Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 11/Jun/2015 às 18:14
19
Comentários

CPI da Petrobras realiza manobra para proteger Eduardo Cunha

Para proteger Eduardo Cunha (PMDB-RJ), investigado na Operação Lava Jato, CPI da Petrobras impede convocação de personagens que poderiam implicá-lo no esquema de corrupção e realiza convocação que deve favorecer o presidente da Câmara dos Deputados

eduardo cunha lava jato cpi petrobras
(Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Em uma manobra para defender o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), investigado na Operação Lava Jato, a cúpula da CPI da Petrobras impediu a convocação de personagens que poderiam implicá-lo no esquema de corrupção e obteve a aprovação de requerimentos para pressionar a família do doleiro Alberto Youssef, principal delator contra o peemedebista.

Mesmo sem indícios que os envolvam no esquema, a CPI aprovou requerimentos do deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), aliado de Cunha, para convocar e quebrar os sigilos bancário, fiscal e telefônico das duas filhas do doleiro, da sua esposa e da sua irmã.

Em sua delação premiada, Youssef afirmou que Cunha se beneficiava do esquema de corrupção na Petrobras e que, por meio de aliados, apresentou requerimento para pressionar uma das empresas a retomar o pagamento de propina.

Cunha aparece como autor dos arquivos digitais de dois requerimentos da ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) contra a empresa Mitsui, fornecedora da Petrobras.

Os requerimentos contra sua família têm o efeito de provocar exposição midiática e desgaste, além de pressionar o doleiro.

Também houve outra convocação que pode favorecer Cunha, do policial federal Dalmey Werlang, acusado de instalar uma escuta na cela de Youssef em Curitiba, o que poderia fragilizar as provas obtidas pela Polícia Federal.

A pauta da sessão da CPI foi montada pelo presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), homem de confiança de Cunha, que deixou de fora requerimentos para convocar três personagens relevantes: o empresário e delator da Lava Jato Júlio Camargo, que cuidava do contrato apontado como fonte da propina para Cunha, o ex-policial federal Jayme Alves de Oliveira, que disse em depoimento ter entregue dinheiro para Cunha e depois recuou, e a ex-deputada Solange Almeida.

ACORDO

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) afirmou no início da sessão que foi descumprido um acordo para que esses requerimentos estivessem na pauta. Parlamentares do PT, PPS e PSB acusaram a CPI de blindagem e defenderam a votação. “É evidente que tem uma blindagem escancarada, um acordo partidário para não votar isso aqui”, disse Valente.

Até o relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), classificou de “vergonhosa” a sessão caso não aprovasse essas convocações.

A CPI aprovou um bloco de 140 requerimentos, principalmente contrários ao PT e ao governo Dilma Rousseff, enquanto a sessão no plenário da Casa havia sido suspensa por Cunha.

Pouco depois da aprovação desse bloco, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deu início às votações no plenário da Casa, o que regimentalmente impede que a CPI fizesse votações -justamente quando parlamentares defendiam aprovar os requerimentos prejudicais a Cunha.

Responsável por conduzir a votação já que o presidente Hugo Motta saiu mais cedo por ter compromisso familiar em seu Estado, o vice-presidente da CPI, Antônio Imbassahy (PSDB-BA), disse que os requerimentos “serão incluídos em uma outra oportunidade”.

Imbassahy admitiu “sincronia” com Cunha para que a votação ocorresse na CPI. “O presidente Eduardo Cunha tem dado uma dinâmica em votação no plenário e também na CPI temos uma dinâmica muito intensa, então às vezes tem que fazer algum tipo de sincronia para que uma não atrapalhe a outra, talvez tenha acontecido isso”, afirmou.

Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 11/Jun/2015 às 18:20

    e agora, felipe, vc vai dizer q o pp está perseguindo o eduardo cunha tb?

    • Felipe Postado em 11/Jun/2015 às 21:27

      E Poliana....rsesrs vc sabe muito bem que pior que PT e o PSDB é o famoso PMDB e sua corja, eu já te disso isso não é? O problema não é um site noticiar algo, é noticiar algo que é do seu interesse ou uns se cansam de falar da imprensa golpista mas aqui acontece a mesma coisa que nos outros meios: a defesa de seu interesse político e partidário ou vai me dizer qu e o site não é pró PT? Mas voltando ao assunto da matéria, quero estar de camarote no dia que esse sadado for preso junto alguns mais que estão merecendo faz tempo.

      • Felipe Postado em 11/Jun/2015 às 21:31

        E me perdoe os erros meu celular é pequeno demais e mau consigo escrever.

      • poliana Postado em 11/Jun/2015 às 21:46

        "vc sabe muito bem que pior que PT e o PSDB é o famoso PMDB e sua corja, eu já te disso isso não é"?.........taí uma coisa q super concordo com vc. e sim, o pragmatismo é pro pt. isso é público e notório. mas tb n me faça falar aki pela milionésima vez a ENORME diferença q existe entre um site privado e uma emissora q opera como uma concessão pública. além do mais, o pp como pro pt, representa 1% da mídia desse país. vc tem zilhões de opções no mercado de imprensa escrita e televisionada q são pro psdb, ESCANCARADAMENTE!! e vem implicar com o pp, um site privado q representa 1% da mídia nacional pro pt???

      • felipe Postado em 12/Jun/2015 às 08:56

        E se fosse grande viraria PIG? Poliana a partir do momento que prego a imparcialidade eu tenho que a praticar, aqui mesmo teve um grande exemplo de um sem vergonha que pedia o fim da corrupção mas batia o ponto e ia embora ou do cara que queria vender os pontos da carteira, eles estão errado mas o PP não? Não importa se é pequeno ou grande importa seu caráter se eu exijo honestidade seria uma hipocrisia da minha parte fazer coisas desonestas não acha?

      • poliana Postado em 12/Jun/2015 às 14:29

        felipe, mas a questão n é ser "grande" ou "pequeno", e sim ser privado ou operar como uma concessão PÚBLICA, entendeu? por exemplo, eu n vou discutir com o pessoal do tv revolta. é uma página privada, então se eles n gostam do governo do pt, eles tem todo direito de mostrar os podres do partido e apoiar quem eles quiserem. igualmente o pragmatismo político. se ele é um site privado, ele pode ser sem problema algum, simpatizante do pt..o q n pode de forma alguma, é uma emissora de tv q opera sob uma concessão pública, fazer abertamente oposição ao governo e apoiar abertamente o psdb e blindar os seus podres. emissora de tv não é partido político, n foi feita pra trabalhar sob este prisma.

      • Felipe Postado em 12/Jun/2015 às 18:41

        então porque cargas d'água vocês vivem falando que a veja a época e um monte de outros jornais são da imprensa golpista???? é muita hipocrisia pedir impossibilidade da imprensa mas para mim não vale porque sou pequeno....

      • poliana Postado em 12/Jun/2015 às 18:54

        felipe, a veja é da editora abril, e a editora abril tb recebe verbas do governo federal... "http://www.pco.org.br/nacional/revista-veja-no-consegue-se-manter-sem-verba-pblica/abez,e.html"

      • Felipe Postado em 12/Jun/2015 às 19:16

        E VC acha que o PP não recebe????

      • poliana Postado em 13/Jun/2015 às 08:30

        vc me pagaria milhões pra eu te destruir? te caluniar, te difamar, criar manchetes falsas a seu respeito pra te derrubar e assumir PUBLICAMENTE o lado do seu opositor? o pp é um site privado, nunca vi o nome dele relacionado entre os sítios q recebem verbas do governo federal. então todo site/revista simpatizante do pt ou da esquerda recebe verba do gov federal? a carta capital? o cafezinho? o brasil 247? a revista fórum? se eu criar um blog pessoal simpatizante do pt e do governo dilma, automaticamente faz de mim beneficiária do dinheiro do gov federal? do contrário, a globo, a band, a sheerazade, a veja, a folha de sp, o estadão, o globo, todos são financiados pelo psdb? quer fazer oposição ao governo, FAÇA, é um direito q se tem. a liberdade de expressão nos garante isso. mas tente ter o mínimo de ética possível, jogue limpo e n viva às expensas de verba do governo federal.

      • Felipe Postado em 13/Jun/2015 às 11:52

        Ta bom Poliana então ta tudo certo todo mundo que é contra é golpista mas a favor não é, seu comentário é bem a cara desdesse governo culpar os outros pelas investigações ou culpar a desonestidade de seu partido colocando a culpa na oposição é muita hiprocrisia. E quando isso não funciona coloca a culpa globo que obriga todo mundo assisitr sua programação e que está tramando um golpe para derrubar o governo ou melhor coloca a culpa nessa mídia golpista que vive descobrindo as coisas erradas que o governo que safados não?? E o pior que esse governo perdido continua colocando grana lá muito estranho não acha???? Eu pago para me prejudicarem.... Que lógica é essa? Enquanto isso a Dilma ta perdida disse que a marola virou uma onda e que está assustada com a inflação triste demais ver o Brasil assim e ver os petistas aplaudindo sua decadência.

      • poliana Postado em 13/Jun/2015 às 12:31

        então tá...tudo bem se foi isso q vc entendeu do meu post. blz...

  2. Dinio Postado em 11/Jun/2015 às 19:23

    Eduardo FDP Cú...nha ...é o que este canalha merece. Um dia o telhado dele e da sua quadrilha quebra. O povo já não é tão bobo...apesar da globo!

  3. Luiz Parussolo Postado em 11/Jun/2015 às 21:27

    Realmente! Vai ser um verdadeiro desbronco na Câmara e nas equipes do PMDB, como foi para o PCC a prisão do Marcola.

  4. Eduardo Postado em 11/Jun/2015 às 22:11

    CPI... COMER PIZZA INTEIRA..... descobri o porque do shopping no Congresso é para que tenha nele uma PIZZARIA, para comercializar as pizzas que eles fazem... COMO DIZ O QUE ESNOBA GARI... É UMA VERGONHA.....

  5. Roberto Pedroso Postado em 13/Jun/2015 às 10:10

    Inacreditável a atuação desse presidente da câmara este sujeito pratica a olhos vistos o proselitismo politico e religioso permitiu que uma sessão da Câmara fosse interrompida por um protesto da bancada da bíblia em desaprovação a um ato de provocação ocorrido na ultima parada gay em SP permitindo um verdadeiro desfile de ode ao ódio protagonizada pela bancada religiosa além disso exerce o proselitismo politico em vantagem daqueles que compõe a bancada da bíblia que usam seu prestigio no âmbito da fé para conseguirem votos e assim se elegerem.Cunha ainda se vale de seu cargo para conseguir barrar possíveis tentativas de convocação para o seu depoimento na CPI da Petrobras,vendo a religião sendo utilizada como meio de obtenção de vantagens politicas e políticos eleitos que posam como se tivessem uma conduta de vida ilibada mas que na verdade praticam a mais reles demagogia acompanhada do proselitismo, clientelismo e o fisiologismo na politica isso é revoltante e certamente descontentaria a Cristo,se ele pudesse ver em quais bocas seu nome é invocado nos dias de hoje.

  6. Eurípedes Postado em 16/Jun/2015 às 12:49

    depois ficam com a bíblia aberta nas mãos , se fingindo de santo, e vão enganando os tolos que acreditam nessa turba

    • Deisi Postado em 17/Jun/2015 às 14:59

      Além da bíblia, agora também fazem oração do pai nosso de mãos dadas, é assim que caminha o congresso BBB, ( Bala, Bíblia Boi) mais conservador, mais hipócrita, mais reaça e enganador. principalmente esse Chunha e seus nobres comparsas. Eles não tem nada de santo, mas fingem e enganam muitos tolos!

  7. enganado Postado em 16/Jun/2015 às 21:59

    Por acaso neste processo não é o juiz-tucano MORO o chefe da gangue da Operação Lava Jato? Se for, tá tudo explicado! Só uma coisa. Qdo terminar a Operação Lava Jato, por favor quebrem o sigilo bancário desde vagabundo e vejam os porquês de tudo, até sem livrar cara do futuro apto em Miami-EUA. Acho até que a gRoubo não vai pelo mesmo caminho qdo da compra do apto do JB, porque este caminho deve estar bichado, com certeza vai ser outro via paraíso fiscal. Aguardemos!