Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 05/May/2015 às 15:15
20
Comentários

Para jamais esquecer de Beto Richa e do 29 de abril

“Nunca esqueça quem é Beto Richa”: Vídeo com os detalhes do massacre contra os professores em Curitiba/PR revela por que o dia 29 de abril de 2015 nunca será esquecido. Um documento do horror vivido por professores que receberam tiros, bombas e mordidas de cães como resposta às suas reivindicações trabalhistas

beto richa vídeo professores 29 abril

Quem testemunhou in loco o massacre contra os professores e servidores paranaenses no Centro Cívico de Curitiba no último 29 de abril garante que a referida data jamais será esquecida.

Mestre em Ciência Política e colunista de Pragmatismo Político, o economista Eric Gil esteve presente nos protestos contra a mudança no projeto da ParanaPrevidência e descreveu um cenário de guerra. “Nunca vi nada parecido em minha vida. Duas horas [ininterruptas] de bombas de gás lacrimogêneo”.

“Muitos vinham carregando, como feridos da guerra campal, pelos braços e pernas, manifestantes desacordados e feridos”, escreveu o jornalista Dimitri do Valle, do Jornalistas Livres. A íntegra do seu relato pode ser lida aqui.

Do alto de um prédio, em conforto e segurança, um vídeo que revela funcionários do governo de Beto Richa (PSDB-PR) comemorando a ofensiva da PM contra os professores provocou asco em milhares de internautas. Mais de 200 civis ficaram feridos e as imagens da brutalidade percorreram o mundo.

Imagens inesquecíveis

Um cinegrafista da produtora independente Cine Monstro registrou imagens impossíveis de esquecer do fatídico 29 de abril em Curitiba. A covardia e os excessos das forças oficiais do estado estão escancaradas em um vídeo de 9 minutos.

De acordo com a descrição da própria produtora, “o vídeo é um documento do horror vivido por professores brasileiros que receberam pancadas, tiros, bombas e mordidas de cães como resposta a suas reivindicações trabalhistas”.

Idosos, vendedores ambulantes, professores e pessoas comuns pediram paz, em vão. Em diversos momentos, manifestantes imploraram, sem sucesso, para que a PM parasse o massacre. Assista a seguir no vídeo ‘Nunca Esqueça’:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Desi Postado em 05/May/2015 às 15:43

    Muito triste! Apesar da mídia golpista, tentar minimizar querer dizer que foi "confronto", essa barbárie jamais será esquecida, 29 de abril será marcado pela selvageria de policiais com comando de um verme da direita. Nos jogos de domingo no estado, os torcedores prestaram solidariedade aos servidores, depois teve manifestações de pessoas de luto. Hoje cerca de 10 mil pessoas foram para ruas protestar contra o governador fascista.

  2. Pereira Postado em 05/May/2015 às 15:58

    Como em qualquer guerra, sempre os inocentes pagam o pato. Black blockes baderneiros que peitam os poderes da polícia ocasionam essas coisas lamentáveis. Polícia não tem culpa nenhuma. Culpar a polícia seria como culpar os aliados pelas crianças alemãs inocentes mortas na segunda guerra, por armamento da tríplice aliança.

    • Elvis Oliveira Postado em 05/May/2015 às 16:39

      Eu só queria saber em que mundo você vive e qual canal de tv você assiste? Porque moro no Paraná e não vi nenhum Black blockes envolvidos na manifestação, vi sim professores lutando pelos seus direitos. E quanto a policia ela é sim culpada pelas atrocidades, como também o secretario de segurança junto com o Governador. Pois bem o secretario e o Governador acusou os professores de tentar romper o cerco armado para entrar na assembleia, não vejo vandalismo nisso e nem inconstitucionalidade pois se a assembleia é a casa do povo e nos que pagamos imposto e portanto pagamos o salario de nossos políticos nada mais justo que entrarmos em nossa casa para participar de uma votação que é de nosso interesse.

      • Pereira Postado em 05/May/2015 às 16:42

        https://www.youtube.com/watch?v=JA_B9pS1Gak isso é em SP

      • Pereira Postado em 05/May/2015 às 16:43

        https://www.youtube.com/watch?v=exdswGsaAz0 paraná

      • Pereira Postado em 05/May/2015 às 16:44

        https://www.youtube.com/watch?v=H9MewjUdKY8 mais paraná

      • Pereira Postado em 05/May/2015 às 16:46

        Então vá até a justiça e peça uma liminar garantido seu direito de acessar as galerias da casa. No grito e na porrada não dá, sempre você sairá perdendo e inocentes pagam a conta.

      • Pereira Postado em 05/May/2015 às 16:50

        Os professores do paraná são um dos melhores remunerados do país, até o sindicato admitiu. A greve foi julgada ilegal e fora da lei.

      • poliana Postado em 05/May/2015 às 18:46

        pereira, vc ainda quer insistir na ideia de que o principal motivo dessa guerra no pr foi por conta da má remuneração dos professores da rede estadual de ensino??? é sério??????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Elvis Oliveira Postado em 05/May/2015 às 21:08

      “Fascista fascinante deixa gente ignorante fascinada”. Pois bem Pereira, como reivindicar seus direitos em um Judiciário completamente aliado ao governo? Onde deslegitima uma greve totalmente legítima onde estão sendo tirados direitos legítimos dos professores. Você no mínimo não deve trabalhar, pois se trabalha queria ver se alguém mexesse no seu plano de previdência, se você iria se calar. Com esses seus posts, percebo que além de ignorante, você é alienado, e com certeza só assiste TV Globo, pois desde já percebo que você não tem opinião própria, e apóia essa política fascista do governo. “Com certeza” os professores mereciam apanhar mesmo, pois eles estavam com snipers e helicópteros aterrorizando o governador. Ah, e antes que eu me esqueça, armados com armas, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. PARE DE ASSISTIR REDE GLOBO E LER REVISTA VEJA, E VÁ ESTUDAR UM POUQUINHO, PARA QUE OS FASCISTAS COMO BETO RICHA E O MINISTRO DA SEGURANÇA FRANCISCHINI TE DEIXE MAIS IGNORANTE DO QUE VOCÊ É.

      • Pereira Postado em 07/May/2015 às 10:57

        1) O que é ser fascista para você ? pode me explicar ? 2) Globo é proibida de entrar na minha casa. 3) Veja é um instrumento de contra ponto, é válido numa democracia, mesmo que suas matérias não sejam verdadeiras. A veja faz o contra ponto, como na mídia dos anos 50 que tinham jornais que brigavam pelas suas posições políticas. Com a ocupação de espaços Gramscianos, que começou ainda no regime militar, a esquerda dominou as redações de todos os jornais e revistas, qualquer historiador sério sabe disso. De modo que hoje é um "absurdo" existirem mídias contrárias ao governo, é muito "preocupante" terem 1 ou 2 blogs que espalham idéias de direita. Democracia meu filho, implica entre outros fatores, a pluralidade de ideias, e encontro em Veja um único lugar de contra ponto. 4) Voltando à Globo, não é que a Globo admira o PT ou omite coisas porque acha o Lula bonito. A globo omite informações com receio de possíves sanções e até mesmo cassação. Este tipo de chantagem foi verificada no SBT no caso Sherazade, lembra ? A Globo só da notícias que já está na boca do povo, o resto ela esconde o quanto pode. A Globo morre de medo do governo, por quê ? a) Deve impostos b) possuí uma concessão pública que pode ser revogada. Não é que a Globo goste do governo, ela omite coisas que podem o comprometer. Exemplo: O Lula parece que é intocável, não se pode investigar. Dilma também não, já sai entrevistas com Janot invocando artigos que proíbem a presidente de ser processada e tal. Soubemos que Dilma não merece ser impichada por atos que cometeu no passado, mas uma investigação se faz necessária, e a Globo, finge que a presidente nada fez ou nada sabe. 5) Quanto a essas manifestações de esquerda, tem que ser observado as pessoas que participam : Tem gente com o rosto escondido, o que é proibido, gente que sequer é professor, vem de onde ? o que quer ? O que pretendem com depredações ? como foi comprovado por vídeos. Como disse anteriormente, inocentes pagam pela belicosidade de terceiros.

  3. Silva Postado em 05/May/2015 às 16:04

    Pereira exercendo seu lado cristão evangélico, vomita ódio!

    • Pereira Postado em 05/May/2015 às 16:32

      ódio é coisa de esquerdista, tem até vídeo comprovando isso.

      • Pereira Postado em 05/May/2015 às 16:33

        ódio por quem pensa diferente; ódio por fetos inocentes; ódio por cristãos; ódio por quem quer a liberdade.

      • Silva Postado em 05/May/2015 às 17:12

        Pereira exercendo seu lado cristão evangélico, vomitando ódio!

      • Pereira Postado em 05/May/2015 às 17:16

        https://www.youtube.com/watch?v=uhpsgGjDuI4 isso que é discurso de ódio.

  4. socorro ribeiro Postado em 05/May/2015 às 16:09

    Black block uma ova, o q vimos foi a policia a mando do seu comandante Beto Hitler (Tucano), massacrando os professores.

  5. Eliseu Postado em 05/May/2015 às 18:19

    Mesmo que HOUVESSE Black Block, o que muda? Isso justificaria a violência desproporcional da polícia? A polícia deve estar preparada para enfrentar de modo civilizado até mesmo uma provocação de Black Block. Se HOUVESSE Black Block "infiltrado" em meio a centenas de professores, a polícia teria a obrigação de conter apenas o grupo baderneiro... Digo isso porque essa mentira já encheu o saco.

  6. Priscila Postado em 05/May/2015 às 19:44

    Por favor, não dê ibope pra este Pereira, nada que ele escreve faz sentido pra nós, melhor é ignorar ele! Fiquei impressionada com tudo que aconteceu, revoltada com a posição da mídia "Globo e Cia", embora sabemos que não é surpresa porque não é a primeira e nem será a última vez que iremos presenciar esta vergonhosa e escancarada manipulação! Eu não estava lá, mas morei em Curitiba e tenho amigos em comuns que estavam lá, e realmente parece inacreditável que em pleno século XXI temos um governador como este atuando no nosso País. governador fascista, hipócrita (NOJO)!

  7. André Feitosa Postado em 06/May/2015 às 16:19

    PM é tão filho da puta que mesmo sendo roubado por esse governador continua a apoiar um cara desse.