Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 26/Jun/2015 às 11:06
23
Comentários

MP investiga Aécio por defasagem de R$ 14,2 bilhões na Saúde de Minas Gerais

Aécio Neves e Antonio Anastasia deixaram de repassar R$ 14,2 bilhões à Saúde em Minas Gerais, revela ação movida pelo Ministério Público. Gastos com saúde foram maquiados até com pagamentos a canil da PM, acusam procuradores

aécio neves saúde minas gerais
Ação diz que Aécio e Anastasia não repassaram R$ 14,2 bi à saúde de Minas Gerais

Os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Antonio Anastasia (PSDB-MG) são alvos de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais cobrando que o estado repasse R$ 14,2 bilhões para o setor da saúde pública. A Procuradoria da República em Minas diz que os tucanos descumpriram a Emenda Constitucional 29, que determina aplicação mínima de 12% do orçamento para a área, ao não executar os devidos investimentos quando foram governadores, entre 2003 e 2012. As informações constam no website da Procuradoria da República de Minas Gerais.

Além do não repasse, procuradores dizem na ação que houve, em um período de dez anos, seguidas manobras contábeis para forjar o cumprimento da emenda, “em total e absurda indiferença ao Estado de Direito”. Os autores da ação denunciam que “R$ 9,5 bilhões deixaram de ser aplicados no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo governo mineiro, quantia que, em valores atualizados, corresponde a um desfalque de R$ 14,2 bilhões”.

Na acusação, os procuradores dizem que os tucanos inflaram dados incluindo gastos estranhos ao setor de saúde com o objetivo de simular o cumprimento da determinação constitucional. “Despesas com animais e vegetais” estão entre os exemplos de deturpação no investimento mínimo, diz a ação, uma vez que foram incluídas na rubrica orçamentária verbas destinadas ao Instituto Mineiro de Agropecuária e à Fundação Estadual do Meio Ambiente.

A ação civil diz ainda que o governo mineiro, no período mencionado, “chegou ao absurdo de incluir” em sua prestação de contas o custeio de serviços veterinários prestados a um canil da Polícia Militar como se fosse investimento em saúde pública. Nesse caso, também foram incluídos na rubrica gastos referentes à compra de medicamentos para uso veterinário.

Aécio e Anastasia foram procurados e não se posicionaram sobre a ação. Por meio de nota, o PSDB alegou que o cálculo feito pelos governos tucanos para atendimento à Emenda 29 é o mesmo do governo federal, e que as contas de ambos os governadores foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. A atual gestão mineira, do petista Fernando Pimentel, também não se pronunciou sobre a acusação contra os tucanos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 26/Jun/2015 às 12:22

    Enquanto Dilma é recebida por Obama na Casa Branca, Aécio toma bolinha de papel na Venezuela e volta chorando. Playboy fracassado.

  2. Pedro Accioli Postado em 26/Jun/2015 às 13:11

    Aécio tinha que ser preso e extraditado para a Indonésia por causa do "Helicoca"!

  3. poliana Postado em 26/Jun/2015 às 13:39

    o choro é livre cesão!!!!!!!!!!!!!zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    • poliana Postado em 26/Jun/2015 às 17:48

      zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  4. poliana Postado em 26/Jun/2015 às 13:40

    sei, não é não, né?? afinal, a polarização pt x psdb q já dura 20 anos é fruto de nossa imaginação. a verdadeira oposição ao pt é o "bolsomito". buuuuuuuuuuuuuuu...ai q medo do "bolsomito" em 2018. o pt saindo, é ele q entra, não é maria cesar souza?

    • Pedro Accioli Postado em 26/Jun/2015 às 13:45

      Boçalnaro não entra nem que a vaca tussa na base do voto, só na base do golpe! Com os pensamentos racistas, homofóbicos e machistas, dá para queimar o filme dele na campanha eleitoral rapidinho!

    • poliana Postado em 26/Jun/2015 às 14:33

      naro, já te perguntei como fazer pra acabar com essa maldita polarização...vc faz ideia? pq enqto ela existir, por muitos e muitos anos teremos q decidir entre pt ou psdb...ou seja, o menos pior. e vc sabe de q lado eu estou, não é?

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jun/2015 às 14:35

    É sério isso aí? Os caras prestam contas desse jeito? "Onde você gastou 14 BI destinados a saude pública do povo de MG?". R: "Em veterinários. Porque veterinário equivale a saúde pública da população, e com isso acreditamos que o gasto está plenamente justificado.". É nisso aí que vocês votaram? É nisso que vocês até hoje, iludidos, apostam seu dinheiro e sua alma que "ui ui vai mudar o Brasil!! contra a corrupssaum e contra tudo que está aí!!"?? É em apoio a esse monte de estrume que vocês vão passear nas tardes de domingo e bater panela nas suas varandas-gourmet???

  6. soda cáustica Postado em 26/Jun/2015 às 15:22

    Ração cara essa dos bichinhos...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jun/2015 às 16:39

      Cara...se ele ao menos mentisse dignamente...tipo, "ah, eu construi hospitais, contratei médicos, procurem aí que voces acham, e quem diz que não fiz é meu adversário e quer me difamar"...etc...seria uma mentira de valor, uma mentira com moralidade.....mas meu....que porra que é essa? Justifica 14 BI da saúde pública (!!!!!!!!!!!) dizendo que torrou em ração de cachorro, caixinha de areia, osso de borracha, banho e tosa, e em vegetais também, segundo a matéria....deve ser uma meia dúzia de coqueiros e uns pés de samambaia...14 BI BI BI destinados a saude pública de MG foram justificados dessa forma. Que justificativa é essa, meu irmão? É um outro patamar de indecência isso aí...

    • poliana Postado em 26/Jun/2015 às 19:04

      é q a ração é super premium, cara. aécio se preocupa com a qualidade da alimentação dos animais em minas. rsrsrs

  7. Line Postado em 26/Jun/2015 às 15:48

    Aécio roubando que novidade, depois ninguém sabe porque o psdb perdeu em MG.

  8. mauricio de souza matos Postado em 26/Jun/2015 às 15:53

    E esse o choque de indigestao na saude promovido pelo PSDB! Pena que a "imprensa imparcial" nao da a devida cobertura.

    • Matheus Postado em 13/Aug/2015 às 09:15

      O "Choque de Gestão" foi um nome rebuscado. O que ele fez mesmo foi um colapso em MG, terceirizando e cortando salario de tudo e todos

  9. riaj Postado em 26/Jun/2015 às 16:10

    O que faz a acólita(o) da mídia cheirosa, a tal maria césar, nesse espaço? Vá chafurdar na lama do detrito sólido da maré baixa, lá encontrará os parceiros de lida, as aves de rapina de plumagem fina e seus áulicos.

  10. Eduardo Postado em 26/Jun/2015 às 17:29

    enquanto isto o Hospital da minha cidadezinha troca banana, vendendo o almoço para pagar a janta... e o povo reclamando da saúde pública.... não é possível o Ministério Público não achar nada, já foi feita uma auditoria no Estado que apontou um monte de merda... desculpe mas é esta a palavra, aqui mesmo já saiu noticia de demissões de servidores que desviavam recursos inclusive no tocante a medicamentos para o povo mineiro...

  11. silva Postado em 26/Jun/2015 às 18:31

    maria, cesar souza, engole o choro, grande merda a rejeição babacão, ela é presidente. Na próxima, vota no Aécio. KKKKKKKKKKKKKKKKK. Eita!mulher chorona, ou seria homem chorão. Me divirto muito, vendo coxinha espumar de raiva.

  12. Deisi Postado em 26/Jun/2015 às 18:33

    maria, entra com pedido de Habeas corpus, pro playboy cheirador!

  13. enganado Postado em 27/Jun/2015 às 00:28

    mariaX (se é que é mulher) não se que o "CORNO DA AMANTE=FHC" mandou comprar o JB, GILMAR "DANTAS", MORO, MARCO AURÉLIO DE MELLO, ROSA WEBER, PF_DB, STF_DB, rede gRoubo_DB, recebeu Grana do NED, Clube Militar_DB ... etc, e não conseguiu vencer as eleições. Que pena, né! Tanta Grana dos EUA/iSSraHell=NED/AIPAC saiu pelo ralo, tétrico! Mas agora está comprando o que resta do Judiciário e transformando-o em "JUDICIÁRIO_DB". Fique calma e tudo se resolverá dentro da lei, pois assim o BRASIL se confirmará como uma grande DEMOCRADURA de Direita e porá todos os 5P's=POBRES-PUTAS-PRETOS-PETISTAS-PROFESSORES que for encontrado solto nas ruas, irá para cadeias! Legal né!

  14. enganado Postado em 27/Jun/2015 às 00:36

    Aconteça o que acontecer, qq pessoa filiada ao PSDB/DEM "NÃO VÃO PARA A CADEIA". Fim, estamos conversado, o resto é balela! Então alguém de sã consciência acredita que depois de tudo que o Aópio já aprontou em vida, até os dias de hoje, vai pegar alguma "CANA"? Nunquinha, né! No BRASIL, NUNCA, NUNCA, NUNCA nenhum Vagabundo da Direita foi pra cadeia até HOJE=27.06.2015. Aópio, continue roubando porque não vai em NADA! NADA! NADA! x NADA! Onde já viu um filhote da Direita na cadeia? Pobre BRASIL!

  15. C.Paoliello Postado em 27/Jun/2015 às 18:57

    AECISTAS BLINDAM ASSALTANTES AMIGOS QUE ROUBARAM O BB: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/06/governos-tucanos-de-minas-blindaram-amigos-em-roubo-ao-banco-do-brasil-396.html PS- Como diria o Gilmar "o que fizeram ao Banco do Brasil"...

  16. mauricio de souza matos Postado em 30/Jun/2015 às 14:28

    A'ecio, Azeredo, Richa, Perilo, estao presos.....nos bracos do Gilmar Mendes.

  17. Gustavo Horta Postado em 16/Jul/2015 às 17:31

    G O L P I S T A ! ! ! É A ISSO QUE SE REDUZIU: GOLPISTA. Dizer o quê? Apenas se pode dizer o que ele se tornou: GOLPISTA! REDUZIDO A ISTO. GOLPISTA! EM RESUMO? G O L P I S T A ! ! !