Redação Pragmatismo
Compartilhar
Música 16/Jun/2015 às 11:52
34
Comentários

Gil e Caetano identificam 'renascimento de forças reacionárias' no Brasil

Presos e exilados durante a ditadura, Gilberto Gil e Caetano Veloso mostram revolta com movimentos que pedem 'intervenção militar' e criticam o renascimento de forças reacionárias no Brasil. "É maluquice. A questão não é que sejam conservadoras. O problema é que são reacionárias, são forças de reação a qualquer progresso."

gilberto gil caetano veloso reacionário
Gilberto Gil e Caetano Veloso se dizem preocupados com ‘onda reacionária’ no Brasil

Gilberto Gil e Caetano Veloso, que já foram presos pela ditadura em 1968, afirmaram que ficaram revoltados durante as manifestações no mês de março e abril quando viram alguns grupos pedindo a “intervenção militar”. Em recente entrevista para a “BBC”, Caetano declarou que isso era muito “ofensivo” para eles.

Ainda durante a entrevista, Caetano mostrou preocupação com o fortalecimento do poder de figuras como Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na política brasileira. Segundo ele, essa ação vem trazendo uma movimentação conservadora “meio apavorante”.

“Esses projetos que estão sendo votados no Congresso são horríveis, eu não gosto dessa movimentação, desse negócio – diminuição da maioridade penal, bancada da bala, essa tentativa de restringir mais ainda o aborto, não abrir para uma legalização do aborto. Toda essa tendência conservadora, essa pauta”, declarou.

Caetano também declarou ser evidente que projetos políticos de Eduardo Cunha e Renan Calheiros estão em jogo durante toda essa movimentação.

“Principalmente do presidente da Câmara (Cunha), que você vê que tem muito futuro político, e é mais moderno. Mas é um modernismo conservador, meio apavorante. Não me sinto bem com o que está acontecendo ali”, relatou.

Confira abaixo mais trechos da entrevista:

Conservadorismo e pedidos de intervenção militar

“Isso para mim é ofensivo. É ofensivo à minha sensibilidade e à minha inteligência. Aquilo era uma coisa de algumas pessoas, uma maluquice. Mas é sintoma. Há uma questão no mundo com isso mesmo, o renascimento de forças nitidamente reacionárias. A questão não é que elas sejam conservadoras. O problema é que são reacionárias, são forças de reação a qualquer progresso”, diz Caetano.

Cunha e Calheiros

Nas movimentações em curso, Caetano diz ser evidente que também estão em jogo projetos políticos dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros.

“Principalmente do presidente da Câmara (Cunha), que você vê que tem muito futuro político, e é mais moderno. Mas é um modernismo conservador, meio apavorante. Não me sinto bem com o que está acontecendo ali.”

Show em Israel

“Nós o consideramos. Nós refletimos sobre os argumentos. São argumentos fortes, e verdadeiros até certo ponto. Não a ponto de que devemos considerar Israel uma sociedade de apartheid. É um regime democrático. Tenho empatia pelo povo, já estive lá tantas vezes. E nas duas últimas vezes em que fui tocar lá também enfrentei objeções, com o mesmo tipo de movimentação internacional para me dissuadir de ir. Mas nós vamos”, diz Gil a respeito dos pedidos para que não se apresentem em Israel.

PT no poder

Gil e Caetano concordam que o momento é difícil e consideram que o ciclo do PT no poder está chegando ao fim.

Nas eleições presidenciais do ano passado, ambos apoiaram Marina Silva no primeiro turno. No segundo, Caetano acabou votando em Dilma; já Gil, que foi do governo petista por cinco anos como Ministro da Cultura de Lula, não apoiou a permanência do partido.

“Eles (o PT) já estão no poder há mais de 12 anos. Estamos querendo uma movimentação, uma mudança. Outros grupos, outro conceito, um outro planejamento para o Brasil na liderança”, diz Gil.

“Votei na Dilma porque todos aqueles grupos de direita estavam se unindo contra ela, e eu não simpatizava com eles”, afirma Caetano.

VEJA TAMBÉM: Marieta Severo se diz assustada com ‘onda conservadora’ no Brasil

com informações da BBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Odete Silva Postado em 16/Jun/2015 às 12:17

    Não dá para levar a sério o que o Caetano fala, antes viva metendo o pau no PT, no Lula e na Dilma, dando entrevistas e se portando com um verdadeiro representante da Direita, agora que viu as barbaridades do Congresso Nacional e a reprovação do público com o que está sendo votado, e pior, sendo aprovado pela maioria dos Deputados, está querendo voltar a trás nas suas opiniões. O Gilberto Gil é a mesma coisa, como pode? um cantor com o seu passado, apoiar a Marina e todo o poder econômico que tem como base o seu futuro partido?

    • Bruno Postado em 16/Jun/2015 às 16:05

      Caetano representante da Direita???

    • Deisi Postado em 17/Jun/2015 às 15:18

      A explicação do Caetano foi pior, "votei na Dilma, porque todos os grupos da direita estavam se unindo contra ela, e eu não simpatizava com eles". Como assim, Marina Silva apoiou o Aécio? Quanta incoerência. Mas concordo com os dois que à direita nefasta que se instalou no Brasil, é apavorante.

  2. andre fln Postado em 16/Jun/2015 às 12:46

    foi dada a largada para os comentários mais estúpidos! e desponta .....o Pereira???

    • andre fln Postado em 16/Jun/2015 às 12:52

      aplausos então!! clap clap clap

  3. Milson Postado em 16/Jun/2015 às 12:46

    Dizer que o oque acontece com o povo palestino não é um regime de aparttheid é no minimo equivocado. O estado de Israel constroi um muro de separação, controla a movimentação do povo palestino, é protagonista de tantos horrores contra os palestinos de forma sistemática. Fica uma profunda interrogação dos motivos que levam Gil e Caetano a se posicionarem desta maneira. Um show neste momento em Israel é ofensivo a sensibilidade e inteligencia de todos aqueles que se solidarizam com o sofrimento do povo palestino.

  4. All Borgs Postado em 16/Jun/2015 às 13:16

    Não pereira. Qualquer coisa a sua esquerda é que vc acha que é comunista.

  5. José Ferreira Postado em 16/Jun/2015 às 13:16

    Falam o que falam, mas não deixam de fazer o seu show em Israel. A desculpa deles não é válida.

    • maria Postado em 16/Jun/2015 às 13:46

      Concordo com você, José.

    • poliana Postado em 16/Jun/2015 às 16:11

      concordo com vc, jose ferreira...lamentável q eles decidiram fazer o show nesse país de assassinos e terroristas.

    • eu daqui Postado em 17/Jun/2015 às 09:57

      dISCURSO DIVERGENTE DE ATITUDE SE CHAMA DESONESTIDADE.

  6. walter Postado em 16/Jun/2015 às 13:43

    Caetano e Gil, que não os admira na musica; falar de política e grupos reacionários; quem não percebe, que o PT criou o Cunha; trata-se de um mal necessário, o País caminha de lado, quando caminha; estes hipócritas e ignorantes da esquerda, só sabem destruir o que já existia; eles sim, querem brigar para tomar o poder; caminhavam, quando foram descobertos; o plano absurdo do lula, tomar o país, comprando este congresso podre; em suaves prestações...

    • Roberto Postado em 17/Jun/2015 às 04:39

      Quanta asneira! "O PT criou o Cunha", como isso? E se o PT está "comprando este congresso podre", porque vem acumulando derrotas? Nada a ver. Pelo contrário. O que de bom a esquerda fez esse Congresso reaça está ameaçando reverter, isso sim.

  7. SERGIO RICARDO Postado em 16/Jun/2015 às 14:11

    Os dois estão do lado de Marina Silva, aquela que com Natura e Itaú queriam lotear o Brasil.

    • enganado Postado em 16/Jun/2015 às 18:43

      Nota 10!

    • deisi Postado em 17/Jun/2015 às 15:22

      A Marina, também apoiou a Aécio no segundo turno! Uma crentinha oportunista, que pelo poder é capaz de vender sua alma ao diabo.

  8. Marcos Postado em 16/Jun/2015 às 14:31

    Votaram em Marina... E estão preocupados com a onda conservadora e reacionária?

    • enganado Postado em 16/Jun/2015 às 18:44

      Nota 10!

  9. Eduardo Postado em 16/Jun/2015 às 14:44

    Também concordo.

  10. Carlos Prado Postado em 16/Jun/2015 às 15:01

    Die Fahne hoch! Die Reihen fest geschlossen! SA marschiert mit mutig-festem Schritt. Kameraden, die Rotfront und Reaktion erschossen, Marschieren im Geist in unseren Reihen mit. Die Straße frei den braunen Bataillonen. Die Straße frei dem Sturmabteilungsmann! Es schaun aufs Hakenkreuz voll Hoffnung schon Millionen. Der Tag für Freiheit und für Brot bricht an! Zum letzten Mal wird nun Appell geblasen! Zum Kampfe steh'n wir alle schon bereit! Bald flattern Hitlerfahnen über alles Straßen. Die Knechtschaft dauert nur noch kurze Zeit! Die Fahne hoch! Die Reihen fest geschlossen! SA marschiert mit ruhig-festem Schritt. Kameraden, die Rotfront und Reaktion erschossen, Marschieren im Geist in unseren Reihen mit.

    • Jose Antonio Postado em 16/Jun/2015 às 15:44

      Tente pelo menos aprender alemão antes de copiar um discurso de Roehm. Porque todo coxinha é burro ? Genética ?

      • Carlos Prado Postado em 16/Jun/2015 às 16:30

        Tamos tentando. Quantos progressistas inteligentes sabem alemão? Desconte aqueles que não queiram matar outrem em nome de sua sabedoria, se puder.

      • Carlos Prado Postado em 16/Jun/2015 às 16:31

        Esta é uma canção. Combina com o tema, pois dita contra os reacionários. Morte aos reacionários! Precisamos dum regime que pare logo esta loucura reacionária e conservadora e traga paz ao paraíso terreno.

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 16/Jun/2015 às 15:19

    Impressionante como Marina engabelou tanta gente. Eu ainda tento entender o que foi esse fenômeno. Me passa a impressão de que ela pegou todos aqueles que posam de ideologicamente neutros, aqueles que se consideram "um homem normal", "um homem moderno, onde esse tipo de coisa atrasada de ideologia não tem mais espaço", "a ideologia é não ter ideologia", "eu penso pela minha propria cabeça". É por isso que a conversa mais furada da história, o papinho de "marina terceira via", soou tão bem a alguns (muitos) ouvidos. "Olha, ela está acima desse papo de direita x esquerda...eu vou nela". Gil ainda me faz a cagada de votar em Aecinho apenas pela alternância de poder, pura e simples. Eu consigo imaginar poucas coisas tão idiotas quanto a alternância pela alternância e nada mais, isso é coisa que eu espero ouvir de um popular leitor do Revoltados On Line, ou de um sub-artista como Lobão, não do Gilberto Gil. Mas faz parte...Gil tem crédito demais.

    • Roberto Postado em 17/Jun/2015 às 04:42

      Concordo plenamente.

  12. mario furlan Postado em 16/Jun/2015 às 15:42

    .....nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam mais....

    • Carlos Correa Postado em 17/Jun/2015 às 13:59

      Chico Buarque sempre foi o melhor, tanto na musica como na visão politica.

  13. sERGIO Postado em 16/Jun/2015 às 17:44

    CAP Ê TALISTAS SIONISTAS , SAFADOS ! BOICOTE M IS RAEL !! MASSACRADORES .!, .

  14. C.Paoliello Postado em 16/Jun/2015 às 17:50

    É clara a missão do tenebroso CUnha: revogar todas as conquistas democráticas da Constituição de 1988 sob incumbência das poderosas forças que compõem 1% do povo brasileiro (grandes corporações, banqueiros e rentistas, mídia-empresa, entre outras).

    • enganado Postado em 16/Jun/2015 às 18:46

      Nota 10!

  15. Salomon Postado em 16/Jun/2015 às 18:59

    Fumaram maconha demais.

  16. enganado Postado em 16/Jun/2015 às 19:07

    PereiraX, bom mesmo é a Direita Sionista-norte americana-israelense, George Soros, que destruiu a UScrânia e agora a bola da vez é Macedônia. Realmente as Esquerdas são burras, pois se eu estivesse a frente destes movimentos, proporia fazer as mesmas anarquias/destruições/roubos/pilhagens/assassinatos/bombardeios/... que fazem por aí, como no BRASIL, Argentina, Líbia, Iraq, Síria, Venezuela, Equador, Gaza, Cisjordânia, Afganistão, países africanos, Somália, Yêmen, .... . Então resumir toda essa putaria e fazer isto tudo dentro dos EUA/iSSraHell/Canadá/Austrália/Nova Zelândia/França/Inglaterra/Alemanha/Polônia/Três Patetas do Báltico/ ... . Enfim, "O Sol brilha para todos", ou será que DEUS só sorri para estes crápulas e ainda mais, fico com as palavras do sr. PUTIN: " ... que não se pode ter mundo no qual alguns países estão sempre por baixo e destroçados, e outros sempre supremos, vivendo o melhor momento da vida e dos interesses deles. Isso tem de mudar. E isso mudará inevitavelmente. ... ". Pois é mas não vai ser com CUnha-falsário/Aópio/FHC-fdp/çERRA-apátrida canalha/Álvaro Dias-sonegador do IR/Aloysio "Trezentinha"-ladrão/Caiado-médico de domingo a tarde/ .... . Então se este é o nível intelectual da sua Direita, pergunto: De onde vc tira moral para criticar a tal Esquerda-Patriótica-Nacionalista? Vai estudar seu analfabeto!

  17. enganado Postado em 16/Jun/2015 às 19:22

    Gil e Cateano, me parece que a grana fala mais alto, ainda mais nesta idade de viagra. Vamos tentem cantar de GRAÇA em para as Crianças PALESTINA, em GAZA. Vamos! Tentem?! E perguntem se os judeuSS da "sofrida e pobre iSSraHell" deixariam vcs entrarem em GAZA. Pelo visto a graça de DEUS que lhes deu o dom da música, só serviu até ali, mas agora que dignidade deveria servir de exemplo para a juventude do BRASIL, vcs passaram uma borracha em seus passados. Com isso fica claro que qdo os milicos os torturaram estavam CORRETÍSSIMOS, vcs mereciam, no meu ver, mais meia hora no pau-de-arara. Quem sabe se assim o fosse, vcs teriam ALGUMA consideração pelas Crianças PALESTINAS, pois fiquem sabendo que estão fazendo igualzinho a tia Hillaria "Galhada" Clinton, pois a bandida/ordinária/corna NUNCA foi a GAZA. Ah sim! E esta piranha ainda se diz MÃE! Como vcs obedecem aos seus senhores Anglo-Semitas-norte americanos, peçam aos mesmos que coloquem abafadores de som para que os PALESTINOS não escutem suas vozes, porque os PALESTINOS não pagaram ingressos para VOSSAS Apresentações. Dona Canô deve estar chorando de vergonha, lá no céu!

  18. Eduardo Postado em 17/Jun/2015 às 15:42

    bla bla bla 2018 vem aí e Lula de novo nos braços do povo.... e sem o PMDB....