Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 18/Jun/2015 às 12:23
21
Comentários

Sexualidade, homossexualidade e a bíblia cristã

sexualidade homossexual homofobia religião bíblia evangélicos
Imagem: Pragmatismo Político

André Bessa, Pragmatismo Político

Devido ao grande acesso de extremistas cristão dentro do sistema político brasileiro que se apoderam desse ambiente, usando-o como uma espécie de continuação dos cultos praticados dentro de suas igrejas. Vale ressaltar que estes indivíduos dentro dos seus interesses mais escusos, usam da má fé, homofobia ou por total desconhecimento do que a bíblia diz sobre sexualidade e homossexualidade, para justificar a exclusão ou ditar regras sobre esses comportamentos dentro da sociedade democrática e laica.

Por exemplo, muitos cristãos seguidores desses extremistas não sabem que: Jesus nunca disse nada sobre comportamentos sexuais entre o mesmo sexo. Os profetas judaicos têm uma postura silenciosa em relação à homossexualidade. Só seis ou sete versículos de entre cerca de um milhão de versículos bíblicos se referem ao comportamento sexual entre o mesmo sexo e nenhum deles se refere à relações homoafetivas como é entendida nos dias da hoje.

A maioria das pessoas que “têm a certeza” acerca do que a Bíblia diz sobre a homossexualidade, nem sabe onde podem ser encontrados os versículos que mencionam comportamentos sexuais entre o mesmo sexo. Essas pessoas não os leram e muito menos os estudaram. Elas não têm absolutamente noção alguma sobre o significado das palavras no original hebraico e grego, para além de nunca terem tentado compreender o contexto histórico no qual foram escritos.

No entanto, o pressuposto de que a Bíblia condena a homossexualidade é passado de geração em geração, com muito pouco estudo pessoal ou pesquisa cientifica. As consequências desta desinformação são desastrosas, não só para os homossexuais, mas também para todo o cristianismo.

A lógica na minha opinião deveria ser a seguinte:

1- A Bíblia é um livro sobre Deus para com a humanidade, e nunca deve ser usada como um livro sobre à sexualidade humana.

2 – Quando a Bíblia se atreve a falar em sexualidade, veja alguns exemplos bizarros e desastrosos:

DEUTERONÓMIO 22, 13-21
Se é descoberta a noiva que não é virgem, a Bíblia exige que ela seja executada por apedrejamento imediatamente.

MARCOS 12, 18-27
Se um homem morresse sem deixar filhos, a sua viúva era ordenada por lei bíblica a ter relações sexuais, com cada um dos irmãos do seu defunto marido, até que ela desse à luz um herdeiro do sexo masculino para que a genealogia do seu marido continuasse.

DEUTERONÓMIO 25, 11-12
Se um homem brigasse com outro homem e a sua esposa procurasse ajudar o marido agarrando os órgãos genitais do inimigo, a mão dela deveria ser cortada e nenhuma compaixão lhe deveria ser demonstrada.

LEVÍTICO 20:13
“Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a morte.

Finalizando: você pode usar a bíblia para exercer a sua fé, fazer orações pode até andar com ela no bolso como um manual de comportamento. Só reveja as páginas que tratam sobre a sexualidade e homossexualidade humana que são desastrosas e criminosas para os dias atuais.

André Bessa é psicólogo especialista em Psicologia Comportamental pela Universidade de São Paulo – USP e colaborou para Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. felipe Postado em 18/Jun/2015 às 12:49

    Depois falam que nao há perseguição...rs

    • poliana Postado em 18/Jun/2015 às 14:08

      LEVÍTICO 20:13 “Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a morte"....................................................quem persegue quem nesta história???!!! pior cego é aquele q n quer ver.

      • felipe Postado em 18/Jun/2015 às 14:36

        Dificil explicar o conceito para você, mas em poucas palavras, depois que Jesus derramou seu sangue por nós, agora vivemos na época da graça, se vc ler o velho testamento ele é bem violente mas depois de Jesus no novo testamento nada disso acontece porque ele veio pregar o amor as pessoas, ele nos ensinou como deviamos ser a partir daquele momento. Não sou bom explicar isso mas espero ter ajudado com sua dúvida.

      • poliana Postado em 19/Jun/2015 às 16:52

        mas é justamente com base nesse trecho da bíblia q tua turminha evangélica assembleana abomina os homossexuais, viu seu sonso...

      • felipe Postado em 19/Jun/2015 às 17:19

        Poxa vc é burra e cega mesmo né.... se toca deixa de preconceito isso é crime. Que maioria é essa que vc se pauta, a maioria da população pensa assim tb coloque os no mesmo saco então...

      • poliana Postado em 19/Jun/2015 às 18:15

        maioria do nicho evangélico assembleano, querido. sou burra não..burra é essa tua corja alienada e ignorante.

      • Felipe Postado em 19/Jun/2015 às 19:54

        Minha corja....entendi então VC se coloca na mesma corja condenada por corrupção do partido que você apóia??? Porque vc é simpatico a uma causa vc se torna igual a todos aqueles que ali estão?? Me poupe ne...

      • poliana Postado em 19/Jun/2015 às 20:46

        não, mas eu reconheço qdo o partido q eu votei erra, reconheço e critico os erros do "meu nicho", n fico de mimimi me vitimizando dizendo q é perseguição alheia. já cansei de lhe dizer aqui q tenho sérias críticas ao pt, sobretudo a frente da gestão do meu estado. diferente de vc q se faz de vítima enqto evangélico, n reconhece os representantes dessa corja no cenário político nacional como representantes evangélicos e se faz de perseguido. um sonso!

      • Felipe Postado em 19/Jun/2015 às 21:48

        Um nunca disse que apoio eles apenas te pedi respeito aos evangélicos não os chamem de corja maldita isso é preconceito existem pessoas de bem sim e tenho certeza que são a maioria mas vc se baseia somente na minoria que faz coisa errada e sai julgando todo mundo, mais respeito por favor.

      • poliana Postado em 20/Jun/2015 às 15:57

        evangélicos são uma corja maldita sim. a escória da humanidade. ponto final!

  2. felipe Postado em 18/Jun/2015 às 13:06

    Perfeito!!

  3. poliana Postado em 18/Jun/2015 às 14:10

    li pereira, joguei no google..e aí?

    • felipe Postado em 18/Jun/2015 às 14:37

      acho q já deletaram o pereira...rs ops na vdd foi um problema técnico como alguns dizem aqui...rs

    • felipe Postado em 18/Jun/2015 às 15:05

      Eu acho uma falta de respeito com algo que é tão importante para alguns ser tratado de forma tao banal por outros, alias me chamaram a atenção em um comentário dizendo que aqui e um site de política e não de religião, mas não param de falar nisso, e o pior de tudo é que com tanto acontecimento importante ontem, nada foi dito aqui, nenhuma matéria publicada.

  4. Samael Postado em 18/Jun/2015 às 14:27

    Legal o texto mas tá muito incompleto, as leis mosmosaicas foram criadas por judeus e o que mais importa na cultura judaica é a reprodução, então essas leis foram criadas exatamente pra evitar o coito infértil, como citado ai em agarrar nas bolas do cara ou como não citado transar com uma mulher no período mestrual e a masturbação até hoje na cultura judaica é importante garantir a procedência da linhagem. A Bíblia é um livro q estimula a sexualidade, Daniel foi pego nessa lei porq cuspiu fora e Davi tinha um caso com o filho do rei, não eram julgados porq se relacionavam com mulheres. Temos q levar em conta q naquele tempo eram totalmente compreensíveis essas leis, o que acontece e que ninguém sabe ler a Bíblia. Tem um doc no YouTube que se chama "assim a Bíblia me disse" muito bom, recomendo a todos.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 18/Jun/2015 às 14:52

    Me sinto tocado por tanto exemplo do mais puro e profundo amor e compaixão.

  6. Danila Postado em 18/Jun/2015 às 15:07

    Como bem explicou o Samael, essas leis judaicas eram para garantir a continuidade do povo. Mas o autor me instigou: Qual é o real significado das palavras no hebraico e grego??

  7. Rodrigo Postado em 18/Jun/2015 às 15:44

    (Outro Rodrigo) Tanto se fala de Jesus, tanto Ele é discutido e tão poucos buscam aplicar realmente o que de forma tão clara foi dita: "Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem." (Mateus 15:17-20). Ou seja, o que nos "condena" são nossas próprias atitudes, nosso desamor mútuo, nosso extremismo mútuo, nossa "porrada" mútua - ou seja, o mau uso de nosso livre-arbítrio. Tanto falamos do outro, tanto julgamos o outro (na Fé, na Política, na sociedade etc.) e jamais olhamos para a trave em nossos olhos ("Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão" - Mateus 7:5). Desçamos todos de nossos falsos e frágeis altares de perfeição e passemos a enxergar o que de bom tem o outro, buscar a união, de uma vez por todas, pois o caminho do "fogo contra fogo", do "chumbo trocado", não está nos levando a boa realização alguma.

  8. Telmo Postado em 19/Jun/2015 às 18:03

    Parabéns pelo texto. Para ampliar esta multifacetada discussão sugiro: http://saudepublicada.sul21.com.br/2015/06/15/homossexualidade-religiao-psiquiatria-uma-evolucao-4/

  9. Ricardo Postado em 19/Jun/2015 às 18:53

    Exato! E quem dá uma explicação histórica para esse paradoxo ("cristãos" que leem o NT pelo crivo do AT, ao invés do contrário, como os pentecostais) é o historiador israelense Shlomo Sando no seu livro "A Invenção da Terra de Israel". Vale a pena ler...

  10. sidney Postado em 01/Dec/2015 às 19:06

    Quem foi o tolo que escrteveu a idiotice sem se identificar? Você realmente nunca leu a Bíblia e nunca soube que Deus estabeleceu desde o Gênesis homem e mulher em "casamento" para se tornarem uma só carne. Sobre anacronismo você deve ser um daqueles metido aculto sem saber o que é hermenêutica teológica. Entrar em areas que não conhece dá nisso, defesas de ignorância. Não vale a pela comentar o restante do texto por causa da ignorancia teológica. Quando não há argumentos plausíveis chama de fundamentalistas, preconceituosos e coisas do tipo. Quem quer ser gay seja mas não procurem na doutrina Bíblica a "legitimate" que não existe. Quem não conhece a Bíblia faz separação entre Velho e Novo Testamento mostrando sua ância textual da revelação de Deus. O evangelho é pregado desde o início, e a carnificina do antes também tem no depois e continua até hoje, ou vocês acreditam que o mundo melhorou porque o homem deixou de pecar? Homossexualismo é pecado ontem e hoje na Bíblia.