Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esporte 02/Jun/2015 às 18:38
11
Comentários

Joseph Blatter não é mais presidente da Fifa

Joseph Blatter renuncia à presidência da Fifa e anuncia nova eleição. Desde o último dia 27, quando as autoridades de Justiça dos Estados Unidos e da Suíça deflagaram uma grande operação internacional contra a corrupção no futebol, a entidade tem sido obrigada a explicar as denúncias de corrupção

joseph blatter fifa futebol
Joseph Blatter deixa presidência da FIFA dias após ter sido reeleito (Imagem: Action Images)

O suíço Joseph Blatter, 79 anos, renunciou nesta terça-feira (2) à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Desde o último dia 27, quando as autoridades de Justiça dos Estados Unidos e da Suíça deflagaram uma grande operação internacional contra a corrupção no futebol, a entidade tem sido obrigada a explicar as denúncias de que seus principais dirigentes cobravam propina para negociar contratos de marketing, transmissão de jogos e a escolha dos países-sede da Copa do Mundo.

A renúncia foi anunciada há pouco, pelo próprio Blatter, durante entrevista coletiva concedida em Zurique, na Suíça. Uma nova eleição para escolher o sucessor do suíço será agendada. Até lá, Blatter continuará no comando da entidade.

Ainda durante o anúncio, Blatter anunciou um programa de reformas significativas na entidade. As mudanças serão conduzidas pelo presidente independente do Comitê de Auditoria da Fifa, Domenico Scala.

Blatter tinha sido reeleito presidente da Fifa na última sexta-feira (29), depois que seu adversário na disputa, o príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein, 30 anos, desistiu da candidatura sem maiores explicações. Seria o quinto mandato de Blatter à frente da entidade, que ele comanda desde 1998.

Na manhã da última quarta-feira (27), policiais suíços prenderam, em Zurique, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, e mais seis dirigentes esportivos: Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. No final da tarde do mesmo dia, o ex-vice-presidente da Fifa Jack Warner entregou-se às autoridades de Trinidad e Tobago, na América Central, mas foi liberado após pagar fiança de US$ 400 mil.

Nove dirigentes da Fifa e cinco empresários esportivos de várias nacionalidades – entre eles os sete já presos – foram denunciados à Justiça norte-americana devido às denúncias da Promotoria de Nova York. As autoridades norte-americanas também investigam indícios de fraude na escolha dos países-sede das duas próximas copas do Mundo (Rússia, 2018, e Catar, 2022). Segundo a Promotoria de Justiça de Nova York e o FBI (Polícia Federal dos Estados Unidos), o esquema pode ter movimentado mais de US$ 150 milhões em mais de duas décadas.

EBC

Recomendados para você

Comentários

  1. soda cáustica Postado em 03/Jun/2015 às 08:30

    Não sei quem seria mais fantoche dos americanos: Zico ou o príncipe da Jordânia...

  2. Roberto Pedroso Postado em 03/Jun/2015 às 10:17

    Ótima oportunidade para que o ministério publico e os "excelentíssimos" parlamentares comecem agora uma nova CPI para investigar os mandos e desmandos envolvendo também a CBF aqui no Brasil além do financiamento publico que a Copa do mundo no Brasil recebeu para realizar a Copa da vergonha em nosso território bem como investigar a famigerada Lei Geral Da Copa,quando o estado Brasileiro se submeteu as orientações dos mandatários da Fifa enquanto o tal evento durou aqui no Brasil,bem como financiamento e concessões publicas do estado brasileiro para a construção de estádios super faturados como é bem sabido por todos.Com isso mas uma vez fica claro aquilo que todos os que acompanham o futebol já sabiam, que Kfouri está e sempre esteve certo .

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 03/Jun/2015 às 14:37

    "Papai USA...nos ajude...investigue o Brasil...moralize, doutrine e invada...os brasileiros clamam pela ajuda do maior povo do mundo que é o americano..."

  4. deisi Postado em 03/Jun/2015 às 14:47

    Se o FBI investigassem o psdb, mensalão mineiro, trensalão, aeroporto nas terras do titio, com certeza os políticos do bicudo, não estariam, todos soltos.

    • poliana Postado em 03/Jun/2015 às 19:06

      pelo menos o jose dirceu o genuíno e os envolvidos no mensalão petista foram processados e condenados. isso com o stf "aparelhado" pelo pt. foi o julgamento mais famosos da história do país e extremamente midiático. qdo chegou a vez do mensalão mineiro o q aconteceu, pereira??? o stf "aparelhado" pelo pt, mandou-o de volta pra justiça mineira e tá lá até hj...houve processo dos envolvidos? houve julgamento? houve condenação??? kd????????????????????????muito coerente dizer q o pt aparelhou o supremo, sendo q os envolvidos com o mensalão petistas foram presos, processados e condenados..e qdo chegou a vez do psdb, nada. todos soltos. q lindo, não pereira?

    • Viniciuss Postado em 03/Jun/2015 às 21:02

      O Pereira deve pensar que não existe corrupção no PSDB, já que suas amadas globo e veja não divulgam

  5. eduardo de paula barreto Postado em 03/Jun/2015 às 15:34

    BLATTER Ninguém nasce mau-caráter Todo mundo é bom ao nascer Vejam só Joseph Blatter Que deve ter sido um bebê Gordinho, gracioso Criativo e guloso Cheinho de beleza Que brincava nas ruas Destacando-se por sua Incomparável esperteza. Lambia o pirulito Antes de oferecê-lo Assim fazia amigos Sem ter que vê-los Lambendo a sua iguaria E o mesmo fazia Com sorvetes e doces Primeiro os enfiava na boca E com a saliva escorrendo toda Dizia: Olha o que eu trouxe! Assim crescia engordando A barriga e o bolso Porque ia aplicando Tais estratégias no jogo Portanto sempre ganhava E recursos angariava Isso tudo a Mídia atesta Até que um dia chegou O FBI que Obama mandou Para acabar com a festa. Eduardo de Paula Barreto

  6. Roberto Pedroso Postado em 04/Jun/2015 às 10:54

    Enfim agora alguns apedeutas descobriram com este escândalo na FIFA que a corrupção não é um mal exclusivo do estado Brasileiro e que instituições solidas com suas cedes em países europeus também estão mergulhadas em um mar de corrupção.As ilhas de corrupção não estão localizadas apenas ao sul do equador e não falam apenas português.Para quem se interessar mais sobre o assunto indico a leitura do livro:O Lado Sujo do Futebol - Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha, Tony Chastinet.,A quem se interessar boa leitura.

    • Roberto Pedroso Postado em 05/Jun/2015 às 10:43

      errata : *SEDES em países europeus....

    • Roberto Pedroso Postado em 05/Jun/2015 às 10:45

      Só espero que os rumos destas investigações não termine como caso noticiado esta semana do SwissLeaks na Suíça,pois o banco HSBC pagará uma multa irrisória, para uma instituição financeira de alta monta, para ter as investigações do caso encerradas pelas autoridades Suíças além do que pouquíssimas sanções administrativas serão aplicadas a esta instituição financeira responsável pelo que tudo indica por lavagem de dinheiro do crime internacional .

  7. Rodrigo Postado em 05/Jun/2015 às 10:23

    (Outro Rodrigo) O que eu achei mais "engraçado" foi ver que as desculpas esfarrapadas de nossos políticos "viralizaram". Frente às acusações de corrupção, Blatter se disse chocado: que a Fifa era alvo de campanha de ódio e ele próprio seria vítima de frustrados, que não aceitam sua eleição democrática.Já Marco Polo del Nero, disse que não sabia de nada, não tem nada a ver com isso. Creio já ter ouvido algo parecido, em algum lugar... Talvez Lula e Alckmin, quando nada sabem de mensalões, trensalões e crise hídrica/sabesp, ou Dilma e Eduardo Cunha, que se dizem perseguidos por sua ideologia/Fé.