Redação Pragmatismo
Compartilhar
Revista Veja 23/Jun/2015 às 18:40
52
Comentários

Joice Hasselmann, da Veja, é processada por plagiar 65 reportagens

Conhecida como a 'Rachel Sheherazade da Veja', Joice Hasselmann é processada por plágio de 65 reportagens escritas por 42 pessoas diferentes. A jornalista fingiu ser autora dos trabalhos de profissionais de veículos de comunicação do Paraná

Joice Hasselmann revista veja plágio
A jornalista da Veja, Joice Hasselmann (divulgação)

O Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná concluiu que Joice Hasselmann, hoje apresentadora do Veja.com, é responsável pelo plágio de 65 reportagens de 42 profissionais diferentes republicadas em seu site pessoal, o Blog da Joice, que funcionou quando ela trabalhava no Paraná e hoje está desativado. A decisão faz com que Joice fique proibida de integrar o sindicato e será remetida à Comissão Nacional de Ética da Federação dos Jornalistas. As informações são do Portal Comunique-se e do Sindicato dos Jornalistas do Paraná.

Todos os casos ocorreram entre os dias 24 de junho e 17 de julho de 2014 e foram denunciados por 23 jornalistas. Segundo o parecer do Conselho de Ética, a jornalista é advertida por produção comercial de um artigo sem autorização do profissional e da entidade que detém a sua propriedade intelectual, e de infringir artigo do Código de Ética e ferir a legislação de direito autoral. Todos os jornalistas prejudicados podem encaminhar processos civis contra a profissional.

De acordo com Hamilton Cesário, presidente do Conselho de Ética do sindicato, Hasselmann teve o direito de questionar as denúncias, mas não atendeu a nenhuma das diversas convocações. “Ela abriu mão de se defender”, disse.

Em uma postagem no Facebook, Hasselmann diz que o sindicato representa “a escória do jornalismo” e chama os colegas de “desocupados”, “sanguessugas”, “canalhas” e “vira-latas”. Segundo ela, o processo teria ocorrido na “surdina” e seu advogado não conseguiu ter acesso ao processo.

Em julho de 2014, no entanto, a postura de Hasselmann foi diferente. O fotógrafo Jorge Mariano postou no Facebook um link para uma reportagem que teria sido plagiada pelo Blog da Joice. Por meio de sua conta oficial no Facebook, a jornalista pediu desculpas e respondeu afirmando que a cópia teria sido feita por um auxiliar, não identificado e posteriormente demitido, que não teria obedecido às suas orientações de creditar devidamente os autores e veículos. Hasselmann também afirmou que estava entrando em contato com os jornalistas plagiados para desculpar-se. “Peço desculpas pelo ocorrido. Sinto-me envergonhada com isso e não fujo a minha responsabilidade, afinal, o blog é meu, então não interessa quem postou, eu sou a responsável”, respondeu.

VEJA TAMBÉM: Lobão e Joice Hasselmann, a nova Rachel Sheherazade

CartaCapital

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Accioli Postado em 23/Jun/2015 às 18:46

    O que esta mina tem de gostosa, tem de mal-caráter! Ela é a nova Sheherazade!

    • xavier Postado em 24/Jun/2015 às 12:28

      Na zona cerealista tem saco de batatas mais gostosas e bonitas tbem..

    • Wanderley Medeiros Postado em 24/Jun/2015 às 21:41

      Bonitinha mas ordinária. Assisti só uma vez ela conversando com o fascista do Marco Aloprado Villa. Nauseante e ridículo, principalmente nas previsões catastróficas de fim do mundo.

  2. José Postado em 23/Jun/2015 às 19:08

    Ela plagiou no blog dela. Colava notícias, não na Veja. Como o blog provavelmente não era comercial o processo não vai dar em nada.

  3. enganado Postado em 23/Jun/2015 às 19:12

    Só resta saber qto a AIPAC/HASBARA/CIA/MOSSAD/... estão pagando por fora a essa gostosona. Qto tem depositado em sua conta no exterior? Quem está saindo com vc? Vc e a Sara Palin de biquíni serão um transtorno na hora do julgamento, pois o JB só gosta de loiras. Dona Joice esquece esse negócio de jornalismo e parta para a Play Boy que vai dar mais lucro, acho até que a tia Hillária, aquela burra norte-americana metida a secretária de estado que só cagada não recebeu nenhuma proposta da play boy americana, e aí deu no deu. Só fez cagada, porque o negócio dela deveria outra coisa e insistiu no tal departamento. Dona Joice garanto que a turma toda quer vê-la de outra forma, tá! Gostoooooosaaaaaa....

  4. Salomon Postado em 23/Jun/2015 às 19:52

    O PP dá notícia de algo absolutamente irrelevante. Uma ilustre desconhecida cheia de bossa, que trabalha para um panfleto desafinado que deve ter nem meia duzia de leitores tarados por loira. Enfim, uma jornalista que estaria condenada ao ostracismo, não fosse pose de profissional do sexo, como disse o enganado.

    • B. Ferreira Postado em 24/Jun/2015 às 10:40

      Se não foi útil pra você, pelo fato dela ser deconhecida, para mim foi útil. É bom já ficar atento a essas novas "Sheherazades".

  5. soda cáustica Postado em 23/Jun/2015 às 20:03

    Sabe o que isso interessa pra Veja ? Nada ! A Veja só se incomoda com a falta de ética dos outros ! Coisa típica do coxinhismo... Vai continuar "trabalhando" normalmente...

  6. enganado Postado em 23/Jun/2015 às 20:29

    Coitada de vc mariaX (se é que é mulher). Por acaso vc conhece a deputada Manuela do PCB-RS? Não fica triste não! Tá!

    • Rafa Postado em 24/Jun/2015 às 08:24

      Não é uma mulher mesmo não, acho que muitas pessoas já repararam nisso também.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 23/Jun/2015 às 20:37

    A direitalha está bem demais de musas, hein? Curioso que nunca prestei atenção nessa aí...deve ser uma Sheherazade sem grife. Com ela ostentando esse belo curriculo, e com a pouca propensão da Abril a fatores como moral e ética, obviamente a Veja já cresceu os olhos e contratou este belo talento para lapida-lo, e ela se sente em casa trabalhando na Veja. Semelhantes se aproximam.

    • Felipe Postado em 23/Jun/2015 às 21:00

      Hehe sempre bem...rs cada dia mais a qualidade da imprensa vem caindo hoje qq um vira repórter nem prexisa ser formado, qq bbbosta fazenda ex reality ex isso ou aquilo a famosa pelada ou do escândalo do tal situação todo mundo vira repórter ta uma beleza isso.

    • Deisi Postado em 23/Jun/2015 às 21:38

      A Sheherazade não tem grife, trabalha no SBT e Jovem Pan, duas reaças, sem curriculum, sem ética e sem credibilidade. Só podem ser musas da direita raivosa!

      • poliana Postado em 23/Jun/2015 às 21:46

        se ao menos essazinha escrevesse as próprias matérias, deise. mas nem isso. realmente, uma vergonha!!!! uma vergonha pra classe viu. ela tinha q queimar o diploma de jornalismo.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 23/Jun/2015 às 21:51

        Já ouvi a Sheranazi de manhã na JP. Ela e o Villa, parceiro dela nas manhãs, são dois reaças da pior espécie, mas ela é pior, é uma completa desqualificada. Não por acaso ela se encontrou na JP, que é o maior antro fascista de São Paulo hoje. Foram ambos engolidos ao vivo pelo prefeito Haddad num debate (que foi uma surra épica, na verdade) uns 2 meses atrás.

      • Wanderley Medeiros Postado em 24/Jun/2015 às 21:52

        O novo apelido da Jovem Pan: Radio Ku Klux Pan, conforme o blog do Altamiro Borges. Não tinha qualificação melhor que essa. Quando tinha o Danlio Gentili vomitando logo pela manhã era asqueroso e totalmente sem graça, ainda bem que o demitiram, porque tentaram imitar o José Simão da Band News, kkk coitados.

  8. Asdrubal Mascaranha Postado em 23/Jun/2015 às 21:17

    Nunca ouvi falar nem li nenhum artigo desta jornalista.

    • Ricardo Postado em 09/Dec/2015 às 22:52

      Asdrúbal é um monstrinho com 700 anos de idade que adora fazer com todo mundo muita maldade.

  9. poliana Postado em 23/Jun/2015 às 21:44

    mal caráter e incompetente. são as definições pra essa jornalista. tinha q ser da veja, claro. sem mais.

  10. poliana Postado em 23/Jun/2015 às 21:56

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  11. poliana Postado em 23/Jun/2015 às 21:58

    só mesmo um mal caráter reaça como vc, cesar souza, pra achar q é algo normal uma "profissional" q plagia mais de 60 matérias jornalísticas e as publica como se suas fossem. por aí percebe-se a sua índole.

    • poliana Postado em 24/Jun/2015 às 15:49

      cala a boca eduardo, só se vc for louco pra me ver aki no pp defendendo o pt com unhas e dentes. vc só pode ser cego mesmo. já cansei de tecer críticas ao pt no pp, inclusive a sua gestão aki no meu estado. mas se vc, seletivamente, n percebeu, problema seu.

    • enganado Postado em 24/Jun/2015 às 23:25

      Cara poliana. Ponha em um quadro e mande de presente para o NaroX, mariaX (se é que é mulher) colocarem bem na frente das privadas de suas casas, para não esquecerem NUNCA do ídolo favorito, FHC, o larápio/punguista/ladrão/apátrida/escroque/calhorda/fdp/corno da amante/mentiroso/safado/prevaricador/bandido/traidor/vagabundo/cretino/.... . Atenção: Denúncias abafadas do governo do Príncipe da Privataria, FHC: 1) Caso Sivam; 2) Pasta Rosa; 3) Compra de votos. A reeleição de FHC; 4) Vale do Rio Doce; 5) Privatização da Telebras; 6) Ex-caixa de FHC; 7) Juiz Lalau; 8) Farra do Proer; 9) Desvalorização do real; 10) Sudam e Sudene; 11) Mensalão do PSDB; 12) Lista de FURNAS (nome do Aecínico); 13) TRENSALÃO do PSDB; 14) Aeroporto de Claudio/MG; 15) Não aprovação das contas de MG Pelo Tribunal de Contas=7 bi--roubados, hein! Aópio! Coloque uma boa moldura lembrando sempre o Ali Babá=FHC e seus 400 Ladrões.

  12. Brunno marx Postado em 24/Jun/2015 às 02:22

    Ração de politicos de direita

  13. Pedro Accioli Postado em 24/Jun/2015 às 08:14

    Tem esquerdista que é gata oh! Ex: Manuela D'Avila

  14. Rafa Postado em 24/Jun/2015 às 08:23

    "maria" não é uma mulher.

    • enganado Postado em 24/Jun/2015 às 23:34

      Caro Rafa, (o)a mariaX senão é mulher, é um gay-judeu que não teve coragem de sair do armário. Qq hora dessas a casa cai!

  15. Line Postado em 24/Jun/2015 às 09:01

    Tem uns cavaleiros misóginos de um real que só adoram loiras sem caráter. Ah eles tabm adoram se fantasiar de mulheres pela internet.

  16. soda cáustica Postado em 24/Jun/2015 às 12:10

    Pego e largo várias !

  17. Ricardo Postado em 24/Jun/2015 às 13:00

    Tavam demorando para falar dela... Sempre imaginei que um dia a esquerda iria dizer que ela é a nova Rachel Sheherazade. Dito e feito...

    • soda cáustica Postado em 24/Jun/2015 às 15:05

      Erro involuntário 65 vezes ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse troll "pereira"...

    • poliana Postado em 24/Jun/2015 às 15:52

      erro involuntário, pereira? 65 (SESSENTA E CINCO) PLÁGIOS????!!!!!! meu deus!!!!!!!!! é muita indignação seletiva! se fosse uma blogueira pro pt q plagiasse um único trabalho, vcs cairiam matando. mas a bonitona sulista de direita q plagiou 65 trabalhos, foi apenas um erro involuntário!!! putz!!!!!!!!!!

  18. Patrícia Postado em 24/Jun/2015 às 13:51

    Coitada... além de não ter inteligência e ter que plagiar, ainda passa pela humilhação pública de ser desmascarada.

    • Luiz Souza Postado em 25/Jun/2015 às 16:08

      Com franja ou sem franja?

  19. Line Postado em 24/Jun/2015 às 14:09

    Esse pereira é um troll é? Por que alguém iria ter inveja dos cabelos dessa mulher? Para o pereira só existe um padrão de cabelo que pode ser considerado bonito que é o do cabelo dessa mulher? Como esse pereira é fútil, vazio e superficial.

    • Line Postado em 24/Jun/2015 às 14:17

      Criticar o plágio de 65 matérias não é "ódio" e inventou esse assunto fútil, sem sentido, sem noção e sem contexto nenhum sobre "cabelos" com a intenção de trollagem foi justamente o troll do "pereira".

    • Eduardo Ribeiro Postado em 24/Jun/2015 às 14:45

      Foi acusada de plágio por José Guilherme Alves Merquior - um liberal, ídolo do astrologo Olavão - , por Reinaldo Azevedo - o cancer intestinal do jornalismo brasileiro - e pelo próprio astrólogo Olavo de Carvalho - ahuahuhauha - , sem provas nem nada. Na primeira acusação a esmagadora maioria dos intelectuais da época defendeu Chaui e massacrou Merquior. A intelectualidade se colocou ao lado de Chaui. No caso dos outros dois lixos, aí já é problema de carater mesmo, é gente que tem interesse em desmoralizar Chaui sem ter a competência para tal. Um só sabe latir e babar e bater a cabeça na parede, o outro consulta as estrelas pra saber que roupa vai usar e viveu seu auge numa seita que unia misticismo, astrologia e sodomização. Só gente centrada. E quem no PP é o maior fã desses mentecaptos???

    • Line Postado em 24/Jun/2015 às 15:02

      Pelo menos o Chico Buarque é sim intelectual. Quais seriam os intelectuais do nível do pereira?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 24/Jun/2015 às 15:53

      A Marilena, odiada pela coxinhada brasileira, é acusada de plágio por um bando de malucos, dos quais 2 são vagabundos incontestes e traidores de seu país, rivais ideológicos de Chaui, e está feito: "ela plagiou e pronto". Aí vai o Conselho de Ética dos Jornalistas, conclui por meio de estudo e análise de textos que a loira, da Veja, que critica PT/Lula/Dilma, plagiou quase 70x (não uma ou duas....QUASE SETENTA), dá a ela chance de se defender e ela não o faz, mas aí não..."tem que ver isso ai....pode ter sido involuntário...coitada da loirinha"...muito digno...muito coerente....é a cara da direitalha...

    • poliana Postado em 24/Jun/2015 às 15:53

      line, o q esperar de um coxinha ultra direitista e sulista, como o pereira!! tinha q apelar pra aparência física, né?

  20. Line Postado em 24/Jun/2015 às 14:19

    Criticar o plágio de 65 matérias não é "ódio" e quem inventou esse assunto fútil, sem sentido, sem noção e sem contexto nenhum sobre os cabelos dessa mulher com a intenção de trollagem foi justamente o troll do "pereira".

  21. Line Postado em 24/Jun/2015 às 14:28

    Esse "todo mundo acha lindo", inclui o pereira ou o pereira é um ninguém, um nada? Mas 65 plágios fica difícil de defender.

  22. Márcio Ferreira Postado em 24/Jun/2015 às 18:10

    "Gostosa", "gostosinha", "loira", "gata", "musa", "pegava". Interessante ver como a trupe defensora do respeito às mulheres se dirige a uma mulher quando a "vilã" é da dita direita golpista. Adjetivos muito educados! Gentinha mesmo, viu...

    • enganado Postado em 26/Jun/2015 às 23:45

      mariaX pensei que vc já estivesse sentada na mandioca, porque no seu caso tanto faz ser homem ou mulher. mariaX senta mesmo, antes que alguém o faça no seu lugar.

  23. Roberto Pedroso Postado em 25/Jun/2015 às 09:45

    Para além das rusgas e indisposições politicas o que é posto em questão é o nível da chamada direita brasileira, composta em sua maioria por pessoas sem estofo intelectual sem preparo e quando não se resumem a meros plagiadores,esse é o nível da direita no Brasil,enquanto a massa de descontentes critica o atual governo(com certa dose de razão)deveriam também se ater atarefa de escolher melhor seus representantes no campo das ideias,pois é difícil levar a sério indivíduos como Azevedo,Joice Hasselmann,Rachel Sheherazade (a apedeuta do achismo)Olavo de Carvalho(que "reescreve"e transcreve a obra de Strauss como sendo algo original),esta é a questão :o nível intelectual dos pensadores da chamada direita brasileira e sua péssima mania de cometer estelionato intelectual.

  24. Marcos Vinicius Postado em 25/Jun/2015 às 12:08

    Foram nada menos que 65 PLÁGIOS, meus amigos. Como ainda tem gente acreditando que isso tudo foi um mero engano de estagiário? Errar sessenta e cinco vezes sem nunca ter sido chamado atenção dela? Culpar o estagiário é fácil! Só rindo mesmo.

    • Andresa Postado em 30/Jun/2015 às 06:46

      Se eu quiser, eu posso processar você AGORA por estar me plagiando e o processo pode levar anos só para você provar que não. Ser processado hoje em dia não significa nada, ainda mais ela que tem tanta exposição na mídia e milhões de espectadores e leitores.

  25. Brunno Marx Postado em 25/Jun/2015 às 19:15

    Vai Procurar uma ROLAA pereira

  26. Lopes Postado em 25/Jun/2015 às 21:40

    Bonitinha mas ....

  27. enganado Postado em 26/Jun/2015 às 23:40

    mariaX (se é que mulher) o Corno da Amante está mandando lembranças.

  28. Andresa Postado em 30/Jun/2015 às 06:45

    Que matéria mais mal escrita. O título diz que ela está sendo processada, mas logo no primeiro parágrafo está escrito " A decisão faz com que Joice fique proibida de integrar o sindicato". Afinal de contas, ela está sendo processada ou o processo já acabou? Não esperava mais desse site mesmo.

  29. Claudio Postado em 30/Jun/2015 às 08:09

    Parabéns Joice! Continue detonando a falta de vergonha na cara do governo e de seus apoiadores!