Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política Externa 18/Jun/2015 às 17:21
98
Comentários

Os senadores brasileiros que pretendem 'salvar' a Venezuela

Senadores brasileiros que embarcaram em 'missão' para 'salvar' a Venezuela são réus em processos que tratam de crimes de corrupção. Um dos integrantes da comitiva, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), já chegou a ter o mandato cassado pela Justiça quando foi governador

senadores brasileiros venezuela
Senadores brasileiros liderados por Aécio pretendem ‘salvar’ a Venezuela

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG), trata sua ida à Venezuela como uma missão política e diplomática, para fazer “aquilo que o governo brasileiro deveria ter feito há muito tempo”. Esta foi a mensagem divulgada por ele em um vídeo publicado em sua página no Facebook pouco antes da viagem.

Aécio está acompanhado dos senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP), Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), José Agripino (DEM-RN), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), José Medeiros (PPS-MT) e Sérgio Petecão (PSD-AC).

“Estamos aqui no Legacy da FAB (…) embarcando para a Venezuela numa missão política e talvez também diplomática, fazendo aquilo que o governo brasileiro deveria ter feito há muito tempo, defendendo as liberdades da democracia, libertação dos presos políticos e eleições livres na Venezuela”, diz Aécio.

Por volta de 14h30 (horário de Brasília), o PSDB informou, via Twitter, que os parlamentares pousaram em Caracas. “Senadores da oposição já estão em Caracas para visita em solidariedade aos presos políticos do regime bolivariano de Nicolás Maduro. É a primeira vez que autoridades com mandato prestam solidariedade aos presos políticos venezuelanos”, diz a mensagem.

Veto

Muito se falou durante a semana que a Venezuela havia impedido que o voo da FAB com os senadores oposicionistas brasileiros aterrizasse no país. A versão foi lançada pelo jornal O Globo, que atribuiu culpa ao governo de Nicolas Maduro.

No entanto, fontes diplomáticas da Venezuela disseram que jamais houve uma negativa para a aterrissagem. A diplomacia afirmou ainda que a solicitação só chegou aos meios oficiais às 12h da última terça-feira, período após o qual foi emitida a autorização para o pouso — como trata-se de aeronave militar, é necessário o aval do governo venezuelano para realizar o deslocamento.

Procurada, a assessoria do senador Aécio Neves afirmou que interpretou como “uma negativa” a falta de pronunciamento do governo Maduro após o pedido de autorização.

Contradições da viagem

O jornalista Leandro Fortes questionou as “incoerências” na viagem de Aécio Neves (PSDB) e outros senadores de oposição à Venezuela para tentar conversar com opositores do presidente Nicolás Maduro.

Para Fortes, a Força Aérea Brasileira (FAB) não é obrigada a ceder uma aeronave para os congressistas, apenas porque receberam um convite de opositores do presidente venezuelano. “Qualquer convite, de qualquer pessoa ou entidade, feito a senadores é oficial? Basta o Zé das Couves chamar a tropa para o churrasco da chácara e a FAB tem que disponibilizar um avião para as autoridades?”, pergunta.

Fortes lembrou das críticas do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que integra a comitiva oposicionista, que em 2013 pediu informações ao Ministério da Defesa sobre o uso de aviões da FAB por autoridades do governo, entre eles o Alexandre Padilha, da Saúde, então pré-candidato ao governo de São Paulo, para as eleições de 2014.

“Então, quanto custou aos cofres públicos essa arca de noé de lobos e coiotes montada para salvar a democracia venezuelana? Quanto custa cada diária paga pelo Senado a esses heroicos guerreiros da democracia? O combustível do Legacy? As diárias da tripulação?”, questiona.

“Salvadores” da Venezuela

Chama a atenção também o fato de vários dos senadores brasileiros que integram a comitiva para ‘salvar a democracia’ na Venezuela terem histórico de envolvimento em escândalos de corrupção e cerceamento da imprensa no Brasil. Tais incoerências estimulam o questionamento sobre quais são as verdadeiras intenções dos supracitados parlamentares brasileiros ao embarcarem rumo à Venezuela.

José Agripino Maia (DEM-RN), por exemplo, é atualmente investigado pela Operação Sinal Fechado. Ao comentar a viagem, o parlamentar escreveu que o Brasil tem a “obrigação” de se posicionar contra a violação dos direitos humanos e a ausência de liberdade de expressão no país vizinho. A família de Agripino Maia é dona da TV Tropical e de várias emissoras de rádio no Rio Grande do Norte.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), por sua vez, teve o mandato cassado na época em que era governador do estado da Paraíba. Hoje, Cássio é o líder do PSDB no Senado Federal. Embora tenha se candidatado e perdido a eleição para o governo da Paraíba em 2014, Cássio goza de apoio uníssono na imprensa local.

O ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO) é acusado de ser financiado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

O próprio Aécio Neves (PSDB-MG), líder da comitiva que viajou à Venezuela, se mostrou indignado com o cerceamento à liberdade de expressão no país governado por Nicolás Maduro. No período em que governou Minas Gerais, no entanto, o atual senador tucano teve a sua gestão marcada por denúncias de aparelhamento da imprensa (Aécio é dono da rádio Arco íris-Jovem Pan) e perseguição a jornalistas independentes no estado. Foi preciso que a imprensa internacional, através de um documentário, denunciasse o estado de censura que Minas atravessou sob a gestão Aécio. Relembre abaixo:

Recomendados para você

Comentários

  1. José Ferreira Postado em 18/Jun/2015 às 17:23

    Faltou falar da perseguição política que o governo de lá faz contra os opositores. A matéria está incompleta.

    • Salomon Postado em 18/Jun/2015 às 18:38

      José Ferreira, você presenciou a perseguição política sofrida pelos opositores? Você testemunhou o fato ou leu nos panfletos do PSDB? Engraçado, você afirma a perseguição com tanta segurança que eu quase acho que você é um "opositor perseguido".

      • Thiago Postado em 19/Jun/2015 às 17:05

        Eu nunca presenciei a violação dos direitos humanos em Guantánamo, mas não duvido nem um pouco q ela exista.

    • Eduardo Postado em 18/Jun/2015 às 20:16

      aí vai os opositores daqui para lá engrossar as fileiras dos de lá... viraram marias madalenas.... sem quem os salvasse... eles deveriam ir na Corea do Norte defender os de lá também....

      • Doris Postado em 19/Jun/2015 às 21:34

        O procurador da Venezuela já havia pedido para Aécio e FHC não se meterem nos assuntos deste país . Eles os pateta que foram a Venezuela pertencem a um grupo localizado na Espanha do qual Obama também faz parte , a intenção é a desestruturação dos governos da América Latina . Querem se apropriar de tudo por aqui , BEM FEITO voltaram com o rabinho entre as pernas .

    • Ricardo Postado em 18/Jun/2015 às 23:00

      Bem parcial está matéria.... claro não tem nada demais acontecendo na Venezuela... os senadores não tem razão....

      • Ricardo Edmundo Postado em 19/Jun/2015 às 10:06

        TODOS OS BANDIDÕES DO MUNDO BRAZIL O BRASIL SÓ TEM POLÍTICOS CAGÕES & PATETAS RURALISTAS ESCRAVAGISTAS? AÉCIO et QUADRILHA DE PATETAS, todos respondendo PROCESSOS CRIMINAIS, deveriam estender o jatinho da FAB para a prisão canalha de Guantânamo, onde mais de 500 prisioneiros sofrem de tortura, e estão presos pelo "império" sem sequer serem julgados. Ademais, convenhamos, imaginemos que alguns senadores da BOLÍVIA, VENEZUELA e URUGUAI formassem uma comissão humanitária, com avião militar da ARGENTINA, para vir protestar pelos "direitos humanos" do João Vaccari Neto, preso injustamente SEM PROVAS NENHUMA, no Brasil, pela canalha da república da lava jato? Imaginem alguns políticos do SENADO DA ITALIA, viessem ao Brasil para examinar a situação dos "presos políticos" do Juiz Moro, na guantanamo brasileira, para justificar a não extradição do Henrique Pizzolato? Imaginem a estapafúrdia polvorosa que os NAZI FASCISTAS atrelados ao golpismo demoTUCANALHA da globo veja, fariam?

  2. Rege Tigre Postado em 18/Jun/2015 às 18:01

    Tão buscando motivo para criar uma instabilidade Politica na América do sul. Tomara que sejam presos por lá e voltem cagados de medo!

    • silva Postado em 18/Jun/2015 às 18:45

      Merecem mesmo Rege, quem manda se meter no país dos outros.

      • carlos Postado em 19/Jun/2015 às 21:54

        meter nos asuntos da indonesia pra defender traficante pode , agora para defender opositores presos nao ?

    • Eduardo Postado em 18/Jun/2015 às 20:19

      falou tudo, isto é uma tentativa de criar um factóide para depois dizerem a Dilma é frouxa pois não declarou guerra a Venezuela por ter nos apedrejado.... ELES ESQUECEM QUE AQUI DENTRO ELES E SEUS SEGUIDORES FANTOCHES E MARIONETES VIVEM XINGANDO E OFENDENDO DILMA E NUNCA SE PREOCUPARAM COM A DEMOCRACIA..... NO DOS OUTROS É REFRESCO NÉ....

      • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Jun/2015 às 21:01

        Caiado tá lá dizendo que teve pedrada....teve nada. Juntou um grupinho de manifestantes e começaram a bater na lataria do onibus. Manifestação correta. Agora esses pulhas vão se fazer de vítimas coitadas, "ainnn...estavamos preocupados com a democracia na Venezuela, aí fomos sitiados, agredidos por guerrilheiros bolivarianos do Foro de SP...é preciso tomar providencias enérgicas contra estes agitadores"...

    • Wiliam Oliveira Postado em 19/Jun/2015 às 10:26

      É, eu também ando procurando esse motivo. O engraçado é que quando uma horda de idiotas hostilizaram o Guido Mantega num hospital privado de São Paulo, enquanto a esposa dele fazia um tratamento contra um câncer, a imprensa brasileira nem se mexeu. Agora, uma manifestação popular, contra meia-duzia de idiotas oportunistas políticos, portadores de imunidade parlamentar e passaporte diplomático que só querem fazer algazarra na terra dos outros, é vista como incidente diplomático e tem até cobertura in loco da Globo tem essa repercussão surreal. De boa, seria bom que os pneus da van fossem furados, pra esses babacas pensarem mais vezes antes de fazerem gracinhas desse tipo.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Jun/2015 às 10:54

        Mas o barulho dos...sei lá...12 manifestantes já serviu pra dar um apavoro nessa corja. Imagino o querido playboy, terninho alinhado, menino mimado, acostumado com bajulação, nunca ralou o joelho, sentadinho, só ouvindo os tapões no vidro da van...deve ter descido da van com a cueca pesando uns 3kg...o pior é que esse vagabundo vai capitalizar e se tornar "o mártir que sofreu horrores nas mãos dos guerrilheiros bolivarianos do Foro de SP por querer levar a democracia pra Venezuela"...

    • Rosa L. Postado em 19/Jun/2015 às 16:02

      Voltar? Nan nan nin nan não. #MaduroNãoAceitamosDevolução. Dê asilo e acomode junte com o Leopoldo.

  3. Dionisio Postado em 18/Jun/2015 às 18:11

    Depois dessa "missão diplomática" na Venezuela os paneleiros desocupados deveriam visitar a Prisão de Guantánamo, até para provar que estão bem intencionados, que respeitam a soberania dos países vizinhos e direitos humanos dos presos.

    • Francisco Sá Postado em 19/Jun/2015 às 15:52

      A ameba do Patécio perdeu feio em MG para Pimentel no primeiro , e também para Dilma no primeiro e no segundo turno., depois de sacanear repetidamente os servidores públicos, principalmente os professores, botar mordaça na imprensa, rapinar os cofres públicos e deixar um rombo de 7.8 bi daudel, que foram contabilizados como compra de vacina para cavalos, de manter um jornalista preso por dois anos, sem culpa formada, por haver denunciado a Lista de Furnas, encabeçada por Aécio, Serra e Alckmin, um esquema de desvio de verbas públicas e propinas que abasteceu o caixa 2 dos tucanos nas eleições de 2002.. E um merda desses quer dar lição de democracia na Venezuela, a um Presidente eleito democraticamente????? Com que moral e representando quem ? O Governo brasileiro??? A anistia operacional?? Da ONU???? Tá preocupado com presos políticos de outros países??? Oupasse a trabalhar no Senado, a fazer jus aos altos salários e mordomias, ao invés de usar bem público (aeronave da FAB) para atender interesses particulares e espúrios Tá mesmo preocupado com a situação de presos políticos?? Que vá para Guantánamo, Ucrânia, Coréia do Norte, Faixa de Gaza, Iraque, Indonésia. e outros. Que pare de pagar mico e de envergonhar o país inteiro

  4. Deisi Postado em 18/Jun/2015 às 18:16

    Os senadores inconformados tentaram o golpe no Brasil, sem sucesso, vão tentar dar golpe na Venezuela.

    • Eduardo Postado em 18/Jun/2015 às 20:21

      VIRARAM MULHERES ADULTERAS EM TERRA DE MOISÉS.... SEM QUE TIVESSE AQUELE QUE DISSESSE "QUEM NÃO TEM PECADO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA'....

    • joao Postado em 18/Jun/2015 às 21:12

      vai ver aecio assume por la hahahahahahaha

      • Pedro Accioli Postado em 19/Jun/2015 às 13:33

        AHAHAHAHAHAAHH! Que otários!

  5. Bruno Postado em 18/Jun/2015 às 18:42

    Pelos comentários aqui você vê o nível de psicopatia da esquerda.

    • Salomon Postado em 18/Jun/2015 às 19:11

      Ô Bruno, estou preocupado pra Caracas. Serei eu um psicopata? heim? Quanto ao Aécio, qual o nível de infantilidade do garotão do Leblon? Diz aí. E os eleitores que clamam pela ditadura, como se sentem com seus candidatos querendo restaurar a democracia em outro país? Pô, logo a democracia? Vocês não se sentem traídos por esses crápulas? Se fosse ao menos a Monarquia...

    • Eduardo Postado em 18/Jun/2015 às 20:26

      sem querer defender, meu amigo, você quer criticar ofensor com ofensas... não achas que estas se igualando pelo menos.... não acho que ofender seja o caminho, e os de cima estão recebendo só o que eles tem plantado.... pergunte a LUCIA VANIA.... 20 anos de tucanato está de saída por não aguentar mais a nojeira da oposição desconstrutiva que essa turma aí de cima tem feito.... me aponte o que um destes fez de bom para o Brasil em toda sua vida política.... NADA. Alías fizeram foi mal a país poios ajudaram um outro tucano entregar riquezas que eram nossas....

  6. Salomon Postado em 18/Jun/2015 às 18:55

    Todo ato político tem que ser motivado pelo interesse público. Qual é o interesse público que essa corja de vagabundos está defendendo nessa "missão"? O líder do bando é um notório dependente químico, bate em mulher, tem aeroporto particular construído com o dinheiro público e arregaçou Minas Gerais. Seus eleitores se vestem com a camisa da CBF pedindo a volta da ditadura. E agora os ídolos dos coxinhas vijam para restaurar a democracia e a liberdade de expressão em outro país. Quanta incoerência.

  7. Salomon Postado em 18/Jun/2015 às 19:21

    Explica aí pra nóis, Rodrigo. Que qui é esse tal de pragmatismo? E os cabocos aí de cima, será que valem o que o gato enterra? Tem bandido condenado nessa missão altruística. E você vem falar de....O Aécio nem aparece mais em Minas, todo mundo sabe que é infeliz da costa oca, nojento, cachorro da mulesta, frango da orelha lascada... vá comer caldo de bode...

    • Felipe Postado em 18/Jun/2015 às 21:25

      Salomon longe de defender alguém mas um site que se diz pragmatismo político não ter o menor interesse em falar sobre fatos políticos importantes principamente sobre os de ontem e preferir falar de religião, visita de senador e puxaa o saco do gov..ops Petrobras não pode ser levado a sério não é mesmo?

    • poliana Postado em 19/Jun/2015 às 16:40

      felipe, se o site do pp n deve ser levado a sério, o q é vc vem fazer aki todos os dias? apenas dar pitaco e dizer o q o pp deve ou não publicar? tu é chato viu filho..vai lá no g1 ou na veja. é o teu habitat natural.

    • felipe Postado em 19/Jun/2015 às 17:15

      Verdade Poliana, pelo visto seu argumento é o mesmo daqueles que são investigados apoiar mesmo que estiver errado, isso ai. Em vez de analisar se esta certo ou errado é melhor me falar para ir embora, tudo bem.

  8. Marcos Postado em 18/Jun/2015 às 19:30

    O principe valente e seus dois escudeiros - ou seriam os três patetas? - chegam à Venezuela para tentar libertar o povo de seu dragão opressor. Se não conseguirem lá o México que se cuide!!!!! A Coluna Anécio conseguiu superar a Coluna Prestes: Agora é uma coluna internacional!!!

    • Eduardo Postado em 18/Jun/2015 às 20:29

      ELES TINHAM É QUE TENTAR APAZIGUAR AS FARC SERÁ QUE O EQUADOR E A COLÔMBIA PERMITE A ENTRADA DELES LÁ.... O ESTADO ISLAMICO TAMBEM PRECISA DE ACONSELHAMENTO DEMOCRATICO QUEM SABE MANDAMOS ESSA MISSÃO PARA LÁ....

    • beto Postado em 18/Jun/2015 às 23:41

      Porque eles iriam para o México? Que eu saiba o presidente lá é um Aécio da vida apoiado pelos EUA

  9. Salomon Postado em 18/Jun/2015 às 19:49

    Maria, não precisa gritar.

    • Eduardo Postado em 18/Jun/2015 às 20:31

      e ela chama maria....e não Maria entendeu.... e não fique triste em 2018 teremos Lula de novo nos braços do povo.... SEM MISERICORDIA PARA A ELITIZINHA METIDA A BESTA.

  10. j.j.lima Postado em 18/Jun/2015 às 20:25

    Amigos, tio sam tem ás cartas nas mangas os EUA podem treinar mercenários em Roraima,Guiana prontos atacar maduro.

    • Eduardo Postado em 18/Jun/2015 às 20:34

      UAI essa missão de senadores é um pelotão avançado do EU disfarçada.... não acredito....rs

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 18/Jun/2015 às 20:41

    Mas o que é isso? O que esses caras foram fazer lá? Foram combater o bolivarianismo, foram construir um aeroporto, foram pra gravar a versão brasileira do filme Argo, o que é afinal essa trupe cheia de ternura indo pra lá?

    • Salomon Postado em 18/Jun/2015 às 21:22

      Eduardo, só faltou o Richa para completar a seleção canarinho. O Governador do Paraná é um pacifista que odeia esses venezuelanos malvados.

      • Felipe Postado em 18/Jun/2015 às 21:29

        A pergunta que ficou no ar é: óbvio que os senadores foram lá com o intuito de aparecer, mas porque Maduro manda prender seu adversário? Eu sinceramente não consegui entender, a impressão que se passa é que o país vive uma ditatura, já pensou se a moda pega aqui na América do sul?

      • Tchekowski Postado em 19/Jun/2015 às 12:40

        Pesquise, Felipinho. Os presos venezuelanos estão envolvidos com corrupção, tráfico de drogas e até assassinatos, algo parecido com a comitiva brasileira de tataranetos de fazendeiros.

      • felipe Postado em 19/Jun/2015 às 13:05

        Como você sabe disso?? Voce sabe que a suposta acusação por eles estarem preso é outra né? E não tem nada a ver o que você escreveu aí, conte nos sua fonte.

    • Ricardo Postado em 19/Jun/2015 às 13:05

      Sexta-feira, no Globo Repórter.

  12. Vinis Postado em 18/Jun/2015 às 21:01

    Aprendeu direitinho a "lição" do "professor" Olavo de Carvalho, dona maria.

  13. Eduardo Ribeiro Postado em 18/Jun/2015 às 21:12

    Menino ingênuo...já tem a filmagem....teve apedrejamento nenhum, nada de estado de sitio....no máximo teve um tomate ou laranja podre atirado no ônibus. Tudo na mais correta execução, tudo certinho, tudo na mais absoluta normalidade. É que lá o povo não é otário como estamos acostumados. Não tem muito isso de "passeio dominical da elite branca para cantar o hino e tirar fotos e ir embora". Alem disso, acho curioso que quando o PSDB manda descer a sarrafada sem dó em manifestantes, não vejo esses caras chorando e xingando muito no Twitter...e agora não aguentam umas batidinhas na lataria do ônibus sem choramingar....que se explodam....

    • enganado Postado em 19/Jun/2015 às 09:52

      Caro Eduardo, qq dia vc também escrever que a bolinha de papel jogada na careca do çERRA era paralelepípedo; acho até que umas boas pedradas nas careca do çERRA deveria servir para alguma coisa fazendo-o despertar para seus atos APÁTRIDAS. Quem sabe?

  14. Duarte Postado em 18/Jun/2015 às 21:25

    Fico me perguntando o que os elitores desses fulanos pensam, tenho vergonha deles isso que nem neles votei, imagino os que usaram as camisas " nao me culpem votei no Aecio" KKKKKKKKKKKKK

  15. Leandro Rocha Postado em 18/Jun/2015 às 21:36

    Não apoio o Maduro, mas o PSDB manda bater em manifestantes em todo lugar onde governa (inclusive em MG, na época governada pelo Aécio). E agora vem falar em liberdade de manifestação? Parece até o Edir Macedo criticando o Waldomiro Santiago.

  16. Maria de Lourdes Postado em 18/Jun/2015 às 21:46

    Eu só gostaria de entender o que essa cambada foi xeretar na Venezuela, já que não são capazes de melhorar o próprio país! No avião da FAB, ainda pra variair.

    • Tchekowski Postado em 19/Jun/2015 às 12:41

      É que de helicóptero tá muito manjado.

      • Marcelo Postado em 19/Jun/2015 às 18:50

        kkkk boa!

  17. Bernardo Postado em 18/Jun/2015 às 21:52

    Aécio Neves ficaria muito mais feliz indo à Colômbia.

  18. Gustavo Postado em 18/Jun/2015 às 22:41

    São esses militares aqui que tu quer ver no poder Maria??? http://tvuol.uol.com.br/video/mp-denuncia-esquema-de-corrupcao-no-exercito-04024D193060C4A95326

    • Ricardo Postado em 19/Jun/2015 às 13:04

      Isso é mais velho que cagar sentado. Mas, sabe como é, uma mentira dita mil vezes...

  19. Rodrigo Postado em 18/Jun/2015 às 22:43

    (Outro Rodrigo) É curioso que, quando convém, ditas "esquerda" e "direita" usam princípios de direito, definições, direitos e garantias ao seu bel prazer. Era, pois, uma missão de integrantes do Poder Legislativo nacional, rumo à Venezuela, a fim de visitar acusados do cometimento de crimes. Por mais que não sejam "salvadores de pátrias", são integrantes de um dos Poderes desta República e, conforme imagens de hoje e repúdio já promovido pelo Governo e mesmo por legislador petista (José Guimarães), foram muito mal recebidos, inclusive com ameaça de agressão e graves óbices ao cumprimento dos fins da missão. Seja na Venezuela, nos EUA, na Alemanha ou aonde quer que seja, não pode ser tolerada tal "recepção" e ponto. O Direito Internacional, seus tratados e convenções, não podem ser interpretados ao bel prazer, a partir de quando interesse ao "direitista" ou ao "esquerdista".

    • Tchekowski Postado em 19/Jun/2015 às 12:50

      Rodrigo, então vamos inverter: digamos que uma comitiva de senadores venezuelanos venham visitar o Brasil para reclamar da falta de provas nas condenações de Zé Dirceu e Genoíno. São recebidos por manifestantes vestidos com a camisa da CBF, se amedrontam e voltam para casa com o rabinho entre as pernas. O que você escreveria neste caso? Teria dó dos venezuelanos?

      • Ricardo Postado em 19/Jun/2015 às 13:07

        Perfeito! Menos ódio, mais Rawls!

      • Rodrigo Postado em 19/Jun/2015 às 15:48

        (Outro Rodrigo) Em observância aos tratados que regulam as relações no Mercosul, se os parlamentares de estado estrangeiro aqui viesse e fossem agredidos, mereceriam toda a salvaguarda, quanto à soberania do país de origem e quando à sua incolumidade física. O direito internacional vale para ambos e, mais, pelo princípio da reciprocidade, se quiser, agora sim o Brasil poderia destratar parlamentares venezuelanos (mas espero que não o faça). Não entendi, pois, o fundamento de seu raciocínio, o porque de achar que eu pensaria diferente, em caso inverso. Direito internacional não é lugar para picuinhas de coronézin, seja ele venezuelano, brasileiro, ou de onde quer que seja. Busque ler os tratados que regulam o Mercosul.

  20. Gerson Postado em 18/Jun/2015 às 23:17

    Onde estavam esses senadores quando o Beto Richa mandoh descer o cassete nos professores? Agora vem falar em liberdade de expressao? Acredite quem quiser. Aqui não pico pico

    • Rodrigo Postado em 19/Jun/2015 às 09:48

      (Outro Rodrigo) Perfeito! Aonde eles estavam não apenas nessa ocasião absurda, mas também quando Cid Gomes "desceu o reio" no lombo dos professores cearenses? E quando Paulo Garcia (PT-Goiânia) colocou a Guarda Municipal pra "quebrar o Goiás" no "pequi" dos professores da rede municipal goianiense?

  21. Pablo Postado em 18/Jun/2015 às 23:21

    A Venezuela se la respeta.Que nadie se equivoque!!!

  22. Marcos da Silva Postado em 18/Jun/2015 às 23:36

    Tanta coisa para fazer por aqui e os parlamentares se preocupando com o que acontece na Venezuela. Lá mesmo, em Brasília, será construído um shopping no Congresso Nacional. Que utilidade tem este empreendimento para os brasileiros? Será um estímulo a maioria dos eleitos, que não representam seus eleitores a não fazer nada pelo povo. Que tal criarem leis mais severas de combate à corrupção e à intolerância religiosa, reduzir cargos comissionados, salários e mordomias dos parlamentares?

  23. Bruno Postado em 19/Jun/2015 às 01:44

    Parabéns pela matéria super parcial. Pelo menos esses patetas estão denunciando um ditador, chamado Maduro. Enquanto isso a Anta de vermelho se faz de besta

    • Tchekowski Postado em 19/Jun/2015 às 12:56

      Oh sim! O próximo passo é invadir a Venezuela com o nosso poderoso exército e exterminar com todos os comunistas comedores de criancinhas. Afinal, agrediram os maiores representantes dos nossos mauricinhos tataranetos de grandes fazendeiros. Poderíamos aproveitar e invadir o Uruguai. Ouvi dizer que lá está cheio de maconheiros!

  24. Rosendo Postado em 19/Jun/2015 às 08:57

    Rechaçados pela população da Venezuela,que triste episodio,não conseguiram nada por aqui,nem vão conseguir nada por lá também.

  25. Antonio Palhares Postado em 19/Jun/2015 às 09:03

    Não me lembro de ter visto estes impolutos senhores defensores da boa moral e dos bons costumes, bem como dos direitos humanos universais.Terem ido até Guantánamo para verem e conhecerem de perto como funciona um centro de tortura de alta tecnologia de primeiro mundo. Vão se catar seus energúmenos vendilhões da pátria e traidores do povo brasileiro.

    • Fonseca Postado em 19/Jun/2015 às 09:38

      Perfeito, Antonio Palhares! E a FAB ainda gastou para transportar esses merdas.

      • Ricardo Postado em 19/Jun/2015 às 13:08

        Usaram dinheiro público para fins particulares. Em outros termos, corromperam o sentido dos recursos públicos...

    • Rodrigo Postado em 19/Jun/2015 às 09:50

      (Outro Rodrigo) Concordo com você, sem qualquer ressalva quanto a Guantánamo. Deveriam ter ido lá ver os abusos dos norte-americanos e, aproveitando a estadia, ver também as prisões castristas, relatando as violações de direitos humanos de cada uma, com as devidas denúncias e pedidos de apuração aos órgãos competentes.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Jun/2015 às 10:27

      Perfeito, Antonio. Hipocrisia ali é mato.

  26. Bruno Postado em 19/Jun/2015 às 09:09

    acho que vc não leu a matéria.

  27. Marcos Vinicius Postado em 19/Jun/2015 às 09:33

    kkkkkkkkkk Salvar a Venezuela! Só rindo mesmo. Não conseguem nem salvar o Brasil, imagine outro país. Bem feito!

  28. Line Postado em 19/Jun/2015 às 10:11

    Os militares querem é distância dessas baixarias micareteiras com o abadá da cbf promovidas por essas "marias".

  29. Walter Postado em 19/Jun/2015 às 10:12

    Curitiba é mais perto que Caracas e tem mais bomba que lá 29 de Abril de 2015 ainda não acabou.

    • Deisi Postado em 19/Jun/2015 às 14:19

      Aliás 29 de abril jamais será esquecido, a não ser pelos coxinhas que, continuaram votando neles!

  30. enganado Postado em 19/Jun/2015 às 10:38

    Do começo! Alguém tem dúvida que a AIPAC/MOSSAD/HASBARA/NSA/CIA “MANDARAM” essa gangue ir na Venezuela? NÃO! Por que não foram visitar GAZA? Por que não foram visitar as Prisões de iSSraHell que está cheio de Crianças Palestinas? Por que não foram visitar GENIN para ver de perto os estragos feitos pelo exército covarde de iSSraHell contra civis? Por que não foram visitar a prisão Abu Ghraib-Iraq, onde os EUA torturam/assassinaram presos Iraquianos? Por que não foram visitar Abu Ghraib-Iraq, pelo mesmo motivo? Por que não foram visitar Faluja-IRAQ, onde o USArmy massacrou/assassinou civis, aliás as fotos são horrendas? Por que não foram visitar onde a Arábia Maudita/EUA/iSSraHell bombardeiam civis o dia inteiro no Yêmen? Não tiveram vontade de ir a LÍbia, UScrânia, país que o George Soros e seus patrícios estão destruindo? Não acham que faltaram levar o Fernandinho Beira Mar/Boechat/FHC/Álvaro Dias/JB/MORO/Rosa Weber/Marco Aurélio/Gilmar "Dantas/ ... acho que se FAB pusesse toda força aérea, faltariam lugares para tantos ordinários juntos, porque ali estava nata da vagabundagem/roubalheira/gatunagem/putaria/a fina da pilhagem do BRASIL. Lógico que receberam grana dos anglo-semitas entregues pelo bate-carteira-punguista FHC ou será que algum daqueles calhordas estão preocupados com presos políticos da Venezuela? Concle usão, já receberam a mesada dos judeuSS para organizarem a fanfarra, e mais, se fosse a FAB mandaria a conta para a AIPAC/HASBARA pagarem as despesas destes crápulas. Por que não foram aos Hospitais, Escolas, ... aqui no BRASIL, onde estão “Seus currais Eletorais”? Lógico que não vão, porque lhes deu GRANA para tal, ou seja, um bando de fdp’s. Ah sim, na capa do jornal O gRoubo de 17.06.2015 mostra uma foto com o supra sumo do que pode existir de pior para o BRASIL, de Aópio, .... , até Agripino Mais Grana, ou seja é uma AFRONTA ao BRASIL e aos Bons Costumes; também de onde veio, tem lá como pseudo-donos/testas de ferro/(3) Três moleques de recado do N.Y. Times/AIPAC/HASBARA, aliás a rede gRoubo já era, né! Deram foi sorte, porque se a força aérea da Venezuela utilizasse a “Lei do Abate” a estas horas o inferno estaria em festa, pois os chefes retornaram. Vamos ver quais serão as próximas ordens da AIPAC/EUA/iSSraHell/ .... os vendidos do BRASIL. Por favor çERRA, sentimos muito sua falta, olha a mesada em dólar, hein! Cuidado porque a sopa dos judeuSS-$$$$ OBRIGA A TER RESULTADOS E POR A CARA DE FORA, ouviu seu Safado?

    • Antonio Palhares Postado em 19/Jun/2015 às 11:36

      Enganado. Voce mandou muito bem. É isto ai. Que esta gentalha seguidora destes crápulas se informem melhor. E voce contribui muito fazendo esta ralé pensar.

  31. Lílian Rocha Postado em 19/Jun/2015 às 10:39

    Faz muita diferença para o Brasil essa visita, visto que o governo está enxugando os gastos? Uma turma grande a posar de paladinos da democracia, a se meter em assuntos de outro país.. Não entendi a importância real dessa iniciativa..

  32. felipe Postado em 19/Jun/2015 às 10:55

    Comentário do Boechat na band news foi perfeito, ao chamar estes senadores de liga da justiça... kkkk e perfeito também ao dizer que essa foi uma manobra política e que deu certo pois agora isso vai ser assunto no mundo todo, burro foi quem tentou agredir e fazer seja lá o que for, como era uma missão diplomática vai obrigar a Dilma a se pronunciar sobre e é claro vai ter que defender os senadores, vai gerar mau estar pois ela apoia o regime de Maduro que aliás é uma ditadura pois tem preso político e este foi o motivo da visita e por isso não visitam Guantánamo. Se nada tivessem feito aos senadores e a visita fosse tranquila, essa noticia não passaria de uma nota de rodapé de qq jornal.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Jun/2015 às 11:27

      """"""""""burro foi quem tentou agredir e fazer seja lá o que for""""""""""" Não teve agressão. Teve o POVO VENEZUELANO reafirmando sua soberania. Fincando o pé contra uma comitiva de políticos estrangeiros se metendo onde não devem, enfiando o nariz (opa!) em assuntos de soberania do povo da Venezuela. O povo venezuelano é LIVRE e protesta contra o que quiser. E lá os caras não saem pra rua pra tirar selfie dominical não....Aecinho deve ter se urinado inteiro com o tapão que a tiazona mandou no vidro da van...e agora a manobra política é culpa do próprio PT mesmo, que colhe os frutos de anos "abrindo as pernas" pra direita...frouxos.

      • felipe Postado em 19/Jun/2015 às 11:46

        Não se trata simplesmente disso não, este país tem presos políticos e a ida de representantes de outros países e a forma com que o governo permitiu que fossem recebidos vai gerar uma crise diplomática entre os países a Dilma ja pediu esclarecimentos ao chancelar e agora vai ter que se sujeitar a isso pela burrice de quem permitiu tal situação, independente da visita ser certa ou errada na visão de quem quer que seja, os políticos brasileiros tinham permissão para estar alí.

      • Pablo Postado em 19/Jun/2015 às 13:35

        Perfeito seu comentário, parabéns pela lucidez!!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Jun/2015 às 14:32

        Deixa de ser ingênuo. "Esse país tem presos políticos"....desde quando Aecio se preocupa com esse tipo de coisa? Que memória curta é essa, garoto? A tática desse lixo é a mesma tática do outro doente lá que diz que se hospedou no mesmo hotel da convenção do PT só pra trollar, implorando pra levar uns tapas. Só que o que aconteceu na Venezuela é O POVO VENEZUELANO se manifestando. Trata-se de um povo LIVRE, e que protesta como quiser, contra o que quiser e quando quiser. Um povo SOBERANO, que acha que ninguém tem que meter o nariz sujo nos problemas deles. Lá não tem "passeio dominical das elites pra tirar foto de iPhone e botar no Face" não. Aecinho não é acostumado com esse tipo de coisa não. Se a coisa vai se inverter contra o PT, é culpa exclusiva da frouxidão do próprio PT..

      • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Jun/2015 às 14:40

        Digo mais: o governo brasileiro apoiar esses babacas foi uma ofensa, uma afronta ao governo venezuelano. Porra....meia dúzia de zé ninguém cisma de partir pra Venezuela exclusivamente para se auto-promoverem metendo o nariz sujo em problemas que não são deles e pitacando no governo alheio. Que que é isso. Na minha casa mando eu, e lá mandam eles. Aí a meia dúzia de zé ruela é CORRETAMENTE reprovada pelo povo venezuelano (PELO POVO), levaram um tranco que se borraram de medo, e o governo me sai em defesa desses pulhas. Só mostra o que já falei: o PT é FROUXO. E quem acha isso lindo abriria as portas da própria casa e do próprio país pro primeiro safado imperialista entrar aqui e deitar e rolar. Quem acha isso bonito não é menos do que um vendido, um traidor da pátria e um brasileiro de merda.

      • felipe Postado em 19/Jun/2015 às 14:54

        Eduardo como eu disse Aécio não queria ajudar ninguém senão a si mesmo e a esquerda ou o gov da Venezuela caiu direitinho, e sim lá tem presos políticos como aqui ja tivemos, um desses hoje governa o Brasil. Ninguém esta lá para dizer exatamente o que acontece mas a impressão que se passa é de uma ditadura e quem se mostra contra é preso. Houve uma visita semelhante de europeus para analisar a mesma situação e digo novamente, se eles autorizaram que deixassem fazer Deus sabe lá o que eles queriam, ou não autorizasse nada, isso só fez mostrar que não existe democracia naquele país.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Jun/2015 às 15:05

        Cara...está se agarrando demais a essa sua idéia de "presos políticos", querendo buscar alguma justificativa pra essa "sociedade do anel" aí. Não tem justificativa, aceite isso. E aceite outra coisa: muita gente não é lá grande admirador do Maduro, mas ele está respaldado por uma ampla e irrestrita aceitação popular. Daí me aparece 6 zés-ninguém de fora, que borraram a cueca porque a van foi cercada por 12 pessoas, querendo "trazer de volta a democracia"...ora....quem é você pra falar de ditadura? Quem é Aécio pra falar de ditadura? O apoio das massas pobres ao regime venezuelano é incontestável. Parcela significativa está disposta a morrer para defende-lo. Pare de procurar justificativas pra essa palhaçadinha.

  33. mauricio de souza matos Postado em 19/Jun/2015 às 12:39

    Quando o Aécio fala em democracia, deveria se lembrar de que o pai dele foi deputado federal pela ARENA e ele trabalhou no gabinete do Sarney quando ele era do PDS. Portanto, apoiaram a ditadura e nunca naquela época visitaram presos políticos. Pelo contrário ajudaram foi prender quem pretendia devolver a democracia ao Brasil. Tome vergonha nesse carão Aécio.

  34. Ricardo Postado em 19/Jun/2015 às 12:55

    Peraí, jatinho da FAB por quê?! É missão diplomática?! Estão representando o Estado Brasileiro?! Depois querem falar de corrupção!!!

  35. Pablo Postado em 19/Jun/2015 às 13:25

    Vamos reconhecer uma coisa, é verdade que na Venezuela não tem mais papel higiénico, deram tudo ontem para Aécio, Aloysio e a turma dos que não foram,ou que perderam.

  36. Rosa L. Postado em 19/Jun/2015 às 13:45

    Falta falar da ação de improbidade administrativa que o MPF deve estar preparando contra esses abestados safados, pelo uso da aeronave da FAB ( bem público) para atender a interesses particulares.Por que cargas dágua esses pulhas não pediram emprestado o avião de Luciano Huck???? Por que náo foram pra Guantánamo, onde SÓ tem presos políticos????

    • Deisi Postado em 19/Jun/2015 às 14:29

      Mas os senadores golpistas, foram em missão para restabelecer a Democracia na Venezuela, aqui eles conclamam o povinho reacionário para pedir intervenção militar. Realmente depois de perderem pela quarta vez, perderam até o rumo. a incoerência, hipocrisia e oportunismo da direita raivosa supera todos os limites.

  37. C.Paoliello Postado em 19/Jun/2015 às 15:05

    SAIBAM MAIS SOBRE O NOVÍSSIMO "PALADINO DOS DIREITOS HUMANOS": http://www.viomundo.com.br/politica/ignacio-delgado-a-trajetoria-politica-de-aecio-e-uma-tremenda-fraude-golpista-entreguista-e-inimigo-dos-direitos-dos-trabalhadores.html

  38. Rodrigo Postado em 19/Jun/2015 às 15:14

    Então...primeiro já é altamente questionável o caráter "oficial" da visita. Só porque são parlamentares não quer dizer que estejam representando o Brasil. Segundo, qual foi mesmo a gafe diplomática em haver manifestações populares na rua? Acaso se alguém tentasse passar pela Paulista no domingo em que a manifestação contra o governo foi maior, isso seria um "acinte" ao visitante? Tudo indica que parece mais um factóide para atingir esse fraco governo, que, ao invés de abraçar a versão dos senadores devia mandá-los procurar o que fazer...como já foi dito e repetido, trata-se de senhores que já estão na política há décadas e jamais se ocuparam da preservação de direitos fundamentais aqui ou alhures

  39. Thiago Postado em 19/Jun/2015 às 15:45

    Eu não tenho dúvidas de que a intenção do Aécio e demais senadores foi eleitoreira, para provocar o governo Dilma, que apóia Maduro. Mas daí a dizer que a Venezuela é uma democracia, que a perseguição contra opositores é uma invenção da CNN e loucuras desse tipo é demais. É por causa dessa cegueira seletiva que a esquerda está desacreditada no Brasil. Gostaria de ver surgir uma nova esquerda, uma esquerda coerente que não seja simpática a ditadores, que defenda a justiça social e a distribuição de riquezas sem pra isso ter q apoiar populistas e demagogos Uma esquerda pós-PT que salve os valores caros a esquerda, e enterre de vez esses delírios soviéticos e essa anti-americanismo infantil.

  40. Francisco Sá Postado em 19/Jun/2015 às 15:58

    Sou contra o apedrejamento, se é que houve. No máximo, jogar bolinha de papel, vaias e bosta. Fica aqui minha advertência aos manifestantes bolivarianos das Farcs do Foro de São Paulo.

  41. sergio ribeiro Postado em 19/Jun/2015 às 16:49

    O perfil da figura que queriam visitar: http://www.ocafezinho.com/2015/06/18/a-verdade-sobre-leopoldo-lopez-o-preso-politico-que-aecio-veio-visitar/

  42. Line Postado em 20/Jun/2015 às 14:38

    O aécio quis ser recebido com honras de chefe de estado, coisa que ele não é e até hoje não consegue superar a frustração de ter perdido a eleição. Isso já está virando caso dele procurar uma boa terapia. Enquanto isso é um dos senadores mais faltosos.

  43. Magda Santos Postado em 21/Jun/2015 às 18:08

    AGORA O FILME DOS TRES PATETAS SAIU DE CARTAZ PARA ENTRAR O "OS OITO IDIOTAS"!!!

  44. Alfredo Postado em 08/Jul/2015 às 18:18

    Gozado! o sr. Ronaldo Caiado 'DEMOCRÁTICO " , na época da ditadura miliar no Brasil. sempre lambeu as botas dos militares, todo mundo para ele era COMUNISTA. Nunca o vi vir a São Paulo, protestar pelos presos políticos nos porões do DOI CODI, Ah,. desculpe na época imperava o FASCISMO/NAZISTA.