Redação Pragmatismo
Compartilhar
Aborto 23/Jul/2015 às 14:14
37
Comentários

Deputado sonha com o dia em que se 'abortará bandidos' do útero da mãe

Declaração do relator do projeto de redução da maioridade penal sobre o aborto de “bandidos” no útero da mãe revela como o poço não tem fundo no Brasil

laerte bessa aborto bandido útero
O deputado Laerte Bessa (PR-DF)

Leonardo Sakamoto*

“Um dia, nós chegaremos a um estágio no qual seremos capazes de determinar se a criança no útero da mãe tem tendências criminais e, se sim, a mãe não será autorizada a dar à luz.”

A declaração foi feita por Laerte Bessa (PR-DF), relator do projeto de redução da maioridade penal, ao jornal inglês The Guardian e resgatada pela revista Fórum, no melhor estilo Minority Report – aquele filme em que Tom Cruise prende os bandidos antes deles cometerem os crimes. Uma outra declaração dada por ao jornal afirma que, em duas décadas, reduziremos a maioridade para 12 anos.

Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, ele disse que não falou em aborto e que a matéria escrita em inglês “ganhou interpretações erradas”.

Contudo, Bruce Douglas, o repórter do jornal inglês, disponibilizou o áudio da conversa, onde é possível ouvir a declaração:

Mas, vejamos: recebi, meses atrás, uma doce mensagem de leitor dizendo que “mãe de bandido deveria ser esterilizada”.

Não fiquei chocado porque, depois da popularização da internet, nada me choca. Ok, talvez Datena como possível candidato à prefeitura de São Paulo mas, fora isso, nada. O pior é que se perguntar para o missivista se é a favor de garantir às mulheres a autonomia sobre o próprio corpo, ele cospe na sua cara.

Daí, tentando seguir essa linha de pensamento ignorante e imbecil, ironizei o comentário do leitor, em um post em abril deste ano:

“Talvez seja essa a saída e não a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos: Esterilizar úteros que pariram criminosos de forma a interromper o terreno fértil para crimes. Ou, talvez, se nossa ciência permitir, descobrir com cálculos precisos os úteros ruins e impedir que deles brote algo.”

Um amigo jornalista, que leu o post na época, me alertou para tomar cuidado com textos ficcionais que forçavam a barra. “Tá louco, Saka? Quem toparia uma aberração dessas? Não viaja…”

Isso ensina uma lição, meu caro amigo: Pense no pior filme B de terror? Ele não se compara à realidade brasileira.

Escrevi naquele post também que, conhecendo nossa sociedade, os “úteros ruins” passíveis de aborto forçado não serão úteros ricos, que sempre tiveram acesso a tudo e que repousam em lençóis de algodão egípcio – mesmo que de alguns deles tenha brotado os que põem fogo em indígenas em pontos de ônibus, espancam pessoas em situação de rua ou atropelam ciclistas.

Mas úteros negros e pardos, que lavam roupa, fazem faxina e não raro criam os filhos sozinhos. Úteros que andam de ônibus, ganham uma miséria, dividem-se entre o trabalho e a família. E, por isso, não vivem, apenas sobrevivem, enfileirando dias e noites, na periferia de alguma grande cidade.

Depois desse episódio profético, se eu fosse você, acreditaria no alerta que venho fazendo há tempos: com esse Congresso Nacional, nada está a salvo. Nem o direito das mulheres ao voto, nem a República, muito menos a Lei Áurea.

*Leonardo Sakamoto é jornalista e Doutor em Ciência Política

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 23/Jul/2015 às 14:56

    As feminazis sonham em abortar qualquer pessoa ! Bandidos ou não.

    • Pereira Postado em 23/Jul/2015 às 14:58

      Pode ser que um dia saia um post falando da industria do aborto. Falando da proliferação de clínicas nas periferias e o lucro absurdo com a indústria da morte que médicos sem ética conseguirão extorquindo mulheres carentes.

      • Silva Postado em 23/Jul/2015 às 15:20

        Esse é dos seus pereira!

      • Rodrigo Postado em 23/Jul/2015 às 15:52

        (Outro Rodrigo) Vi uma matéria sobre o comércio de órgãos e tecidos de fetos nos EUA e acho uma pena não haver maior abordagem da questão; poucos sites em Português informam, a maioria replicando matérias de outro site, a maioria das matérias sendo mesmo em inglês. Uma apuração maior serviria a demonstrar se, afinal, o aborto realmente é uma ótima oportunidade de negócio ou não, assim envolvendo também interesses comerciais.

      • Pereira Postado em 23/Jul/2015 às 16:00

        Ongs abortistas como a planned Parenthood estão negociando no mercado clandestino órgãos e tecidos de fetos abortados. Uma queria uma lamborghini em troca disso. E tem gente que defende isso ! e o pior: acha que é "progressismo".

  2. Denisbaldo Postado em 23/Jul/2015 às 14:59

    O sonho da extrema direita brasileira é escravizar os negros e pobres e caso isso não seja possível, exterminá-los. Tudo em nome de Jesus Cristo. E o povão anestesiado pelo antipetismo assinará embaixo.

    • felipe Postado em 23/Jul/2015 às 15:04

      Denissonho cheirou cola hoje?

      • Denisbaldo Postado em 23/Jul/2015 às 15:15

        Não, cheirei o cu da sua mãe mesmo.

      • Márcio Ferreira Postado em 23/Jul/2015 às 15:31

        Denisbaldo, a mãe dele é mulher, paga imposto e ainda por cima nasceu analfabeta. Por que você não a respeita?

      • Denisbaldo Postado em 23/Jul/2015 às 15:36

        Respeito é uma mão de via dupla, se a mãe dele não ensinou isso a ele, aprenderá de outra maneira. Se não tem argumentos, pelo menos me respeite. Estranho você defender um fedelho que me chama de drogado...

      • felipe Postado em 23/Jul/2015 às 15:53

        Aiaiai não descerei no seu nível seu palhaço, mas é certo vc cheirou sim seu babaca, pra mim o papo contigo acabou.

      • felipe Postado em 23/Jul/2015 às 15:54

        E reveja o que primeiro vc escreveu antes de falar de respeito babacão.

      • Pereira Postado em 23/Jul/2015 às 16:04

        A "educação" esquerdista de Denisbaldo. E ainda exigem respeito essa escória.

      • Denisbaldo Postado em 23/Jul/2015 às 16:14

        Se não segura a bronca não vem encher o saco mesmo felipinho playboyzinho chorão. Me xingou de drogado e levou troco mais grosso. "Aih, não falo mais com você!!! Ui!!!! " Vai chorar, vai moleque! Pereira, vai procurar uma rola!

      • felipe Postado em 23/Jul/2015 às 16:16

        Tenho dó de vc, e da sua mãe e não vou descer no seu nível, passar bem.

      • felipe Postado em 23/Jul/2015 às 16:19

        E se vc fosse tão machão como se acha, me ofenderia não a minha mãe ok, se fosse na frente certamente não o faria babacão da internet.

      • Denisbaldo Postado em 23/Jul/2015 às 17:26

        Não falaria mesmo, com a sua primeira resposta (pergunta na verdade) já lhe daria um soco no meio da boca. Você tá me confundindo com seus amiguinhos do parquinho do seu prédio. Pro teu conhecimento playboy, onde eu moro você não tem coragem de andar não. Fica na moral, engole o choro. Na próxima vez, pense nas consequências antes de ofender alguém, conselho pra sua vida, otário.

      • poliana Postado em 23/Jul/2015 às 18:40

        pereira, vc n tem moral nenhuma pra falar do denisbaldo. vc mandou a "escória esquerdista" tomar no c*&¨lá no outro tópico...e agora vai negar tb!? vai dizer q n foi vc?!

      • poliana Postado em 23/Jul/2015 às 18:42

        Pereira POSTADO EM 22/JUL/2015 ÀS 10:32 Eu sou um pai de família, e todo o dia os pelegos pagos pelo governo ofendem a fé cristã de todas as maneiras possíveis, me chamam de fascista sem nem ao menos saber o que é isso, dizem que quem não concorda com eles é gay enrustido, e eu tenho que respeita essa escória esquerdista ? Pois eu mando um VTnoC bem mau educado mesmo

      • Eduardo Ribeiro Postado em 23/Jul/2015 às 20:56

        Denisbaldo vai acabar virando inimigo odioso e detestável n.01 dos queridos coxinhas cristãos aecistas brancos medio-classistas marchadeiros do PP. Estás em grande fase, mais um belo gabarito.

      • Denisbaldo Postado em 23/Jul/2015 às 22:30

        Hahahahaha! Valeu Poliana e Eduardo Ribeiro por ficarem do meu lado!!! Tamu junto!

      • Ana Postado em 24/Jul/2015 às 01:50

        Denilbaldo, fica triste não, o Felipe é um filho de um corno, logo a mamãezinha é.......

      • Ana Postado em 24/Jul/2015 às 01:54

        quanto a este "deputado", se o pai dele tivesse sido castrado, não teríamos esta aberração no congresso.

      • felipe Postado em 24/Jul/2015 às 08:50

        Oi Ana, não, acho que me confundiu com seu irmão ou sua irmã, mas fica triste não esse tipo de insulto não me atinge, alias não vou te ofender tb, mas como minha vó diz, com agua e sabão se lava tudo, até uma boca suja.

      • Luiz Souza Postado em 26/Jul/2015 às 16:36

        Ri quilos agora.

    • Felipe Postado em 23/Jul/2015 às 21:47

      Que do de VC cara, mas eu te perdoo, muleke da internet sua coragem está atrás de um teclado com a proteção da Mamãezinha é digno de pena uma pessoa ser assim machão da internet, a coragem fica alta quando se está longe mas um dia alguém te pega e ensina uma lição que jamais vai esquecer viu, fique com Deus grande babaca.

  3. Grace Diniz Postado em 23/Jul/2015 às 15:00

    Ele deveria ter sido abortado. Infelizmente, na época da gestação da mãe dele, não apareceu um imbecil com essa brilhante ideia. Quem vota num lixo desse?

  4. Rodrigo Postado em 23/Jul/2015 às 15:29

    (Outro Rodrigo) É aquela história: cuidado com o que você procura, pois, quando encontrar, pode não gostar. Lendo essa entrevista (apesar de ele alegar erro de interpretação, a matéria em inglês expõe exatamente o mesmo dito aqui) fiquei a pensar em como se daria uma "autorização para parto" ou "pena de aborto" - em que pese a pena ter caráter personalíssimo, a mesma acaba refletindo sobre a mulher (como se houvesse visão unitária de dois seres, a exemplo da defesa do aborto). No mesmo sentido, em Portugal um cidadão recorreu ao Tribunal Constitucional, alegando não ter o dever de assumir um filho e sustentá-lo, pois não teve a oportunidade de decidir pelo aborto do mesmo (http://www.publico.pt/sociedade/noticia/homens-tem-de-assumir-a-paternidade-de-filhos-nascidos-contra-a-sua-vontade-decide-constitucional-1702527). Alegou, pois, que a mulher teria tratamento diferenciado quanto à decisão unilateral de abortar ou não, ele não tendo o dever de ser pai contra sua vontade. Eis, pois, o ponto a que chegamos, assim eu reiterando: cuidado com o que você deseja, procura...

  5. Olga Postado em 23/Jul/2015 às 15:30

    Pelo dito acima, este Sr. da por certo que a bandidagem è uma questao genetica... tirando a responsabilidade da sociedade, ambiente, entorno, falta de oportunidades, etc... Considerando a bandidagem como condutas desajustadas as leis e normas de uma comunidade, regiao, ou pais, temos aqui o individuo despreparado para respeitar as leis, somado as circunstancias de vida, e ao desinteres destes sujeitos em adaptar-se; o outro fator, a sociedade com suas leis majoritariamente represoras, com carencias na atencao dos individuos de risco, sem politicas de formaçao do cidadao, sem atitudes de amparo a mae que cria os filhos sola, as viuvas, aos menores, em quanto cuidado, saude, educaçao, trabalho, oportunidades,etc. Falar em identificar genes para abortar delinquentes é a aberraçao das aberraçoes, è ainda inocentar a sociedade e toda a parafernalha politica de agora e de antes de cupla no assunto. Alem de considerar tambèm que o ser humano tem atracçao por infringir as leis pequenas o graves, porque é proprio de sua naturale a. Se as leis estao feitas é porque tem quem nao as respeite. Peso a este Sr. que quando seja investigada a questao genetica de tendencias criminosas, aproveite e investigue quais os genes que determinam a corrupçao, os preconceitos, a homofobia, a xenofobia, e o racismo entre outras, mas pondo enfasis no gene da corrupçao de politicos, empresarios, bancarios, grandes negociantes, etc, assim poderemos por fim neste mundo a tanta sinvergonhiçe, ladroagem, mesmo no parlamento. Imaginam? quantos abortos deveriam ser feitos? Peso ao Sr. Laerte Bessa, interesarse pelo tema que trata e propoe, porque desse jeito teremos que reprogramar-lo..assistemuita TV? assiste filmes de ficçao cientifica?...PREFIERA LER ANTES DE PROPOR BESTEIRAS!!!!

  6. Deisi Postado em 23/Jul/2015 às 15:30

    Concordo com o Sakamoto, com esse congresso, não duvido de mais nada, realmente corremos grande risco. Nada estará salvo, "nem o direito das mulheres ao voto, nem a República, muito menos a Lei Áurea".

  7. doni Postado em 23/Jul/2015 às 15:55

    Se isto der certo, o partido dele acabará alguns anos depois! E se tivermos aborto retroativo ele dança!

  8. Rafael Postado em 24/Jul/2015 às 08:31

    Se você é filho de uma pessoa humilde certamente não terá muitas oportunidades na vida, ninguém nasce bandido "NOBRE" deputado, oque nos torna bandido é as condições expostas por vocês vermes da elite. A base para tudo é a educação, e se vocês não lutam por ela certamente será abordado por alguma pessoa que nunca teve direito a mesma... Vejo todo mundo (Hipócritas), lutando para baixar a maioridade penal, porem não vemos ninguém absolutamente ninguém, parando a PORRA da av. Paulista para protestar contra aquele que coloca a arma na mão da criança, ninguém fazendo protesto contra as propagandas indutivas que esfrega na cara do menos favorecido aquilo que certamente só conseguirá no crime, ninguém protestando contra a industria da arma que lucra milhões com cada aperto de gatilho. É fácil julgar quando estamos todos bem acomodados no conforto de nossas casas, agora tente olhar para aquele que quando você passa por ele na rua você finge que ele não existe, e lembrem-se: O negligenciado de Hoje certamente será o assassino de amanhã. "Se na infância invés de revólver ganhássemos brinquedo, nossas lâminas não decepariam dedos". (Carlos Eduardo Taddeo)

  9. Claudio Silva Postado em 24/Jul/2015 às 09:38

    Pelo visto, só levamos em conta as mulheres pobres. E as grávidas ricas? Será que uma milionária seria forçada a abortar sendo constatado via exame de DNA que seu futuro filho teria tendências a ser um grande criminoso do colarinho branco? Um empresário sonegador, corruptor? Ou mesmo um assassino (existem assassinos milionários também)...

  10. Fernando Postado em 24/Jul/2015 às 10:35

    A loucura maior não é o que este bandido-delegado falou. O pior é ver milhares de idiotas que deveriam ter sido abortados elegerem esse excremento. Se usarmos a lógica desse estrume, mais precisamente, aplicando as técnicas analíticas de Lombroso a este de-PUTA-do, pode-se dizer, sem medo de errar, que ao analisar as configurações de sua cabeça e de suas expressões faciais trata-se de um esquizofrênico, sociopata, assassino com tendências ao sadismo e completa falta de parâmetros morais o que o torna uma seríssima ameaça à sociedade e, por conseguinte, deveria estar trancafiado em algum manicômio tomando choques elétricos alternados a banhos de imersão em água congelada para conter seus instintos bestiais. No entanto, neste país onde sociopatas se travestem de cristãos e de "cidadãos do bem", ele ocupa uma cadeira no Congresso Nacional...

  11. Rosendo Postado em 24/Jul/2015 às 12:17

    São sempre as mesmas pessoas,as mesmas opiniões,mas ninguém quer chegar a um acordo de paz

  12. soda cáustica Postado em 27/Jul/2015 às 20:28

    Isso é do nazismo ou estou enganado ?

  13. Antonio C. Postado em 05/Sep/2015 às 00:25

    Huum, isso me faz faz lembrar as campanhas de esterilização de raças ou indivíduos considerados "indesejáveis " na Alemanha nazista.A (extrema) direita brasileira mostrando sua cara!