia é essa agora?

      • luis Postado em 13/Jul/2015 às 17:59

        E qual deveria ser a pena para um estuprador de 17 anos e meio então, meu amiguinho? Ficar internado alguns meses com você aí no Asilo Arkham?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Jul/2015 às 18:07

        Sério que você acha que eu (ou alguem) sou contra a punição nesse seu exemplo extremamente específico e nada representativo? Sério que você acha que esse seu exemplo, extremamente restrito e de nenhum respaldo estatistico no universo do jovem infrator, é argumento aceitável para se considerar a redução de maioridade penal? Agora fica claro porque você quer tanto mudar de assunto e falar de futebol..

      • luis Postado em 13/Jul/2015 às 18:13

        Você é a favor da punição, mas não quer que ele seja preso... Acha que deve deixar esses marmanjões livres porque são só alguns poucos casos... Não quero mais tentar entender sua cabeça, se não vou pirar igual o Heath Ledger interpretando seu colega, o Coringa.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Jul/2015 às 22:49

        Vou presumir que as respostas para minhas perguntas sao "sim" e "sim". O que nos conduz a um novo patamar de analfabetismo politico. Talvez seja ate uma alteraçao no status quo do analfabetismo politico. Eu nem sei por que eu ainda dou cabimento...mas sei que a contradiçao esta no seu sangue e na sua alma...repense isso, menino.

      • luis Postado em 14/Jul/2015 às 00:24

        Boa sorte na próxima tentativa de matar o Batman. Pena que você já não é mais menino e tem que ficar aí no Arkham escrevendo sandices no computador do refeitório huahauahauahuahauahua

      • Eduardo Ribeiro Postado em 14/Jul/2015 às 10:14

        Mas que empolgação com o Batman...decerto conheceu o personagem ontem, a exemplo do termo "status quo", que conheceu anteontem....por isso a empolgação pré-adolescente e a necessidade obsessiva de cita-los atrapalhadamente em qualquer lugar...é muita perda de foco...é futebol, é Curintia, é Coringa, é Batman, é Arkham...é muito desespero pra trocar logo o assunto na óbvia falta do que falar...é o que acontece quando se escolhe o lado errado, influenciado pelo ódio de figuras deploráveis como Datenas e Sheherazades...e eles nem estão aqui pra te ajudar...estás perdidinho, menino....superestimei você...boa sorte.

      • luis Postado em 14/Jul/2015 às 11:56

        Tô vendo que eu aprendi muita coisa ontem... ahuahauahauhauahauhau

      • Paulo Pinheiro Postado em 07/Sep/2015 às 14:54

        Eduardo Ribeiro, o cidadão está dizendo que a "brilhante solução" de vocês de manter jovens infratores nas "Fundação Casa" da vida também não fazem nada bem para os menores. Por isso o cerne da questão não é esse. Redução da maioridade penal não é solução, mas é uma medida emergencial já que - como bem exemplificou o luís - hoje um indivíduo de 16 anos sabe MUITO, mas MUUUUITO mais do que um de mesma idade em 1920. E ele não precisa nem mais de "marginais maiores" pra ensinar na cadeia. Ele acha no Facebook, nos funks "proibidões", nos blogs, etc. E nós vamos ficando indefesos contra esse tipo de ataque, porque eles sabem que se forem apreendidos, no máximo com 18 ou 21 anos já estão na rua pra irem se vingar de quem os acusou. É simples. É por isso que você NÃO QUER entender.

      • Junior Postado em 30/Dec/2015 às 12:11

        Cada um faz seu caminho, sempre fui pobre e não é por isso que hoje posso matar e roubar, isso já é desculpa pronta.Tá na hora de assumir a responsabilidade dos atos, sou a favor de.latrocínio e estupro, pena de morte, esses tal jovem que você comentou, tá aí.estudando e trabalhando, defender bandido e ridículo independente da idade, tudo que eu tenho na vida e graça ao meu próprio esforço, o problema é que ninguém quer dormir tarde e acordar cedo, foi assim que eu fiz minha graduação com muito suor

      • Ana Laura Postado em 30/Dec/2015 às 18:05

        Adolescentes iriam ficar separados de adultos e deveriam ser presos sim, este seu discurso dura apenas enquanto não acontece nada com teus familiares por um inocente de menor ,por favor e brigar na escola realmente nao é crime hediondo...

    • Marcos Pedroso Postado em 12/Jul/2015 às 13:26

      Olha Jonas, eu seria a favor se eu mora se na Suíça, Suécia, enfim em um pais em que a lei fosse igual e justa para todos, ou se no Brasil todo mundo tive se grana. Porque se você acha que essa lei não vai dar brecha pra um monte de merda acontecer eu acho que vc também deve acreditar em duende, papai noel e coelhinho da pascoa, porque lei para punir neste pais só é aplicada no caso famoso dos 3P... só preto, pobre ou prostituta é punido, enquanto leis que protegem o cidadão só se beneficiam quem é filiado ao PSDB ou seja Poderosos Salafrários Desdenham Brasileiros... E outra coisa meu querido, se vc tem o direito de postar um COMENTÁRIO teu, todos também tem o direito de te responder ok? Pois democracia é isso, e parafraseando tuas palavras, embora o discursinho desta direita fascista e golpista que já deu nojo faz tempo não reconheça os deveres, mas se apeguem como vermes no corpo putrefato do poder corrompido com que esfolam o sofrido povo brasileiro... E ai curtiu um discurso de esquerda agora ou não? rsrsrsrsrs

      • luis Postado em 13/Jul/2015 às 10:49

        Gostei de sua definição de PSDB, espero que você esteja ciente que ela inclui quase todos os integrantes do PT e do PSOL também (ou acha que o Jean Wyllys com aquele salário de deputado é pobrezinho?).

    • Luiz Pessoa Postado em 12/Jul/2015 às 17:39

      Maior Sociopata de todos é aquele que acredita, tem até uma fé dogmática, que no Brasil haverá medidas reais para assegurar a segurança desse menor. Como se o que se vê, no mundo real que essas pessoas que querem a diminuição da maioridade menor não vivem, onde você vê crianças tendo que se virar de todo jeito (independentemente de terem país omissos ou que vem de uma educação similar pela falta de estudos e formação). Então é fato que antes de tudo devemos tratar os Sociopatas que são uma maioria na sociedade esses que postam barbaridades iguais essa desse Jonas Schlesinger e que votam no PSDB, DEM e afins. Sou pela redução dos privilégios dos sociopatas soltos o mais rápido e o último que for preso na câmara e no senado por favor apague a luz (para podermos economizar).

      • Paulo Pinheiro Postado em 07/Sep/2015 às 15:03

        Eu tenho ABSOLUTA CERTEZA de que não haverá medidas reais para a segurança do menor enquanto o PT estiver no poder. Até porque em 13 longos anos NADA foi feito em relação à educação de base neste país. Sempre o mimimi de que o pacto federativo diz que governo federal só tem que se importar com os cursos superiores - e assim vamos construindo universidades pros ricos estudarem (com aquele percentualzinho de quotas pra garantir os votos na próxima eleição, pois ninguém é de ferro). E enquanto a dilmalandra da "pátria educadora" vai dando esse mimimi tramita no senado desde 2008 no senado um projeto do senador Cristovam Buarque de federalização da Educação básica. O projeto conta com o apoio de vários partidos (inclusive dos teus "amados" PSDB e DEM, mas também do PSOL e do PDT) mas - adivinhe! - não tem apoio do PT. O PT faz o que a Glória Alvarez define como "gosta tanto dos pobres que os multiplica". E agora vem dizer que o Estado não pode prender os jovens que não tutelou? Nem pra crimes hediondos?

    • Paulo Rozendo Ferreira Postado em 13/Jul/2015 às 18:38

      Eu Poderia até concordar com você, se a polícia fizer-se uma investigação bem feita, veja o que aconteceu com o pobre menino engraxate: o menino correu atras do prejuízo, no minimo o garoto era negro, porque pobre já sabemos, poque ele engraxava sapatos, e o outro deveria ser branco, neste caso prevaleceu a cor, e as veste, será que hoje não existe policiais com o mesmo carate daqueles de outrora, Essa merda da sociedade de direita hipócrita, tem dinheiro para quando pegar um de seus filhos, pagar a um policial para arrumar outro para colocar no lugar de seu filhinho, branco de olhos azuis; E no outro dia nas paginas dos jornais e tvs. vai aparecer um Pobre, Negro e analfabeto, se as investigações fossem séria, talvez eu podeira até concordar, prender, pobre, negro e analfabeto é fácil, quero ver prenderem, um filho de um político, ou um riquinho

      • Paulo Pinheiro Postado em 07/Sep/2015 às 15:05

        Que desfile de preconceito de cor num único comentário!

    • Vini Postado em 30/Dec/2015 às 09:17

      Tá faltando dar uma lida nuns livrinhos de História, né?

  2. luis Postado em 10/Jul/2015 às 17:24

    Claro, porque sujar a roupa de um caloteiro é a mesma coisa que sequestrar uma menina, estuprá-la por vários dias seguidos e depois matá-la.

    • Adriano Vito Postado em 12/Jul/2015 às 12:45

      Por isso a lei vale para todos. Do mesmo jeito que vai saciar a sede de vingança da sociedade em alguns casos, se cometeram injustiças como essas. Existiam vários projetos diferentes para combater a impunidade, os deputados escolheram o mais fácil e mais idiota.

      • luis Postado em 12/Jul/2015 às 21:25

        Que tipo de maluco chama de "sede de vingança" punição a crimes como tortura, estupro e assassinato...

    • marcos Postado em 13/Jul/2015 às 17:10

      Então veja esse mesmo individuo em flagrane delito matou uma pessoa atropeladda embora tuda prova depunham contra ele , foi solto depois de um processo que lhe custou algusn milhares de reais. É assim quem pode mais chora meenos.

  3. Wanderson Postado em 10/Jul/2015 às 17:56

    Pelo que entendi,a pena do rapazinho foi descabida,desproporcional e por que não,preconceituosa.Sim,por que naquela época o preconceito contra os negros era grande,mais do que hoje.O garoto era negro,com certesa,vede a foto do jornal.A meu ver,não tinha por que colocá-lo na cadeia.Os verdadeiros criminosos foram os que o colocaram lá.,por que foi uma estupidez sem limite.Gostaria de saber o que aconteceu com eles.

  4. Denisbaldo Postado em 10/Jul/2015 às 18:40

    "O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nós extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos seres humanos...levantou no mundo as muralhas do ódio...e nos tem feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos nos fizeram céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade; mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido" - Charles Chaplin, mais um comunista...

  5. poliana Postado em 10/Jul/2015 às 18:47

    "Em tempos de discussão sobre maioridade penal, vale bem a pena ver o material que o Senado vem elaborando para resgatar o debate ao longo da história do Brasil"...................creio q por essa matéria já podemos perceber qual será a posição do senado acerca da redução da maioridade penal, né?!

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Jul/2015 às 08:44

      O Senado Poli, não está nem ai para a causa, o próprio Eduardo Cunha, embora presidente da Câmara desabafou no churrasco: "O PT vai de que? Sim ou Não? Precisamos saber para votar ao contrário, é impressionante rs".

      • poliana Postado em 11/Jul/2015 às 13:41

        oi oi thiago. olha, o pt tem maioria no senado. eu soube q a casa iria vetar o projeto.cunha pode fazer da câmara o seu playground, mas no senado ele n interfere. renan calheiros ainda está do lado do planalto. mas vamos aguardar.

  6. Felipe Postado em 10/Jul/2015 às 23:32

    Matéria vem esclarecedora, hoje isso não vai acontecer vai preso quem matou e quem estuprou sou totalmente a favor e os crimes menores serão punidos com as medidas que sempre foram impostas, acho que assim fica justo. Agora é uma pena que depois de 100 ainda vemos que nada foi feito para mudar a realidade do jovem nenhum tipo de investimento especial ou mesmo posso dizer que as escolas pioraram de 100 anos para cá hoje é o aluno que impõe o respeito e o professor é rebaixado a um nada pelo governo.

    • poliana Postado em 11/Jul/2015 às 13:47

      claro, felipe. até pq, a gestão da educação no brasil é de competência exclusiva do governo federal, não é??? é tudo culpa de dilma e do pt! malditos! sei, tá "SERTU"...

      • Rodrigo Postado em 11/Jul/2015 às 14:32

        (Outro Rodrigo) Claro que não é exclusiva, Poliana, mas devemos fazer algumas considerações. Primeiro, concordando contigo, a responsabilidade há de ser dividida com Estados e Municípios, bem como atentar para o fato de o Ministério da Educação traçar diretrizes e ter o dever de acompanhar os resultados - responsabilidade conjunta entre os entes da Federação; 2- a educação, como um todo, sofreu corte de 9 bilhões e, hoje, é divulgado que as instituições de ensino superior estão em vias de paralisar seus cursos de pós graduação, após determinação de corte de 75% nos recursos (CAPES e PROAP), conforme anunciado pela UFBA - com o perdão do trocadilho, corremos o risco de seguir sendo o país cuja grande descoberta e inovação é a mandioca (seguimos exportando, v.g., minério de ferro e importando aço, bem como exportando petróleo e importando gasolina - matéria prima e produto industrializado); 3- com o triste resultado do último ENEM, o corte na educação e a ausência de casas de acolhimento de menores (sejam os que praticam atos infracionais, sejam os abandonados pelas famílias ou em situação de risco), os menores seguem abandonados, como nos governos anteriores; 4- em 2013 foi detectado que apenas 5% dos recursos do fundo penitenciário tiveram uso e 13 Estados, dentre eles a BA, tiveram de devolver recursos ao fundo por não terem dado destinação (não construindo presídios, não reformando, não estabelecendo condições mais dignas de cumprimento de pena e reinserção social); 4- Frei Betto e Leonardo Boff fizeram críticas recentes, o primeiro dizendo lamentar que o Governo tenha dado prioridade a incluir economicamente as famílias em vez de investir em serviços públicos essenciais (chega a dizer que muitas pessoas menos favorecidas hoje têm carros financiados, tvs modernas, mas seguem sem saúde, educação e saneamento básico). Assim, pois, concordo com você que a responsabilidade há de ser dividida, mas também reconhecida e deve levar a alguma mudança. E, com tanta omissão, o PMDB achou o caminho livre para propor o que bem quis e está tendo vitória atrás de vitória nas votações. Pior: já foi encontrado precedente no STF para que a votação seguida, por Cunha, seja declarada constitucional. E, ao que vemos nos últimos dias, a resposta do Governo vem sendo apenas prometer cargos e mais cargos para o PMDB.

      • Felipe Postado em 11/Jul/2015 às 20:32

        Eu disse alguma coisa da Dilma ou do PT?? Poliana acho que seu fanatismo política o está interferindo na sua capacidade de interpretar textos se VC olhar quase os.meus comentários sobre o assunto vera que minha crítica é dividida entre gov federal estadual e municipal e volto a falar, nada foi feito, quem tem seus 50 anos ou maus sabe como a escola era boa antigamente curiosamente os índices de violência eram menores mas o governo nada fez para melhorar pelo contrário fez pioriar hoje da vergonha de ser professor infelizmente. Poliana esquece seu partidarismo e faça críticas ao Pt e ao governador e prefeito de onde VC mora não é vergonha nenhuma eu votei no Geraldo em SP e tenho um profundo arrependimento.

      • Felipe Postado em 11/Jul/2015 às 20:35

        Rodrigo foi perfeito acrescento e garantir que nenhum político tem seus filhos matriculados na escola pública pq eles sabem o risco que estes correm ai estudar nesse lugar.

      • poliana Postado em 11/Jul/2015 às 22:21

        rodrigo, muito pertinente, como sempre, o q vc falou. tb achei lamentável os cortes anunciados por dilma na educação. realmente muito triste, mas lembre, q o pt foi o governo q mais investiu na educação no país, tantos na criação de novas universidades públicas, como tb no investimento em cursos técnicos, coisa q fhc nem em sonho fez. mas sim, concordo com tudo q vc falou, acredite.

      • poliana Postado em 11/Jul/2015 às 22:22

        felipe, vc só pode ser cego, surdo e mudo. eu sempre critiquei o pt aqui no pp. inclusive, já lhe falei outras vezes sobre a PÉSSIMA GESTÃO q o pt fez no meu estado, na bahia. tb ja teci duras críticas ao governo fderal, e já cansei de dizer q só voto nele por falta de opção, pela triste polarização q temos há 20 anos no cenário político nacional. mas se vc acha q sou fanática pelo pt, fique a vontade. problema seu.

  7. enganado Postado em 11/Jul/2015 às 23:13

    Diminuir a maioridade penal faz sentido, pois o CUnha, PSDB e DEM querem ver ver se conseguem vencer alguma eleição, porque os menores abaixo de 18 anos estão sendo esclarecidos qto a Roubalheira do PSDB/DEM/CUnha/ ... etc. Pois é, haja cadeia! Os 5P's=Pobres/Pretos/Putas/Petistas/Professores precisam serem atingidos antes das eleições de 2018 para que os Senhores da Senzala se façam eleitos. Predizendo, se isto não for suficiente vem outra putaria do CUnha para acertar os ponteiros do 5P's, não se enganem, esta turma comandada pelos Anglo-Semitas têm sempre uma carta na manga; sacanagem é com eles mesmos. Fica o velho ditado: " A corda sempre arrebenta do lado do mais fraco ". Pergunta se os filhos da afiliada do grupo RSB (grupo judeu) (est. de Sta. Catarina) depois de ESTUPRAREM uma garota foram para cadeia? Nunquinha! Mesmo! Em compensação o jornalista que denunciou FOI ASSASSINADO. Tá bom assim, ou querem mais?

    • Igor Postado em 12/Jul/2015 às 14:15

      Jogar graxa em um rico. A despeito de ter sido com uma criança ou um adulto, esse relato revela como a elite brasileira é autoritária e utiliza de seu poder até mesmo para prender um engraxate e sair sem pagar. Esse acontecimento desencadeou a lei da maioridade penal mas revela a frequente prática de abuso de poder, corrupção policial, golpismo e abusos morais intrenhada no comportamento da elite brasileira.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 12/Jul/2015 às 21:37

        Perfeito Igor. Espetacular sua observação.

  8. Carlos Postado em 13/Jul/2015 às 01:59

    Estamos falando de homicídio, sequestro, tortura entre outros existe uma certa diferença.

    • luis Postado em 13/Jul/2015 às 10:42

      Não para a esquerda. Como eles são todos criminosos, não conseguem ver a diferença entre sujar a roupa de um caloteiro e estuprar quatro meninas (resultando na morte de uma delas). É tudo opressão a jovens negros.

  9. Sena Postado em 13/Jul/2015 às 07:39

    Esperanças ainda há. Pelo Senado parece que não passa.

  10. João Postado em 14/Jul/2015 às 09:16

    Ódio coletivo de vingança , discípulos de programas fuleiros do tipo 190 e o extermínio de moscas enquanto se mantém a fonte do chorume.