Redação Pragmatismo
Compartilhar
Curiosidades 04/Jun/2015 às 19:46
33
Comentários

O que fazer em uma viagem para a Coreia do Norte?

As restrições para visitar a Coreia do Norte diminuem a cada ano e o país tem se tornado um destino turístico cada vez mais requisitado. Praia, churrasco, resorts, parques e restaurantes são algumas das opções surpreendentes. Mais importante: a curiosdade de conhecer a cultura local e entender como vivem os norte-coreanos. Saiba o que fazer durante uma viagem a um dos países mais fechados do mundo

As restrições para entrar na Coreia do Norte estão diminuindo dia após dia e o país, considerado um dos mais fechados do mundo, tem recebido um número crescente de turistas a cada ano. Até 2010 não era possível visitar a República Popular Democrática da Coreia. Desde então, a fronteira com a China foi aberta. Em 2012 os estrangeiros deixaram de ter seus celulares e computadores portáteis confiscados ao entrar no território coreano. E somente no ano passado os voos domésticos começaram a operar regularmente.

Com o lema de “roteiros econômicos para lugares que sua mãe preferiria que você ficasse longe”, a Young Pioneer Tours, uma agência de expatriados norte-coreanos, organiza viagens para conhecer as atrações turísticas do país (http://www.youngpioneertours.com/).

Os atrativos que fazem valer à pena conhecer a Coreia do Norte são diversificados e certamente irão surpreender o leitor. Confira abaixo o que fazer na ilha asiática:

coreia-do-norte6

(Imagem da Praia de Wonsan, na Coréia do Norte)

coreia-do-norte7

(Churrasco de frutos do mar são tradicionais nas praias da Coréia do Norte)

coreia-do-norte8

(Próximo à cidade de Hamhung, o resort Majon fica em frente a uma longa praia semideserta cercada de florestas)

coreia-do-norte2

(O Restaurante Mokranwan fica dentro da área do Parque Nacional Monte Kumgang)

coreia-do-norte3

(Vista do Parque Nacional Monte Kumgang, próximo à fronteira entre as coréias do Norte e do Sul)

coreia-do-norte4

(Fim de tarde na praia de Hamhung, na Coréia do Norte)

coreia-do-norte5

(Torre da Ideologia Juche, na capital norte-coreana Pyongyang. Juche é a ideologia oficial de Estado do Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte, criada pelo antigo líder Kim Il-sung)

coreia-do-norte1

(Vista do lago Sijung, próximo ao Parque Nacional Monte Kumgang)

coreia-do-norte0

(Para quem visitar a Coréia do Norte durante o inverno, o Resort de Esqui Masik Pass é uma opção. Foi inaugurado em janeiro de 2013)

Recomendados para você

Comentários

  1. Oblivion Postado em 04/Jun/2015 às 21:02

    Pragmatismo político... os leitores de vocês merecem respeito, não acham? Esta matéria parece uma birrinha para provocar analfabetos políticos que acham que o problema do Brasil é um partido, ou uma Presidenta, e que ao mesmo tempo ignoram a péssima qualidade técnica e moral de nosso parlamento. Sugiro que vocês respeitem mais os valores democráticos e os direitos humanos.

    • Marcos Silva Postado em 07/Jun/2015 às 13:39

      Só uma curiosidade: quantas pessoas vocês contabilizaram naquela foto da multidão? Eu acho que tem mais de um milhão de pessoas.

  2. Guilherme Postado em 05/Jun/2015 às 00:56

    Coreia do Norte como destino turístico é forçar a amizade.... Pode até valer a pena ir por ser um local exótico mas, colocar como paraíso que vocês colocaram já subestimar o intelecto dos leitores.

  3. Cleber Postado em 05/Jun/2015 às 02:28

    Rafael, por favor, leia mais, não leia site brasileiro, mas jornais internacionais como jornais chineses em inglês. Verá que foi uma mentira a ideia da morte do chefe de Estado, pois outro dia ele deu entrevista, até a CNN internacional reformou sua reportagem. A reportagem tende a mostrar o que é bom em um país que é considerável "inimigo" do ocidente, pois a guerra midiática afirma tudo de ruim na Coréia do Norte, eu não o conheço, e difícil sei que algum jornal falará bem até mesmo porque os interesses são outros. Talvez, seu senso crítico seja pouco para entender. abrs

    • Ricardo Rodrigues Postado em 05/Jun/2015 às 07:56

      Caro Cleber, corroboro as suas informações e acrescento ainda que TODAS as informações sobre a Coreia do Norte são divulgadas pela Coreia do Sul, pais com que a Coreia do Norte ainda está oficialmente em guerra e a quem interessa denegrir o seu regime. Qualquer informação sobre a Coreia do Norte deve ser avaliada com muita precaução (na verdade, qualquer informação sobre tudo o que é exibido na mídia deve ser avaliado com precaução e procurando obter o máximo de informações de outra mídia, análise dos interesses da mídia, etc.). Todos deveríamos acompanhar no Facebook, notícias da Bloomberg, CNN, RT, canais da China, europeus etc. Ao fim de algum tempo, verão que notícias de canais americanos sobre a China são SEMPRE negativos, RT sobre os EUA, enfatizam os problemas daquele país, que os europeus geralmente acompanham os EUA. Ao fim de 6 meses, tirem as vossas conclusões.

  4. soda cáustica Postado em 05/Jun/2015 às 08:43

    As fotos mostram um lugar bonito e pacífico. Distante do ódio coxinha da Paulista nos domingos... Por isso incomodou alguns que já postam aqui em "protesto"...

  5. Luís Postado em 05/Jun/2015 às 09:01

    Vocês já ouviram os relatos dos turistas ocidentais que foram pra lá? Os "passeios turísticos" feitos pelos visitantes são em ambientes completamente controlados. Em um dos relatos que li, os turistas foram levados a uma "cidade modelo" bonita e limpa, mas que não tinha NINGUÉM. As poucas pessoas que moravam lá eram funcionárias do governo. Os guias não deixam que você se afaste das trilhas, e ao entrar e sair do país eles verificam seus celulares e câmeras e apagam quaisquer fotos inconvenientes.

    • Mauro Postado em 06/Jun/2015 às 13:34

      Numa guerra a primeira vítima é a verdade! O relato que você teve veio de onde ? Que interesses defende?

    • Madex Postado em 25/Feb/2016 às 12:39

      Até pouco tempo lia/ouvia a mesma coisa sobre Cuba. Até que minha irmã foi pra lá estudar e morou 6 anos na ilha. Conclusão? Tudo que lia/ouvia era mentira.

  6. Thiago Henrik Postado em 05/Jun/2015 às 09:41

    E quando encontrar a população morrendo de fome na calçada, faz o que?

    • Denisbaldo Postado em 05/Jun/2015 às 11:28

      Faz o mesmo o que você faz aqui, nada.

      • Denisbaldo Postado em 05/Jun/2015 às 14:22

        Eu só não alimento todos porque não tenho dinheiro, mas não viro a cara ou pretendo que eles não existem. Antes de me preocupar com os famintos que nem acesso tenho, procuro ajudar os meus compatriotas mesmo. Pelo jeito deve ser difícil para você interpretar o que eu digo, continue tentando. Obrigado pela preferência. Volte sempre!

    • Mauro Postado em 06/Jun/2015 às 13:36

      O mesmo que faz com os 48 milhões nos EUA, país rico e "democrático"

  7. sergio Postado em 05/Jun/2015 às 15:51

    No oriente não tanto preconceito sexual como no ocidente, as religiões que influenciam os comportamentos são diferentes.

  8. ana maria Postado em 05/Jun/2015 às 16:58

    "Fax" é de doer...

  9. Alex Wie Postado em 05/Jun/2015 às 17:00

    Impressionante a reportagem, estou quase voltando pra lá. 1º Não há como entrar na coréia do norte a não ser através da China 2º As visitas só podem ser feita com um guia + um interprete que não desgrudam de você 3º Seus celulares são revistados na saída e na chegada 4º Toda vez tem um maldita parada para adorar as estátuas do malditos Kim Bum, Pum e Arrotum 5º O resto, é capinha de revista, estes hoteís são usados muitos pore mpresários que por baixo dos panos fazem negócios. 6º Pra quem não sabe a coréia do sul tem fábricas na coréia do norte 7º O custo para unificação é mais de um trilhão de dolares 8º Isto não apaga a história de canibalismo e campos de concentração que existem até hoje 9º a que ponto voces desceram?

  10. Paulo Figueira Postado em 05/Jun/2015 às 17:18

    Não vi ninguém idolatrando a Coreia do Norte. Retrucando a sugestão da Maria, porque vocês não vão morar na Arábia Saudita, aquela ditadura protegida pelos EUA? Ou em Honduras?

  11. César Postado em 06/Jun/2015 às 12:44

    Tenho, ou melhor, TINHA uma amiga que conheci na internet. Nós saímos apenas 3 vezes. A partir daí não saímos mais e nos tornamos colegas de Facebook, apenas. Sempre gostei de seguir as postagens dela, ela é inteligente. Ela escreve um blog sobre dicas de viagens. Quando vi esta matéria, resolvi compartilhar com ela, em tom de brincadeira. No começo, nossos comentários eram bem amistosos, até que ela começou a criticar a página do pragmatismo político. Eu disse a ela que não gostava de algumas notícias do pragmatismo também, porém, sugeri a ela ler os comentários que sempre rola uma discussão de opiniões divergentes. Aos poucos ela perdeu a linha e me excluiu do Facebook sem mais nem menos. Não sabe respeitar opiniões alheias. Não éramos amigos, apenas virtuais. Achava ela tão inteligente. Acho que ela não é tão inteligente assim. Quer saber? Foda-se.

    • César Postado em 06/Jun/2015 às 15:58

      Eu acabei de conversar com essa minha amiga e foi um mal entendido. Tem como apagar está mensagem? Me desculpe

  12. Mauro Postado em 06/Jun/2015 às 13:35

    Como vivem os 48 milhões de americanos que passam fome e precisam do governo para comer? Será que se eles comerem os jornais vai matar sua fome?

  13. Márcio Ferreira Postado em 06/Jun/2015 às 18:01

    Essa matéria gerou os comentários mais engraçados que já li no site!

    • Rafael Martini Postado em 07/Jun/2015 às 02:58

      Verdade! Fiquei em casa hoje achando que não me divertiria, mas depois de ler esses comentários... Alguns eu vou até printar!

  14. enganado Postado em 07/Jun/2015 às 21:09

    Engraçado, com fim da USRR, descobriu-se que os russos, comunistas, exército soviético... não COMIAM CRINCINHAS/NÃO BEBIAM BATIDA DE MEL DE PLACENTA/...pois os países do leste eUSropeu eram dignos de se vistar e lindos. Será que foram os judeSS dos EUA/iSSraHell que construíram aquilo tudo, depois da 2ª. WW? George Soros? Irmãos KOCH? Afundação Roberto Marinho? Quem tem saco procure ler como era a UScrânia antes e depois da "salvadora ajuda humanitária" da Victoria "foda-se UE"=EUA/iSSraHell. Então C. do Norte, daqui a pouco VCS vão se transformar em uma nova CUBA e sairão daí um monte de retratinhos com título: “Coisas que VC nunca viu da C do Norte”, e também sair da lista de FOMENTADORA de terrorismo mundial, como os EUA/iSSraHell bancam o EI. Rsrsrs ....

  15. enganado Postado em 07/Jun/2015 às 21:30

    Cara mariaX (se é que é maria), gostaria que visse um batedor de carteira roubando uma francesa (ñ é turista) dentro do Metro de Paris. Aí pergunto. Salvaria a moça? Lutaria com o punguista? Chamaria o juiz-tucano Moro para julgá-lo? Será que o Bolsonaro daria uma mãozinha? Como o FHC mora lá iria dar um copa de água no apto na Avenue Foch, para calmá-la? ... Nenhuma das resposta, a DIREITA do BRASIL não anda de Metrô e muito menos a pé! Só andam no heliópio dos mineiros ricos de M.G. (Isto se passou ao meu lado no vagão do Metrô). Vc e seus amiguinhos estão mesmos vendidos até alma e até as próximas encarnações. Coitada de vc!

  16. Márcio Ferreira Postado em 09/Jun/2015 às 10:42

    Cara, você estragou a brincadeira dos petralhas.... Parabéns!

  17. Eduardo Ribeiro Postado em 09/Jun/2015 às 15:11

    Somente os coitados da "new left" levam Zizek a sério. Leitura de adolescente. A personificação da esquerda festiva. Como marxista é patético. É um pensador pop, um bom crítico social/cultural, que faz umas leituras legais de alguns filmes alternando com umas tenebrosas (nunca meio-termo), e nada mais. É muito bom para adolescentes e jovens. E tem um detalhe, a citação sobre ele tinha que abranger o que ele fala de Capitalismo também: """"""""""Por exemplo, tive um debate na França com Guy Sorman, um defensor radical do capitalismo e ele dizia: “capitalismo significa justiça e democracia”. Então eu perguntei, “mas e a China hoje?”, e ele respondeu “Ah, mas isso não é capitalismo”. Isso é um pouco fácil demais. Quando você tem um capitalismo que não se encaixa no seu ideal, você diz “não, não, não é disso que se trata”.""""""""""

    • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Jun/2015 às 15:56

      """"""""""""Destarte, o único país que ainda segue a ortodoxia marxista na face da Terra é a Coreia do Norte""""""""""""""

    • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Jun/2015 às 16:02

      E detalhe: não estou falando de China. Toda essa explicação sobre a China, certa ou errada, deveria ser escrita a Zizek. Eu me limito apenas a ensinar a fazer uma citação decente. Quem falou de China foi o FRACO marxista Zizek. Falou bosta em cima de bosta, mas se é pra cita-lo, como suposto exemplo de socialista coerente (coisa que ele não é), é interessante da próxima vez não esconder convenientemente a cacetada que ele dá na cabeça do Capitalismo na mesma ocasião em que esculhamba a suposta falta de coerência socialista.

  18. enganado Postado em 09/Jun/2015 às 21:05

    Sr. polonês frustado, metido a filósofo e guia da política externa dos EUA/iSSraHell. Sua cagada vai alta: A UScrânia destruída / o Mercado da EURÁSIA sem os EUA/iSSraHell já uma realidade / não conseguiu quebrar a RÚSSIA com sua bola de cristal de merda / Iraq, Afg, GAZA e Cisjordânia fiascos / IRÀ nem se fala / está quebrando a UE com a suposta invasão da RÚSSIA (vc acha que o sr. PUTIN vai sujar seus exércitos numa guerra de bosta contra o Ocidente Maravilha? NÃO! sr. Putin é inteligente demais para os babacas ocidentais / Esse Zbgniew Brzezinski é o merda que o professor-filósofo-ladrão-fdp FHC gostaria de ser aqui no BRASIL, o problema que a filosofia do FHC ficou nas saunas frequentadas as escondias em Brasília. Imagina essa vagabundo do FHC querer ditar os rumos da nação. é piada né! Finalmente, o melhor exemplo para vcs americanófilos/apátridas/traidores façam uma leitura sobre o Sr. Sergey Yurievich Glazyev ( em russo: Сергей Юрьевич Глазьев). É político e economista; membro titular da Academia Russa de Ciências desde 2008. Foi ministro e membro da Duma (Parlamento russo) de 1993 até 2007, quando se tornou o principal Conselheiro Político do Presidente Vladimir Putin. Nasceu em 1/1/1961 em Zaporizhia na ex-União Soviética, hoje território da Ucrânia, filho de pai russo e mãe ucraniana. Glazyev frequentou a Universidade de Moscou, onde obteve os graus de bacharel, mestrado e doutorado em Economia. Deixou a universidade em 1990. No ano seguinte, ele entrou para o serviço do governo, tornando-se primeiro Vice-Ministro das Relações Econômicas Externas. Serviu nesta função por um ano, e depois foi promovido a Ministro onde permaneceu até 1993, quando saiu para concorrer a um cargo na Duma. Foi eleito pelo Partido Democrático da Rússia em 1993. Renunciou ao mandato antes de completar o 4 anos, pois foi nomeado como membro do Conselho Econômico da Federação da Rússia e Chefe do departamento de análise desse Conselho. Em 1999, decidiu novamente concorrer à Duma sendo eleito como independente na lista do Partido Comunista da Federação Russa. Em 2003, abandonou o partido para ajudar a formar a Rodina, partido nacionalista, na ala esquerda do espectro político russo. Naquele ano, ele se tornou um dos 37 candidatos eleitos pela Rodina a Duma. Glazyev anunciou sua aposentadoria da política em março de 2007, e disse que não tinha mais intenção de buscar novo mandato na Duma. Em julho de 2012, Putin o nomeou como Assessor Presidencial para a coordenação do trabalho dos órgãos federais no desenvolvimento da União Aduaneira da Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia. Glazyev é autor de mais de quarenta livros e centenas de artigos, ensaios e documentos de pesquisa. Em 1995 foi premiado com a Medalha de Ouro Kondratieff pela Fundação Internacional ND Kondratieff e da Academia Russa de Ciências Naturais (RAEN). Em 17 de março de 2014, no dia seguinte após o referendo da Criméia, Glazyev tornou-se uma das primeiras sete pessoas sancionadas pelo Presidente Obama. As sanções congelaram seus ativos nos EUA e o proibiu de entrar nos Estados Unidos. Aí sabichão, não foi à-toa que o seu presidente barrou sua entrada naquele inferno de derrotas. Aconselho a mandar um livrinho sobre a vida/modo de pensar e patriotismo Sr. Sergey Yurievich Glazyev. Tchau!

    • enganado Postado em 09/Jun/2015 às 22:28

      Acrescentando: "Aconselho a mandar um livrinho sobre a vida/modo de pensar e patriotismo Sr. Sergey Yurievich Glazyev. ... ", para o filósofo da Praça Buenos Aires (SP) para ver o calibre deste tipo de pessoa no sentido do energúmeno=FHC aprender alguma coisa sobre MORAL/CIVILIDADE/PATRIOTISMO?RESPEITO? ... qualidades que não se adquire nas feitas nas coxas, não FHC, seu escroto de uma figa!

  19. Volff Postado em 05/Jun/2015 às 16:06

    GAranto que um cartão de memória alternativo não teria causado estes problemas!

  20. enganado Postado em 07/Jun/2015 às 20:49

    Lendo essa matéria lembrei DO BRASIL, ANTES DA REELEIÇÃO DA PRESIDENTA DILMA. É um país com um potencial turístico fantástico. Um povo alegre e bonito. Lembro que tirei inúmeras fotos de diversos locais diferentes. Pena que quando QUALQUER HORA DESSAS A REDE gRoubo+GAFE+MAIS MEIA DÚZIAS DE COMPRADOS PELOS JUDEUSS DA AIPAC=MOSSAD=CIA=NSA= ... , na revista alfandegária DE MEU CAIXÃO (fila de 2h, MUITOS BRASILEIROS MORTOS PELA GUERRA CIVIL IMPLANTADA PELA DIREITA) SER LEVADO PARA QQ PAÍS QUE TENHA A PALAVRINHA “MÁGICA”, SOBERANIA, TIVERAM QUE REVISTAR MEU CADÁVER COM MEDO DA FAMÍLIA ESTAR ESCONDENDO ALGUM OURO=PARA O BEM DO BRASIL=IGUAL AO GOLPE DE 1964 (consideradas peloS agenteS DA CIA como PROIBIDOS) sumariamente CONFICADOS. Nada de mais, EM SE TRATANDO DA DIREITA DO BRASIL=FHC=ALOYSIO TREZENTINHA= .... Só DEIXARAM PASSAR AS fotos do CAIXÃO, de uma favela, de enormes outdoors com a lata de GEORGE SOROS=OBAMA=BESTANYAHU= ... estampada, além de propagandas IMPERIALISTA exageradamente exibidas em todo canto=USArmy=USAf, desde um vagão de metrô até o verso de caixas de leite longa-vida, ATÉ NO PAPEL HIGIÊNICO. Fico imaginando que tipo de escrutínio de minha privacidade, SE FOSSE VIVO, O QUE eu não teria ao "tentar" sair DE PÁTRIA VIVO, SEM LUTAR CONTRA A GANGUE DO GEORGE SOROS=OBAMA=NAROx=MARIAx=FHC=Çerra.. . LÓGICO QUE DO OUTRO LADO DA VIDA ESTAREI DANDO BOAS GARGALHADA DESTA TURMA DE VAGABUNDOS QUE AQUI FICARAM PARA SAQUEAR/ROUBAR/PRENDER/CONDENAR/MATAR/ASSASSINAR O BRASIL, MINHA PÁTRIA, TRANSFORMANDO-A EM UMA SEGUNDA UScrânia. ESTOU ESPERANDO VCS TODOS DE BRAÇOS ABERTOS LÁ DO OUTRO LADO. rrsrsrsrs

  21. enganado Postado em 07/Jun/2015 às 23:31

    Sr. NaroX. De maluco tenho certeza que não tenho nada! Essa dura realidade que vc e sua turma qdo leem em meus comentários, não devem fazer bem em seus relatórios, ou seja, tem gente aqui no BRASIL que não vira cabo guerra por grana nenhuma! Mas já temos bastantes paulistas/paulistanos já bem amestrados para o golpe contra a DEMOCRACIA do BRASIL. Acho vc, só metido a esperto mas que não engana ninguém. Afinal qual é a sua nacionalidade?