Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 17/Jul/2015 às 10:17
12
Comentários

Delator revela que pagou US$ 5 milhões de propina a Eduardo Cunha

Delator na Operação Lava Jato diz que pagou U$ 5 milhões de propina a Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com Júlio Camargo, o presidente da Câmara controla cerca de 260 deputados e é conhecido por ser uma pessoa agressiva. Tanto o delator como o doleiro Alberto Youssef revelaram que estão sofrendo ameaças por 'gente de Cunha'

eduardo cunha 5 milhões youssef

O consultor Júlio Camargo afirmou, em depoimento à Justiça Federal [vídeo abaixo], nesta quinta-feira (16), que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o pressionou a pagar US$ 5 milhões em propina. O objetivo do repasse, segundo Camargo, era garantir um contrato de navios-sonda da Petrobras.

Júlio Camargo é um dos primeiros a fechar acordo de delação na operação Lava-Jato. Trabalhou como consultor das empreiteiras Toyo Setal e Camargo Corrêa. Nesta semana, ele voltou a ser interrogado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela condução das investigações, e fez revelações não presentes em seus depoimentos prévios.

Pelo relato dos que acompanharam o depoimento, Júlio Camargo afirmou que Cunha teria lhe dito que estava “no comando de 260 deputados”.

“Fui bastante apreensivo (ao encontro do parlamentar no Leblon, Rio). O deputado Eduardo Cunha é conhecido como uma pessoa agressiva, mas confesso que comigo foi extremamente amistoso, dizendo que ele não tinha nada pessoal contra mim, mas que havia um débito meu com o Fernando do qual ele era merecedor de 5 milhões de dólares”, afirmou Camargo. “E isso estava atrapalhando, porque estava em véspera de campanha, se não me engano uma campanha municipal e que ele tinha uma série de compromissos e que eu vinha alongando esse pagamento há bastante tempo e que ele não tinha mais condição de aguardar.”

Eduardo Cunha é alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Um inquérito foi aberto para investigar o suposto envolvimento do deputado na Lava Jato.

O delator Julio Camargo depôs em uma das ações penais em curso na 1ª instância da Justiça Federal no Paraná. Ele foi arrolado pelo Ministério Público Federal como testemunha de acusação em processo contra o operador do PMDB Fernando Baiano, ligado a Cunha.

VEJA TAMBÉM: Eduardo Cunha provoca Polícia Federal: “não cheguem antes das 6h”

“Realmente nós estamos com um problema, porque eu estou sendo pressionado violentamente, inclusive, pelo deputado Eduardo Cunha”, disse Julio Camargo, atribuindo a frase a Fernando Baiano.

Ainda segundo o lobista, Fernando Baiano disse a ele. “Isso aí vai chegar numa situação muita embaraçosa para mim, mas para você, com certeza vai ser muito mais embaraçosa”.

Youssef

Outro delator da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef já havia afirmado à Justiça Federal que o presidente da Câmara era um dos “destinatários finais” de em contratos de navios-sonda da Petrobrás investigados pela Lava Jato.

Em sua versão, em maio de 2015, o doleiro declarou que Eduardo Cunha foi o mentor de requerimentos feitos na Câmara para pressionar a empresa Mitsui, que não estaria pagando a propina em 2011. Ele disse que foi procurado pelo lobista Julio Camargo após estes requerimentos.

O doleiro afirmou nesta quinta-feira (16), em depoimento à Justiça Federal no Paraná, que está sendo vítima de intimidação por um deputado federal que integra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os supostos desvios de dinheiro da Petrobras. Youssef não identificou o parlamentar, mas disse que é um “pau mandado” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No vídeo do depoimento feito perante o juiz Sérgio Moro, e divulgado pela Justiça Federal, um advogado que não é identificado pergunta se Youssef vem sofrendo ou tem sentido “alguma pressão em razão desse depoimento específico”.

“Sim, eu venho sofrendo intimidação perante as minhas filhas, perante a minha ex-esposa, por uma CPI coordenada por alguns políticos e que inclusive o nome de um deles foi mencionado aqui por mim”, responde Youssef. “E eu acho isso um absurdo, eu como réu colaborador quero deixar claro que eu estou sendo intimidado pela CPI da Petrobras por um deputado, pau mandado do senhor Eduardo Cunha”, disse.

Vídeo da delação de Júlio Camargo:

com agências

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. felipe Postado em 17/Jul/2015 às 10:33

    A diferença é que não importa o tipo de denúncia, os "companheiros" sempre vão acha-los inocentes e vitimas de golpe político e da mídia golpista.

    • Paulo Figueira Postado em 17/Jul/2015 às 13:17

      Os companheiros sem aspas de Cunha são os oposicionistas, foram eles que o elegeram presidente da Câmara e o acompanham em sua pauta contar a democracia e o País

  2. Deisi Postado em 17/Jul/2015 às 13:01

    Cunha ídolo do Pereira! Com certeza ele acha que é uma vitima da mídia e da Dilma, a PF com certeza persegue o "inocente".

    • Eduardo Ribeiro Postado em 17/Jul/2015 às 13:42

      """""""""""....... apenas faz um excelente trabalho como presidente da câmara..........""""""""""""

    • enganado Postado em 17/Jul/2015 às 15:10

      PereiraX tenha um pouco de pudor ao mencionar os genoinos/dirceus e outros vigaristas. Se vc tem a língua tão afiada contra quem não tem contas no exterior, vc deve estar PARTICIPANDO do "RACHUCHA" dos tucanos Monteiro de Barros (o Brizola o chamava de Monteiro de "LAMA") e David Zylbersztajn (aquele que colocou um par de chifre na filha do poderoso chefão, fugindo com a secretária) , isto é a ponta do icerberg porque os dois dão dez a zero neste bosta desse CUnha. Não vou contar o podre destes dois calhordas, porque (o) mariaX e NaroX sabem de cor e salteado a historinha e o tamanho do ROUBO? Quer dizer que vc é pobre! Tá, conta outra. rsrsrsrsr ....

    • Eduardo Ribeiro Postado em 17/Jul/2015 às 15:21

      Voce ve que ninguem da imprensa está batendo nele, como fariam se fosse um peixe grande do PT, e sim destacando com grande ênfase o seu plano para derrubar o governo. Mas não..."Cunha é vitima da mídia esquerdista, é um inocente que apenas faz um excelente trabalho como presidente da câmara....."

  3. Salomon Postado em 17/Jul/2015 às 14:16

    Se a Dilma for impichada, e com ela o Temer, é esse aí quem vai conduzir os rumos da nação. Quem sabe não pegue do cajado e tente atravessar o mar vermelho?

  4. eduardo de paula barreto Postado em 17/Jul/2015 às 16:42

    . OS MOSQUETEIROS . O Brasil inteiro é testemunha De que Eduardo Cunha É um agente infiltrado Que serve à oposição Fingindo ser da situação Que o vê como aliado. . Mas agora que foi citado No escândalo da Lava Jato Diz ao Governo que o odeia Com a esperança de que Seja blindado pelo PSDB E se livre da cadeia. . A Presidente do Brasil Tem que administrar o covil No qual transformou-se Brasília O que acaba comprometendo O nosso desenvolvimento Aí Aécio curte e compartilha. . Trata das leis o Poder Legislativo Governa o País o Poder Executivo Administra a justiça o Poder Judiciário Mas quando há disputas nos Poderes Os eleitos trocam os seus afazeres Pela desconstrução dos adversários. . Assim burlam a confiança do povo Ao se empenharem no jogo De conquista de privilégios pessoais Sem se darem conta de que tais disputas Comprometem o sucesso da busca Pelas melhorias sociais. . Os Três Poderes são os mosqueteiros Que em vez de agirem como aventureiros Deveriam lutar pelo bem da população Porque quando decidem lutar entre si Passam a ser os mais cruéis espadachins Que matam a esperança da Nação. . Cunha esbravejou nestes termos: ‘Eu vou explodir o governo’’ Por considerar a justiça uma afronta Mas isso é culpa da sua falsa moral Que por crescer de forma descomunal O transformou num homem bomba. . Eduardo de Paula Barreto 17/07/2015 . .

  5. enganado Postado em 17/Jul/2015 às 20:16

    Puxa vida! Acertou em cheio! Lembra-se do caso do P.C.Farias? Sabia muito! Primeiro mataram a sua esposa, foi o 1º aviso. Daí a família mandou seus filhos p/estudarem na Suíça. Depois arranjaram um suicídio com duplo assassinato, PC Farias foi encontrado morto, junto com sua namorada Suzana Marcolino e aí falaram que a namorada era muito ciumenta. A DIREITA sempre manda MATAR aqueles que ficam sabendo de seus podres, roubalheiras, desfalques, ... etc. Agora isto só ocorre qdo a pessoa, como o juiz-tucano MORO esconde as roubalheiras para em um futuro próximo fazer chantagens/achaques, agora se o juiz-tucano contar TUDO que sabe, não tem porque eliminá-lo. Pergunto? Onde estão as denúncias contra o PSDB/DEM/PF_DB/... etc. Aí MORO, vc nâo tem sonhado com o PC Farias? Vc não tem sonhado com a palavrinha muito usada pelas máfias/vagabundos de Direita/... "QUEIMA DE ARQUIVO". Abre teu olho porque o pessoal da GRANA=Direita NÃO Perdoa, MATA! Ou será que o Kennedy foi assassinado pelos russos? rsrsrsrs...

  6. Deisi Postado em 18/Jul/2015 às 09:20

    Disse tudo Paulo Figueira! A oposição é responsável por colocar esse verme na presidência da câmara. Como disse o Aécio: "O psdb é o único partido a fazer oposição ao Brasil", O Cunha só faz oposição ao governo Dilma, terceirização, financiamento privado de campanhas, construção do shopping no congresso e redução da maioridade. Quando será que ele foi "companheiro" da Dilma?

    • enganado Postado em 20/Jul/2015 às 23:39

      Cara Deisi, gostei! "O psdb é o único partido a fazer oPÓsição ao Brasil", pelo visto isto é mensagem cifrada para os traficantes colombianos amigos. Na mosca!

  7. eduardo de paula barreto Postado em 18/Jul/2015 às 12:24

    . OS MOSQUETEIROS . O Brasil inteiro é testemunha De que Eduardo Cunha É um agente infiltrado Que serve à oposição Fingindo ser da situação Que o vê como aliado. . Mas agora que foi citado No escândalo da Lava Jato Diz ao Governo que o odeia Com a esperança de que Seja blindado pelo PSDB E se livre da cadeia. . A Presidente do Brasil Tem que administrar o covil No qual transformou-se Brasília O que acaba comprometendo O nosso desenvolvimento Aí Aécio curte e compartilha. . Trata das leis o Poder Legislativo Governa o País o Poder Executivo Administra a justiça o Poder Judiciário Mas quando há disputas nos Poderes Os eleitos trocam os seus afazeres Pela desconstrução dos adversários. . Assim burlam a confiança do povo Ao se empenharem no jogo De conquista de privilégios pessoais Sem se darem conta de que tais disputas Comprometem o sucesso da busca Pelas melhorias sociais. . Os Três Poderes são os mosqueteiros Que em vez de agirem como aventureiros Deveriam lutar pelo bem da população Porque quando decidem lutar entre si Passam a ser os mais cruéis espadachins Que matam a esperança da Nação. . Cunha esbravejou nestes termos: ‘Eu vou explodir o governo’’ Por considerar a justiça uma afronta Mas isso é culpa da sua falsa moral Que por crescer de forma descomunal O transformou num homem bomba. . Eduardo de Paula Barreto .