Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 18/Jun/2015 às 09:44
15
Comentários

Lúcia Vânia deixa PSDB: "não acredito em oposição movida a ódio"

Senadora Lúcia Vânia confirma desfiliação do PSDB. “Saio em busca de um novo espaço que me traga motivação, uma nova compreensão deste momento ímpar que vivenciamos no país. Não acredito em uma oposição movida a ódio”

Lúcia Vânia PSDB ódio
Senadora Lúcia Vânia sai do PSDB (Ag. Senado)

A senadora Lúcia Vânia (GO) confirmou no plenário, nesta quarta-feira (17) sua desfiliação do PSDB, partido ao qual estava filiada há 20 anos. O destino mais provável da parlamentar é o PSB. Com a saída da senadora, a bancada do PSDB ficará com 11 cadeiras no Senado. PMDB e PT têm 17 e 13 senadores, respectivamente.

Em seu discurso de despedida, Lúcia Vânia criticou o acirramento da polarização entre governistas e a oposição.

“Saio em busca de um novo espaço que me traga motivação, uma nova compreensão deste momento ímpar que vivenciamos no país. Não acredito em uma oposição movida a ódio. Na minha visão, esse confronto que se estabeleceu no Congresso Nacional entre situação e oposição para dar resposta a uma sociedade órfã de lideranças é simplesmente irracional. O nosso papel, mais do que nunca, precisa ser de equilíbrio e sensatez sem, contudo, deixar de condenar os desvios, a má gestão, o descompromisso com o dinheiro público. Mas isso deve ser feito com a preocupação de oferecer alternativas e reavivar esperanças. Saio em busca dessa utopia”, disse a senadora.

O conflito entre a senadora e o PSDB ganhou destaque logo após a reeleição de Rena Calheiros (PMDB-AL) como presidente do Senado, em fevereiro. Em discurso feito no plenário no dia 4 de fevereiro, Lúcia Vânia disse ter sido exposta pela liderança do partido, que barrou sua indicação para a Primeira-Secretaria da Mesa, sugerindo que ela havia votado em Renan, e não em Luiz Henrique (PMDB-SC), candidato apoiado pelos tucanos.

Ontem, a senadora traçou um rápido histórico de sua trajetória política, lembrando que assumiu a Secretaria Nacional de Assistência Social a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Na secretaria, a senadora implantou a Lei Orgânica da Assistência Social, a Loas, e criou o benefício continuado para idosos e pessoas com deficiência.

A senadora disse, ainda, que apoiou todas as últimas candidaturas presidenciais pelo PSDB: José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves. Lúcia Vânia fez um agradecimento especial ao presidente do Senado, Renan Calheiros, pelo seu empenho na valorização do papel da mulher na política brasileira.

No discurso em que manifestou indignação com a cúpula tucana, no início de fevereiro, a senadora usou as entrelinhas para criticar o presidente nacional do partido, Aécio Neves (PSDB-MG), que travou discussão áspera com Renan em plenário (relembre aqui). Ela revelou ainda que vem sendo “maltratada” pela legenda por meses. “Por tudo o que aqui expus, somam-se ainda diversos outros episódios de desprestígio político-partidário que, em última análise, têm afetado o próprio exercício do mandato que o povo goiano me conferiu”, disse a senadora em 4 de fevereiro.

Agência Senado e Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. eu daqui Postado em 18/Jun/2015 às 12:11

    Mas a situação também está movida a ódio. Que oposição poderíamos ter?

    • Line Postado em 18/Jun/2015 às 13:39

      Uma coisa justifica outra? A sua oposição quer combater ódio com ódio?

      • eu daqui Postado em 18/Jun/2015 às 14:51

        1 -Quem pensou, falou, escreveu e postou justificativa foi vc. Pensei em explicação histórica, nexo causal - que é diferente de justificativa. Vai aprender a ler, cotista ! 2 -E muito menos disse em lugar algum de meu post que sou oposição: prejulga sem conhecer e depois o outro é que tem preconceito né, esquerdopata? Vai se resolver com sua sombra, viralatista, pra não ficar "adivinhando" seus fracassos nos outros. 3 - Ainda pior do que combater ódio com ódio como tem feito uma parte da oposição é buscar justiça social com ódio, nazirevanchismo, vingacismo e vitimismo como tem feito os esquerdopatas, em vez de insuflar o idealismo. Ou alguém aqui imagina um Lenin, um Guevara ou um Byron mais odiando outros humanos do que mais amando seus proprios valores?

    • Ricardo Postado em 18/Jun/2015 às 15:02

      1- Descreva "nazirevanchismo". 2- Nazismo é totalitarismo de direita, assim como stalinismo é totalitarismo de esquerda. Cada um no seu lugar. Cada um com seus erros. 3- Menos Mises, mais Kant. 4- Menos xingamentos, mais diálogo.

      • Kazuhiro Uehara Postado em 21/Jun/2015 às 05:31

        Apoiado !

      • eu daqui Postado em 06/Jul/2015 às 11:28

        Quando os nazigovernistas começarem a debater e pararem de tentar amordaçar e ofender, eu pararei de usar o prefixo nazi por aqui.

    • Luiz Souza Postado em 19/Jun/2015 às 17:03

      Já pensou na possibilidade de o problema estar no emissor, Noiva do Chucky?

  2. Davi T. Postado em 18/Jun/2015 às 14:42

    Ela não acredita em oposição movida a ódio, está em busca de uma utopia e esperança, contra os desvios e a má gestão. E votou no Renan Calheiros! hahahahahhaah

  3. eu daqui Postado em 18/Jun/2015 às 14:57

    PETRALHA E TUCANALHA MERECEM É FORCALHA EM PRAÇA PUBLICA.

    • Leonardo Postado em 06/Jul/2015 às 17:08

      Fascistinha!

  4. Marlon Bravo Postado em 19/Jun/2015 às 12:15

    O Marconi Perilo também sairá cedo ou tarde. São moderados que não encontram mais espaço num partido com discurso cada vez mais radical, av.paulista e pelo "quanto pior melhor"...

    • Kazuhiro Uehara Postado em 21/Jun/2015 às 05:37

      O PIG construindo um SP fascista, cinzenta de ódio e rancorosos viralatas metidos aculturados conscientes tupiniquins.

  5. Luiz Souza Postado em 19/Jun/2015 às 17:06

    Parafraseando o sábio de aluguel Lobão, não arrancaram "nem umas unhazinhas" do Caiado?

  6. enganado Postado em 20/Jun/2015 às 11:09

    Mas mariaX, vc não foi nesta viagem? Já sei, foi a Guantánamo prestar solidariedade aos TORTURADORES seus PATRÍCIOS porque estão longe de casa há muito tempo. Que coração bendito este seu, hein! DEUS está vendo seu esforço em prol da paz mundial. Avante mariaX (se é que é maria)! Qdo fores ao seu país de lembranças a tia Hillária, candidata a ditadora do Planeta.

  7. eu daqui Postado em 03/Jul/2015 às 09:56

    MAS ACREDITA EM GOVERNO MOVIDO A ÓDIO, NÉ?