Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 04/Jun/2015 às 15:49
44
Comentários

Silas Malafaia é gay ou apenas um completo oportunista?

Um estudo sobre homofobia publicado no respeitado Journal of Personality and Social Psychology — publicação especializada que circula desde 1965 — ajuda a entender o ódio e o medo que Malafaia e seus compadres sentem dos homossexuais

Silas Malafaia Boticário gay
Pastor Malafaia ordenou que evangélicos boicotem produtos de O Boticário

Kiko Nogueira, DCM

A nova incursão de Silas Malafaia no terreno da picaretagem evangélica é um vídeo detonando um comercial do Boticário em que aparecem casais gays.

“Sou contra e estou aqui pra dizer que a família é milenar, homem, mulher e sua prole. Tenho o direito de preservar macho e fêmea porque essa é a história da civilização humana”, avisa.

Sugere um boicote por fazer parte de uma “maioria”, acusa a propaganda de ser uma tentativa de “querer ensinar a crianças e jovens o homossexualismo”. Etc etc.

O que incomoda tanto o homem? O que lhe dói tanto?

O comportamento obsessivo e histérico do maior pé frio na história recente da política brasileira pode ser explicado pela ciência. Um estudo sobre homofobia, publicado em 2012 no respeitado Journal of Personality and Social Psychology — publicação especializada mensal que circula desde 1965 — ajuda a entender o ódio e o medo que ele e seus compadres sentem.

Durante meses, 784 universitários dos EUA e da Alemanha foram convidados, primeiro, a avaliar sua orientação sexual de 1 (altamente gay) a 10 (muito hétero).

Na sequencia, se submeteram a um teste. Imagens e palavras associadas à sexualidade lhes foram mostradas. Eles foram então instados a classificá-las de acordo com a categoria apropriada (gay ou hétero) o mais rapidamente possível.

Houve um elemento crítico adicional, como explicou o professor Richard Ryan, idealizador da coisa: “Antes de cada palavra e imagem, a palavra ‘eu’ ou ‘outro’ aparecia na tela do computador por 35 milésimos de segundo — tempo suficiente para os estudantes processarem subliminarmente o dado, mas curto o suficiente para que eles não pudessem vê-lo conscientemente”, escreveu num artigo no New York Times.

“A teoria, conhecida como associação semântica, é que quando ‘eu’ precede palavras ou imagens que refletem sua orientação sexual (por exemplo, imagens heterossexuais para um heterossexual), você as classifica na categoria correta mais velozmente do que quando ‘eu’ vem antes de palavras ou imagens que são incongruentes com a orientação sexual (por exemplo, imagens homossexuais para um heterossexual). Essa técnica distingue de forma confiável indivíduos que se identificam como heterossexuais dos que se definem como gays, lésbicas ou bissexuais.”

Entre o grupo que se disse “altamente hétero”, surgiu uma subseção de cerca de 20% deles que indicaram uma atração pelo mesmo sexo. Esse mesmo pessoal era “significativamente mais propenso ​​a favorecer as políticas anti-gays e a atribuir punições mais severas para autores de pequenos crimes se o autor fosse presumivelmente homossexual”.

Para o doutor Ryan, “nem todos aqueles que fazem campanha contra gays e lésbicas sentem desejo por pessoas do mesmo sexo. Mas ao menos parte deles estão lutando contra si mesmos, tendo sido eles mesmo vítimas de opressão e incompreensão”.

O caso de Malafaia embute ainda a possibilidade de o pastor ser apenas um completo idiota oportunista. Mas isso é óbvio, não necessita de prova científica — e não explica, sozinho, esse grau de indigência mental.

VEJA TAMBÉM: Reprimidos? Pesquisa indica que homofóbicos sentem excitação por homossexuais

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Tacidutra Postado em 04/Jun/2015 às 16:15

    Se houvesse uma enquete, ao votar na opção gay ou ambas as opções, estaríamos sujeitos a sofrer processo??

  2. José Maria Postado em 04/Jun/2015 às 16:24

    Ao meu ver a ideia de fenômenos individuais e subjetivos pode sim explicar com sucesso o motivo que leva alguns sujeitos a adotarem uma postura de "ódio" frente às diferenças. Não há dúvidas de que existe alguma coisa neste processo. Porém, devemos lembrar que o maior motivador para o discurso de ódio para homossexuais nasce de uma construção cultural de família propagada pelo discurso religioso ainda muito dogmático e conservador. Podemos dizer que Silas Malafaia tem traços de homossexualidade que tenta reprimir por intermédio de um discurso de ódio, ok. Porém isso não priva as religiões evangélicas do papel de importantes contribuintes para a propagação deste discurso por parte de seus seguidores.

    • Salomon Postado em 04/Jun/2015 às 17:46

      Interessante sua observação José Maria, pois acho uma empresa difícil a que esse filho do satanás tem em vista. Qual seja, a de Inocular nas fibras íntimas do povo o ódio aos homossexuais e o fanatismo da teoria da prosperidade. Ora, a sociedade contemporânea, abstraído o "ódio frente às diferenças", como você disse, não encontra nos textos religiosos qualquer menção ao apedrejamento de gays, lésbicas e simpatizantes. Os que pregam o verdadeiro evangelho do Cristo bradam — avante! — àqueles missionários da inteligência, e são tantos, que observam o "ame o próximo como eu vos amei". Mas, desgraçadamente, o nosso "Congreço" sustenta o Malafaia nas suas mais santas(?) aspirações. Ora, se o próprio Homem de Nazaré não discriminou não cabe a essa besta fera discriminar.

      • Vinicius Matos Postado em 05/Jun/2015 às 14:42

        O que mais temos hoje em dia são "cristãos" fundamentalistas, que ainda estão presos nas leis mosaicas (as que moisés escreveu, não os 10 mandamentos). Se esses pobre coitados, (sim, acho esses uns coitados, já que creio em Deus, e creio também que muito será cobrado a quem muito é dado, esses infelizes são responsáveis por muita, mas muita coisa ruim, às quais terão de prestar conta) pegassem a bíblia e lessem as passagens de Cristo, apenas, já seriam obrigados a mudar 90% de suas mentalidades e comportamentos...

  3. André Postado em 04/Jun/2015 às 16:43

    Voces que são mais instruídos poderão notar que Silas não representa todo o povo evangélico. Mas, exxxxperrrrto do jeito que é, usa a essa bandeira para se projetar publicamente. Só um exemplo: ele chama seus críticos de "ilustres desconhecidos" revelando assim como se sente como "profeta" de nossos tempos. Infelizmente muitos cristãos (incluindo católicos e protestantes) gostam do seu jeito desaforado de lidar com os assuntos. Por isso ele fomenta no meio dos evangélicos uma divisão muito grande. Mesmo que concorde em alguns pontos com ele, pois na verdade se concordo é pelos princípios de Cristo e não dele, sugiro que ignoremos seus berros.

    • Carlos augusto rodrigues Postado em 04/Jun/2015 às 20:37

      André não sou religioso,não acredito em nenhuma entretanto lhe parabenizo pelo seu equilíbrio.

    • Vinicius Matos Postado em 05/Jun/2015 às 14:45

      André, ele pode não representar todo o povo evangélico, mas infelizmente, suas ideias sim representam a grande maioria do povo evangélico. Um povo que se diz cristão, mas que até hoje ainda não entendeu o propósito de Cristo na terra, muito menos estuda as passagens de Cristo, na bíblia.

      • André Postado em 05/Jun/2015 às 18:12

        Sim, infelizmente uma grande parte do povo cristão apoia esse sujeito. É uma pena, mas volto a insistir, vamos tirar a caixa de ressonância dele. Acaso não há homens cristãos influentes no Brasil, mas, a quem a grande midia dá o microfone? Na verdade prefiro que a mídia não procure a opinião dos religiosos, isso deve ficar no âmbito da fé. Mas, é algo impossível, a mídia precisa de combustível e devemos ser honestos, religião e Estado andam separadamente. Uma ponte aí é impossível graças a Deus. Mas, os fundamentalistas ainda acreditam nisso..

  4. César Postado em 04/Jun/2015 às 17:20

    Não tem muito a ver com este assunto, mas chamar torcedor do São Paulo de bambi é homofobia?

    • José Ferreira Postado em 04/Jun/2015 às 18:02

      Não é não. É uma constatação, hahaha...

      • Samael Postado em 04/Jun/2015 às 18:42

        Ah é?! Já viu jogador do São Paulo dando bitoca em um cara e postando no Instagram?! Nada contra, mas assume logo e Shake It Off!!!!

      • Samael Postado em 04/Jun/2015 às 18:45

        Outra, o cara que inventou isso que foi o Viola depois foi tirar fotos pra qual revista?! G MAGAZINE, e o G não é de Garanhão.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 05/Jun/2015 às 10:31

      É uma provocação tola que na verdade expõe sim homofobia,aliás o meio do futebol está lotado de preconceitos lamentáveis. O corintiano chama o são-paulino de bambi atacando uma suposta homossexualidade chamar cruzeirense de maria idem palmeirense de mancha rosa santista de sereia torcedor do Fluminense de flor...etc. Além de piadas sociais como "zoar" corintiano de pobre,favelado,preto,analfabeto...colorados de macaco(dizem que não tem conotação racial...mas convenhamos né)...etc. Eu como são paulino não me atinjo com o "bambi" e até eu mesmo chamo outros são paulinos de bambis,apenas para exemplificar que ao meu ver nem chega a ser insulto.

      • César Postado em 05/Jun/2015 às 11:54

        Eu sou corintiano e não me sinto ofendido quando dizem corintiano ser favelado, analfabeto, etc.. Acho que essas brincadeiras NO FUTEBOL são saudáveis, embora sempre tem meia dúzia que se ofende e partem para a ignorância.. Eu tenho amigos são paulinos e palmeirenses e a gente se zoa até não querer mais. É divertido. Acho que essas brincadeiras são super de boa, pois não leva para o lado pejorativo.. Mas que essas brincadeiras sejam exclusivamente NO FUTEBOL..

      • Vinicius Matos Postado em 05/Jun/2015 às 14:50

        César, a regra é clara, zoar entre amigos, onde todos sabem zoar e serem zoados, blz. Agora sair por aí e "zoar" com qualquer forma citada, um completo desconhecido, ou alguém que sabidamente não tolera esse tipo de "brincadeira", vai acabar se dando mal, já que realmente todas essas "brincadeiras" tem origem preconceituosa, seja de gênero, raça ou social. Então, por via das dúvidas, recomendo evitar esse tipo de "brincadeira" fora do seu círculo mais íntimo...

      • sergio Postado em 05/Jun/2015 às 15:34

        Já reparou que toda a piada sempre é zoando alguém? No dia que não pudermos mais fazer piada a zoação acaba!

  5. Silva Postado em 04/Jun/2015 às 17:22

    O Malafeia, é oportunista, idolatra ao dinheiro, gay enrustido, fundamentalista e fiscal de cu!

  6. Samael Postado em 04/Jun/2015 às 18:54

    Ele, ACHO EU, que queima, e o FeliciaANUS com certeza queima.

  7. Cezar Augusto Fernandes d Postado em 04/Jun/2015 às 19:15

    Eu acho que a resposta é ambos. Ele é um Gay Oportunista! O rabicho queima, arde, coça, vibra aquele microfone maçudo entre as mãos e respirando fundo fala ele brada: Eita , eita, eita,Satanás gosta de CÙ, Deus gosta é de Buceta ...... e chora copiosamente com a olhota tremendo de gozo em antecipação pelo belo mastro que lá no fundo começa a se aprofundar ritmadamente e impiedosamente! Aleluia! Amem>

  8. Luiz Parussolo Postado em 04/Jun/2015 às 19:26

    Envolver a bíblia em boçalidades de quem interpreta sua maneira como procurador de Deus na terra também é cretinice e má-fé de quem acredita que possui o direito de ditar verdade quando ele como os ditos pastores desconhece a verdade, tanto de fé, como filosófica, como natural e como positiva e social A bíblia só diz que não entrarão no reino dos céus quem pratica sodomia, homossexuais, avarentos, ladrões, furtadores etc.. , isto o Novo Testamento que é o ordenamento do cristianismo. E não propõe punição a ninguém e respeita o livre arbítrio, principalmente dos pagãos que somos os não orientais ficando a nossa escolha procurar participar do corpo de Cristo para sua salvação com adotivo se tiver méritos para isso e nada promete para ninguém sobre ser salvo ou não e pelo deduzido raríssimo dos que dizem-se cristãos fazem parte desse privilégio, principalmente por participar de pregações distorcidas da palavra. Pastor, padre etc..não são mandatários de Deus na terra e ninguém tem essa autoridade e a salvação é individual e cabe só a si escolher e ser escolhido. Até quanto a condenar comportamentos e ações de outros ela professa: Por que olhai tu no argueiro do olho de teu irmão se tens tu no teu uma trave. Portanto só de prestar atenção no cisco do olho dos outros és cego espiritual. Existe procedimentos morais nas epístolas de ensinamentos sobre condutas e não aproximação pessoal com irmãos desviados, mas relacionar-se com o mundo expõe que é necessidade. Só uma coisa, todos os relacionados, mesmo os que fazem em oculto e comparecem socialmente fingidamente puro, está escrito não me procure e nem os meus átrios porque não és do meu mundo e deves procurar o teu mundo ideal. Essa é a única condição e cabe ao cristão vigiar-se e à sua família que não faça e não veja o que os demais praticam como escolha. O Novo Testamento não condena a riqueza aos cristãos e de acordo com a competência de cada um todos possuem de exercitá-los, porém só observa que a busca incessante de riquezas vem a criar distância espiritual de Deus e de Jesus dados os interesses e responsabilidades na busca e administração das riquezas. Mas isto não exclui o rico de buscar a participação na fé e sua salvação. Porém, se a busca constituir-se em avareza e a aquisição vem de forma gananciosa e por conquistas delituosa e usando meios artificiosos e dolosos essa pessoa não tem parte no reino de Deus, como os homossexuais e muitos outros previstos em Coríntios e Galatas. Visto muitos templos constituírem-se e acumularem riquezas a partir de seus membros e pastores e bispos ficarem milionários e até bilionário na constituição de templos e no uso de ministério o qual não é trabalho e sim missão de evangelização e ensinamento, eles também não fazem parte do Reino de Deus e nem seus templos e são falsos profetas usando o Nome de Jesus Cristo e o Cristianismo como meio de enriquecimento e conduzindo pessoas ingênuas, pobres e de boa-fé a serem excluídos da possibilidade de pertencer ao Corpo de Cristo. Por outro lado, para submeter seus fiéis pregam o Velho Testamento, este lei e servidão e revogado por Jesus antes de sua morte, conduzindo-os à servidão e não à Graça e a liberdade tendo ainda que as condutas dos cristão devem pautar-se pelas bondade, misericórdia e solidariedade onde nas Epístolas de João esclarece que se teu irmão com sua família passam por privações e você simplesmente lhes estende a mão e diz vai com Deus irmão tendo certeza que em sua casa falta até o que comer você não faz parte da fé e por consequência do Reino de Deus. E isso é comum nos templos dessa natureza e entre membros. As igrejas nem um socorro em cestas básicas comparecem, muito menos na ajuda em conquistar trabalho e orientar a família. Não é o caso das igrejas sadias e não aristocráticas. Isso são rudimentos do Novo Testamento e tem infinitamente mais a ser conhecido. Por favor, estudem mesmo sem compromisso de fé e sim como fonte de cultura, critiquem os que avançam sobre os direitos e as obrigações individuais e coletivas em nome de Deus e de Jesus, mas não critiquem a Bíblia sem fundamentos e baseados em fundamentos dolosos ou ou leigos. O Cristianismo não foi para nós criaturas do mundo e não Filhos de Deus e aos seus verdadeiros filhos, os judeus e estes renegando Jesus foi dada a oportunidade para se alguém possuir liberdade e amor verdadeiros buscar encontrar-se dentro do seu corpo será adotado, mas não existe a nós direito de propriedade sobre o Cristianismo e sim, a perspectiva de ser contemplados com a misericórdia de Deus em nossa proteção. É muito orgulho e ambição querer ser possuidor do cristianismo. As Epístolas conferem isso em abundância, principalmente Romanos. Quem se envolve com política envolve-se com o reino dos homens que é carne e não possui o direito de envolver o reino espiritual de Deus no reino contaminado das pessoas do mundo. Não possui procuração para isso, aqui no mundo bárbaro que somos nós, não envolvendo em hipótese nenhuma os judeus. Assim interpreto no pouco que deduzo dos ensinamentos.

    • Seu Zé Postado em 05/Jun/2015 às 12:58

      Esses textos não dizem nada. São pura ficção. Só quando entenderem isso vai ser possível falar dos mesmos.

  9. Maria Cristina Postado em 04/Jun/2015 às 22:05

    Esta muito claro que esse lacraio do malafaia aprendeu a hipnotizar suas presas na tal igreja, para arrancar dinheiro para seu bel prazer, se até dos miseráveis que recebem bolsa família ele exige 10% e assim acumular seus dólares, avião de 12 mil dólares, kkk quer competir com quem? Na verdade ele não é homofóbico, mas tem um comichão imenso que o consome a alma com os desejos de soltar a franga e relaxar!

  10. Eduardo Ribeiro Postado em 05/Jun/2015 às 10:10

    Malafaia é um monstro da retórica. Ninguém bosteja tanto e tão violentamente, porém transmitindo segurança e suposto conhecimento de causa, como ele. É um monstro. Ser gay nem é problema. Ser um dos maiores sabotadores das pautas mais progressistas faz dele um verdadeiro inimigo do povo. Por outro lado, o Boticário é uma das 10 marcas mais valiosas do país. Não vai ser uma parte do gado de pastores imbecis que fará a marca perder alguma coisa. O que é digno de nota é um bostejador profissional como ele ter tanto espaço e gerar tanta repercussão toda vez que resolve abrir a boca e despejar seu tradicional caminhão de fezes. Num mundo ideal ele seria um ilustre desconhecido restrito ao seu gado.

  11. Telmo Postado em 05/Jun/2015 às 10:23

    Texto muito interessante do ponto de vista psiquiátrico. No blog Saúde Publica(da) ou não publicamos várias matérias com os mesmos temas que foram abordados aqui e que podem ampliar a discussão: Homossexualidade, religião, psiquiatria: evolução. (2) Educação e criminalização não previnem discriminação. Conduta Discriminatória: tentativa de conceituação motiva correspondência entre psiquiatras. Políticos e partidos usam grupos discriminados para fins eleitorais? A eleição, os eleitores, os políticos, os debates e as discriminações Orgulho de ser discriminador

  12. poliana Postado em 05/Jun/2015 às 13:01

    pereira, ele é tão pé quente q no 1º turno, qdo marina despontou como grande favorita, bastou ele apoiá-la publicamente que sua candidatura desceu ladeira abaixo. no 2º turno ele apoiou aécio publicamente, e deu no q deu. realmente...bem pé quente o malafaia pq ele ajudou a eleger alguns deputados. vc é uma graça. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Vinicius Matos Postado em 05/Jun/2015 às 14:57

      Poliana, Marina afundou sozinha, ao mudar de opinião política, como quem muda de roupa. Já Aécio, temos de combinar que foi muito, mas MUITO mais votado do que deveria ser pelo partido e pelo político que nos foi apresentado... Eram dois casos perdidos, que por mais que o governo PT estava em queda, ainda assim qualquer pior índice de Dilma ainda era melhor do que os melhores de FHC... Ele não é pé frio, apenas os candidatos que se alinham ideologicamente com ele, serão sempre uma merda mesmo e por mais que se elejam merdas rotineiramente, sempre fica mais difícil...

    • poliana Postado em 05/Jun/2015 às 16:31

      vinicius, a candidatura da marina começou a afundar assim q ela mudou de opinião e a proferiu publicamente (para que tivesse o apoio do malafaia) acerca da união civil entre pessoas do mesmo sexo. antes do apoio dele, ela n emitiu publicamente nenhuma opinião contrária a isso. o malafaia disse q só a apoiaria se ela retirasse do seu plano de governo, o apoio à causa. no dia seguinte ela assumiu publicamente q casamento era entre homem e mulher. malafaia e feliciano, então, pararam de apoiar o pastor everaldo e apoiaram publicamente a marina silva. a partir daí, até o mark ruffallo q tinha expressado apoio a ela pelo twitter, no dia seguinte voltou atrás. e a campanha dela começou a decair...

    • poliana Postado em 05/Jun/2015 às 16:34

      ahhh..e concordo com vc...com todos os erros do pt, ele é anos luz melhor q o psdb e marina silva, q se mostrou uma total 2º via dessa praga. n tem nem o q comentar.

    • poliana Postado em 05/Jun/2015 às 16:37

      pereira, n me interesse saber qtos deputados o "movimento gayzista" elegeu...eu não faço parte deste movimento, tampouco pauto o meu voto de acordo com o q eles pregam. me referi ao fato de vc achar q o silas malafaia é o cara por ter ajudado a eleger 3 deputados, qdo na verdade, ele foi um fracasso em seu apoio no 1º e no 2º turno das eleições presidenciais. vc sabe q a bancada evangélica, INFELIZMENTE, se tornou crescente e com bastante influência no nosso cenário político. assim, com o rebanho de alienados q essa corja comanda, fica muito fácil eleger deputado numa eleição proporcional. agora vai eleger nas eleições presidenciais q eu quero ver o pé quente do malafaia, do feliciano e cia...

    • José Carlos Postado em 06/Jun/2015 às 09:22

      Cara Poliana, com essa legião de pessoas alienadas e hipnotizadas pelos espetáculos que eles apresentam em suas igrejas ou "templos" são como o PIG vão sempre eleger esses oportunistas de plantão, infelizmente hoje já são a terceira força no Congresso. Veja o documentário Vice, na TV paga, sobre envagelizacao em Uganda. Um pequeno trecho: " lésbicas nós estupramos, gays nós matamos, ou seja, por influência da envagelizacao, o povo pensa e haje dessa forma!!

  13. Rodrigo Postado em 05/Jun/2015 às 13:12

    Todo individuo que se preocupa e discrimina a opção sexual de um outro, é pq no fundo tem algum problema c a sua própria sexualidade.

    • sergio Postado em 05/Jun/2015 às 15:44

      Concordo Rodrigo, certa vez um cliente me disse que homossexualismo era sem-vergonhice. Eu então perguntei o por quê, e ele me disse que se o homem quiser ele não vira viado. Então percebi que este cliente na verdade podia se imaginar tendo relação com outros homens e somente não o fazia por que ele tinha vergonha na cara! Como eu simplesmente não sinto atração por homens, somente por mulheres, não consigo me imaginar sentindo algo por homens, por isso para mim ser hétero ou ser homossexual não é uma opção, é uma questão de gosto, não há escolha! Se alguém sente que pode escolher entre as duas opções é por que na realidade é bissexual, gosta tanto de homens como de mulheres!

  14. Silva Postado em 05/Jun/2015 às 14:18

    Pereira, assim como o Malafeia é um fiscal de cu!

  15. Silva Postado em 05/Jun/2015 às 15:13

    Pereira, fiscal de cu, se preocupa muito com o cu dos outros, deveria sim se preocupar com o seu, KKKKKKKKKKKKKKKK!

  16. Osvaldo Olimpio Postado em 05/Jun/2015 às 23:26

    Acredito que o dito cujo esteja em busca de uma concessão de TV desde a época do Lula. Como não conseguiu, agora vende seu discurso para a oposição.. Só quer ser o Edir Macedo!

  17. Eduardo Postado em 06/Jun/2015 às 00:18

    Se não é tá doidinho pra ser, o difícil vai ser achar quem queira.... vamos por nossas mentes pra pensar, já imaginaram ele casando com um cara e o didi maiscedo fazendo o casamento.... sob o patrocínio de O BOTICÁRIO..... vai ser a glória....

  18. José Carlos Postado em 06/Jun/2015 às 09:05

    Você esqueceu do apoio contra o atual prefeito de São Paulo, Haddad!!

  19. Wanderson Postado em 06/Jun/2015 às 22:06

    Malafaia realmente é o maior monstro pedantista de nossos dias.Falacioso até os assos,ainda fico em dúvida se ele realmente acha que,se os homosexuais vencerem a "guerra anal",todo o mundo vira gay:o Feliciano vai virar gay,o Valdormiro também vai virar gay,o RR Soares...O Edir Macedo?Vixi..Esse não vai escapar... Vão acabar criando a igreja quadrangular do sfincter sem dono.

  20. Rosendo Postado em 08/Jun/2015 às 11:47

    Os dois,gay e oportunista

  21. Luiz Souza Postado em 08/Jun/2015 às 21:00

    Temos um aiatolá.

  22. Eduardo Gorgone Postado em 09/Jun/2015 às 06:32

    Eu diria que é um oportunista que é também gay....

  23. Pedro Accioli Postado em 09/Jun/2015 às 08:24

    Ele é um gay enrustido! Sem mais!

  24. Vini Postado em 09/Jun/2015 às 21:02

    Extremamente oportunista, sabe muito bem como ludibriar toda uma população que acredita naquele livro de conto de fadas

  25. Vladimir Postado em 14/Mar/2016 às 08:59

    Ele deveria explicar sobre os R$5000000,00, que foram depositados na conta da Igreja Assembléia de "deus", dinheiro desviado por Cunha...