Redação Pragmatismo
Esporte 02/Jul/2015 às 17:39 COMENTÁRIOS
Esporte

Globo e CBF são investigadas pela Polícia Federal

Publicado em 02 Jul, 2015 às 17h39

Polícia Federal investiga relações entre Globo e CBF. Em colaboração com o FBI, investigação busca entender como funcionou a relação entre a gestão do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o Departamento de Esportes da Globo

cbf globo futebol corrupção
Marín (ex-presidente da CBF, sucessor de Ricardo Teixeira; está atualmente preso na Suíça) e Del Nero (atual presidente da CBF)

A Polícia Federal está investigando a relação de acordo entre a CBF, gestora do futebol nacional, e a Rede Globo, emissora oficial de transmissão de jogos dos principais campeonatos no país. Os contratos firmados entre as entidades fazem parte do “pacote” de documentos que está sendo analisado pelos agentes da PF.

Há suspeita de envolvimento da emissora no esquema de pagamento de propinas que enfraqueceu as estruturas do futebol mundial e levou para a prisão sete dirigentes ligados à Fifa. A informação é do portal Uol.

Segundo o site, os contratos firmados durante a gestão de Ricardo Teixeira estão passando por uma avaliação minuciosa dos agentes federais para saber se há irregularidades. Essa é uma ação de colaboração com o FBI, que investiga os escândalos de corrupção entre cartolas do futebol mundial, incluindo membros da Fifa e da CBF.

Até agora, a PF não quis comentar oficialmente o assunto e a Rede Globo negou conhecer qualquer investigação. A CBF, porém, afirmou que o relacionamento com a emissora é um “case de sucesso” e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos.

Após a prisão do ex-presidente da CBF José Maria Marin pela polícia suíça, no final de maio, a Polícia Federal resolveu investigar a entidade. Desta forma, a relação da instituição com a Rede Globo também está sendo analisada, já que há 40 anos a TV detém o monopólio de transmissão dos jogos do futebol nacional.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS