Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 04/May/2015 às 16:04
15
Comentários

Paulo Betti denuncia homofobia do escritor Roberto DaMatta

Ator Paulo Betti conta que foi "agredido verbalmente e com muita violência" pelo famoso escritor e colunista de O Globo, Roberto DaMatta, apenas por ter interpretado um personagem gay em uma novela

paulo betti homofobia roberto damatta
O escritor e antropólogo Roberto DaMatta (esq) e o ator Paulo Betti (Imagem: Pragmatismo Político)

Paulo Betti usou seu Facebook para disparar contra o famoso escritor e antropólogo Roberto DaMatta. O ator, que se orgulhava de não ter sido ofendido enquanto interpretava um personagem gay na novela global “Império”, acabou revelando em entrevista a uma rádio carioca que houve uma exceção. A entrevista repercutiu e o ator decidiu se pronunciar através da rede social.

De acordo com Betti, DaMatta o agrediu verbalmente e “com muita violência”, na frente da própria esposa, e falou “barbaridades” sobre personagens gays em novelas.

Betti terminou o depoimento manifestando-se contra a homofobia: “Não direi as palavras pronunciadas em respeito aos meus amigos do Facebook, mas faço esse breve depoimento em nome da verdade e do respeito que os gays merecem. Contra a homofobia e sabendo mais sobre Roberto DaMatta”.

Em resposta a uma seguidora, que saiu em defesa do sociólogo e antropólogo, o ator lançou uma pergunta: “Por que pessoas extraordinárias não podem ser preconceituosas?”.

Leia abaixo a íntegra de seu relato, publicado no Facebook:

Amigos, relutei em escrever aqui o que aconteceu comigo, mas como envolve pessoa pública, achei que seria relevante : perguntado por uma ouvinte num programa da MPB fm, se fui agredido por ter feito o personagem gay Teo Pereira, na novela Imperio, de Aguinaldo Silva, eu já me preparava pra responder que não, tal a quantidade de carinho que recebo pelas ruas, quando me lembrei de um fato recente e não pude mentir pra ouvinte que me perguntou e para os ouvintes e disse no ar: fui agredido sim, verbalmente e com muita violencia, pelo famoso sociólogo Roberto da Mata, professor e escritor, que na frente da própria esposa, me falou barbaridades contra personagens gays em novelas, não direi as palavras pronunciadas em respeito aos meus amigos do facebook, mas faço esse breve depoimento em nome da verdade e do respeito que os gays merecem. Contra a homofobia e sabendo mais sobre Roberto da Mata.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. André Anlub Postado em 04/May/2015 às 16:32

    “Por que pessoas extraordinárias não podem ser preconceituosas?” Que pergunta (resposta) mitológica do Betti. Sempre questiono o fato da não aceitação de fãs de que o determinado ídolo inteligente/letrado/artista/talentoso tenha um ou mais defeitos graves. Visto que muitos destes são alcoólatras, paranoicos, suicidas, psicopatas...

  2. Jane Postado em 04/May/2015 às 17:05

    Hum.... Já vi muito "gente boa" sendo preconceituoso, mas fiquei com uma dúvida nessa declaração, pois ele fala que o DaMatta falou barbaridades contra "personagens gays". Então queria saber o que foi pra entender melhor. Eu, por exemplo, tenho sérias restrições à maneira caricata como gays costumam ser retratados na Globo, mas não considero isso homofobia. Ao contrário, queria ver nas novelas pessoas gays de todos os tipos, assim como vejo no mundo e no meu círculo de amizades. Por isso gostei tanto do casal recente da Fernanda Montenegro, retratado como pessoas típicas que, por acaso, são gays. E olha como isso incomodou mais aos homofóbicos. Em tempo, não estou querendo simplesmente defender o DaMatta, apenas problematizar a fala do ator global. Vindo da Globo, eu sempre desconfio de qualquer informação.

    • Evelise Postado em 04/May/2015 às 17:43

      Concordo plenamente. O personagem caricato normalmente não sofre agressões porque é aceito como forma de deboche aos gays. Ja quando tem um personagem sério a conversa é outra, fazem até campanha para boicotar. Se ele foi contra a forma como foi retratado concordo com ele.

    • Davi Postado em 04/May/2015 às 18:00

      Fantástico seu comentário, Jane! Quem dera o ambiente de debate na internet fosse em um nível próximo ao seu de ponderação e inteligência. Não duvido nada que alguém venha dizer que você esta defendendo o DaMatta ou sendo homofóbica. No mais, concordo plenamente!

    • Peterson Silva Postado em 04/May/2015 às 18:46

      Tirou da minha boca!

    • maristela farias Postado em 04/May/2015 às 19:22

      parabés jane. resposta bacana.

    • maristela farias Postado em 04/May/2015 às 19:23

      parabéns Jane

    • Jane Postado em 04/May/2015 às 20:30

      Valeu, gente ;)

    • Fábio Postado em 09/May/2015 às 14:42

      Em geral, endosso seu comentário e, inclusive, achei que o Paulo Betti de um gay caricato demais. Mas, pareceu-me que vc teve receio de defender o DaMatta... Eu não penso assim. Acho que as pessoas merecem ser ouvidas, interpretadas e é salutar a presunção de inocência. É perfeitamente possível que o Betti tenha interpretado como homofobia o que poderia ser, ao contrário, uma repreenda à caricatura. Piora tudo quando um simples comentário como o do Betti cria uma verdade necessária ("daMatta é um FDP homofóbico") e suscita até uma resposta apaixonada do Jean Wyllys, q não hesitou em aceitar essa "verdade", mesmo declarando ter histórico positivo em seus encontros com o antropólogo. Em suma, merece ser defendido, sim, a menos que ele mesmo declare não gostar de gays. Enquanto for disse-me-disse e fofoca em Facebook, é mais prudente ter cautela

  3. enganado Postado em 04/May/2015 às 17:07

    Contratado pela rede gRoubo, né! Boa coisa com certeza não é e o contatratinho salarial deve ser maravilhoso. Assim caminha o BRASIL moderno do PSDB/DEM/... .

  4. Randy Postado em 04/May/2015 às 20:59

    O que o DaMatta falou afinal...?? Tudo muito genérico... Ás vezes esse ator está confundindo homofobia com críticas aos personagens planos e rasos das novelas... as quais se incluem alguns personagens gays...

  5. Marc Postado em 05/May/2015 às 04:45

    Bom, li a declaração http://goo.gl/RVUYp8 e prefiro acreditar no Paulo, quem tenta se explicar com a falacia de minha vida limpa e coisas do tipo "Excluindo a hipótese de má fé deliberada, motivada por questões de outra ordem, políticas ou não, somente posso supor que um grande ruído de comunicação possa ter ocorrido, fazendo com que os significados dos significantes da minha comunicação tenham sido erroneamente interpretados." Deve ser um baita homofóbico mesmo, Paulo Betti deveria era processá-lo !

    • Fábio Postado em 10/May/2015 às 20:33

      Por quê? Ele simplesmente se defendeu. Presunção de inocência é bom, evita o fascismo. Ou todo acusado de homofobia é homofóbico até que ele prove o contrário? Invertemos o ônus da prova?

  6. Eliana Postado em 05/May/2015 às 20:17

    Pissual! Para maiores esclarecimentos, quem se dispuser a honestamente perceber o outro lado da estória, deixo o link: http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,roberto-damatta-nega-acusacoes-de-homofobia-de-paulo-betti,1681047 Seria importante que o Pragmatismo Político também se inteirasse do relato de Roberto DaMatta...

  7. Maria auxiliadora Postado em 11/May/2015 às 23:45

    Estranha resposta do DaMatta. Não assisto novelas, a bem da verdade é que globo aqui em casa só para ver F1. O DaMatta confirmou o dia do encontro com o Betti, dia 24/4. Que o parabenizou e o alertou para eventuais agressões homofóbicas. PERAI, a tal novela ficou quantos meses no ar e terminou quando mesmo??? Alertou para ataques preconceituosos depois de terminada a novela???? Está gagá ou foi como o Betti contou!!!!!