Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 21/Jul/2015 às 09:23
16
Comentários

As 10 melhores frases do Papa Francisco em sua excursão na América Latina

papa francisco melhores frases

Notimerica

A visita histórica do Papa Francisco à América Latina deixou uma série de momentos memoráveis, além do agradecimento dos fiéis e líderes latino-americanos pela excursão do Máximo Pontífice, que teve como objetivo advogar pela paz na região.

Durante a sua visita ao Equador, Bolívia e Paraguai, o Papa se referiu a temas relevantes da atualidade como a juventude, a crise econômica, a corrupção, os preconceitos, a pobreza e a desigualdade. Conhecido por ser um dos Papas mais midiáticos, foi recebido nestes três países com muito carinho.

O Papa utilizou uma série de exemplos atuais para abrir um caminho para o diálogo e gerar a reflexão entre os fiéis. Confira as melhores frases do Papa na sua excursão latino-americana.

1. “Um pobre que morre de frio e de fome hoje não é notícia, mas se as bolsas das principais capitais do mundo descem dois ou três pontos arma-se o grande escândalo mundial”.

2. “O futuro da humanidade não está unicamente nas mãos dos grandes dirigentes ou das grandes potências: as elites. Está nas mãos dos Povos”.

3. (Em relação à colonização latino-americana) “Peço humildemente perdão, não só pelas ofensas da própria Igreja senão por todos os crimes contra os povos originários, durante a chamada conquista da América “.

4. (Em relação ao sistema econômico) “Este sistema já não se aguenta, não o aguentam os camponeses, não o aguentam os trabalhadores, não o aguentam as comunidades, não o aguentam os povos e a terra também não”.

5. “Vemos com espanto como no Oriente Médio e outros lugares do mundo se persegue, se tortura, se assassina a muitos irmãos nossos pela sua fé em Jesus. Há uma espécie de genocídio em marcha que deve cessar”.

6. “As ideologias terminam mal, não servem, não assumem ao povo. Por isso, no século passado, em que terminaram as ideologias? Em ditaduras, sempre”.

7. (No Paraguai) “Quero reconhecer o papel assumido pela mulher paraguaia durante os momentos dramáticos da História. Levaram o maior peso, souberam desenvolver as suas famílias e o seu país”.

8. (Na sua visita à prisão de máxima segurança de Palmasola) “Eu sou um homem perdoado, salvo de muitos pecados”.

9. “Podes ir à missa aos domingos, mas se não tens um coração solidário e não sabe o que acontece no teu país, a fé está doente e está morta”.

10. “Quando a política se deixa dominar pela especulação financeira, se rege unicamente pelo paradigma tecnocrático utilitarista da máxima produção e não poderá resolver os grandes problemas que afetam a humanidade”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 21/Jul/2015 às 10:03

    Tem mais uma frase que não está na lista e é a minha favorita: "Um cristão, se não for revolucionário nos tempos atuais, não é cristão"

    • eu daqui Postado em 22/Jul/2015 às 11:55

      Devo entender que vc não é cristão? Mesmo pq ninguém tem que ser..........

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Jul/2015 às 10:29

    """"Este sistema já não se aguenta, não o aguentam os camponeses, não o aguentam os trabalhadores, não o aguentam as comunidades, não o aguentam os povos e a terra também não. Quando a política se deixa dominar pela especulação financeira, se rege unicamente pelo paradigma tecnocrático utilitarista da máxima produção e não poderá resolver os grandes problemas que afetam a humanidade."""". Sábias e incontestáveis palavras. E o mais curioso: em outros tempos, jamais, mas jamais mesmo, veriamos sair da boca de um Papa um pronunciamento com tal conteúdo. É coisa subversiva demais, muito à esquerda, muito vermelhinha, não combina com a figura conservadora de um Papa, e não interessa às forças imperialistas alguém com muita mídia - seja o Papa ou qualquer outro - que sistematicamente externa tais pensamentos.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 21/Jul/2015 às 11:35

      Eu no seu lugar cobraria dele uma postura mais firme contra a Cristofobia...os cristofóbicos merecem uma resposta a altura e ninguem mais indicado para tal que o próprio Papa.

  3. Lucas Oliveira Silva Postado em 21/Jul/2015 às 10:29

    Parceiro, Olavete ancéfalo aqui não tem vez, vai ler a Veja que você ganha mais!

  4. Márcio Ferreira Postado em 21/Jul/2015 às 10:35

    6. “As ideologias terminam mal, não servem, não assumem ao povo. Por isso, no século passado, em que terminaram as ideologias? Em ditaduras, sempre”. Boa, Chico.

    • Vinis Postado em 21/Jul/2015 às 23:15

      Engraçado é que os conservadores tentam exaltar apenas essa frase e se esquecem das outras, curioso.

      • Márcio Ferreira Postado em 22/Jul/2015 às 10:13

        Foi só para lembrar que o Padre Chico não é bobo. Não precisa se doer tanto assim.

      • Márcio Ferreira Postado em 23/Jul/2015 às 16:57

        Abrir mão das riquezas da igreja? É uma instituição milenar da qual ele não é proprietário e ning... poucas pessoas teriam a falta de noção de exigir isso. Ele já deu inúmeras demonstrações de desprendimento e simplicidade, ou seja, o que ele pode fazer em seu nome nesse sentido, está fazendo. Agora, abrir mão de riquezas é uma coisa que eu gostaria de ver de socialistas e comunistas endinheirados. Ah! o dia que isso vai acontecer nem o Fidel é capaz de prever!

  5. Lucas Oliveira Silva Postado em 21/Jul/2015 às 11:26

    Amigo, largar a faculdade e se auto-intitular "professor" é motivo de vergonha, não de orgulho!

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Jul/2015 às 11:34

    Por favor....não pratiquem bullying contra o astrólogo. Mantenham o nivel.

  7. Lucas Oliveira Silva Postado em 21/Jul/2015 às 12:02

    Com certeza, principalmente quando este "professor" arrega pra um debate. Aprenda uma coisa, quando sua ideia for refutada, não insista nela. Independente de quem tenha refutado seja João, Maria ou PIRULA.

  8. Lucas Oliveira Silva Postado em 21/Jul/2015 às 12:04

    Com relação à ser um "professorzinho marxista", cada um luta pelo que acredita, abiguinhu. Ler artigos de Ludvig von Mises, Rodrigo Constantino, Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo não he faz mais inteligente, muito pelo contrário, te faz mais otário mesmo!

    • Lucas Oliveira Silva Postado em 21/Jul/2015 às 13:06

      Nossa, o reacinha de ódio seletivo não sabe escrever uma frase sem 400 erros de português. Fugiu da escola, "abiguinho"?

    • Lucas Oliveira Silva Postado em 21/Jul/2015 às 13:42

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

  9. deisi Postado em 21/Jul/2015 às 15:25

    A frase 9 é maravilhosa, muitos vão as igrejas nos domingos, estão na igreja, mas não são igreja. Sou muito feliz por ter Papa Francisco como representante da minha igreja, papa da alegria, esperança e amor.